A Rota da Uva é um circuito turístico em Jundiaí que percorre belas paisagens e reúne inúmeros pontos de visitação entre sítios, adegas, restaurantes, bares e lojas.
Boa parte desses lugares tem histórias super interessantes relacionadas à cultura da uva na região.
Visitar a Rota da Uva é uma ótima opção para quem gosta de enoturismo e gastronomia, porque uma coisa é certa vinho e comida boa não faltam pelo caminho.
Conhecemos mais de 20 atrações da Rota da Uva e conto sobre elas nesse post.
Jundiaí, a Terra da Uva
Jundiaí fica a pouco mais de 50 km de São Paulo e é conhecida como a Terra da Uva. A cidade integra o Circuito das Frutas e abriga produtores de uva e de vinho.
A uva é tão importante na história da cidade que mereceu um roteiro turístico dedicado a ela.
A produção de uva se iniciou com a chegada dos imigrantes italianos na cidade, no final do século XIX. A cultura e as tradições italianas são bastante fortes na região por onde passa a Rota da Uva, nos bairros do Caxambú, Colônia, Toca e Roseira.
Leia também: 11 pousadas românticas perto de SP
Como percorrer a Rota da Uva em Jundiaí
A Rota da Uva pode e deve ser percorrida de forma independente. Faça esse roteiro no seu tempo, parando aonde achar melhor e aproveitando cada momento.
É possível fazer a Rota da Uva no esquema bate e volta mas já adianto que não é o suficiente para conhecer o melhor desse roteiro. Então, se eu fosse você aproveitaria um fim de semana ou feriado para conhecer o máximo de lugares. Certamente você se surpreenderá.
Nesse post conto um pouco do que você vai encontrar pelo caminho ao percorrer a Rota da Uva em Jundiaí (SP).
Atrações da Rota da Uva em Jundiaí
Leia também: 19 opções de hotel fazenda em SP para ir com a família
Adegas da Rota da Uva
Muitas das adegas que fazem parte da Rota da Uva possuem plantações de uva, que podem ser visitadas. Em algumas delas também é possível conhecer o processo de produção de vinho e degustar os produtos vendidos.
Em todas há uma lojinha para que se possa levar para casa os vinhos e outros produtos fabricados artesanalmente, como geleias, pimentas, licores, biscoitos.
Visitamos 9 adegas da Rota da Uva, todas familiares. É bem interessante conhecer a história de cada família que produz seu próprio vinho.
» Adega Martins
A Adega Martins é uma adega familiar, totalmente artesanal. O casal Amarildo e Silvia conta com a ajuda dos familiares na plantação de uvas e produção dos vinhos coloniais, suco de uva, licores, vinagres e pinga.
Eles produzem cerca de 5 mil litros de vinho por ano. Além dos vinhos eles produzem espumante feito com a uva Niagara.
Endereço: Rua Mario Gobbo, 1801 – Chácara Itamar – bairro Mato Dentro (Jundiaí Mirim)
Contato: 11 4584 3250 ou [email protected]
» Adega Beraldo di Cale
A adega Beraldo di Cale fica em uma belíssima propriedade, em meio a uma grande área verde, cortada pelo rio Jundiaí Mirim.
O negócio familiar é tocado hoje por Solange, neta do Sr. Beraldo que chegou em Jundiaí em 1927 e começou a plantar uvas no local. No entanto somente em 2001, Solange e seu pai deram início à produção de vinhos.
Hoje em dia, o vinho Beraldo di Cale é produzido artesanalmente, sob os cuidados de Ariana, filha de Solange, que é enóloga e apaixonada pelo que faz.
A adega produz vinhos de mesa e vinhos finos além de espumantes e de um produto que é um dos destaques do lugar, a Mexeriquinha, cachaça curtida na Mexerica.
No local funciona também, apenas aos finais de semana e feriados, o restaurante que tem uma comida deliciosa.
Endereço: Estrada de Jarinu, Km 12, bairro Caxambú
Contato: 11 4584 4330 ou [email protected]
Veja mais informações no índice de restaurantes que fazem parte da Rota da Uva.
» Adega Fontebasso
No sítio da família Fontebasso existem atualmente plantados 20 mil pés de uva. Além de uva eles plantam caqui na propriedade.
Com tradição centenária na produção de vinhos a adega produz 8 tipos da bebida entre secos, suaves, tintos, brancos e rosés, utilizando as uvas Corbina e Máximo. Sua produção anual gira em torno de 4 e 5 mil litros.
Fomos recebidos pelo Rodinei e seu filho João. O sítio Fontebasso é lindo e vale a visita. Na loja você encontra diversos produtos caseiros além dos vinhos, é claro.
Endereço: Av. Humberto Cereser, 7405, bairro Roseira
Contato: 11 4584 3789 ou [email protected]
» Adega Vendramin
As irmãs Sandra e Vera Vendramin deram continuidade à produção de vinhos na propriedade após o falecimento do patriarca da família. As uvas que produzem os vinhos são compradas do sul do país.
No sítio Vendramin há plantações de goiaba e pêssego, uma bela horta e criação de porcos e vacas.
Além de uma lojinha com diversos produtos caseiros, inclusive uma saborosa linguiça, há um museu com diversas peças antigas como máquina de escrever, telefone, calculadoras, tênis e outras relíquias.
É possível combinar previamente um café da manhã ou almoço para grupos de mais de 15 pessoas.
Endereço: Av. Comendador Antônio Borin, 5189, Jardim Caxambú
Contato: 11 4584 0441
» Adega Brunholi
A adega é apenas uma das atrações da Villa Brunholi.
O local abriga ainda museu com a história dos primeiros imigrantes italianos da região, mini fazenda com direito a bichos, parquinho e redário e restaurante. Isso tudo em uma área verde privilegiada com árvores frutíferas e horta.
Sobre o restaurante você pode saber maiores detalhes no índice de restaurantes que fazem parte da Rota da Uva.
A família Brunholi produz vinhos de mesa e vinhos finos. Experimentei um Merlot e gostei muito, ótimo custo x benefício.
Além dos vinhos eles produzem licores, cachaças e um produto que é sensação, a caipirinha pronta. A caipirinha é muito prática, é só deixar a garrafa na geladeira ou no freezer e está pronta para tomar. Eles fabricam também vinagres, massas artesanais e suco de uva.
Endereço: Av. Humberto Cereser, 5900, Caxambú
Contato: 11 4584 1799
» Adega Marquesin
A família Marquesin planta uvas Corbina, Moscato, IAC Máximo, Isabel e Niagara, atualmente eles possuem 12 mil pés de uva mas há 20 anos chegaram a ter 120 mil pés.
A Adega Marquesin produz vinhos coloniais e são o exemplo de como a Rota da Uva é importante para o turismo rural na região. Graças a esse roteiro turístico é que Evandro Marquesin decidiu continuar com o sítio de seu avô que tem 90 anos de idade.
Uma curiosidade, a loja da Adega Marquesin fica em um tonel de 90 mil litros.
» Adega do Português
A única adega portuguesa da região foi fundada em 1965 pelo casal José Coelho Capitão e Fernanda Maria Moniz, que vieram da Ilha da Madeira.
Atualmente, na adega só trabalham mulheres. O sítio é muito bonito e a plantação de uva é feita com técnicas modernas a fim de produzirem uvas mais saudáveis.
As uvas são plantadas na segunda metade do ano e colhidas em dezembro. Os barris da adega vieram do Sul do país, tem um barril de carvalho que é de 1810.
Além de vinhos coloniais são produzidos licores diversos, destaque para o licor de vinho, e o cooler de pêssego, à base de vinho e suco da fruta.
Endereço: Av. José Mezzalura, 4405
Contato: 11 4584 1128
» Adega e Cervejaria Galvão
Antonio Galvão Jr toca o negócio da família hoje em dia mas nos contou que estava prestes a largar as plantações de uva depois da morte de seu avô Alcindo, em 2010. Ele decidiu então retornar ao sítio e continuar a cultura e tradição da família. Hoje atua em duas frentes: vinho e cerveja artesanal.
São 4 estilos de cerveja de garrafa produzidas lá: IPA, Pale Ale, Weiss e Stout. Muito boas! É possível tomar, no local, um chopp artesanal acompanhado de uma das porções servidas.
Endereço: Av. Maria Negrini Negro, 950, bairro da Toca
Contato: 11 4584 6099 ou [email protected]
» Adega Maziero
A Adega Maziero tem o maior fluxo de turismo espontâneo da região. É considerada a maior adega dentre as adegas artesanais da Rota da Uva, com produção anual que gira em torno de 60 e 70 mil litros.
A adega produz vinhos coloniais, vinhos finos e espumantes. Na loja da adega é possível provar diretamente dos tonéis cada um dos vinhos produzidos por eles. Além dos vinhos são vendidos outros produtos como biscoitos, crostoli e um pão de uvas muito gostoso.
O Vinho do Papa
A Maziero é famosa por ter servido vinho a dois Papas. Em 2007, o vinho rosé suave do local foi o escolhido para o Papa Bento XVI celebrar a missa no Brasil.
Em 2013, quando o Papa Francisco veio ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, mais uma vez a Adega Maziero foi selecionada para servir os vinhos durante a celebração da missa e o almoço.
Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 18h. Domingos, das 8h às 16h.
Endereço: Av. Maria Negrini Negro, 2051, bairro da Toca
Contato: 11 4584 1810
Restaurantes da Rota da Uva
Opções não faltam para comer bem na Rota da Uva. O grande destaque não poderia deixar de ser a comida italiana. Comida caseira, farta e saborosa. E tem opções para café da manhã, almoço e jantar.
» Beraldo di Cale
O lugar é um charme e tem comida italiana de primeira.
Tudo é produzido ali mesmo. Provamos um excelente talharim com ragu de linguiça e alho poró frito e antes disso porções de polenta frita e de queijo curtido em vinho. Tudo muito saboroso e um local super agradável em meio à natureza.
Para acompanhar começamos com o espumante produzido por eles e na sequência vinho tinto. De sobremesa provamos um pouco de cada compota de frutas.
Recomendo chegar cedo para garantir uma mesa. Não deixe de conhecer a Adega Beraldo di Cale, maiores informações no índice de adegas que fazem parte da Rota Da Uva
Endereço: Estrada de Jarinu, Km 12, bairro Caxambú
Contato: 11 4584 4330 ou [email protected]
» Spiandorello
Esse restaurante é um dos mais tradicionais da Rota da Uva. Com 60 anos de existência, seu cardápio de comida típica italiana se mantêm o mesmo até hoje. Frango, polenta, macarrão e risoto de miúdos de frango são alguns dos pratos servidos.
O espaço ao ar livre é bem gostoso com direito a bosque ao redor do lago. O restaurante é bastante concorrido aos finais de semana.
Endereço: Av. Humberto Cereser, 6245, bairro Caxambú
Contato: 11 4584 0712
» Vendinha do Alto
O restaurante de comida caseira oferece almoço self service, de segunda a sábado. Além da comida gostosa, os doces servidos na Vendinha do Alto são uma delícia.
A história do lugar é centenária, era lá que os imigrantes compravam os insumos para o dia-a-dia. Se você gosta de torresmo, não deixe de experimentar o de lá! Compre e leve pra casa.
Endereço: Av. Osvaldo Pessoto, 55, Bairro Colônia
Contato: 11 4584 1654
» Restaurante Don Martê
O restaurante Don Martê é dos mesmos donos da Adega Martins. Com ótimo cardápio, comidas saborosas e um espaço com mesas ao ar livre. O grande destaque é o Tortei de abóbora, feita pela mãe da dona, receita tradicional da família.
Endereço: Av. Comendador Antonio Borim, 4680, bairro Caxambú
» Italianão
O restaurante é especializado em frutos do mar. As porções são fartas e os preços são convidativos.
Fizemos uma refeição maravilhosa com direito a tilápia e camarões empanados e de prato principal, abadejo à belle meunieri com arroz e batatas noisette.
Endereço: Av. Humberto Cereser, 5667, bairro Caxambú
Contato: 11 4584 3247
» Villa Brunholi
O Família Brunholi Restaurante é uma das atrações da Villa Brunholi, um complexo turístico e gastronômico que faz parte da Rota da Uva. Já contei na parte de adegas que eles produzem ótimos vinhos finos e a caipirinha pronta mas agora vou falar de comida, comida boa!
Provamos o delicioso e farto Café Colonial, que é servido aos sábados e domingos das 8h às 11h30 e que conta com nada mais nada menos que 80 itens. Aquele café de hotel de luxo, saca?
Além do Café Colonial, o restaurante oferece almoço e jantar à la carte com opção de buffet de antepastos por quilo. Nas sextas-feiras a noite é a vez do famoso rodízio de massas. Tudo é preparado no restaurante e com receitas tradicionais da família.
Endereço: Av. Humberto Cereser, 5900, bairro Caxambú
Contato: 11 4584 1219 e 11 4582 7619
» Restaurante Recanto Marquezin
O restaurante fica no Sítio São Roque e oferece comida regional e italiana. Polenta frita, torresmo, frango frito e massas fazem parte do cardápio que tem preços acessíveis.
É uma boa pedida para contemplar a vista panorâmica ou relaxar de frente pro lago e ainda visitar suas plantações de diversas frutas entre elas a uva, claro.
Endereço: Rua Maria Negrini Negro, 3428, bairro da Toca
Contato: 11 4584 0993
» Restaurante e Bar do Mingo
Aqui é o lugar para quem curte comida caipira e música sertaneja. O amplo restaurante fica em uma imensa área verde e em seu cardápio você encontra frango com polenta, bolinho de mandioca, nhoque e macarronada.
Endereço: Av. João Batista Spiandorello, 4195, bairro Roseira
Contato: 11 4584 8243
» Kiosque da Roseira
O Kiosque da Roseira é um verdadeiro point da Rota da Uva. O lugar tem como especialidade a coxinha feita com massa de mandioca nos sabores frango e queijo.
Isso mesmo, coxinha de queijo, inclusive esse salgado é considerado patrimônio imaterial de Jundiaí. Vale experimentar!
Mas o que eu mais gostei foi do suco de uva super cremoso e do açaí com direito a leite em pó, banana e granola.
Endereço: Av. Humberto Cereser, 5221, bairro Caxambú
Contato: 11 4584 0030
Lojas Especiais da Rota da Uva
São diversas as lojas que fazem parte da Rota da Uva, cada uma com a sua especialidade. Assim você percorre a rota e ainda leva alguma lembrança da viagem para casa!
» Cachaçaria Casa da Fazenda
A Cachaçaria Casa da Fazenda fica em uma mega loja que vende tudo para o campo e fazenda. Ali você encontra rações para animais, selas para cavalos, roupas, peças de artesanato entre outros.
No piso superior da loja fica a cachaçaria que tem 50 tipos de cachaças de diversos tipos e sabores. O mais legal é que você pode degustar quantas quiser e depois é só levar as preferidas para casa.
O Sr. Valmir, proprietário da loja, produz cachaça há 12 anos. Tem cachaça de tudo que é fruta e é claro que não poderia faltar a cachaça com uva.
Endereço: Av. Humberto Cereser, 2850, bairro Caxambú
Contato: 11 4584 0744
» Casa Cereser
A loja da fábrica da Cereser, marca famosa pela Sidra, um espumante à base de maça, vende diversos produtos com preços excelentes. Lá pude experimentar um espumante rosé delicioso, o Georges Aubert.
Recomendo uma visita à loja.
Endereço: Av. Humberto Cereser, 2970, bairro Caxambú
Contato: 11 4585 4971
» Moda do Chef
Loja pra chef nenhum botar defeito! Sabe aquele utensílio que você tá procurando pra sua cozinha, certamente na Moda do Chef você vai encontrar. São inúmeros produtos para a casa toda. Fiquei louca com essa loja!
Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábados e domingos, das 9h às 16h.
Endereço: Av. Humberto Cereser, 841, bairro Jundiaí Mirim
Contato: 11 3957 0376
» Frutaria Por Falar em Uva
A barraca de frutas vende frutas frescas. É uma boa parada para levar para casa frutas produzidas na região.
Endereço: Av. Humberto Cereser, 4801, anexo ao Posto Brunholi, bairro Caxambú
Contato: 11 4585 4971
» Hortifruti Miossi
O grande diferencial desse hortifruti é que o cliente pode colher as verduras que vai levar pra casa diretamente da horta. Mais fresco do que isso, impossível!
Contato: 11 4584 1680
Bônus Cervejeiro na Rota da Uva
Pra quem gosta de vinho, mas não abre mão de uma boa cerveja a Rota da Uva reserva uma surpresa: tem cervejaria no roteiro sim!
» Open Tap
A Open Tap funciona num esquema de auto serviço, não tem garçons. A pessoa compra um cartão na primeira vez que vai, abastece o cartão com créditos e se serve em uma das 10 torneiras disponíveis.
A cobrança é feita por ml de cerveja então se você quiser pode pegar um pouco de cada cerveja para experimentar.
O lugar é super descolado, possui opções de food trucks vendendo comidinhas, mesa de sinuca durante a semana, música ao vivo gratuita aos sábados e domingos. E no frio eles emprestam cobertor para os friorentos.
Onde se hospedar na Rota da Uva em Jundiaí
Percorremos a Rota da Uva em 2 dias, o mínimo de dias que recomendamos para conhecer bastante desse roteiro turístico. Mesmo Jundiaí sendo próximo a São Paulo vale a pena se hospedar na cidade para aproveitar ao máximo essa viagem.
No hospedamos no Aparthotel Adágio Jundiaí Shopping (★ 8.6). Ainda não conhecia a marca Adágio da rede Accor de hotéis e gostei bastante, é um hotel prático e moderno. Foi ótimo chegar no hotel depois de um dia intenso percorrendo as atrações da Rota da Uva.
Além do Adágio sugerimos mais dois hotéis para quem pretende se hospedar em Jundiaí, o Quality Hotel Jundiaí (★ 8.8) que tem uma piscina deliciosa e o Hotel Ibis Jundiaí Shopping (★ 8.6).
Os três hotéis sugeridos são muito bem avaliados no Booking.com e aos finais de semana têm ótimas tarifas.
Leia também: Os melhores hotéis pé na areia SP
Mais dicas de viagem perto de SP
- Os melhores resorts em SP – 19 dicas imperdíveis
- Airbnb perto de SP: 27 opções até 200 km da capital
- Day use em SP: 7 hotéis com piscina e day use em São Paulo
- +40 casas incríveis para alugar no Airbnb no litoral norte de SP
- Airbnb em Ubatuba: um guia completo praia-a-praia
- Airbnb no Guarujá com o melhor preço e localização
- 19 casas para alugar no Airbnb em Juquehy
- As melhores pousadas em Ubatuba: 9 dicas imperdíveis
- Onde ficar em São Paulo: melhor localização e custo benefício
Dicas gastronômicas em SP
Tá procurando dicas de onde comer bem em São Paulo? Inspire-se!
- Como é a festa da uva em Jundiaí
- Restaurantes Bib Gourmand Guia Michelin em São Paulo
- Jantar itinerante no Eataly SP: 5 restaurantes em uma noite
- Ecully: cozinha criativa e deliciosa em SP
- Bullguer, hambúrguer bom e barato em SP
- Bio, o novo restaurante de Alex Atala em São Paulo
- Restaurante Carlota: um sonho gastronômico realizado
- Espaço D Gastronomia, um afetuoso brunch no sábado em SP
- Restaurante Petí: ‘Bom, bonito e barato’ em São Paulo
- Brunch do Pain et Chocolat em SP: provado e aprovado
- Jamie’s Italian em São Paulo
Viajamos para Jundiaí a convite da Rota da Uva
Top! Vou conhecer esse lugar maravilhoso
Bom passeio pra você!
Amei seu Post, conteúdo incrível e super bem explicado, parabéns 👏👏👏
Muito obrigada, Aline! É um passeio imperdível.
Gostei das informações bem detalhadas……
Que bom que gostou, Luiz Carlos!
Olá gostei do seu post bem explicado, essas informações tem me ajudado muito vou começar a acompanhar seu blog.
Ótimo saber disso, Monica. Obrigada.
Qual a melhor época para conhecer???
Nossa adorei seu post. Adoro uvas rsrs
Bom que gostou, Kamila! Beijos