Você já se perguntou alguma vez como se existe algum truque ou dica para alugar carro pelo menor preço em destinos no Brasil e no mundo? Pois bem, estou aqui para te ajudar.
Sei que nem todo mundo gosta de alugar carro em viagens, mas eu adoro. Já fiz road trips na África do Sul (incluindo safári com o próprio carro), Marrocos, Dubai e Itália. Isso sem contar as diversas vezes que aluguei carro para viajar pelos Estados Unidos.
Para mim, é sempre uma aventura descobrir um destino novo dirigindo no próprio tempo, com liberdade e independência. Outra vantagem é que dependendo do destino e da viagem, alugar um carro pode ser uma opção mais econômica, confortável e prática. Principalmente se você estiver viajando em família, grupo de amigos.
Nesse post vou te dar todas as dicas para alugar carro pelo melhor preço e com as melhores condições e economizar muito nas suas viagens. Vamos começar?
Navegue por tópicos
Quando vale a pena alugar um carro?
Acho que a primeira pergunta que você tem que se fazer quando você começa a planejar uma viagem e passa a considerar o aluguel de carro é se vale a pena mesmo investir nesse meio de transporte.
Isso vai depender do seu destino, tipo ou época da sua viagem. Para conhecer a maioria das capitais brasileiras, eu recomendaria o aluguel de carro. Mesma coisa com as mais famosas cidades americanas, como Orlando, Miami, Las Vegas e Los Angeles.
Leia também: Como é alugar um carro nos Estados Unidos
11 dicas infalíveis para alugar carro pelo menor preço
Eu uso algumas técnicas básicas para alugar carro barato e economizar nas minhas viagens. Vou dividir algumas dicas aqui com você.
1. Use um Comparador Online
A melhor maneira de alugar um carro pelo melhor preço é comparar ofertas de diferentes locadoras usando um comparador online, ferramenta que faz essa busca de maneira rápida, simples e eficiente. Economizando seu tempo e seu dinheiro.
Eu uso e recomendo o comparador online do site da Rentcars.com, o melhor e maior site de comparação de preços e locação de veículos da América Latina, presente em mais de 5.000 cidades no Brasil e mais de 160 países.
A ferramenta online da Rentcars permite comparar, de uma vez só, em uma única plataforma, preços e condições das melhores locadoras de veículos do mundo.
E, além disso, apresenta algumas vantagens em relação à locação direto na locadora.
Como usar um comparador online para alugar carro pelo menor preço no Brasil e no exterior
- Para começar a sua pesquisa, acesse o site da Rentcars, selecione o local, data e hora para a retirada e devolução do veículo.
- Na próxima tela, você terá acesso a uma lista de ofertas de veículos disponíveis para locação no seu destino e para as suas datas.
- Você pode ordená-las por preço (maior ou menor) ou por recomendações da própria Rentcars. Além disso, você pode usar os filtros da busca para encontrar o carro ideal para você.
- Escolha a melhor opção para você e continue até a próxima tela, onde você poderá revisar as condições da reserva e adicionar um plano de seguro, Além de extras.
- Finalize a reserva e receba o comprovante no seu e.mail.
Leia também: Rentcars é confiável? Vale a pena usar?
2. Alugue um Carro Mais Barato Com Antecedência
A segunda regra é clara: quanto maior a antecedência, mais fácil é alugar um carro barato. Uma viagem de carro exige planejamento, principalmente para economizar uns tostões. Quanto maior a antecedência da reserva, maior é a oferta, e consequentemente menor o preço.
Não deixe para a última hora e nunca, jamais, deixe para alugar um carro na hora, no balcão. Jamais.
Leia também: Saiba como emitir a Permissão Internacional para Dirigir mais barato que no DETRAN
3. Seja Flexível Com as Datas
Caso seja possível, marque sua viagem para períodos de baixa temporada no destino que você escolher. Nesse período, os preços costumam ser mais baixos.
4. Escolha o Carro Certo Para a Sua Viagem
Escolher a categoria e modelo de carro ideal para a sua viagem é outra boa maneira para economizar no aluguel de carro em viagens.
Alugar um carro compacto é bem mais barato. Com a vantagem da economia de combustível por serem mais econômicos.
Porém, se você está viajando em família ou com um grupo de amigos, vale a pena investir no aluguel de um veículo com maior capacidade para passageiros e malas (categorias Intermediário, Full Size, SUV e Minivan).
E não esqueça de colocar a bagagem na conta, hein?
Para completar, avalie também se você precisa de características adicionais como ar-condicionado ou câmbio automático. Esses opcionais podem aumentar o valor do aluguel do veículo.
4. Escolha o Local de Retirada e Devolução
Outra dica para alugar carro pelo menor preço é retirar e devolver o carro na mesma cidade, de preferência na mesma loja, evitando a taxa de devolução em locais diferentes.
O ideal é planejar um roteiro circular, de maneira que o primeiro destino seja também o último.
Para te dar um exemplo prático, quando eu fiz a road trip pelo sudoeste americano, aluguei um carro em Las Vegas e rodei pelos estados do Arizona e Utah, voltando para Nevada em círculo. Olha só como ficou o roteiro da viagem.
Só com essa dica, economizamos de 100 a 150 dólares no aluguel do carro. Bom, né?
Compare também os preços entre retirar o carro no aeroporto ou em uma agência na cidade.
5. Planeje Seu Itinerário Com Antecedência
É muito importante planejar e conhecer seu roteiro com antecedência para evitar gastos extras com combustível e pedágios.
Leia também: Saiba como usar o Google My Maps para organizar seu roteiro de viagem
6. Economize no Aluguel de GPS e Outros Extras
Outra ótima maneira para economizar no aluguel do carro é evitar as taxas extras de aluguel de GPS, por exemplo.
Baixe um mapa offline no seu telefone ou leve seu próprio GPS e dispense esse gasto extra no aluguel do carro.
7. Se Você Vai Dirigir no Exterior, Não Esqueça da PID
A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é um dos documentos mais importantes para quem tá pensando em alugar um carro e dirigir no exterior.
Ela é uma tradução da sua CNH brasileira e acaba sendo uma segurança em caso de fiscalização ou acidente. Com ela, nenhuma autoridade de trânsito no exterior poderá questionar sua habilitação internacional.
Eu sou do time que sempre leva a PID quando vai dirigir no exterior. Sempre!
E uma forma bem mais prática e rápida para emitir a PID é através do site carteirainternacional.org, do Automóvel Clube Brasileiro (ACBr), única entidade civil autorizada a emitir o documento no Brasil além dos DETRANs.
O processo é 100% online, seguro e confiável e tem um preço fixo para todo o Brasil de R$ 243 (mais frete). Bem mais barato e rápido que o processo no DETRAN de São Paulo, por exemplo, que me cobraria mais de R$ 399.
Leia também: Saiba como emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID) online mais barato que no DETRAN
8. Use Cupons de Desconto
Antes de finalizar sua reserva, faça uma busca por cupons de desconto. A Rentcars oferece uma série de descontos durante todo o ano.
Além disso, cartões de crédito e as próprias locadoras de veículos, também costumam oferecer cupons e benefícios para seus clientes.
9. Considere Alugar o Veículo Por um Período Maior
Geralmente, alugar o carro por um período mais longo pode resultar em um preço diário menor. Use um comparador online para facilitar essa busca.
10. Devolva o Carro nas Mesmas Condições
Também é muito importante verificar o carro cuidadosamente ao retirá-lo na locadora. Recomendo, inclusive, que você grave um vídeo dessa inspeção do veículo que você faça uma inspeção no exterior e interior do veículo.
Devolva o carro limpo e nas mesmas condições em que o recebeu.
11. Contrate um Seguro Completo ou Verifique se o Seu Cartão de Crédito Oferece Seguro
Para completar essa lista de dicas, é muito importante contratar um seguro completo para o veículo alugado.
A maioria das tarifas no site da Rentcars possui seguro básico que cobre roubo, danos ao veículo e a terceiros. Porém, esse seguro não oferece coberturas para acessórios, pneus, rodas e suspensões danificadas por buracos ou guias, riscos ou amassados ou trincos no para-brisa.
É por isso que eu prefiro fazer um seguro mais completo, que me protege em caso de qualquer eventualidade.
Para contratar um seguro para o veículo alugado, você pode:
- Contratar o seguro direto para o carro com a locadora;
- Contratar um seguro tercerizado como o RentalCover (que funciona por reembolso);
- Usar o seguro do cartão de crédito.
Verifique com a operadora do seu cartão de crédito se ela oferece tal benefício e se é suficiente para suas necessidades de viagem.
Dicas Adicionais
- Idade do motorista: Algumas locadoras cobram taxas adicionais para motoristas com menos de 25 anos ou mais de 70 anos;
- Limite de quilometragem: Verifique se o aluguel do veículo inclui um limite de quilometragem e quais são as taxas por quilômetro excedente.
- Multas e infrações: Informe-se sobre as regras de trânsito do local onde você irá viajar e esteja ciente das penalidades por infrações. As multas serão cobradas diretamente no cartão de crédito que você usou como caução.