Nossa viagem para Marrakech foi especial. A cidade é elétrica, plural, e como em toda boa experiência marroquina, nada melhor do que se perder pelas ruelas da medina, entrando e saindo de mundos antigos e modernos.
O que fazer em Marrakech
» Praça Jemma El Fna
A praça Jemma El Fna é o coração pulsante da medina. Seu nome significa “Assembleia dos Mortos”. Dizem que antigamente era ali que eram executados os criminosos da cidade.
Nada melhor que tomar um ‘whisky berber’ em um dos vários bares com vista panorâmica para a praça.
Mas é de noite que a Jemma El Fna se transforma de vez! ‘Cobras dançantes’, saltimbancos, acrobatas, macaquinhos adestrados, dançarinos, curandeiros, faquires, suco de laranja, comida, comida, comida, tatuagens de henna, e mais o que você quiser. É um lugar mítico no Marrocos.
Em Marrakech é assim: Você encontra o que quer. E o que não quer também. É bom tomar muito cuidado com os encantadores de cobras, macaquinhos adestrados… Se você tirar uma foto, vão te cobrar, e não adianta pensar que não vão, porque eles tem olheiros que ficam atentos a tudo. Nós nem nos interessamos muitos pelos animais. O movimento extra-turistão é TÃO mais interessante, que nem passávamos por lá.
Quer viajar sem preocupações?
Conte com assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas e imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.
» Palácio El Badii
Ainda tivemos a sorte de estar em Marrakech durante a Bienal de Artes. Aproveitamos a exposição durante a visita ao Palácio El Badii, com uma vista privilegiada do alto Atlas. Fique de olho nos eventos que irão acontecer na cidade durante sua visita!
» O Jardim de Majorelle
Para além da medina, conhecemos o incrível Jardim Majorelle, criado pelo artista francês Jacques Majorelle nos anos 20, 30, e comprado por Yves Saint-Laurent e seu companheiro Pierre Bergé em 1980. É o lugar onde foram espalhadas as cinzas do famoso estilista. Tão lindo que merece um post só dele!
O bairro moderninho de Gueliz, também é um passeio diferente, prá fugir do esquema medina-souk-medina.
Dicas de onde comer em Marrakech
» Aqua Cafe
Foi aqui que conseguimos, depois de mais de uma semana de comida marroquina, comer uma verdadeira pizza italiana, deliciosa. Aliás, uma das nossas principais preocupações nesta viagem foi a questão da alimentação. Antes de viajar, li muitos relatos sobre intoxicação alimentar, e por isso não arriscamos (quase) nada.
» Pepe Nero
Nesse delicioso restaurante eles te oferecem até uma cervejinha gelada, no copo gelado! O restaurante é tão bom que geralmente precisa de reserva, tanto que na primeira noite nem conseguimos comer lá.
» Cafe Clock
E também assistimos a uma apresentação de música no fim de tarde no Café Clock, um café super moderninho, com decoração e menu incríveis, especializado em arte urbana.
» Kosy Bar
Outra dica imperdível em Marrakech é assistir ao pôr-do-sol do alto do Kosy Bar. E melhor ainda: tomando uma taça de vinho!!!
Onde se hospedar em Marrakech
Nos hospedamos em um riad, acomodação típica marroquina, dentro da Medina, e foi uma das experiências mais gostosas da viagem.
Escolhemos o luxuoso Riad Palais Des Princesses, super bem localizado, pertinho da praça. O staff deles é super prestativo e nos ajudou bastante.
Outras opções de hospedagem em Marrakech, são: Dar Mo’Da, Riad Assakina, Riad Al Badia, Dar Anika e Four Seasons Resort Marrakech.
Encontre outras ofertas de hospedagem em Marrakech
Explorando a cidade!
Andamos MUITO pela cidade, e dessa maneira, pudemos presenciar muitas cenas cotidianas, do jeitinho que eu gosto. É bom sair do esquema guia-turistão. Você vai onde quer, quando quer, por quanto tempo quiser.
Por isso os 3 dias em Marrakech foram essenciais.
A viagem ao Marrocos foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. Conhecer o país do norte ao sul me mostrou como os marroquinos são um povo maravilhoso e super disposto a ajudar.
Se você está pensando em ir pro Marrocos: VÁ! Sem medo de ser feliz!
Não se esqueça do seguro viagem, hein?!
Contratar um bom seguro viagem para o Marrocos é a sua garantia de assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas, além de imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.
Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar.
A gente sempre usa o site da Seguros Promo. Aproveite a oportunidade e ganhe até 10% de desconto usando o código TOPENSANDO05.
Leia também: Dicas infalíveis para economizar em seguro viagem
Mais dicas de viagem para o Marrocos
- Viagem para o Marrocos: tudo o que você precisa saber
- Roteiro: 10 dias de carro no Marrocos
- Vale a pena alugar carro no Marrocos?
- 10 experiências inesquecíveis no Marrocos
- Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos
- Marrocos – Fès, a cidade imperial
- De Carro Pelo Marrocos: De Fès a Merzouga, no Saara
- O grande deserto do Saara
- O Mercado de Rissani, no Marrocos
- Os incríveis defiladeiros de Todra e Dades
Salve este artigo no Pinterest
Muito bons seus cometários e dicas. Dar para falar inglês de boa!!
Valeu pela visita e comentário, Noé!
Oi, Alessandra! Tudo bem? Sou Aline, do blog O Tour Nosso de Cada Dia. Suas dicas do Marrocos estão me ajudando muito. Estarei indo de Barcelona pra lá e tenho poucos dias. Queria muito conhecer Chouen porque sou louca por azul rs. Como eu não dirijo, terei que me deslocar de ônibus se for de lá para Fès. Segue meu roteiro:
31/08 – Chegada em Tânger 07:25. Ir de ônibus para Chaouen (saída 12h15 via CTM)
01/09 – Chefchaouen
02/09 – Ir para Fès (10h45 via CTM)
03/09 – Passar um dia em Fès
04/09 – Sair de Fès (dia 1 deserto)
05/09 – Dormir no deserto ( 3 anos de casados)
06/09 – Volta para marrakesh
07/09 – 1 dia em Marrakesh
08/09 – Uma manhã em Marrakesh. Voo para Madri 17h50
O que está me incomodando neste roteiro é passar um dia praticamente em Marrakesh. Eu queria passar pelo menos uns dois dias, e pra isso, pensei em ao invés de ir pra Chaouen (deslocamenteo de 1 dia + dia seguinte todo lá), ir de Barcelona para Fès e então fazer um bate e volta para Chouen. O único interesse que tenho lá é andar pellas ruazinhas azul.
Gostaria da sua opinião.
Bjs,
Aline
oi Aline, tudo bem? Obrigada pela visita e comentário. Bem, eu gosto mais desse roteiro seu atual. Faz mais sentido na minha cabeça. Mas entendo o seu dilema. Eu acho que o caminho entre Chefchaouen e Fès é meio longo pra fazer um bate e volta, sinceramente. Acho que vai ser cansativo demais, e só para ficar lá na cidade por algumas horinhas? Ai, não sei… Muito difícil dar uma opinião assim… o que posso te falar é que eu acho que Chefchaouen vale a pena. Eu adorei a cidade. Me conta depois o que você decidiu. Beijos.
Alessandra, que lindo post! Cheguei no Marrocos por Marrakech e confesso que foi um choque ver aquele caos todo. Demorei uns dias pra me adaptar à cidade e cheguei mesmo a querer ir embora, mas no fim me apaixonei e morro de vontade de voltar (agora, mais “experiente” com o caos! rs)
Adorei as fotos, como sempre! :)
Beijinhos
Que bom que você curtiu, Ana! O Marrocos é apaixonante, né?! Beijos.
Oi Alessandra, adorei o blog! E as fotos, nossa, um show a parte! Parabéns!
Estou pensando em alugar um carro para visitar o Marrocos. Inicialmente pensei apenas em Marrakech, Essaouira e Ouarzazate já que o tempo é curto e a cidade base seria Marrakech. Minhas dúvidas são: Como foi o deslocamento em Marrakech, já que vi relatos de que não é legal dirigir por lá? Li que você usou o serviço de guias locais, pode me passar os contatos e se falam português?
Oi Carol, obrigada pela visita e pelos elogios. Que bom que você gostou. Em Marrakech usamos taxi e andamos muito a pé. É beeem estressante dirigir lá, já adianto. Não contratamos guia lá não. Fizemos tudo por conta própria, mas você poderá pedir uma indicação no seu hotel ou riad, com certeza eles terão alguém pra te indicar. Boa viagem!!
Olá adorei o blog e as fotos!
Acabei de voltar do Marrocos, visitei Marrakech e Fès. Comi na praça Jamma El Fna e bebi muito mas muito suco nas barraquinhas. Não tive nada!
Gostei muito de Marrakech mas amei Fès é assim que der vou voltar e fazer o passeio pelo deserto.
Me surpreendi também bastante com a riqueza do Marrocos!
Beijo
Muito obrigada pela visita e comentário, Fernanda! Também achei o Marroscos surpreendente!! Beijo.