A África do Sul é mesmo um país surpreendente. Depois de fotografar à exaustão, de cima pra baixo, as vistas cinematográficas da Rota Panorâmica, chegou a hora de conhecer o terceiro maior cânion do mundo de uma forma diferente: de baixo pra cima, em um passeio imperdível passeio de barco no Blyde River Canyon.
Leia mais sobre a Rota Panorâmica, na África do Sul
Passeio de barco no Blyde River Canyon
Assim que eu descobri que existia um passeio de barco no Blyde River Canyon, eu imediatamente falei: quero!
Tivemos experiências maravilhosas passeando de barco pelo mundo. Fizemos um passeio de barco pelo Antelope Canyon, no Arizona (EUA), flutuamos pelo mega super ultra fotogênico Lago Inle em Myanmar e nos divertimos muito em passeio de barco pelo orla de Belém, no Pará. Isso só para citar alguns.
E vou te dizer uma coisa: o passeio de barco pelo Blyde River Canyon entrou na lista de Top 5. É sensacional!
Não viaje sem seguro viagem, hein?
Contratar um bom seguro viagem para a África do Sul é a sua garantia de assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas, além de imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.
Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar.
A gente sempre usa o site da Seguros Promo. Aproveite a oportunidade e ganhe até 20% de desconto usando o código TOPENSANDO15.
Leia também: Dicas infalíveis para contratar seguro viagem barato
O Blyde River Canyon
O Blyde River Canyon é impressionante. É o terceiro maior cânion do mundo, mas apesar da medalha de bronze, é o maior cânion verde, vivo do mundo. É lar de diversas espécies de animais e plantas, e essa característica o torna único e soberano, não só na África do Sul, mas no mundo!
Você pode curtir as famosas vistas panorâmicas do Blyde River Canyon a partir dos mirantes na Rota Panorâmica, ou descer e sentir a vibração desse imenso cânion lá de baixo, fazendo um passeio de barco inesquecível pela represa Blyderivierspoort, construída em 1974 para garantir água para essa região.
Como é o passeio de barco no Blyde River Canyon
O passeio de barco no Blyde River Canyon dura cerca de 1 hora e meia e acontece todos os dias às 11h e 15h, com sessão extra às 9h durante a alta temporada. Fique de olho no site da Blyde Canyon Adventure pra se informar direitinho, já que a realização do passeio é sujeita às condições metereológicas.
Como chegar?
Pra chegar até o ponto onde pegamos o barco, dirigimos de Hoedspruit até o Forever Resorts Swadini e depois até o bolsão de estacionamento que dá acesso ao ponto de embarque. Clique aqui pra ver a localização exata!
As distâncias das cidades mais próximas até o ponto de embarque, são:
- 40 km de Hoedspruit
- 140 km de Graskop
- 120 km de Hazyview
Nós dormimos no excelente Unembeza Boutique Lodge, em Hoedspruit, uma ótima base pra conhecer tanto a Rota Panorâmica quanto o Kruger. Ótima!
Leia mais sobre o Unembeza Boutique Lodge
Aluguel de carro na África do Sul
Dirigir na África do Sul, na mão inglesa, pode parecer um desafio bem maior do que realmente é, mas não é tudo isso não, viu?! Fique tranquil@! A dica é alugar um carro automático e ir com calma até o cérebro acostumar.
Uma super dica para economizar em aluguel de carro na África do Sul é usar um comparador online para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.
Nós sempre usamos o site da Rentcars, empresa brasileira que garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem iof.
Leia também: Precisa de PID na África do Sul?
Quanto custa o passeio de barco no Blyde River Canyon
O passeio custa R150 por pessoa (cerca de R$40). Minha recomendação é que você trate logo de garantir seu ingresso online. O passeio é super concorrido e lota super rápido. Principalmente o passeio da tarde, que dizem ser mais espetacular ainda por conta da luz.
Ahhh, e leve o comprovante que você vai receber por e.mail impresso (o sinal de celular lá é horrível e você tem que apresentar esse comprovante).
Você também vai ter que pagar uma taxa extra de R20 (R$5) por pessoa assim que entrar na Blyde River Canyon Nature Reserve.
E vale a pena?
Muito! É um daqueles passeios que quando acabam você quer mais é começar de novo!
Eu amo presenciar e fotografar essa natureza ancestral, dos primórdios do tempo. E esse é exatamente um desses lugares. Pra você ter uma ideia, dizem que o Blyde River Canyon foi formado há 200 milhões de anos quando o supercontinente Gondwana rachou e Madagascar e a Antártica se libertaram da África. Pensa que loucura.
É uma sensação parecida com quando eu dormi no deserto do Saara, ou quando conheci a Muralha da China. Nesses lugares você escuta o tempo. Escuta o passar do tempo, o evoluir das espécies, das civilizações. Não vivi, não presenciei, mas meu inconsciente está de alguma forma ligado a esse lugar, a esse passar do tempo e você de alguma maneira se conecta a isso tudo.
Os destaques do passeio de barco no Blyde River Canyon
Como se não bastassem as paisagens impressionantes do Blyde River Canyon, que nos enchem os olhos ao cruzar o lago, durante esse passeio também aprendemos mais sobre a história natural desse gigante, contada por um guia super animado, que fala inglês. Nada como curtir a vista dando risada!
Acho que a Sofia concorda, né?!
» Hipopótamos e Crocodilos
Também é possível ‘visitar’ hipopótamos e crocodilos, os verdadeiros donos desse lago.
Esses dois são os animais que mais matam na África do Sul. Que medo!
Outros destaques do passeio de barco pelo Blyde River Canyon, são:
» Cahoeira Kadishi Tufa
Simplesmente a cachoeira mais alta da Terra, com 200 metros de altura.
A caverna ao lado da Kadishi Tufa também é outro mistério desse lugar incrível! Dizem que os leopardos adoram arrastar suas presas pra lá!
» Three Rondavels
Fiquei frustrada porque não conseguimos parar pra fotografar o mirante das three Rondavels lá do alto, na Rota Panorâmica, mas acabei ganhando um presente e consegui fotografá-las desse ângulo mais diferente!
O visual da volta também é maravilhoso! Olha só que paisagem cinematográfica. De arrepiar!!
Não se esqueça do seguro viagem, hein?
Se você está se preparando para uma viagem como essa, é essencial contratar um seguro viagem. Só pra você saber, um dia de internação em um hospital na África do Sul pode custar 631 dólares. Já pensou? Melhor investir menos e garantir assistência em caso de emergência ou acidente, né?
Uma boa dica para economizar é usar um comparador online, como a Seguros Promo ou Real Seguros. Em ambos os casos você pode comparar planos de seguradoras confiáveis, em uma única plataforma simples e fácil de usar.
Leia também: Qual é o melhor seguro viagem para África do Sul
Tô pensando na África do Sul
A viagem de 10 dias de carro pela África do Sul foi um projeto independente, 100% idealizado e realizado pelo Tô Pensando em Viajar. Contamos com parceiros incríveis que chegaram pra somar!
Leia mais dicas da África do Sul
- 10 dias na África do Sul de carro
- Qual é o melhor seguro viagem para África do Sul
- Como é dirigir na África do Sul
- PID na África do Sul: será que precisa?
- A super fotogênica Rota Panorâmica
- Onde se hospedar na Rota Panorâmica: Thaba Tsweni Lodge
- Safári no Kruger Park: tudo o que você precisa saber
- Dicas de fotografia para um safári na África do Sul
- 16 lodges incríveis no Kruger Park
- Makumu Private Game Lodge, uma experiência única na África do Sul
- Onde ficar no Kruger Park: dicas para economizar
- À procura de um baobá na África do Sul
- Onde ficar em Hoedspruit, na África do Sul
- O que fazer em Joanesburgo
- 7 experiências inesquecíveis em Soweto
- Walter Sisulu Square of Dedication: um museu a céu aberto em Soweto
- Tour de tuk tuk em Soweto
- Dica de hotel perto do aeroporto de Joanesburgo
- Safári na África do Sul: Pilanesberg Park
- Menlyn Boutique Hotel: opção de hospedagem perfeita em Pretoria
Salve esse artigo no Pinterest
Alê, vou agora em setembro e queria muito fazer esse cruise. Mas hipopótamos são muito ferozes e até viram barcos. Vc não ficou com medo?? Beijo, Lara
oi Lara, que delícia! Não dá medo não. É bem seguro. Vale a pena fazer!
Que incrível! Só não entendi uma coisa…vcs foram fazer o passeio de barco a partir de Hoedspruit? Não passaram pelo cânion vindo de Graskop, pela Rota Panorâmica? Fizeram em outro dia?
oi Janaina, fizemos em outro dia. Percorremos a rota e depois fizemos o passeio! ;)
Um super passeio e o que mais gostei é que é diferente do que a maioria dos turistas fazem. Acho um super desafio dirigir na mão inglesa. Parabens pelas fotos belíssimas
Gente, eu AMO hipopótamo! hahahaha! Faz um tempão que eu tô programando uma viagem pra África do Sul, temos onde ficar e tudo… só falta ir!
lugar simplesmente maravilhoso, diferente de tudo que ja tinha visto! e mee se eu visse um hipopotamo ia ficar super nervosa, sei q são muito territoriais e q matam uma gaaaaaleraa meodeos
Essa viagem para a Àfrica do Sul deve ter sido tudo de bom! Amei esse passeio, também adoro passeios de barco. Que fotos lindas! Ótimas dicas!
A África é uma grande desconhecida para mim… Além do Egipto, não visitei mais nenhum país deste fantástico continente. Por momentos, antes de ler o texto, pensei que tivesse sido gravado nos Estados Unidos ou no Canadá, dado o tipo de paisagem. Gostei muito, parabéns!
Que passeio incrível!!! Não imaginava que dava para fazer um passeio de barco por lá… Já vou incluir no meu roteiro para quando for pra África do Sul…
Que lugar lindo, que passeio delicioso. Já vale só pela paisagem, mas deve ser muito curioso e relaxante.
Eu só dispensaria os crocodilos e hipopótamos, teria pavor por causa das crianças, rs.
Parabéns pelo passeio e o registro fotográfico.
Gente, que lugar SENSACIONAL. Quanto mais eu leio e vejo fotos sobre a África do Sul mais embasbacada eu fico… esse é o meu tipo de viagem, quero demais fazer.
Que passeio mais bacana. Quero muito ir para a África. E amei as fotos dos rinocerontes e crocodilos, deve ser incrível vê-los ao vivo. =)
Caramba, que fotos incríveis! Tô anotando e salvando todas as suas dicas aqui, pois ano que vem meu intuito é explorar a África do Sul. Abs
Nossa, que passeio incrível. Deve ser surreal ver tudo isso ao vivo! Se nas fotos e video o lugar já fascina, imagina pessoalmente. Só fiquei com medo dos crocodilos. hahah! Obrigada pela dica! Já favoritei por aqui.