O Whitney Museum of American Art, em Nova York, conhecido também como The Whitney, é um dos museu mais interessantes de Nova York, principalmente para os amantes de arte moderna.
A visita ao museu, além de ser uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre a arte e cultura dos Estados Unidos, é sua chance de conhecer um dos parques mais incríveis da cidade, o High Line Park. Confira!
Leia também: 15 hotéis em NYC com as melhores vistas da cidade
A história do Whitney Museum of American Art
A história do Whitney Museum of American Art é super interessante. Seu nome é uma homenagem à sua fundadora, Gertrude Vanderbilt Whitney, integrante de uma das famílias mais tradicionais dos EUA.
Em 1929, Gertrude Vanderbilt Whitney ofereceu sua coleção com mais de 500 obras de arte contemporânea para o Met (Metropolitan Museum of Art), que recusou a doação.
O que acontece é que, naquela época, os grandes museus davam preferência a artistas europeus. Os artistas nascidos e criados nos Estados Unidos, como George Luks, Edward Hopper, Elizabeth Murray, John Storrs, Jasper Johns e Mark Rothko não ‘estavam no radar’ do museu.
Porém, tudo isso não impediu Gertrude de abrir o seu próprio museu, o Whitney Museum of American Art, cujo objetivo era servir como uma plataforma para alavancar novos artistas, com dificuldade em exibir suas obras de arte em outros museus e galerias de arte mais convencionais.
O museu mudou de casa algumas vezes durante esses anos, mas em 2012 fixou residência no atual prédio no Meatpacking District, entre o High Line Park e o Hudson River, uma das regiões mais interessantes de Nova York. Com design moderno, terraços e paredes de vidro e projetado pelo grande arquiteto italiano Renzo Piano, o próprio prédio do Whitney Museum é uma atração imperdível em Nova York!
Leia também: 3 passeios diferentes em Nova York
Whitney Museum of American Art
O Whitney Museum tem uma coleção permanente com mais de 19.000 pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, filmes, vídeos e novas mídias. Visitar o museu é a oportunidade perfeita para conhecer a evolução da arte estadounidense e suas tendências. O museu também sedia uma Bienal, com foco em arte americana contemporânea.
No térreo do museu funciona a bilheteria, uma loja e também o restaurante Untitled. Nos outros andares, existem várias salas e espaços para exposições, algumas externas, com vista para o High Line Park, o parque mais interessante da cidade.
Você pode fazer uma pausa para um cafezinho no Studio Cafe, no oitavo andar, que oferece um excelente espresso, sanduíches, sopas, saladas e itens de confeitaria.
Saiba mais sobre a programação do Whitney, o museu de Arte Americana de NY
O que fazer perto do Whitney Museum
O Whitney Museum fica no Meatpacking District, uma região muito interessante de Nova York. Aproveite para fazer um passeio pelo High Line Park e conhecer o famoso Chelsea Market, um mercado coberto incrível.
Se quiser esticar ainda mais o passeio, não deixe de fazer um roteiro pelas galerias de arte, espalhadas entre as ruas Fica a dica!
Tá pensando em viajar para NY? Não se esqueça do seguro viagem, hein?! Ele é essencial para a sua saúde e saúde do seu bolso. Quer saber por que?
Ingressos e horário
O Whitney Museum of American Art fica na 99 Gansevoort Street. Segue o horário de funcionamento do museu:
- Segundas, quartas, quintas-feiras e domingos das 10h30 às 18h
- Sextas e sábados das 10h30 às 22h
- O museu fecha às terças, exceto em julho e agosto, quando abre das 10h30 às 18h
O ingresso do Whitney Museum custa $25 para adultos e $18 para idosos e estudantes. A entrada é grátis para menores de 18 anos.
O New York Pass oferece entrada gratuita para esse museu
Quando é o dia grátis no Whitney Museum of American Art?
O Whitney Museum oferece, assim como outros museus em Nova York, um dia de Pay-What-You-Wish. Às sextas-feiras, das 19h às 21h30 você pode pagar quanto quiser no ingresso para o museu.
Abra uma conta gratuita em dólar e economize muito na viagem para os EUA
Passei a economizar MUITO nas minhas viagens para o exterior desde que comecei a usar os novos cartões de débito vinculados a contas internacionais como Nomad e Wise.
Essas contas são gratuitas e além de oferecerem um cartão de débito Mastercard sem taxas ou anuidade, usam o câmbio do dólar comercial (bem mais vantajoso do que o dólar turismo, usado pelas casas de câmbio e bancos) e cobra apenas 1,1% de IOF (menos que os 5,38% do cartão de crédito brasileiro).
Leia também: Abra já uma conta Nomad gratuita e ganhe até US$ 20 (R$ 100) de presente.
Leia mais dicas de Nova York
- 9 Dicas Fotográficas em Nova York
- 15 hotéis em NYC com as melhores vistas da cidade
- Roosevelt Island Tram: teleférico em Nova York
- Brunch em NY: Asiate, o restaurante do Mandarin Oriental
- Guia Bushwick | NYC ‘Além Mar’
- Brooklyn Brewery: a cervejaria de Nova York
- Vídeo Inspiração: NYC
- Uma Noite no Museu de História Natural de Nova York
- Roberta’s: Dica quente pra aproveitar a melhor pizza da cidade
- Passeios diferentese baratos em Nova York
- Um Tributo ao 5Pointz
- Onde Se hospedar em Nova York: Library Hotel
- Onde Se hospedar em Nova York: Hotel Giraffe
Não se esqueça do seguro viagem, hein?
Se você tá pensando em viajar para Nova York, é essencial contratar um seguro viagem. Só pra você ter ideia, um dia de internação nos Estados Unidos pode custar até $5.220 dólares e uma apendectomia pode chegar a $16.000 dólares. Melhor investir bem menos e contratar um seguro viagem internacional, né?!
Faça uma cotação grátis e ganhe 5% de desconto usando o código TOPENSANDO05. Pague menos pelo seu seguro de viagem, com uma cobertura mais abrangente para o seu investimento!
Leia também: Como escolher o melhor seguro viagem para Nova York