Continuando a nossa viagem de carro de 10 dias pelo Marrocos, saímos de Merzouga, no deserto do Saara no fim da manhã. Depois de algumas horas pelas R702 e N10, chegamos a Tinghir, porta de entrada para as famosos desfiladeiros de Todra e Dades.
Quer viajar sem preocupações?
Conte com assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas e imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.
Os incríveis desfiladeiros de Todra e Dades, no Marrocos
Essa região, fronteira com o Saara é muito importante para a história do Marrocos. Rota de comércio de sal, ouro e escravos entre a África negra e o Marrocos fundiram as populações berberes locais, de modo que árabes, berberes, o povo do deserto, e os descendentes de antigas populações negras confundem-se em uma população com traços mistos nos pequenos vilarejos à beira das grandes estradas.
Como chegar
Alugar um carro no Marrocos e dirigir por conta foi uma das ótimas experiências que tive na minha vida. Se você gosta de dirigir e gosta da sensação de desbravar novos lugares por conta própria, vá fundo!
Uma dica importante é: antes de alugar o carro, use um comparador online para comparar os preços de diferentes locadoras de uma vez só. Nós usamos e recomendamos a Rentcars.com.
Além de garantir o melhor preço no aluguel do carro, você paga em real, sem iof, e pode parcelar em até 12 vezes sem juros.
Leia também: O site Rentcars é confiável? Vale a pena usar?
Percorrendo as estradas do interior do Marrocos
Aliás, poder seguir com a estrada, passando pelos pequenos vilarejos e viver a importância das estradas, dos deslocamentos, dos caminhos, para um povo acostumado com mudanças e andanças foi definitivamente o ponto alto da viagem.
Não é sempre que você consegue experimentar a vida como ela é fazendo turismo em um país, né?
O Desfiladeiro de Todra
De Tinghir até o desfiladeiro de Todra são mais ou menos 17 km, passando por oásis em meio à áridos kasbah antigos. Um visual cinematográfico, de tirar o fôlego…
O desfiladeiro, ou garganta de Todra impressiona pela magnitude.
Cheia de gringos, souvenirs e ônibus de turismo. Fizemos apenas uma rápida parada para fotos, mas tem muita gente que passa dias por ali, escalando, ou mesmo fazendo as trilhas.
O 3o pneu furado no Marrocos
O francês do meu pai foi extremamente importante quando, na volta, tivemos nosso segundo episódio de pneu furado. E foi ali, esperando o borracheiro dar um jeito no furo do pneu, em meio aos ‘hikers gringos’, marroquinos, berberes, árabes, que senti que o mundo é realmente uma pequena aldeia, e que aquele lugar poderia ser Minas Gerais, o Tibet, a África do Sul. Estamos todos conectados…
De Tinghir a Boumalne Dades
De Tinghir, percorremos mais 70 Km até Boumalne Dades, onde passamos a noite. Dirigi sob uma tempestade de areia e água extremamente estressante, que me fez pensar que o clima do Marrocos não é brinquedo não.
Ao chegar em Boumalne Dades, nos assustamos com o frio e com o tempo ruim, morrendo de medo de pegar mau tempo durante a subida pelo Alto Atlas, porém o pessoal do hotel me garantiu que o tempo não estava tão ruim, e me lembrou que estávamos a 1.500 metros de altitude! A cidade é uma ótima base para visitas às gargantas de Todra e Dadès. São mileuma opções de hospedagem.
O Desfiladeiro de Dades
O dia seguinte amanheceu claro, e depois de uma noite quentinha, graças ao aquecedor portátil do hotel, tomamos um café da manhã reforçado e fomos até o desfiladeiro de Dades. Novamente, 50km de uma estrada com um visual cinematográfico. Aliás, essa é uma das inúmeras qualidades do Marrocos, o visual!
» A estrada mais linda do Marrocos!
E pudemos finalmente dirigir nesta estrada. Eu estava ansiosa por isso desde o começo das minhas pesquisas.
O desfiladeiro em si não é tão bonita quanto a Todra, mas vale o passeio. Recomendo 2 ou 3 dias na região, pra conseguir fazer as trilhas, e ver tudo com calma. Como nossa maior preocupação era conseguir atravessar a montanha antes de escurecer, não fizemos muitas paradas no caminho até Marrakech.
Um detalhe muito interessante da região foi ver as ovelhas pastando nas encostas de pedra.
» Onde ficar em Boumalne Dades
Já pensou se hospedar em uma caverna?! Nos hospedamos no peculiar Kasbah Tizzarouine, em um dos quartos chamados de Troglodyte, habitações típicas da região, em cavernas!
Foi o máximo!!!
Outras opções de hospedagem em Boumalne Dades, são: La Perle Du Dades, Auberge La Fibule Du Dades e Auberge Chez Pierre.
Não gostou de nenhuma?! Usando o Booking.com pra fazer a sua reserva, você tem garantia do melhor preço com cancelamento gratuito na maioria dos quartos e um ótimo serviço de atendimento em português. Além disso, você pode escolher seu hotel com base em opiniões de clientes verdadeiros.
Encontre todas as ofertas de hospedagem em Boumalne Dades
Não se esqueça do seguro viagem, hein?!
Contratar um bom seguro viagem para o Marrocos é a sua garantia de assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas, além de imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.
Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar.
A gente sempre usa o site da Seguros Promo. Aproveite a oportunidade e ganhe até 10% de desconto usando o código TOPENSANDO05.
Leia também: Dicas infalíveis para economizar em seguro viagem
Atravessando o Alto Atlas nevado
À medida que nos aproximávamos da montanha, as coisas começaram a ficar … BRANCAS !
Num primeiro momento era tudo: Olha que lindo esta montanha nevada, mas a coisa começou a ficar pesada, e o fantasma do Rif voltava a acenar, relembrando que desta vez poderia ser bem pior…
De repente, Meu deus, da onde vem tanta neve?!
Mesmo não esperando a mudança brusca na temperatura, e no visual, seguimos em frente, confiantes pelo sinal verde da fiscalização, e pela presença de outros carros, em ambos os sentidos. Depois de pneu furado no meio do nada, neblina intensa, tempestade de areia, e tempestade, neve era o que faltava prá deixar a aventura ainda mais… gelada!
Finalmente, com paciência, e sem pressa, vencemos o Alto Atlas, e chegamos na caótica Marrakech, nosso destino final na aventura marroquina. Mas isso é assunto pro próximo e último post: Uma viagem para Marrakech!
Leia mais dicas do Marrocos
- 10 Dias de Carro Pelo Marrocos
- Vale a pena alugar um carro no Marrocos?
- Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos
- Marrocos – Fès, a cidade imperial
- De Carro Pelo Marrocos: De Fès a Merzouga, no Saara
- O grande deserto do Saara
- As gargantas de Todra e Dades
- Crazy Marrakech
- O fantástico Jardim de Majorelle, em Marrakech
Boa noite! Tudo bem? Vim lhe incomodar novamente! Mas como estou me baseando no seu roteiro, fiquei perdido nesta parte. De Tinghir até Todra eu li acima que são cerca de 17 km. Depois de chegar nesse viewpoint você retornou pelo mesmo percurso , de volta para Tinghir? Outra dúvida, de Boumalne até o desfiladeiro de Dades: você vai até o viewpoint e retorna para Boumalne? E última dúvida, qual foi essa estrada que passa pelo Atlas até Marrakesh? Obrigado pela atençao e desculpa lhe incomodar de novo
Oi Leonardo, tudo bem? Não precisa se desculpar não, imagina! Fico feliz em ajudar. A gente vai até os desfiladeiros e depois volta. Isso mesmo. A estrada é a N9. Qualquer dúvida, estamos aí! ;)
oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações. Obrigado
Obrigada você pela visita e comentário, Juliano. Abs!
Bom dia Alessandra! Primeiramente gostaria de agradecer por compartilhar sua experiência. Seu post foi muito útil no planejamento da nossa viagem. Eu e minha noiva vamos passar 12 dias rodando pelo Marrocos no próximo mês e passaremos pelas estradas do Alto Atlas também. Tenho uma dúvida com relação ao aluguel do carro, e talvez você possa me ajudar: quando vocês alugaram o carro ele veio com correntes ou pneus para neve? Muito obrigado e, novamente, parabéns pelo post.
Oi Rafael, obrigada pela visita e que bom que pude te ajudar de alguma maneira. Olha, tivemos problemas com a empresa que nos alugou o carro. Ele não veio com pneus para neve nem com correntes. Aliás, não veio nem com estepe decente. Recomendo usar a Rentcars para fazer a sua pesquisa e de preferência alugar o carro com uma companhia grande e conhecida. Não caia na tentação de alugar com as locais. O barato pode sair caro, hein?!
Se você curtiu as dicas pode também reservar hotel e comprar seguro viagem com 5% de desconto com nossos links sem pagar nada mais por isso! ;). Se precisar de mais alguma ajuda é só falar!
Marrocos é um país singular e que tenho muita vontade de conhecer!
Estou apaixonada pelas fotos! Amei esse post e me deu mais vontade de arrumar as malas e desembarcar por lá!
Obrigada por compartilhar as dicas e lindas imagens!
Nossa, quanta história sensacional! Eu ficaria com medo dessa neve toda numa estrada sem estrutura. E aquele quarto de hotel muito doido? Adorei
Tenho muita vontade de viajar pelo Marrocos. Um dia o farei, só não sei quando. Espero que em breve! Estes textos, com estas narrativas e estas imagens, me inspiram, me instigam, fazem crescer minha vontade!!!
Esses lugares são realmente fantásticos! O Marrocos tem cada beleza natural que a gente nem acredita né?
Que viagem legal, já estava acompanhando suas fotos no instagram e adorei ver o relato completo por aqui!!!!
Me deu vontade de me aventurar pelo Marrocos :)
Abs
Olá Alessandra, passaram por Tizi n’Tichka, ou seja, pegaram a N9 de Quarzazate até Marrakech?
Obrigado.
Sim, Rodrigo! Obrigada pela visita.
Olá Alessandra, primeiramente parabéns pelo relato =D
Estou programando uma viagem pro Marrocos em Janeiro de 2017 e queria saber se você em algum momento sentiu arriscado fazer o percurso de carro ( sem guia). Confesso que estou com medo, devido a sinalização, da neve no alto das montanhas, e um pouco de receio com a cultura muçulmana ( me desculpe, mas sei muito pouco sobre a cultura, estou começando minhas pesquisas agora).
Pode me dar um luz, se acha que é tranquilo ou se vale a pena pegar um guia ?
Na vrdd, vamos eu meu marido e meus pais fazer de Marraquesh a Fés de carro.
Só aventura,hein?
Marrocos apaixonante, Carmem! :)!
Maravilha de fotos, acompanhando curiosa e encantada cada post desta belíssima viagem … Paisagens de sonho …