O ponto alto de toda viagem de carro é a estrada. Na maioria das vezes o caminho é muito mais importante que o próprio destino. E durante nossa viagem de 10 dias pela Califórnia tivemos muita estrada! Mas definitivamente, ir do Death Valley ao Yosemite no inverno foi um dos pontos altos dessa nossa aventura. Vou contar tudo pra você!
Como ir do Death Valley ao Yosemite no inverno
Saímos cedinho de Stovepipe, no Death Valley em direção ao Yosemite National Park, no norte da Califórnia, um dos parques nacionais mais visitados dos Estados Unidos.
Como era inverno, tivemos que escolher a rota mais longa: seguir pela Highway 190, pegar a 395 e seguir pela 99, rodovia que liga o sul ao norte da Califórnia pelo vale central, chamado San Joaquin Valley.
Fomos obrigadas a fazer essa escolha pois durante o inverno (novembro a maio), a belíssima CA-120, ou Tioga Road fica fechada por conta da neve.
Os primeiros quilômetros depois de Stovepipe são bem complicados, pois a estrada é muito sinuosa e estreita, mas o visual é incrível! Seguimos firmes pela 190 até Panamint Springs.
Abra uma conta gratuita em dólar e economize muito!
Passei a economizar MUITO nas minhas viagens para o exterior desde que comecei a usar os novos cartões de débito vinculados a contas internacionais como Nomad e Wise.
Essas contas são gratuitas e além de oferecerem um cartão de débito Mastercard sem taxas ou anuidade, usam o câmbio do dólar comercial (bem mais vantajoso do que o dólar turismo, usado pelas casas de câmbio e bancos) e cobra apenas 1,1% de IOF (menos que os 5,38% do cartão de crédito brasileiro).
Abra já uma conta Nomad gratuita e ganhe até US$ 20 (R$ 100) de presente.
Viajar de carro pelos Estados Unidos
Alugar um carro nos Estados Unidos é uma das melhores maneiras de conhecer o país. E não é a toa que a Califórnia é conhecida como um dos melhores destinos para uma road trip americana.
Considere o site da Caltrans o seu melhor amigo. É só digitar o nome da estrada pra conferir quais são as condições, em tempo real.
Uma ótima dica para economizar em aluguel de carro nos EUA é usar um comparador online. Nós usamos o site da Rentcars, uma empresa brasileira, que além de garantir o melhor preço, oferece pagamento em real, sem iof, com parcelamento no cartão de crédito, sem juros!
Leia também: Precisa de PID nos EUA? Tire todas as suas dúvidas
Os Gigantes do Death Valley
A região do Panamint Valley tem uma história muito interessante, que vem sendo contada e recontada desde os tempos dos antigos habitantes da região, os índios Paiute, lembra deles lá do Zion National Park?!
A história fala da existência de uma cidade subterrânea encontrada por 2 moradores da região depois de terem descido por um buraco no fundo de uma mina de ouro abandonada. Eles teriam passado por debaixo das Montanhas Panamint e se depararam com uma enorme cidade, aparentemente abandonada há séculos, cheia de objetos de ouro e múmias preservadas que mediam mais de 2 metros de altura.
Os dois moradores teriam levado algumas peças até o Smithsonian Institute, mas a história não convenceu os cientistas, especialmente porque os dois homens não foram capazes de localizar novamente o tal buraco que levava até a caverna subterrânea.
Pra melhorar a história, Charles Manson, o famoso psicopata, foi preso pela última vez em 1969 nessa mesma região. E com ele foi encontrado equipamento de mergulho. Reza a lenda que ele também sabia da existência e da localização dessas cavernas subterrâneas. Será?
E não se esqueça do seguro viagem, hein?
Contratar um bom seguro viagem para os Estados Unidos é a sua garantia de assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas durante a viagem, além de imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.
Uma visita ao pronto-socorro nos EUA pode facilmente ultrapassar os 5.000 dólares. Já pensou pagar isso do próprio bolso?
Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar. A gente sempre usa o site da Seguros Promo. Aproveite a oportunidade e ganhe até 10% de desconto.
Leia também: Dicas infalíveis para comprar seguro viagem mais barato
Hit The Road!
Bem, voltando ao nosso trajeto do Death Valley ao Yosemite, continuamos na 190 até Olancha, passando pela incrível Father Crowley Vista.
Com companhia constante das Montanhas Inyo cercadas pelo deserto. Um visual alucinante!
Chegamos ao Owens Lake animadas com a queda da temperatura e com o visual incrível das montanhas nevadas.
Em Olancha você pode abastecer o carro, comer pistaches e ligar para casa.
Nossa programação neste dia era curtir a estrada, como começamos bem demais, resolvemos fazer um pequeno desvio da rota do GPS, que era seguir pela 395, depois pela 58 até Bakersfield, e de lá pegar a 99), e pegamos a 178 em direção ao Lake Isabella.
Calculamos esse desvio direitinho, olhando tanto nosso amado Rand McNally Road Atlas, quanto as condições das estradas. E devo confessar: Não nos arrependemos nadinha! O caminho foi MARAVILHOSO.
A 178 não é uma rodovia como a 58, que permite uma velocidade maior. Ela é uma estrada pra percorrer devagar, tranquilamente observando tudo. Começamos com um pouquinho do deserto Mojave, e suas incríveis Joshua Trees (não tão comuns no Death Valley). Passamos por esculturas naturais incríveis, e a viagem só ia ficando mais bonita depois que chegamos nos limites da Sequoia National Forest.
Fizemos algumas paradas para fotos do incrível Rio Bravo e seguimos em direção à Bakersfield, nossa parada para almoçar, e pegar a 99.
Uma longa jornada e muitas surpresas ainda nos esperavam até o sensacional Yosemite National Park, nossa próxima parada!
Leia mais dicas de viagem para Califórnia
- Viagem para os EUA: regras e requisitos atualizados
- Qual é o melhor seguro viagem para os EUA?
- Roteiro: 10 dias pela California
- Dicas imperdíveis para visitar o Death Valley
- Como é visitar o Yosemite National Park no inverno
- 2 dias em São Francisco
- Conhecendo o Big Sur
- 4 lugares para ver o letreiro de Hollywood em Los Angeles