Durante a viagem pelo oeste americano, visitar os parques nacionais americanos se tornou quase uma obsessão nossa. Sendo assim, resolvemos quase que imediatamente fazer um desvio da rota Flagstaff – Chinle pelo Petrified Forest National Park, um parque nacional surpreendente e muito fotogênico no Arizona.
Petrified Forest National Park
O parque é incrível! São mais de 800 sítios arqueológicos espalhados por ele, contando uma história de mais de 10.000 anos de ocupação humana na região. Não é demais?! Vale a pena passar o dia explorando as diversas atrações e trilhas.
O que Fazer no Petrified Forest National Park
Mesmo se você só tiver algumas horas pra explorar o Petrified Forest National Park, vale a pena percorrer os 45km da estrada principal (demora cerca de 1 hora). Olha só quanta coisa legal deu pra ver em mais ou menos 4 horas que passamos lá:
1. Rainbow Forest Musem & Giant Logs Trail
Como o nome já diz, uma das atrações do parque são os troncos petrificados, que estão em todo lugar, formando uma imensa floresta petrificada.
Pelo que eu entendi, muito toscamente falando, há milhões e milhões de anos, essas árvores morreram, e esses troncos foram rapidamente enterrados sob uma quantidade imensa de sedimento em um ambiente sem oxigênio, impedindo sua decomposição.
Com o passar do tempo, essa madeira porosa foi absorvendo minerais, incluindo sílica de cinzas vulcânicas, que precipitaram dentro dos troncos, substituindo sua matéria orgânica, ou seja: petrificando a madeira. Louco, né?!
As cores brilhantes na madeira petrificada vêm principalmente de três minerais: quartzo (cor branca), óxido de manganês (azul, roxo, preto, e marrom), e óxido de ferro (tons amarelos e avermelhados).
2. Blue Mesa
O visual incrível da Blue Mesa já valeu a visita. Fiquei totalmente impressionada.
Até hoje quando olho pras fotos me arrepio lembrando da sensação de estar ali em meio àquela paisagem surreal. Vale muito à pena passar por aqui.
3. Newspaper Rock
Pode me chamar de ‘a louca dos petróglifos‘. Durante toda a viagem fiquei simplesmente obcecada por toda e qualquer mensagem gravada em tempo e pedra, e esse sítio arqueológico foi o meu primeiro achado da viagem.
Ele possui cerca de 650 petróglifos. Essa quantidade abundante de ‘recados’, é um indício de que esse era um lugar importante pros antigos que viveram nessa região.
4. Puerco Pueblo
Por volta de 1300, Puerco Pueblo pode ter sido casa para mais de 200 pessoas. Hoje em dia podemos fechar os olhos e imaginar como era a vida aqui, perto do rio que cortava o parque.
Achei o material expositivo do parque muito legal, principalmente nessa parte de História humana. Olha só que legal essa ‘aula’ sobre os petróglifos dessa parte do Petrified Forest National Park.
5. Route 66 Alignment
O Petrified Forest National Park é o único parque americano que contém um pedaço da Histórica Rota 66, a ‘Main Street of America‘.
Me diz, como não amar?!
6. Painted Desert Overlooks
Logo que a gente olha, o nome se torna óbvio. Sem dúvida nenhuma, um dos visuais mais incríveis de toda a viagem.
Como Chegar
O Petrified Forest National Park fica no nordeste do Arizona, na Interstate 40, estrada que substituiu a Rota 66. No nosso caso, estávamos indo de Flagstaff para Chinle. Flagstaff é uma ótima base para visitar lugares incríveis no Arizona como o Grand Canyon (South Rim), Sedona, Petrified Forest, e Canyon de Chelly.
Resolvemos entrar pela parte sul do parque (Rainbow Forest Museum), passando por Holbrook,e percorr a Petrified Forest Rd, estrada que corta o parque rumo norte, pra sair mais adiante na I40, praticamente ‘caminho’ pra Chinle.
Se você digitar ‘Petrified Forest National Park‘ no seu GPS, provavelmente vai ser levado até o centro de visitantes do Painted Desert, a entrada norte, na I40.
Leia mais: 5 Atrações Incríveis Perto de Flagstaff, no Arizona
Viajar de Carro Pelos Estados Unidos
Quer encontrar o melhor preço pra alugar um carro e começar amanhã mesmo sua sonhada road trip pelos Estados Unidos?! Usando o site da Rentcars.com, você não paga iof, e pode parcelar em até 12x sem juros!
Acesse nosso guia completo de aluguel de carro nos EUA e aproveite as dicas!
Leia também: Precisa de PID para dirigir nos EUA?
Horários de funcionamento
O parque funciona o ano todo, exceto dia 25 de dezembro, e os horários de funcionamento são:
24.7 – 20.8: 7h-19h30
21.8 – 17.9: 7h-19h
18.9 – 29.10: 7h-18h
30.10 – 31.12: 8h-17h
Quanto Custa
Passe válido para 7 dias/carro: $20.00
Passe bicicleta/pessoa: $10.00
Moto: $10.00
Você conhece o America The Beautiful Pass?! Com ele você tem acesso a todos os parque nacionais americanos.
Vale a pena conhecer o Petrified Forest National Park?
Eu já tinha lido sobre o Petrified Forest National Park no Ideias na Mala, mas achei muito mais incrível pessoalmente.
Não se esqueça do seguro viagem
Se você está planejando uma road trip pelos Estados Unidos é essencial contratar um seguro viagem. Essencial! O seguro viagem é uma garantia de assistência em caso de algum acidente ou emergência. Só pra você saber, um dia de internação nos Estados Unidos pode chegar a $5.220 dólares. Não é brincadeira, né?!
Aproveite a oportunidade e use o código TOPENSANDO05 pra ter 5% de desconto na contratação de qualquer seguro viagem!
Contratando seu seguro viagem através do site da Seguros Promo, você compara planos variados, de vários seguradoras em uma só plataforma, simples e fácil de usar! A gente usa e recomenda!
Leia também: Qual é o melhor seguro viagem para os EUA
Você já viu o vídeo dessa nossa aventura?!
Leia mais sobre a viagem pelo oeste americano
- 2 semanas de carro pelo oeste americano
- America The Beautiful: Passe anual dos parque americanos
- Vídeo inspiração: Oeste Americano
- De Las Vegas Ao Grand Canyon pela Rota 66
- 5 atrações incríveis perto de Flagstaff, no Arizona
- 1 dia em Sedona, no Arizona
- Montezuma Castle: ruínas de uma antiga civilização no Arizona
- Onde ficar no Grand Canyon: dicas pra economizar
- Canyon de Chelly, o coração Navajo do Arizona
- Desert Rose Inn & Suites, em Bluff, UT
- 1 dias no Arches e Canyonlands National Parks. O que dá pra fazer?
- Amanhecer no Monument Valley
- Onde ficar no Monument Valley: Goulding’s Lodge
- Onde Se Hospedar em Page, no Arizona: The Bears Den B&B
- Upper ou Lower Antelope Canyon?
- Jornada Fotográfica pelo Antelope Canyon no Arizona
- Passeio de barco no Antelope Canyon, Arizona
- Trilha Toadstools
- 2 Dias no Zion Park, em Utah
- Zion National Park, em Utah
- Onde se Hospedar em Springdale, UT: Cliffrose Lodge & Cabins
- O incrível Valley Of Fire, em Nevada
Salve esse post no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas lá
Uau que lugar incrível! E esses troncos petrificados, nunca vi nada assim antes. Realmente muito louco. Adorei o post bem explicado!
Obrigada pela visita, Giulia! Abraços.
Olá Alessandra :)
Artigo super completo. Estes parques devem ser realmente formidáveis. Tenho mesmo de ir conhecer…
Uau, que postagem muito boa! Não conhecia o local, apesar de ter estado bem perto quando fiz a minha viagem aos US no ano passado. Realmente, esse país tem sítios inóspitos e incríveis. Belo post!
Quanto lugar bonito, ta aí uma parte dos EUA que eu gostaria de conhecer. Cada visual de tirar o fôlego! Muito legal mesmo! Belo post!
Oi Alessandra. Deve ter sido uma viagem incrível. As fotos estão incríveis. Mais um destino para acrescentar na lista imensa de lugares que quero visitar =)
Obrigada pela visita, Martinha! É bom saber que o mundo é tão grande, e tem tanta coisa linda pra ver, né?! Beijos.
Fiquei imaginando como será ver tudo isso de perto. Só as fotos já são lindas de viver, imagine ao vivo!! Fiquei com vontade de conhecer! :)
É uma região lindíssima, Karine! Vale a pena conhecer. Obrigada pela visita!
Que lugares lindos! Fotos maravilhosas! Ainda quero fazer essa viagem um dia!
Quando o lugar ajuda, as fotos praticamente saem sozinhas! Hehehehe! Obrigada pela visita. Beijos.
Fiquei apaixonada por esse lugar. Fotos incríveis. Me deu muita vontade de conhecer. Vou colocar na lista. Parabéns pelo post.
Obrigada pela visita, Fernanda! Vale a pena conhecer essa parte dos Estados Unidos!!! Beijo.
Que lugar maravilhoso, e essas fotos que parecem sair de um quadro de pintura. SURREAL. Eu sou apaixonada pelos parques nacionais dos Estados Unidos e gostaria muito de um dia ter a oportunidade de visitar todos eles. No Arizona, eu só tive a oportunidade de conhecer o Grand Canyon, o qual fiquei encantada.
Abraços
O Arizona é muito rico em paisagens, história e cultura, não é, Josiane?! Também visitei o Grand Canyon e fique encantada!! :)! Beijos e obrigada pela visita.
Um cenário mais perfeito que o outro, né? Algumas das imagens me remeteram a um quadro inclusive. Deve ter sido uma viagem e tanta essa!
Nossa, foi DEMAIS, Eloah! Tanto que já estamos planejando a segunda versão!!! :)!