Visitar a casa de Pierre Verger em Salvador, sede da Fundação Pierre Verger é um dos meus programas favoritos na cidade. Estar no ambiente que Pierre Verger viveu por mais de 30 anos é uma verdadeira fonte de inspiração pro meu ‘não tão jovem ser fotográfico‘.
Quem foi Pierre Verger, o fotógrafo viajante
Pierre Verger. Pierre Fatumbi Verger, o francês mais baiano de todos. Um dos fotógrafos mais geniais que já pisaram na Terra. Meu fotógrafo favorito.
O fotógrafo viajante Pierre Verger começou a fotografar aos 30 anos, depois de perder a mãe. Viajou pelos quatro continentes com sua inseparável Rolleiflex, conheceu inúmeras culturas em países como Taiti, Japão, China, Estados Unidos, Índia, México, Sudão, Mali, Argentina, Guatemala, Bolívia, e foi assim que veio parar no Brasil.
E parou mesmo, apaixonado pela cidade, Verger ise apaixonou quase que instantaneamente por Salvador, pela Bahia. Quem nunca?!
Pierre Verger e a Bahia
Pierre Verger viveu a maioria de sua vida em Salvador, e se envolveu profundamente com a cultura afro-baiana.
Estudou profundamente as raízes africanas da cultura baiana, principalmente aquelas ligadas ao Benin, país da África Ocidental onde foi iniciado como babalaô na religião dos povos ‘iorubás’, recebendo o nome de Fatumbi (‘nascido de novo graças ao Ifá’). Nome que carregou por toda a sua vida.
Leia também: O que fazer em Salvador: as melhores dicas da capital baiana
Pierre Fatumbi Verger: Um mensageiro entre dois mundos
Se você nunca ouviu falar no Pierre Verger, ou conhece pouco de sua história, recomendo o lindíssimo documentário Pierre Fatumbi Verger: Um mensageiro entre dois mundos, narrado e apresentado por Gilberto Gil, com trilha sonora de Naná Vasconcelos e direção de Luiz Buarque de Hollanda. É um filme emocionante, você vai ver!
Visita à Fundação Pierre Verger e Espaço Cultural Comunitário
Aproveite uma visita a Salvador para conhecer a sede da Fundação Pierre Verger no bairro de Engenho Velho de Brotas, pertinho do Dique do Tororó. Lá você vai poder visitar o espaço cultural comunitário, o Memorial Pierre Verger, ter acesso ao acervo fotográfico do Verger, além de poder consultar o acervo pessoal do fotógrafo. Só de falar já me emociono!
» Memorial Pierre Verger
Pierre Verger viveu nessa casa vermelha por mais de 30 anos. O Memorial Pierre Verger foi criado para mostrar como era a vida de Verger, como ele vivia. É emocionante entrar no quarto dele e ver tudo como ele deixou, seus objetos pessoais, de fé.
Para mim, que sou uma profunda admiradora da obra e pesquisa de Verger foi arrepiante. Pena que as fotografias são proibidas. Aliás, como você pôde perceber, esse post fala de fotografia, mas não é nada fotográfico.
» Acesso ao acervo fotográfico de Pierre Verger
Você também pode acessar a fototeca online da Fundação Pierre Verger, com mais de 6.000 imagens feitas pelo fotógrafo. E isso representam só 10% de sua obra, hein?
Essa fototeca é classificada por posição geográfica e por tema.
Você pode, inclusive comprar ampliações originais. Meu sonho! Além disso, eles disponibilizam uma lista detalhada de todas as exposições sobre a obra de Pierre Verger.
» Acesso ao acervo pessoal de Pierre Verger
Uma das preocupações de Pierre Verger em seus últimos anos de vida era que sua obra e pesquisas ficassem disponíveis para quem se interessasse por elas. Ele mesmo classificou e organizou seu acervo, e você pode acessá-lo.
O acervo está dividido em três grandes temas: O fotógrafo. O pesquisador. Artes e Museus.
» Horário de funcionamento da Fundação Pierre Verger
A Fundação funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h. A Biblioteca fica aberta das 8h às 12h e as visitas também acontecem neste horário. A consulta acervo fotográfico e pesssoal de Pierre Verger somente pide ser feita com agendamento
» Onde fica a Fundação Pierre Verger e Espaço Cultural Comunitário
O endereço da Fundação é 2ª Travessa da Ladeira da Vila América, 6. Engenho Velho de Brotas
Galeria da Fundação Pierre Verger, no Pelourinho
Se você não tiver tempo pra visitar a sede da Fundação, pode visitar a Galeria da Fundação Pierre Vergerno Pelourinho, entre a Praça Municipal (Elevador Lacerda) e a Praça da Sé (entrada do Pelourinho), em frente à Igreja da Misericórdia, de segunda a sábado, das 8 às 19 horas.
Leia mais dicas da Bahia
- Onde ficar em Salvador: dicas dos melhores bairros e hotéis
- O que fazer em Salvador: as melhores dicas da capital baiana
- Onde comer em Salvador: 13 dicas imperdíveis
- Dia de Iemanjá em Salvador
- Casa di Vina: a casa de Vinícius de Moraes em Itapuã
- Ilha dos Frades: paraíso na baía de Todos-os-Santos
- RUA – Roteiro Urbano de Arte: arte de rua em Salvador
- Litoral Norte da Bahia: guia completo
- Pousadas na Linha Verde – Litoral Norte da Bahia
- O que fazer em Barra Grande e Maraú: roteiro de 4 dias
- Amado: experiência gastronômica imperdível em Salvador
- Resorts na Bahia: 21 opções incríveis para as férias
- Vila Galé Salvador: ótima localização e vista para o mar
- Hotel Deville Prime Salvador: ótima opção em Itapuã
- Vila Galé Marés: resort all inclusive perto de Salvador
Oi, Alessandra. Só para complementar seu post, no Forte Santa Maria, na Barra, também tem o espaço Pierre Verger de fotografia. É novo, funciona desde o ano passado.
Opa!!! Que boa notícia!! Obrigada pela dica, querido! Beijão.
Não conhecia Pierre Verger, fiquei bastante curiosa para saber mais sobre a vida e obra deste fotógrafo, acho sempre emocionante histórias de vida de pessoas que se reinventam. Pena não deixarem fotografar.
Beijos
Que lugar interessante!
Não conhecia o lugar , e esse post me deixou com mais vontade de conhecer o trabalho do Pierre Verger!
Adorei a dica! às vezes ficamos só com o ‘comum’ e turístico das cidades e esquecemos de buscar pérolas como essas :) Muito bom!
Que interessante, não conhecia a história de Pierre. E obrigada pela dica do documentário, ainda não assisti, vou verificar aqui se consigo assistir em algum site (grátis, pois não tenho Netflix rs).
Abraços :)
Já estive em Salvador, já faz algum tempo, mas nunca tinha ouvido falar deste memorial. Nossa, gostei muito e adorei as dicas. Parabéns pelo post, pelas fotos, pelas informações. Com certeza, vou colocar na lista para a próxima passada por Salvador. Obrigada!
Que legal , Alê!! Não conhecia o Pierre. Já vou assistir ao documentário que você recomendou. Beijo.
Não conhecia! Achei bem interessante! Já estive em Salvador, mas quem sabe em uma próxima!
É emocionante, Isabela! :)! Beijos.
Pronto, já sei o que vou fazer em Salvador, na visitinha relâmpago da próxima semana. Vc acredita que eu, sendo de lá, ainda não visitei a casa de Verger? Valeu a dica. Bjo
Já valeu o post, Cyntia!! :)! Beijoo.