Theobroma cacao é o nome científico do cacaueiro, a árvore que produz o cacau, principal matéria prima do chocolate, o ‘alimento dos deuses’. O cacaueiro é originário da Bacia do Rio Amazonas, mas cresce muito bem em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.
Não por coincidência, Ubatuba é também casa da Theobroma Chocolates Naturais, uma iniciativa de Débora Martins, que, por 15 anos, lutou contra sérios distúrbios alimentares relacionados à forma industrializada do chocolate.
Débora descobriu o cacau de Ubutaba e se encontrou. Pôs a mão na massa e desenvolveu um alimento nutritivo, natural e saboroso, que ao contrário do chocolate industrializado, repleto de produtos químicos, conservantes e gordura, não despertava nela a compulsão.
De vilão a ‘alimento das deusas’, Débora transformou a produção dos chocolates naturais em algo mais. Criou uma rede de pessoas com habilidades e ocupações diversas, incentivando a economia local e o trabalho de pequenos produtores.
Isso é super importante se a gente se dá conta dos graves problemas de trabalho escravo e infantil nas grandes plantações de cacaueiros pelo mundo, principalmente na Costa do Marfim, o maior produtor de cacau do mundo.
A escolha consciente de produzir e consumir um alimento natural, saudável, que contribui com a economia local e é feito com propósito, é algo transformador.
Theobroma Chocolates Naturais
Voltando à composição dos chocolates naturais Theobroma, trago boas novas: eles são alimentos funcionais. Juro! O cacau, um alimento energético de baixo índice glicêmico, é rico em flavonóides e tem propriedades estabilizadoras de humor. O óleo de coco é bactericida, fungicida, lubrificante, e é tudo de bom! Vai me dizer que você ainda não sabe disso?
Além de serem naturalmente saudáveis, os chocolates naturais Theobroma ajudaram Débora no processo de sua própria reeducação alimentar. O que faz a gente repensar todo o ciclo vicioso. Desde o consumo excessivo incentivado pelas grandes indústrias até os componentes que fazem parte dos ‘industrializados’.
A fantástica fábrica de chocolates de dona Nena
Conhecer o trabalho da Débora me fez lembrar a fantástica fábrica de chocolates de dona Nena, que revolucionou a pequena Ilha do Combu, em Belém do Pará ao apresentar ao mundo seu chocolate 100% cacau.
Estou convencida. O chocolate é de fato o ‘alimento das deusas’! Vida longa às mulheres brasileiras que de alguma forma revolucionaram e revolucionam nossos estados presentes!
Leia também: A fantástica fábrica de chocolate de dona Nena na Ilha do Combu
Pontos de venda em Ubatuba
Ficou curioso para experimentar?! Confira os endereços dos vários pontos de venda da Theobroma Chocolates Naturais em Ubatuba e São Paulo. Recomendo!
» Ubatuba
- Casa Cannelle: Avenida Guarani, 240
- Espaço Terra Viva: Av. Prof. Thomaz Galhardo, 596
- Croissant do Francês: Rua dos Pescadores, 5
- Casa AlmaZen: Rua Thomaz Galhardo, 217
» São Paulo
- Wet Academia: Rua Domingos Olimpio,155
- CrossFit Sher: Rua Faustolo 999
Gostou da dica?
Aproveita para curtir a nossa página do Facebook. Lá você fica por dentro de todas as novidades aqui do blog e não perde nenhuma dica!
Leia mais de viagem para Ubatuba
- Onde comer em Ubatuba: o guia definitivo
- Pousadas em Ubatuba: 9 dicas certeiras para o verão
- Vila Jacaa: pousada em contêineres em Ubatuba
- Pousada Jamboo: conforto e charme em Ubatuba
Alessandra viajou para Ubatuba a convite da Pousada Vila Jacaa e da Pousada Jamboo
Parabéns! Débora, demorô, pois já esperava algo muito bom vindo de ti.
Excelência acima de tudo.
Quero teu choco 100%
Quero vender teu choco.
Vamos trocar e-mail?
Rubinho
Olá Rubem, tudo bem?! Entre em contato com a Debora pela página do Facebook ou e.mail. Nós apenas escrevemos sobre os chocolates naturais Theobroma. Abraços.
Realmente, um chocolate dos deuses feito por mãos de fada!
Reconhecimento vindo de Fada vale por mil! <3
Companheira de jornada, Iris Aika