Fazer um safári na África do Sul pode ser o sonho de muitos viajantes fotógrafos e amantes de fotografia. Ficar cara a cara com animais selvagens e ainda conseguir uma boa foto é satisfação certa pros nossos espíritos fotográficos e com essas dicas de fotografia para safári você vai brilhar muito. Quer apostar?!
Leia também: Safári no Kruger Park – tudo que você precisa saber
A história dos safáris na África do Sul
Os safáris no sul e leste da África tornaram-se populares ao longo do século 20, mas nem sempre foram assim, fotográficos.
A palavra safari significa ‘jornada’, ‘expedição’ em suaíli e era exatamente isso que os safáris eram antigamente: grandes jornadas através de rotas comerciais que cruzavam o continente africano. Depois de um tempo apareceu outro sinônimo: caçadores embarcavam em uma jornada para encurralar e matar animais selvagens, sem a menor piedade. Uma imbecilidade sem tamanho que ainda é um dos grandes problemas nessa parte do mundo.
Trocar munição letal por munição fotográfica é bem mais paz e amor e contribui para a conservação de espécies ameaçadas.
Onde fazer safári na África do Sul
Se você tá pensando em fazer um safári na África do Sul, a sua primeira opção tem que ser a região das províncias de Limpopo e de Mpumalanga, no nordeste do país. É ali que está localizado o Kruger Park, o mais importante parque nacional sul-africano, que é cercado por dezenas de reservas particulares que abrigam os melhores lodges do país.
Se não der pra ir tão longe, outra opção para safári na África do Sul é o Pilanesberg Park, que fica a duas horas de Joanesburgo.
O blog Em Algum Lugar do Mundo fez uma viagem MARAVILHOSA de caminhão por destinos incríveis na África. Eles têm muitas dicas de safari e fotos de babar. Essa viagem já foi pro topo da minha lista de desejos.
Leia também: 16 lodges incríveis no Kruger Park.
» Safári no Kruger
Além de abrigar uma diversidade animal e vegetal incrível e ser um exemplo de conservação natural na África do Sul e no mundo, é no Kruger que estão alguns dos melhores lodges do planeta!
Os lodges são opções de hospedagem que oferecem conforto, luxo e safáris tudo em um mesmo pacote! Eles geralmente ficam em reservas particulares e são uma experiência a parte! Recomendo!
Nós escolhemos o Makumu Private Game Lodge, na Klaserie Private Nature Reserve em Hoedspruit, uma reserva Big Five e uma das maiores reservas naturais privadas na África do Sul, com 60.000 hectares.
A possibilidade de fugir das multidões de turistas e ter uma experiência mais íntima e exclusiva foram alguns dos motivos que nos fizeram escolher o Makumu Private Game Lodge durante nossa viagem de 10 dias na África do Sul.
O lodge funciona no esquema all inclusive, com bebidas, 3 refeições e 2 game drives diários inclusos na diária. E vou te falar uma coisa: não poderia ter sido melhor!
Leia também: Onde ficar no Kruger Park
» Safári no parque Pilanesberg, perto de Joanesburgo
Pra quem não tem muito tempo na África do Sul, outra boa opção para safári é o Parque Nacional Pilanesberg, que fica a 2 horas do aeroporto de Joanesburgo (220km), o maior hub sul-africano. O Pilanesberg é o quarto maior parque da África do Sul, e está situado na cratera de um vulcão extinto há 1,2 bilhões de anos, com diâmetro de quase 600 km².
Pilanesberg é uma reserva ‘Big five‘, ou seja, é lar dos cinco animais mais temidos pelos caçadores: o leão, o elefante africano, o búfalo africano, o leopardo e o rinoceronte, e conta com uma variedade incrível de paisagens: montanhas, colinas, riachos e lagos. Como o parque está situado numa zona de transição entre a savana úmida e a árida, típica do Kalahari, ele abriga espécies vegetais e animais características de ambos ecossistemas.
Não viaje sem seguro viagem, hein?!
Contratar um bom seguro viagem para a África do Sul é a sua garantia de assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas, além de imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.
Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar. A gente sempre usa o site da Seguros Promo.
Aproveite a oportunidade e ganhe até 10% de desconto usando o código TOPENSANDO05.
Leia também: Dicas infalíveis para contratar seguro viagem mais barato
6 dicas práticas para um safári fotográfico
1. Escolha e cuide bem do seu equipamento (câmera, lentes e acessórios)
Escolha o equipamento ideal pra você e prepare-se com antecedência. Formate os cartões, carregue baterias e se joga! Cuidado com a câmera e as lentes, hein?! O ideal é usar um filtro UV para protegê-las.
2. Use os modos criativos da câmera
Não tem muito talento com o modo manual da sua câmera?! Não tem problema! Acostume-se a usar os modos criativos da câmera como o Modo Tv (ou Modo S na Nikon). Este é o modo de prioridade do obturador, que te permite definir uma velocidade mais rápida para evitar as famosas fotos borradas.
3. Fotografe em RAW
Fotografando em RAW ao invés de JPG você consegue produzir uma imagem com mais detalhes e com maior flexibilidade na pós-produção.
A desvantagem é que o arquivo é bem maior e você precisa passá-lo por um programa de edição, como o Lightroom, por exemplo.
Prefiro qualidade de imagem. E você?!
4. Capriche na composição
Sei que é difícil vencer a adrenalina e se concentrar na composição da foto, mas isso é super importante para que você vá além. Cuidado com a posição do sol também, que deve sempre estar atrás de você, a não ser quando você estiver procurando criar uma imagem com silhuetas e contornos, o que também é super interessante.
Use e abuse da Regra dos Terços e não tenha medo de desafiar conceitos e regras!! Fotografia é sentimento e conexão com o aqui e agora! Permita-se e…
6. Divirta-se!
Acho que isso é o mais importante de tudo! E não se esqueça de olhar com os olhos, hein?!
Que equipamento levar para um safári fotográfico?
Apesar de não ser especialista em fotografia de safári, estive recentemente na África do Sul e levei toda a minha parafernália fotográfica comigo. Depois de mais de 4 game drives e um self-drive no parque, acho que deu pra acumular alguma experiência e compartilhar um pouco do que eu aprendi na prática.
» Câmera e Lentes
Levei comigo minha câmera principal, uma Canon 5d mkIII e minha câmera reserva, uma Canon 60d, com um set de lentes pensado especialmente para o safári fotográfico: uma Sigma 70-200mm f2.8 e uma Canon 17-40mm f4.0L.
A grande diferença entre a 5dmkIII e a 60D é que a mkIII é full frame e produz uma imagem de qualidade bem superior, principalmente em condições de baixas luzes, como por exemplo, o safári noturno.
Por outro lado, a lente 70-200mm na 60D ‘aumenta’, e por conta do tamanho do sensor da câmera, ela ‘se transforma’ em uma 112-320mm, alcançando mais longe ainda.
Sei que a 70-200mm f2.8 – mesmo a da Sigma – é uma lente cara, mais pra uso profissional, uma outra opção mais barata e versátil seria a Canon 24-105mm f4.0L, ou mesmo a Canon 75-300mm, que eu acho uma lente péssima, mas que em compensação é bem mais barata.
Escolha a sua câmera
Escolher a câmera fotográfica certa pra você e para o safári na África do Sul depende bastante da sua necessidade e do seu bolso. Publicamos um guia Viagem e fotografia: qual câmera comprar e ele pode te ajudar nessa decisão.
Algumas características importantes na hora de escolher a câmera perfeita para um safári fotográfico, são:
- Modo de exposição manual, que te permite controle total das funções da câmera.
- Autofoco, essencial para a correria do safári.
- Capacidade alta de ISO para fotografar em baixas luzes.
» Tripé
Eu não costumava viajar com tripé não, vou te falar a verdade. Mas de uns tempos pra cá ele tem se tornado cada vez mais um companheiro de viagem. É chato pra carregar? É. É pesado? Pode ser. Mas a estabilidade do tripé ajuda a fazer fotos incríveis, como essa.
Durante os safáris na África do Sul, usei bastante o tripé como apoio, principalmente no comecinho da manhã e no fim da tarde e quase sempre para usar a 70-200mm, que é bem pesada.
» Cartões de memória e bateria extra!
Não se esqueça de levar muitos cartões de memória, hein?! Eu ando com cerca de 10 cartões SD e CF. Já que a 5d mkIII permite o uso desses dois tipos de cartões ao mesmo tempo.
Recomendo também comprar um porta cartões de memória bastante resistente pra manter os cartões organizados e protegidos.
E não esqueça das baterias extras, hein?! Não dá pra ficar sem bateria ao ficar cara a cara com um elefante lindo maravilhoso, não é mesmo?!
Você também ama fotografia?! Conheça a nossa série Fora de Foco, com histórias e dicas fotográficas que vão te inspirar e informar! ;)
Tem alguma outra dica?
E você, já fez um safári na África do Sul?! Tem alguma dica? Deixe um comentário. Vamos adorar trocar uma ideia com você!
Como chegar: Viajar de carro pela África do Sul
Um ótimo jeito de viajar pela África do Sul e colocar essas dicas de fotografia para safári em prática, é alugar um carro e dirigir por conta própria. As estradas são lisinhas, bem cuidadas e apesar da mão inglesa, o carro te dá uma liberdade e independência que vão valer o esforço, você vai ver.
Uma super dica para economizar em aluguel de carro no exterior é usar um comparador online para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.
Nós sempre usamos o site da Rentcars, empresa brasileira que garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem iof.
Leia também: Como é alugar um carro na África do Sul?
Seguro viagem na África do Sul
Como eu já te adiante, é essencial contratar um bom seguro viagem para a África do Sul. Só pra você ter ideia, um dia de internação em um hospital na África do Sul pode custar 631 dólares. Melhor investir bem menos e contratar o seguro, né?
Uma boa dica para economizar é usar um comparador online, como a Seguros Promo ou Real Seguros.
Em ambos os casos você pode comparar planos de seguradoras diferentes em uma única plataforma, simples e fácil de usar.
Além de garantir o melhor preço e pagamento parcelado no cartão de crédito, você ainda ganha até 10% de desconto com o código TOPENSANDO05.
Leia também: Qual é o melhor seguro viagem para África do Sul
10 dias na África do Sul de carro
Quer saber mais sobre a nossa viagem pela África do Sul?! Dá uma olhada no roteiro completo de 10 dias na África do Sul de carro.
Leia mais sobre a África do Sul
- 10 dias na África do Sul de carro
- Como é alugar um carro na África do Sul?
- Como é dirigir na África do Sul
- Qual é o melhor seguro viagem para África do Sul
- A super fotogênica Rota Panorâmica
- Onde se hospedar na Rota Panorâmica: Thaba Tsweni Lodge
- Safári no Kruger Park: tudo o que você precisa saber
- 16 lodges incríveis no Kruger Park
- Makumu Private Game Lodge, uma experiência única na África do Sul
- Onde ficar no Kruger Park: dicas para economizar
- À procura de um baobá na África do Sul
- Passeio de barco no Blyde River Canyon
- Onde ficar em Hoedspruit, na África do Sul
- Tour de tuk tuk em Soweto
- Walter Sisulu Square of Dedication: um museu a céu aberto em Soweto
- O que fazer em Joanesburgo
- Dica de hotel perto do aeroporto de Joanesburgo
- Safári na África do Sul: Pilanesberg Park
Salve esse artigo no Pinterest
Não sei se vou conseguir fazer fotos tão maravilhosas quanto a de vocês mas ainda assim vou seguir esse roteiro todinho porque ele está perfeito!! imagino a emoção da primeira noite num lugar desses!
Taí um passeio que a gente morre de vontade de fazer. Mas não sabíamos nem metade das informações que vocês passaram! kkkkkk
E este self drive? Deu vontade! Mas também deu medinho… rsrs
Obrigado por compartilhar!
Que post maravilhoso, Alessandra!! Eu sonho em fazer um safari um dia, e confesso que não sabia nem por onde começar quando pensava na questão das fotos… Espero que até lá já tenha uma lente poderosa pra poder fotografar os animais :-)
Que massa, deve ser uma experiência incrível! E as dicas foram valiosas. Hoje eu não sinto necessidade de uma tele, mas com certeza é uma aquisição que gostaria de fazer em uma viagem assim
Muito boas dicas! Eu adoro o guia de câmeras de vocês e essas dicas para fotografar safaris são preciosas! Pena que ainda não tenho uma boa câmera com zoom… mas quando for à África do Sul, vou ter uma!
Nossa, suas dicas super uteis. Vou pra lá em janeiro, já reservamos um lodge perto do Kruger, mas não dentro. Fica do lado do Kapama… Já passei seu post pra meus companheiros de viagem (vamos em 3 famílias com crianças). Valeu
Ótimas dicas, Ale! Acabo de fazer um safári por lá e com certeza ter os equipamentos certos ajuda – e muito! Super completo seu post, parabéns!
Adorei a materia e as dicas de fotografia! Deve ser realmente incrivel fotografar um safári! Parabéns e abraços pra vcs!
Gente, esse lodge que você ficaram é demais, hein? Adorei!
Eu fiquei dentro do Kruger também, mas nos alojamentos do próprio parque. Fiquei em uma casa lindinha e super confortável e bem equipada e também num chalé menorzinho e mais simples, mas igualmente bom. Foi ótimo! E barato! hehe
Ai que saudades e vontade de voltar!
Quero mesmo muito explorar a África do Sul e fazer um safari claro. Fantásticas fotos mesmo. Adorei também o alojamento e as dicas para as fotografias!
Que legal deve ser isso tudo! Eu tenho muita vontade de fazer um safari e fiquei aqui babando com todas essas informações, essas dicas, essas fotos, ai, e o hotel all inclusive, que delícia deve ser! Amei o post.
Adorei o post, me fez relembrar minha lua de mel
Deve ser uma experiência marcante fazer esse safari, tão perto dos animais selvagens que vemos na televisão desde crianças! Muito boas dicas para a fotografia, parabéns pelo artigo. Abraço desde Braga.
Muito boas as dicas Alessandra….adorei. Toques sobre fotografia são sempre muito bem vindos pois a imagem encanta a todos. Obrigada por compartilhar.
ötimas dicas. Morro de vontade de fazer um safari na Africa do Sul. Rende fotos maravilhosas. Também uso a 5D mark III, com uma lente 70-200mm 2.8 e a 24-70mm 28 kit básico rs
Ah Alê, eu tive a sorte de ir acompanhando essa viagem e amando cada cantinho que vcs mostravam! Preciso muito tirar esse sonho do papel aí volto aqui pra reler :)
E que aula de fotografia express no fim do post hein!! Adoro!
Que dicas incríveis! E as fotos, nem se fala! Estão maravilhosas! Imagino a emoção (e medo!!!) que é ficar de cara com um elefante ou uma onça pintada! Tem que ter controle emocional pra fazer uma foto linda igual a essas!!! Parabéns e obrigada pelas dicas preciosas!