O Baobá é uma das maiores e mais antigas árvores da Terra e inspira lendas e histórias há muitos e muitos anos. Como verdadeira apaixonada pela poesia e força dos baobás, fiquei obcecada com a possibilidade de encontrar pelo menos um baobá na África do Sul, durante a nossa viagem de 10 dias de carro pelo país.
E não é que encontrei?!
O Baobá
O baobá africano ou a Adansonia digitata, é a única espécie nativa do continente africano, entre as nove espécies de baobás existentes. Outras 6 delas são Madagascar, um sonho de viagem que eu ainda vou fazer, pode anotar!
Os baobás são árvores imensas, que podem chegar a 30 metros de altura, com troncos de até 20 metros de diâmetro, ou mais. São conhecidas como ‘árvores elefante’ ou ‘árvores de cabeça para baixo’, pois parecem estar fincadas na terra ‘do contrário‘.
As lendas do Baobá
Fiquei encantada por esse texto da Géledes contando mais sobre sobre o significado dos baobás na Cosmogonia Yorubá, cultura da atual Nigéria. Dizem que essas árvores são a conexão entre o mundo sobrenatural e o mundo material. É uma leitura que vale a pena!
Não viaje sem seguro viagem, hein?!
Contratar um bom seguro viagem para a África do Sul é a sua garantia de assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas, além de imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.
Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar.
Leia também: Qual é o melhor seguro viagem para África do Sul
A importância dos baobás
Essas gigantes milenares são testemunhas vivas do passar do tempo, e são árvores de grande importância principalmente para o povo San, habitantes da parte sul do continente africano, já que elas têm troncos ocos e podem armazenar uma enorme quantidade de água.
Além disso servem como comida para elefantes e babuínos, que adoram comer seus frutos, e abrigam centenas de pequenos animais, como insetos e aves.
O baobá floresce durante uma única noite no ano, de maio a agosto e suas flores chegam a medir 20 cm. Incrível, não? Dizem até que as flores curam a malária. Será?!
Onde encontrar baobás na África do Sul?!
Quando comecei a organizar a viagem de 10 dias pela África do Sul, eu queria muito encontrar um baobá. Comecei a pesquisar, a pesquisar e encontrei alguns ótimos exemplares, alguns bem dentro do meu roteiro, outros um pouco mais longe. Olha só que incríveis:
1. Baobá em Hoedspruit
A província ideal pra ver um baobá na África do Sul é a província de Limpopo. O baobá Glencoe fica nos arredores de Hoedspruit, no restaurante Upside Down. Infelizmente ele se partiu ao meio há alguns anos, mas sua circunferência costumava medir 47 metros.
Mesmo assim, ali pertinho dele, quase em frente a ele, você pode conhecer outro baobá e se deslumbrar com essa linda obra da natureza!
Aproveite para experimentar as deliciosas panquecas do Restaurante Upside Down! O lugar é uma delícia e ótimo para as crianças que podem brincar no jardim!
Leia também: Como é alugar um carro na África do Sul?
O que fazer em Hoedspruit
A cidade de Hoedspruit é uma ótima base para conhecer o Kruger Park, a Rota Panorâmica e de quebra fazer um passeio de barco pelo Blyde River Canyon. Você pode conhecer todos esses lugares legais e ainda economizar uma graninha, já que as opções de hospedagem por aqui são super em conta!
Onde se hospedar em Hoedspruit
Uma ótima dica de onde ficar em Hoedspruit é o Unembeza Boutique Lodge. Além de um ótimo custo-benefício, o lugar é lindíssimo, o lodge é novíssimo e o serviço IMPECÁVEL, 1.000 estrelas! E não perca o jantar maravilhoso que eles oferecem todas as noites, hein?! Inesquecível!
Encontre todas as ofertas de hospedagem em Hoedspruit.
2. Baobá no Kruger Park
O segundo baobá dessa lista fica na parte sul do Kruger Park. Quem dirigiu até lá e o ‘conheceu’ pessoalmente foi a Liliane Inglez, do blog Trilhas e Cantos. Esse Baobá fica a cerca de 30km do acampamento Skukuza e está marcado na maioria dos mapas turísticos do parque. Afinal de contas, não é todo dia que a gente encontra pela frente um baobá, né?!
3. Sunland Baobá
Outro famoso baobá na África do Sul que também sofreu uma queda recentemente foi o imenso baobá Sunland, localizado a cerca de 6 km da cidade de Modjadjiskloof, na província de Limpopo. Dizem que ele tinha muito mais que 1.700 anos!
Uma das coisas mais surreais sobre este baobá é que dentro dele costumava existir um pub. Dá pra acreditar?!
4. Musina – a cidade dos Baobás
Outro lugar especial pra ver um baobá na África do Sul é a Musina Nature Reserve, na região de Soutpansberg, fronteira com Botsuana e Zimbabwe. Essa reserva natural tem uma das maiores coleções de baobás do país. A maior árvore da região pode ser vista na fazenda Nonsiang, a 40 quilômetros a sudeste da cidade, e dizem que ela tem 4.500 anos.
Por falar em Botsuana, o blog Viajoteca tem um ótimo post sobre os baobás mais famosos do país. Confere lá!
Leia mais sobre o Musina Nature Reserve.
Você já viu um baobá de pertinho?! Tem curiosidade pra ver?! Conta pra nós, deixe seu comentário!
Como chegar: viajando de carro pela África do Sul
Dirigir na África do Sul, na mão inglesa, pode parecer um desafio bem maior do que realmente é, mas não é tudo isso não, viu?! Fique tranquil@! A dica é alugar um carro automático e ir com calma até o cérebro acostumar.
Uma super dica para economizar é usar um comparador online para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.
Nós sempre usamos o site da Rentcars, empresa brasileira que garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem iof.
Quer mais dicas?! Leia também: Como é dirigir na África do Sul?
Tô Pensando na África do Sul
Essa viagem foi um projeto independente, 100% idealizado e realizado pelo Tô Pensando em Viajar e contou com parceiros incríveis que chegaram pra somar! Olha só quanta gente boa!
Leia mais dicas da África do Sul
- 10 dias na África do Sul de carro
- Qual é o melhor seguro viagem para África do Sul
- Vale a pena alugar um carro na África do Sul?
- Como é dirigir na África do Sul
- Precisa de PID na África do Sul?
- A super fotogênica Rota Panorâmica
- Onde se hospedar na Rota Panorâmica: Thaba Tsweni Lodge
- Safári no Kruger Park: tudo o que você precisa saber
- Dicas de fotografia para um safári na África do Sul
- 16 lodges incríveis no Kruger Park
- Makumu Private Game Lodge, uma experiência única na África do Sul
- Onde ficar no Kruger Park: dicas para economizar
- Passeio de barco no Blyde River Canyon
- Onde ficar em Hoedspruit, na África do Sul
- Tour de tuk tuk em Soweto
- Walter Sisulu Square of Dedication: um museu a céu aberto em Soweto
- O que fazer em Joanesburgo
- Museu da Cerveja: SAB World of Beer em Joanesburgo
- Dica de hotel perto do aeroporto de Joanesburgo
- Safári na África do Sul: Pilanesberg Park
Salve esse artigo no Pinterest
Confesso que já tinha visto algo sobre, mas nunca tinha lido alguma coisa tão detalhado quanto seu post! Deve ser uma experiência muito linda encontrar esta árvore cheia de mistica. Adorei o post!
Uau… As fotos desse post estão maravilhosas. África do Sul é cheia de surpresas ne? E a natureza é de tirar o folego. Incrível!
Valeu, Altier!
Interessante conhecer essa lenda do baobá ser a ligação entre o mundo sobrenatural e o “normal”, tenho muita vontade de fazer um Safári pela África e ver essa outra maravilhas do país.
Lindo, né, Christian?! Vai mesmo que é uma delícia!
Amei! Esses baobás são lindos demais! Belos clicks. Achei o máximo funcionar um pub dentro de um baobá. A África do Sul é um destino que está na minha lista e certamente também irei conhecer os famosos baobás.
Opa! Que bom, Ana Carolina. Obrigada pela visita.
Muito legal esse post, também adoro admirar a suntuosidade dos baobás, e essa sua pesquisa foi obstinada, hein? Parabéns pelas dicas!
Hehehehe. Pois é, Francisco… sou dessas! Obrigada pela visita!
Ai, que post delicioso! Adorei! Também tenho fascinação por eles
Obrigada por participar, Liliane! Beijão.
Como Engenheiro Florestal por formação não preciso nem falar que AMEI esse post!! Também tenho sonho de um dia conhecer Madagascar e conhecer a famosa avenida dos gigantes por lá. Obrigado por citar o post da Carina lá no Viajoteca.
Abs
Opa! Que legal, Oscar!! Essas árvores são demais, né?! Imagina. O post do Viajoteca é lindo! Beijo.