A visita ao Museu Lasar Segall em SP é um exemplo típico de programa fora do circuito turistão paulistano, que com certeza fará a cabeça dos amantes das artes.
Ou mesmo de quem quer dar um tempo na loucura da Pauliceia desvairada. É um oásis na Vila Mariana. Olha só!
Museu Lasar Segall em SP
O Museu Lasar Segall em SP é um lugar muito especial. Antiga residência e ateliê de Lasar Segall, pintor, gravador, escultor e desenhista lituano que passou boa parte de sua vida no Brasil, é um daqueles lugares que guarda a energia criativa do artista.
Leia também: 13 Casas de artistas que viraram museus pelo mundo
O Museu
Localizado em uma antiga casa em uma rua residencial na Vila Mariana, o Museu Lasar Segall abriga seu acervo museológico e é um centro de atividades culturais.
Oferecendo cursos e oficinas de gravura, criação literária, fotografia e ainda projeção de cinema com uma programação super especial.
Além disso, a área externa da casa onde morava Segall oferece a seus visitantes um espaço delicioso de convivência e inspiração.
E por falar em inspiração…
Achei muito interessante ver de perto os pincéis, cavalete e tintas que Lasar Segall usava. Eles ficam ali, expostos com orgulho. É muito emocionante poder ver de pertinho os instrumentos e a realidade, o mundo do artista. É como se pudéssemos tocar na inspiração materializada. Verdadeiros instrumentos de poder e criatividade. Arrepio só de falar.
A História do Museu Lasar Segall em SP
O museu Lasar Segall foi idealizado pela viúva de Segall, Jenny Klabin Segall e criado por seus filhos Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall. Em 1985 foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória e hoje é um órgão federal, apoiado pela Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall – ACAMLS, ‘uma sociedade civil sem fins lucrativos, viabilizada pela colaboração de instituições públicas e privadas, além de pessoas físicas que cooperam com o Museu’.*
* informações do site do Museu Lasar Segall
Café
Se bater a fome, não precisa se preocupar o Café que fica no ‘pátio’ do museu, que oferece várias opções de comidinhas e bebidas, serve almoço (com ótimo preço, por sinal!) e de quebra tem um wifi liberado para os visitantes!
O acervo do Museu Lasar Segall em SP
A visita ao Museu Lasar Segall é uma oportunidade para conhecer mais sobre a obra deste incrível artista lituano, nascido em 1889, destaque no cenário da arte moderna e considerado um representante das vanguardas europeias.
O acervo do Museu Lasar Segall em SP é formado por mais de 3.000 obras originais do artista, doados por seus filhos e abrange a parcela mais representativa da obra artística de Lasar Segall, permitindo uma visão abrangente desta produção em toda sua diversidade técnica e temática.*
* informações do site do Museu Lasar Segall
A obra de Lasar Segall
Inicialmente a pintura de Lasar Segall teve derivação impressionista com influência de Paul Cezanne (visível na obra Homem com Violino) e de Josef Israel. Depois, Segall passou a interessar-se pelo expressionismo fazendo parte do movimento na Alemanha.
Mudou para o Brasil em 1923, onde viveu até a sua morte em 1959. Por aqui, deslumbrou-se com as cores e as luzes tropicais, bem visível em vários quadros expostos na Fundação Lasar Segall.
Foi um mestre na arte da gravura e suas pinturas mantém um diálogo com as obras de Tarsila do Amaral e de outros artistas do modernismo paulista.
A grande preocupação em sua obra, retratou a violência e injustiças sociais, com caráter lírico. É emocionante ver essas obras ao vivo.
Exposição: Tesouros da Coleção Mapfre
Aproveitamos também para visitar a exposição Tesouros da Coleção Mapfre. A exposição que estreiou no dia 4 de julho, reúne desenhos de artistas como Picasso, Matisse, Degas, Miró, Rodin, Tàpies e Dali entre outros.
A seleção apresentada abrange um período compreendido entre o final do século XIX e meados do XX.
Exposição Tátil
A exposição Esculturas Táteis ‘materializa o trabalho e a pesquisa sobre linguagem e acessibilidade. A relação tátil com as esculturas, ensina sobre a forma e provoca a imaginação de maneira abrangente para além da visualidade.’*
* informações do site do Museu Lasar Segall
A exposição conta com 9 esculturas, 1 relevo e áudioguia. Muito interessante!
Jardim e Oficina
Após visitar o acervo, a exposição Tesouros da Coleção Mapfre e a Exposição Tátil, fizemos uma pausa para respirar e curtir o jardim do Museu, que é uma delícia.
Não canso de repetir que é super inspirador você se rodear de esculturas e inspiração de um artista incrível como Lasar Segall.
Meu pai ficou babando na oficina do museu.
Onde, quando e quanto?
O Museu Lasar Segall fica na Rua Berta, 111, na Vila Mariana, em São Paulo. O Museu abre de quarta à segunda das 11h às 19h e a entrada é gratuita.
Como ir?
Você pode chegar até lá de metrô, já que o Museu fica a uma curta caminhada da estação Vila Mariana (linha azul) ou da estação Santa Cruz (linha azul).
Se quiser ir de carro, pode tentar parar o carro na rua Afonso Celso, já que é meio complicado achar vaga na própria Rua Berta.
Leia mais sobre São Paulo
- O incrível Beco do Batman, na Vila Madalena, em São Paulo
- Visita monitorada a Sala São Paulo
- Conheça o charmoso Mercado de Pinheiros
- Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo
- Tour no Eataly SP: Uma experiência gastronômica
- Domingo em SP: Museu da Casa Brasileira
- Navegando pela Guarapiranga: Um passeio diferente em SP
- Arte de Rua: 7 artistas para (re)conhecer em São Paulo
Salve esse artigo no Pinterest
Quanto conhecimento envolvido em um museu! Obrigada pelas sugestões! Abraço
Obrigada você pela visita e comentário, Aline.
Que museu legal, não conhecia, já fica a boa sugestão para a próxima vez que fomos para Sao Paulo.
Que bom que você gostou, Edson! Vale a pena conhecer. Abraços.
Somos de SP e nnunca visitamos esse museu (é um absurdo). Aliás, por que temos a ‘mania’ de não turistar na nossa própria cidade, né? Ótima dica!!!
É exatamente por isso que comecei a escrever sobre a cidade, pra me surpreender em casa! ;)! Obrigada pela visita!
Olha, não sei dizer o quanto estou enamorada desse texto! Primeiro, realmente: o mundo todo cabe em São Paulo. Por isso adoro essa cidade! Depois gosto do artista e saber desta fundação, me deixou com vontade de pegar o primeiro avião para ver de perto tudo isso. Em minha próxima visita à cidade não me escapa!!
Que bom que você curtiu, Analuiza! É um passeio incrível! Abraços.
Não conhecia esse museu! Mas claro que já entrou na minha lista ‘a loka dos museus’. São Paulo é mesmo o mundo todo, e adoro descobrir passeios culturais que ainda não fiz na cidade! Adorei as peças que vocês fotografaram, me deixou cheia de vontade de ver o acervo inteiro!
Vem pra Sampa, Klecia!! ;)
Demais, é sempre bom conhecer novas opções! Confesso que jamais tinha ouvido falar sobre este museu, mas me pareceu bastante interessante pra quem gosta de arte! Legal que também funciona como centro cultural!
Vale a visita, Itamar! Abração.
Adoro conhecer novos programas culturais! E achei bem legal o clima desse museu.Lindo seu post
Obrigada pela visita, Thiago. Abração.
Excelente opção! Até bateu uma saudade especial pois eu morava bem pertinho dali, sempre passava por ali! Adoro este museu, e tem também as casas da vila modernista na própria rua Berta, demais!! Ótima dica!!
Bem colocado, Douglas. A vila é lindinha mesmo!!! Abração.
Confesso que não conhecia este museu. Uma excelente opção para quando voltar a São Paulo. É preciso ter grande alma para criar um museu ao invés de manter ‘história’ em circulo mais restrito. Bela dica.
Avise quando estiver por aqui, Rui! Abraços.
Bacana a iniciativa da família em criar um museu ao invés de guardar as peças e vendê-las futuramente. Parece um lugar bem agradável.
Legal, né?! Obrigada pela visita. Abração.
Conhecer museus é sempre um passeio delicioso. Não sabia sobre esse e adorei a proposta, em especial a exposição de Esculturas Táteis.
Boa dica em SP!
Vem pra Sampa, Fabíola!