Eu adoro dicas gastronômicas e acho que a gastronomia, assim como a fotografia, é a companheira perfeita para ‘o viajar’. Estou sempre em busca dos melhores restaurantes, bares e cafés nos destinos por onde passo, e você?
Pensando nisso, preparei este guia de onde comer em Ubatuba com algumas das experiências gastronômicas mais incríveis em um dos principais destinos do litoral norte de São Paulo.
Delicie-se!
Leia também: As 9 melhores pousadas em Ubatuba
Onde comer em Ubatuba: o guia definitivo!
Visitei Ubatuba recentemente e fiquei impressionada com a cena gastronômica local. A fartura de ingredientes frescos, orgânicos, e a criatividade de chefs que largaram tudo, mudaram para Ubatuba e ganharam ainda mais, são fatores importantíssimos para o desenvolvimento e frescor de tantos restaurantes e cafés espalhados pela cidade.
Neste guia você vai encontrar 10 dicas fresquinhas de onde comer em Ubatuba, com uma seleção para foodie nenhum botar defeito. Afinal de contas, o que a gente quer saber mesmo é onde comer bem em Ubatuba, não é? Vamos lá!
Navegue por restaurante ou leia o post inteiro!
» Café Pagu: culinária internacional com toque caiçara
O Café Pagu é uma das boas surpresas culinárias de Ubatuba. O Café, que também serve refeições – e uma cervejinha! – fica na Vila dos Pescadores, no centro da cidade, local que desponta como um point gastronômico e cultural em Ubatuba.
O cardápio do Pagu é apaixonante, criativo e cheio de cores. Para mim, os destaques foram os pratos do menu fixo. O Caiçara leva peixe do dia temperado com alho, limão e gengibre grelhado, que acompanha batata doce e banana da terra assadas, taioba, arroz, feijão e salada.
Já o Curry Tailandês é feito com peixe cozido no molho de leite de coco com pasta de curry tailandesa, gengibre, capim-limão e limão, servido com legumes variados e arroz.
As receitas do Pagu são criações da chef Christine Bonnell, uma americana que se apaixonou por Ubatuba e resolveu criar uma culinária global com ingredientes locais e toque caiçara.
Christine também dá aulas de culinária natural e saudável e investe na importância dos ingredientes frescos, orgânicos e saudáveis. Afinal de contas, você é o que você come!
Outra curiosidade interessante é que a casa aceita FairCoins, uma criptomoeda baseada na mesma tecnologia do Bitcoin (protocolo blockchain), que viabiliza uma rede global e descentralizada de pagamentos e recebimentos de valores. Achei o máximo!
Os valores dos pratos variam de R$24 a R$ 35 para pratos individuais. Bom, né?
Ilha dos Pescadores, Centro – Ubatuba
Quartas-feiras, das 9h às 17h (com participação da Feira da Rede Agroecológica Caiçara até às 13h).
Sexta e Sábado, das 12h às 00h – refeições até às 22h, e porções até o encerramento das atividades -.
Domingo das 12h às 18h.
» Croissant do Francês Ubatuba: experiência gastronômica imperdível em Ubatuba
A Boulangerie e Rotisserie Croissant do Francês Ubatuba é um achado. Recém inaugurada, é definitivamente um dos melhores lugares onde comer em Ubatuba.
Cria do chef Patric Berjeaut, a boulangerie e rotisserie fica ao lado do mercado de peixes da Ilha dos Pescadores, na região central de Ubatuba, do lado do Café Pagu.
O chef atende pessoalmente aos pedidos e prepara o que der na telha, ou na vontade do cliente. Sem menu fixo, Patric trabalha com criatividade e segundo a fase da lua.
Adepto da culinária ogra, como ele mesmo diz, Patric gosta mesmo de misturar ingredientes sofisticados e rústicos, e fazer uma comida para usar as mãos. A principal motivação do chef é a felicidade do cliente, e geralmente quem come aqui sai lambuzado, chupando os dedos! Simplesmente divino!
Acho que dá para ver nesse lindíssimo prato que ele, generosamente preparou para nós, uma belíssima corvina de Ubatuba, com legumes assados. Deliciosa!
O cardápio também inclui opções de sanduíches, quiches e sobremesas espetaculares, não podia deixar de ser, já que o chef foi aluno de Alain Ducasse, em Paris.
Uma curiosidade interessante é que o Croissant do Francês Ubatuba abre às 2h da manhã aos sábados e domingos. Segundo Patric, o cheiro do pão fresquinho atraiu os clientes mais boêmios, e outros chefs de Ubatuba, que queriam relaxar após o serviço.
Patric acabou criando um Plantão da Madrugada, e serve pratos como “Canja da Vovó e polenta à parmeggiana para aquecer o coração e dar uma animada para chegar bem em casa.
Ilha dos Pescadores, Centro – Ubatuba
Quartas-feiras das 7h30 às 14h.
Sábado e Domingo: das 2h às 15h
» Casa Cannele: cozinha artesanal, com memória e tradição
A Casa Cannele também é uma super dica de onde comer em Ubatuba. Localizado no Itaguá, de frente para o mar, o restaurante oferece uma cozinha artesanal de alma caiçara, e trabalha com produtos sazonais locais, no contexto de slow food. Comer aqui é uma verdadeira experiência!
Aberta originalmente como uma cafeteria, a Casa Cannele se transformou com o tempo. Hoje funciona como restaurante e loja, onde estão expostas peças garimpadas nas viagens das proprietárias Michele Gilaberte e Vanessa Campiolo, além de artesanato de Ubatuba, como cerâmicas e teares. O máximo!
É o lugar perfeito para um jantar romântico ou com amigos e família ou mesmo para um café da manhã em Ubatuba. Isso mesmo! O famoso Café da Maria, acontece na Casa Cannelle todas as sextas-feiras pela manhã e também aos sábados durante a alta temporada (de 26 de dezembro ao final de janeiro). O cardápio fica por conta da artista plástica, chef de culinária e blogueira Maria Capai.
Além do cardápio fixo do restaurante, a chef Michele Gilaberte também prepara jantares harmonizados, investindo em ingredientes que promovem a cultura e a tradição locais.
Olha só que demais o menu que ela mesma fez – à mão – para o jantar que nos ofereceu na Casa Canelle em Ubatuba.
O destaque do jantar, na minha opinião, foi o filé de peixe da época grelhado, servido com purê de taioba com mandioca da terra, lascas de palmito pupunha assado de Itamambuca, que lembravam uma espécie de macarrão e farofa de banana do Ubatumirim.
Olha só as cores desse prato!
Para harmonizar, um gin tônica com gengibre de Ubatuba. Nada mal, hein?!
O cardápio fixo da Casa Canelle em Ubatuba muda sazonalmente (cerca de 4 vezes ao ano), mas a ideias é sempre essa. Simplesmente incrível, recomendo!
Avenida Guarani, 240 – Itaguá
De quarta a sábado, a partir das 18h.
Domingo, do meio dia às 18h.
De 26 de dezembro ao final de janeiro: diariamente, a partir das 18h
» Terra Papagalli
O restaurante Terra Pagagalli é outra opção incrível de onde comer em Ubatuba. O restaurante possui varanda à beira mar e um cardápio sazonal que procura integrar ingredientes que vem da terra e do mar.
Os pratos servem duas pessoas, e os valores variam conforme a época. A comida é deliciosa, apesar do preço salgadinho. Experimentei o cambucu folgadinha, peixe grelado, ao molho crocante de gergelim, pimentas e açafrão da terra, em leito de corações de palmito e arroz vermelho com castanhas do Pará. Simplesmente divino.
A farofa de bananas também é um dos destaques da casa. Não deixe de experimentar!
Rua Xavantes, 537.
Quarta-feira: das 18h às 23h.
Quinta-feira: das 12h às 23h.
Sexta e sábado: das 12h à meia noite.
Domingo: das 12h às 18h
Quer alugar uma casa pelo Airbnb em Ubatuba?
Confira essa curadoria especial com as melhores casas e apartamentos para alugar no Airbnb em Ubatuba. Um guia completo das melhores praias e regiões de um dos destinos mais incríveis do litoral paulista.
» Francisco Risoteria
Ainda em Itaguá, outra opção excelente de onde comer em Ubatuba é o restaurante Francisco Risoteria.
Com ambiente familiar e muita história, é como se estivéssemos sendo convidados para visitar a casa do chef Antonio de Carvalho, que recebe pessoalmente todos os clientes, assina o menu do restaurante e finaliza as receitas no salão, como bons amigos fazem.
Experimentei o arancini de pequi e o risoto de camarão. Ótimos! De sobremesa, o bolo de laranja com farinha de arroz dá um toque refrescante à experiência.
Um curiosidade interessante é que eles oferecem várias opções de entretenimento para todas as idades. Eles têm livros, música, jogos de tabuleiro e fliperama para toda a garotada.
Avenida Milton de Holanda Maia, 160, Ubatuba
» OKone
Okone é um restaurante localizado bem em frente à Praia de Itaguá, especializado em comida peruana e japonesa. Você pode pedir à la carte, ou escolher o rodízio, que inclui uma grande variedade de pratos peruanos – ceviche delicioso – e opções do tradicional rodízio japonês, além das receitas exclusivas.
Ficou com fome? Vá no Okone!
Rua Leovegildo Dias Vieira, 752 – Praia Itaguá
Quinta a terça: das 19h às 23h30
» Uba! Sorvetes Naturais
Casquinha feita na hora e gelato de qualidade. Preciso falar mais? Preciso: paletas!
Carlos Eduardo Manso, José Carlos Manso Junior, Felipe Pasquali Lorenzato e Tadeu Cândido Martins Júnior, sócios da Uba! Sorvetes Naturais compraram a marca Paleteria Mexicana Los Hermanos quando a empresa fechou, e a partir da experiência, resolveram investir em uma marca própria. Assim nasceu a Uba! Sorvetes Artesanais.
É o lugar perfeito para tomar um sorvete e curtir o clima praiano de Ubatuba. Reparei logo na parede grafitada, obra do artista plástico e surfista Jeferson Guedes (@GodBlessArt), especializado em pintura de pranchas de surfe. Gente fina!
Ahh, eu já ia esquecendo: Você pode comprar as paletas em um dos carrinhos que percorrem as praias da Uba!
Rua Guarani, 601
» Mangarito
O Mangarito oferece sanduíches, tapiocas, hambúrgueres, sobremesas, cafés e bebidas, inclusive na opção delivery. Eles servem alimentos 100% saudáveis, o mais artesanal possível, com preferência a produtores artesanais, locais e alimentos orgânicos da agricultura familiar e plantas não convencionais.
O sanduíche caprese, feito com pesto de manjericão, tomates frescos e queijo canastra na ciabatta de fermentação natural ajudou muito a recuperar as forças durante a Trilha das 7 Praias.
É uma boa opção também para matar aquela fome do pós-praia, depois da cervejinha.
Rua Capitão Felipe, 406
» Jundú Praia Bar
Depois de ter conhecido muitas opções de onde comer em Ubatuba ‘no asfalto’, vamos falar um pouquinho de onde comer na praia, né?! Ahhh, a praia!
O Jundú Praia Bar é um bar e restaurante literamente na areia da Praia de Prumirim, que serve um peixe fresco maravilhoso e para completar, serve a sua cerveja na canoa.
É isso mesmo que você leu: no lugar do simples balde de gelo, o Jundú traz logo a canoa. Comida boa, ambiente incrível, cerveja gelada e o doce balanço do mar.
Imperdível. Não diga que não te avisei, hein?!
» Tachão de Ubatuba
E finalmente, uma das Instituições da cidade: o Tachão de Ubatuba, ‘há mais de 30 anos fabricando delícias’! O nome vem da palavra tacho, um tipo de panela usado para cozinhar o doce.
Visitamos a loja da fábrica, na Rua das Begônias, 95 (próximo ao km 93 da Rodovia Oswaldo Cruz) e nos deliciamos com tanta gostosura.
É o lugar perfeito para passar antes de voltar para casa, tomar um café – tem expresso Lavazza – e encher a mala de Bananinhas.
Onde comer em Ubatuba | No Mapa
Confira no mapa essas 10 dicas de onde comer em Ubatuba e continue lendo para saber mais detalhes sobre cada lugar.
Leia também: Vila Jacaa: pousada em contêineres em Ubatuba
Precisa alugar um carro para viajar para Ubatuba?
Uma boa dica para economizar no aluguel de carro é usar um comparador online para conferir preços de locadoras diferentes em uma única plataforma. Nós usamos e recomendamos a Rentcars. Além de garantir o melhor preço, você pode dividir o valor em até 12 vezes sem juros!
Nessa viagem usamos um Mercedes-Benz Vito, uma minivan super confortável, novidade no segmento de veículos comerciais leves. É o carro perfeito para uma viagem com um grupo de amigos, ou uma família grande.
Conforto, segurança, inovação e a confiança da marca Mercedes-Benz, né? Aprovado!
Leia outras dicas de viagem para Ubatuba
- As 9 melhores pousadas em Ubatuba: dicas incríveis
- Vila Jacaa: pousada em contêineres em Ubatuba
- Pousada Jamboo: conforto e charme em Ubatuba
- Theobroma Chocolates Naturais: a magia de Ubatuba
Alessandra conheceu e experimentou todas as dicas de onde comer em Ubatuba durante a #PressTripCaiçara. Todas as opiniões aqui são pessoais e independentes. A gente experimenta tudo e conta pra você. Leia mais sobre as políticas do blog.
Faltou foto dos lindos pratos do Mangarito! E como moradora, substituiria alguns itens dessa lista por outros bem mais autênticos e diferenciados, porque afinal sushi e paleta tem em toda esquina de Ubatuba.
oi Mariana, tudo bem?! Obrigada pela visita e comentário. Aceito sugestões para incluir ao invés de substituir! ;)! Beijos.