Viajar para o Marrocos e não ir ao Deserto do Saara é como ir à praia e não entrar no mar. É a sua chance de conhecer o maior deserto quente do mundo, com surpreendentes 9 milhões de quilômetros quadrados de extensão.
Durante a nossa viagem de 10 dias no Marrocos não só o conhecemos, como também tivemos a chance de explorá-lo em um passeio de 4×4 que incluiu um passeio pelas impressionantes dunas de Erg Chebbi, uma visita a uma família nômade e também uma volta pelo Mercado de Rissani, o maior e mais movimentado mercado da região.
De quebra, quando o Sol se pôs, trocamos o 4×4 por dromedários e passamos uma das noites mais incríveis das nossas vidas, sob as estrelas, em um acampamento berbere em meio às dunas do fabuloso Deserto do Saara.
Quer viajar sem preocupações?
Conte com assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas e imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.
O Deserto do Saara em Merzouga, no Marrocos
Os destinos mais comuns para conhecer o deserto do Saara no Marrocos são Merzouga e Zagora. A diferença é que no deserto de Zagora as dunas não são tão altas e impressionantes quanto as de Merzouga. Por outro lado, Zagora fica a 360 km de Marrakech, 200km a menos que Merzouga e é uma opção para quem não tem tanto tempo de viagem.
Nós escolhemos Merzouga e as maravilhosas dunas de Erg Chebbi. Sem arrependimentos!
Destaques do passeio de 4×4 no Deserto do Saara, no Marrocos
Ficamos bastante encantados com essa região e com o deserto do Saara. Tanto que resolvemos embarcar também em um passeio diurno com o 4×4 do Kanz Erremal, nossa opção de hospedagem em Merzouga. Olha só os destaques desse passeio incrível pelo Deserto do Saara.
» O Deserto do Saara já foi mar
A primeira parada do nosso passeio de 4×4 pelo Deserto do Saara foi surpreendente. Paramos em um lugar, aparentemente no meio do nada, para aprender um pouco do passado do Deserto do Saara. E pra minha surpresa, o que vimos ali foram fósseis marinhos. Centenas deles, milhares!
É isso mesmo. Fósseis marinhos em pleno Deserto do Saara. O que acontece é que durante o período Mesozóico, toda essa região era mar. Esse mar acabou ‘se movimentando‘ com a elevação do Atlas, principal cadeia de montanhas do Marrocos e deixou depósitos de sedimentos riquíssimos em fósseis marinhos. Riquíssimos.
É impressionante a quantidade e qualidade dos fósseis que vimos durante esta viagem, e como em cidade pequena a notícia corre rápido, todo mundo aparecia com um fóssil mais incrível que o outro pra mostrar pro meu pai, um colecionador que obviamente ficou enlouquecido.
» Dunas Erg Chebbi
Outro destaque do passeio foi atravessar as dunas de Erg Chebbi de 4×4 e fazer um pedaço do percurso antigo do Paris-Dakar. Emocionante, né?!
Essas imensas dunas laranjas se estendem por 30 km e atingem mais de 150 metros de altura. Impressionantes! Fiquei sem palavras diante da imensidão daquele deserto. O contraste incrível entre as dunas e o deserto negro, a aridez, a solidão, a vida do lugar.
» O deserto negro
É isso mesmo. Também pudemos ver de perto o famoso deserto negro, que tem essa cor graças a existência de rocha vulcânica (basaltos). Olha só que demais o contraste entre a parte Erg, com as dunas alaranjadas e o deserto negro.
» Visita a uma família nômade
Também visitamos uma família nômade e pudemos entrar um pouco no universo deles e tentar entender como vivem estas pessoas que tem a liberdade como prioridade na vida.
Não se esqueça do seguro viagem, hein?!
Contratar um bom seguro viagem para o Marrocos é a sua garantia de assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas, além de imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.
Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar.
A gente sempre usa o site da Seguros Promo. Aproveite a oportunidade e ganhe até 10% de desconto usando o código TOPENSANDO05.
Leia também: Dicas infalíveis para economizar em seguro viagem
» Uma viagem pelo Mercado de Rissani
Depois de um giro pelas dunas, partimos para Rissani, cidade que fica no local da antiga Sijilmassa, primeiro reino independente do sul do Marrocos, muito importante antigamente pelo papel fundamental na Estrada do Sal para a África Ocidental.
Desde o começo da minha pesquisa, fiquei muito curiosa com o mercado de Rissani, que geralmente acontece às quintas, e quando isso acontece, geralmente vem ‘identificação’. Ao chegar no mercado fui transportada para um universo paralelo e embarquei em uma viagem visual. Um mergulho rápido, sem máscara de oxigênio.
Achei tudo incrível. O Mercado de Rissani é um grande mercado, que abastece a população berbere e árabe que vive no Saara, com uma mistura de rostos, cores que me deixaram totalmente entorpecida!
Os povos berberes são considerados os ‘povos originais’ dessa região do norte da África e a vida nômade é parte importante dessas culturas. Esses povos passaram séculos explorando o deserto do Saara e também são chamados de Amazigh, que significa ‘homem livre‘.
Essa região no Marrocos é particularmente interessante, porque você vê no rosto das pessoas a mistura do tempo e das regiões. Escrevi mais sobre isso no texto O fantástico Mercado de Rissani, no Marrocos.
Tudo termina em pizza berbere
Encerramos o dia interessantíssimo dividindo uma pizza berbere com nosso guia Mohammed. Olha só que diferente.
Para acompanhar, uma Coca-Cola geladíssima, que no Marrocos é assim. Acho que meu pai gostou, hein?!
Como chegar em Merzouga
Conhecemos Marrocos de maneira independente, viajando de norte a sul do país com um carro alugado.
Você pode fazer uma cotação grátis de aluguel de carro no Marrocos para encontrar os melhores preços e condições para você.
Nossa viagem começou em Tânger, no norte do país, seguindo para Chefchaouen, a cidade azul, depois Fès, a cidade imperial e de lá até Merzouga, cruzamos vales, montanhas e uma floresta de cedro centenária em um trajeto impressionante que durou praticamente o dia todo. A viagem é puxada, mas é linda. Vale a pena!
Se a viagem independente não é pra você, não se preocupe. Você pode contratar uma excursão até Merzouga tanto a partir de Marrakech quanto de Fès, dois destinos turísticos bastante comuns no Marrocos.
Contratar um tour de 4×4 pelo Deserto do Saara
Contratamos o tour 4×4 no Kanz Erremal, hotel que escolhemos em Merzouga. Acredito que outros hotéis também ofereçam o serviço. Vimos muitos carros cruzando as dunas.
Se você já está viajando com uma excursão, tente contratar um carro 4×4, pra resolver2 assuntos de uma vez só. Algumas agências de turismo em Merzouga também oferecem esse roteiro. Vale a pena!
Leia mais dicas de viagem pelo Marrocos
- Viagem para o Marrocos: tudo o que você precisa saber
- Vale a pena alugar carro no Marrocos?
- Roteiro: 10 dicas de carro pelo Marrocos
- 10 experiências inesquecíveis no Marrocos
- Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos
- Marrocos – Fès, a cidade imperial
- De Carro Pelo Marrocos: De Fès a Merzouga, no Saara
- A experiência incrível de passar uma noite no Saara
- O Mercado de Rissani, no Marrocos
- Os incríveis desfiladeiros de Todra e Dades
- Uma viagem para Marrakech
- O fantástico Jardim de Majorelle, em Marrakech
Salve esse artigo no Pinterest!
Adorei o post!!!
Obrigada!
Que post incrível! Adorei tudo: os fósseis marinhos, o mercado e suas cores e sombras… me senti transportado pelo seu texto. Adorei as dicas e vou consultar novamente quando for pra lá! Espero que seja logo! Abraços!!!
Adorei o post. Esse ano quase fui ao Marrocos numa viagem combinada com Barcelona, mas acabou não rolando… Espero visitá-lo em breve! Abs
Fósseis marinhos em pleno Deserto do Saara: Apaixonei! Sou louca por vestigios bem antigos, mas o passeio todo deve ser muito incrivel! Muito bons seus posts sobre o Marrocos.
Que viagem incrível!! Passar 10 dias em contato com uma cultura tão diferente da nossa, experimentando sabores novos e observando de perto o dia a dia das pessoas no Marrocos deve ser maravilhoso. Essa parte em especial, do deserto do saara está na minha bucket list e com certeza suas dicas vão me ajudar a planejar minha viagem. Obrigada!
Foi demais mesmo! Marcou a vida. Fiquei muito feliz que você gostou. Beijão.