MAC USP: o incrível Museu de Arte Contemporânea da USP no Ibirapuera

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

O Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP) é um dos melhores museus de São Paulo.

Além de seu riquíssimo acervo e excelente programa de exposições, ele está localizado em um complexo arquitetônico histórico, projetado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

MAC USP em São Paulo

O edifício ainda tem um belo terraço com uma vista privilegiada para o Parque do Ibirapuera e para a região sul e oeste da capital paulista.

Além disso, os excelentes Vista Café Ibirapuera e restaurante Vista Ibirapuera, no mezanino e terraço do museu, completam a experiência cultural e gastronômica que é a visita ao MAC-USP.

E você, já se perguntou por que ainda não conhece o MAC USP? Vem comigo conhecer mais sobre esse incrível museu em São Paulo.



Onde fica o MAC USP – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo?

O MAC-USP está localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, em frente ao Parque Ibirapuera. Antigo endereço do Detran.

E é bem fácil de chegar até aqui. Você pode vir de carro e aproveitar o estacionamento gratuito. Usar o transporte público ou usar um aplicativo de mobilidade.


Clique para ver a localização do MAC-USP no mapa

O acervo de arte moderna e contemporânea do MAC-USP

O Museu de Arte Contemporânea (MAC USP) foi criado em 1963, quando a Universidade de São Paulo recebeu o acervo do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Esse acervo era formado pelas coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo, por doações ao antigo MAM e pelos prêmios das Bienais de São Paulo até 1961.

O acervo atual do MAC-USP tem cerca de 10 mil obras de arte moderna e contemporânea. Entre pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações.

São obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Lygia Clark. Além de uma incrível coleção de arte italiana do início do século XX.

MAC USP em São Paulo

Nas últimas décadas, o museu continuou investindo em obras de artistas contemporâneos, como Henry Moore, Cildo Meireles, Leda Catunda, Rosângela Rennó, Jonathas de Andrade. Além de vários outros artistas brasileiros e internacionais.

O museu é ligado à USP (Universidade de São Paulo) e oferece disciplinas de graduação, pós-graduação e pesquisa.

Além uma série de atividades como cursos, simpósios, congressos e outros encontros relacionados ao mundo da arte. Um dos principais objetivos da instituição é produzir e difundir conhecimento.


Horário de funcionamento do MAC-USP

O museu funciona de terça a domingo, das 11 às 21h. Não abre segunda-feira.

É preciso deixar mochilas, malas, sacolas e qualquer outra bagagem de mão nos guarda-volumes na entrada do museu.


Quanto custa o ingresso do MAC-USP

O MAC USP tem entrada e estacionamento gratuitos.


Mapa das exposições em cartaz para o público no MAC USP

O museu conta com mostras temporárias e algumas exposições de longa duração.

As exposições do acervo do museu ocupam 5 dos 8 andares do prédio, que também possui uma biblioteca para estudo no térreo. E uma livraria da Edusp no Mezanino.

Você pode ter acesso à programação de exposições em cartaz no MAC-USP no site oficial do museu.

Título da exposição Breve resumo Em cartaz até
  • Biógrafo: Daniel Senise
A mostra individual de Daniel Senise apresenta 37 obras do artista produzidas entre 1992 e 2022. 10 de março de 2024
  • Trajetos de Identidade: Bel Ysoh
Exposição selecionada no Edital de Exposições Temporárias do MAC USP. 7 de janeiro de 2024
  • 4 em 1 – Museus da USP
Exposição discute e apresenta os processos curatoriais em quatro dos museus da USP: Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu de Zoologia (MZ) e Museu Paulista (MP). Indefinido
  • Tempos Fraturados
Mostra de longa duração nos 6º e 7º andares com uma curadoria especial das obras representativas do arquivo e coleção MAC-USP. Mostra de longa duração
  • Art Déco Brasileiro – Doação Fulvia e Adolpho Leirner
A mostra reúne 47 objetos e documentação referente às obras, com imagens e histórico expositivo e bibliográfico. São peças de mobiliário, decoração, design têxtil, relevos e impressos, entre outros. 30 de dezembro de 2023
  • Lugar Comum
Exposição de obras do acervo montada de forma colaborativa entre curadores e artistas. 17 de dezembro de 2023

Leia também: 15 obras para ver na 35a Bienal de São Paulo


A vista panorâmica do MAC USP

Outro destaque imperdível da visita ao Museu de Arte Contemporânea da USP é a bela vista panorâmica que se tem do terraço do 8º andar do prédio. Não deixe de visitar!

Lá do alto é possível avistar o Parque do Ibirapuera e seus edifícios icônicos, como o Pavilhão da Bienal, a Oca e o Teatro Ibirapuera. Além do Obelisco.

MAC USP em São Paulo

À direita, vê-se o belíssimo prédio art noveau do Instituto Biológico, cujo jardim abriga o maior cafezal do mundo.

MAC USP em São Paulo


Restaurante Vista Ibirapuera e Vista Balcão

O restaurante Vista Ibirapuera, comandado pelos chefs Tuca Mezzomo e Pedro Oliveira, também funciona no 8º andar do MAC-USP.

Ele ainda é uma sensação em São Paulo e foi recentemente premiado pelo Travellers Choice do site TripAdvisor.

O cardápio é baseado na cozinha brasileira, com pratos que valorizam as raízes e os ingredientes das cinco regiões do país.

O restaurante serve almoço executivo de terça a sexta-feira, das 12h às 16h. O menu inclui prato principal e sobremesa e custa R$ 84. Veja mais detalhes sobre o cardápio de finais de semana e jantar.

Para jantar, e aos finais de semana, é recomendado fazer reserva pelo Whatsapp.

O irmão mais novo do restaurante é o Vista Balcão. O bar fica no mesmo espaço onde era o bar-­balada Obelisco. E também funciona como espera do restaurante.

É uma excelente pedida para um happy hour com vista ou para um esquenta antes de jantar no restaurante Vista Ibirapuera.


De terça a quinta, das 17h às 18h30 rola o Vista em Dobro. Peça um coquetel e ganhe outro. Fica a dica.


Vista Café Ibirapuera: meu preferido 

Mas confesso que meu espaço preferido é o Vista Café Ibirapuera, no mezanino.

O ambiente é super agradável e você ainda pode apreciar seu café no lado externo, com uma vista privilegiada para o belo edifício planejado por Niemeyer. Que na minha opinião, é uma das obras-primas da arquitetura do Brasil.

O cardápio foi desenvolvido pelo Chef Tuca Mezzomo. E tem opções de comidinhas para um café da manhã ou uma lanche no meio da tarde.

Dá uma olhada no cardápio.


Horários de funcionamento do Vista Ibirapuera, Vista Balcão e Vista Café

Restaurante Vista Ibirapuera Almoço | Menu Executivo e Autoral
Terça a Sexta – 12h às 16h.Jantar
Terça a Sábado – 19h às 23hFinal de Semana
Sábado – 12h às 16h e das 19h às 23h
Domingo – 12h às 17h
Vista Balcão Terça a sexta – 17h às 00h
Sábado – 16h às 00h
Domingo – 16h às 21h
Vista Café
Terça a quinta – 10 às 19h
Sexta a domingo – 10h às 20h

Leia também: Guia completo de onde se hospedar em SP: região por região


Leia mais dicas sobre museus e passeios em São Paulo


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratus
É fotógrafa, videomaker e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação.
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome