Fora de Foco | Foto 14

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Fora de Foco | Foto 14

Nyaung Swhe, Myanmar, abril de 2015

Quando pisei no mercado de Nyaung Swhe senti na hora que aquele era um lugar especial. Mesmo depois de 4 dias em Myanmar era impossível me acostumar com a simpatia, delicadeza das pessoas.

Gosto muito de mercados. Gosto mais de retratos. Gosto muito de olhar de perto para o outro e fotografá-lo. Apesar disso ser problema pra muitos, que não conseguem vencer aquela barreira que temos entre um e outro, o fato de fazer contato com um desconhecido e de pedir a permissão pra fotografá-lo é algo que me interessa muito e me ensina muito.

retratos durante as viagens

Me aproximei dessa senhora, que vendia charutos na feira já com a câmera preparada. Com um sorriso pedi permissão para fotografá-la e ela me pediu um segundo, ou minuto – perdoem-me a falta de detalhes, mas de birmanês só arrisco um Mingalabar! -, virou-se pra lado e pegou o charuto.

Quando ela me olhou de novo, seu olhar atravessou a lente, o visor, o sensor, a câmera, o olho e me atingiu em cheio. Não consegui conter as lágrimas. São momentos como esse que fazem essa minha busca por esse ‘eu diferente’ valer a pena. É a fração de segundo que atravessa fronteiras, barreiras. É a identificação que procuro. É isso.

Sorrir é pedir permissão pra entrar no Universo do outro. Abra seu coração e voe!!

Leia também: 8 Dias em Myanmar

azul do Lago de Garda


Continue Acompanhando a Série Fora de Foco!


Por que Fora de Foco?

O nome Fora de Foco é uma referência a autobiografia do fotógrafo Robert Capa, ‘Ligeiramente Fora de Foco‘. Capa é muito conhecido por seu trabalho como fotógrafo de guerra e é o autor da frase ‘Se sua foto não está boa, é porque você não está perto o suficiente‘, uma grande influência no modo como fotografo.

Ele descrevia suas imagens de guerra como “ligeiramente fora de foco, e um pouco sub-expostas” e assim como a própria guerra, as imagens de um bom fotógrafo têm que ser capazes de transmitir sensações. Medo, angústia, tensão. É isso! A fotografia tem essa incrível capacidade de transmitir sensações e sentimentos através de uma única imagem.

É o que faz da fotografia uma das mais fantásticas formas de expressão artística. Você não acha?


Fora de Foco | Foto 14

Salvar

Salvar

Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratus
É fotógrafa, videomaker e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação.
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Ale do céu como consegue transmitir tanto com tão poucas palavras.
    Eu tenho dificuldade em romper essa barreira, fico com medo de estar ultrapassando o limite e as vezes nem consegui pedir permissão e acabo desistindo da foto.
    Mas vou tentar mais. Porque um registro desse é muito valioso pela tanto de sentimento que carrega.
    Parabéns essa série é linda.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome