Ahhh, Verona… um sonho Shakespeariano pra mim, pra você e pra a multidão de turistas, que no verão, invadem a ‘pequena’ cidade italiana em busca de vestígios de uma das mais famosas histórias de amor do mundo, a de Romeo e Giulieta. Neste post vou te dar todas as dicas pra passar 1 dia em Verona.
Se você está pensando em viajar para Itália, esse destino não pode faltar na sua lista! O que será que dá pra fazer em 24 horas na cidade, hein?!
1 dia em Verona: o que fazer em 24 horas na cidade?
Vamos passar o dia percorrendo os principais pontos do centro histórico da romântica Verona, teletransporte direto pro passado imaginário de Shakespeare.
Como chegar em Verona
Chegamos em Verona não tão cedo, e de carro, que é como gostamos de viajar e pra quem está de carro, uma das coisas mais importantes na Itália é saber onde você pode ou não estacionar, ou mesmo até onde você pode ir com seu carro.
É sempre mais garantido parar o carro fora do centro histórico, de preferência em um dos vários estacionamentos públicos disponíveis nas grandes – ou pequenas – cidades. Em Verona, as opções mais próximas do centro histórico são: Citadella, Arena e Tribunale.
Se você vai em agosto, época caótica, procure acompanhar o número de vagas livres em cada um dos estacionamentos nas placas eletrônicas à caminho da arena. Desta forma você não perde tempo com estacionamentos lotados. Pra quem não está de carro, dá pra chegar em Verona com o trem ou ônibus também, sem problema nenhum.
Aliás, se você estiver em Verona, vale a pena dar um pulinho no Lago di Garda, uma das regiões mais lindas da Itália, ainda pouco exploradas pelo turista brasileiro. Pra ler mais sobre o Garda, é só acessar nosso post Roteiro de 2 a 5 dias no Lago di Garda, e se inspirar!
Verona Card, o pulo do gato!
O pulo do gato em Verona, mesmo que você só fique 1 dia na cidade, é o Verona Card. Ele garante acesso livre ou reduzido em diversos museus e monumentos da cidade, e ao transporte público. A versão válida por 24 Horas custa 15 euros e a de 72 Horas 20 euros, e está disponível em vários pontos de venda pela cidade.
Leia também: Aluguel de carro na Itália 2024: tudo o que você precisa saber para alugar e dirigir na Itália
O que fazer em Verona
Torre dei Lamberti
Compramos os nossos na lojinha da Torre dei Lamberti e aproveitamos pra subir – de graça com o cartão – até o alto, e aproveitar uma super vista da cidade.
*DICA: A Comune di Verona oferece vários roteiros temáticos ou não com informações sobre cada local. Vale a pena dar uma olhada.
Casa di Giulieta
Depois de uma voltinha na Piazza delle Erbe, faça uma pausa para um gelato de chocolate e laranja na gelateria Venchi e siga para a famosa Casa di Giulieta pra fazer a famosa foto segurando o seio direito da mocinha. O ingresso no museu também é grátis com o cartão.
Centro Internazionale di Fotografia Scani Scaligeri
Em seguida pudemos ver ao vivo e em cores – de graça também – uma exposição maravilhosa do magnífico fotógrafo americano Gordon Parks no Centro Internazionale di Fotografia Scani Scaligeri.
Durante os anos 70, escavações revelaram uma série de ruínas romanas. Aliás, é um dos mais extensos sítios arqueológicos em áreas urbanas do norte da Itália e ver a exposição ali, em meio àquelas ruínas foi uma experiência única. Pena que era proibido fotografar.
Você ainda pode visitar o Complesso del Duomo, o Museu di Castelvecchio e a Tomba di Giulieta.
Anfiteatro Arena
Além do Anfiteatro Arena e você nem precisa pegar a fila imensa. Com o Verona card é só passar no guichê exclusivo e entrar! Quer coisa melhor?
Ônibus Sightseeing em Verona
Outra dica legal pra quem não quer andar, é pegar o ônibus sightseeing. Geralmente sou contra esse tipo de experiência, ainda mais em Verona, uma cidade incrível pra andar e se perder por entre as ruas, histórias, cores, mas se você não tem muito tempo, ou não está disposto para andar, é uma opção.
Onde se hospedar em Verona
Quer ter uma noite Shakespeariana em Verona?! Boas opções de hospedagem no centro histórico da cidade, são, em ordem crescente de preço da diária: Hotel Verona, Hotel San Luca, Hotel Scalzi, Due Torri Hotel (com vista e estacionamento) e Hotel Colomba d’Oro.
Confira outras opções de hospedagem em Verona com descontos de até 50%!
Seguro viagem para Itália é obrigatório
É isso mesmo que você leu: se você tá pensando em viajar para a Itália, você tem que contratar um seguro viagem. Todos os países signatários do Tratado de Schengen exigem que os viajantes brasileiros tenham um seguro com cobertura mínima de € 30.000.
Nossa dica para economizar é usar um comparador online. Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, para comparar planos variados, de vários seguradoras em uma só plataforma simples e fácil de usar, com pagamento no cartão de crédito em até 12 vezes ou com desconto no boleto!
Aproveite a oportunidade e ganhe 5% de desconto usando o código TOPENSANDO05.
Leia também: Seguro viagem para Itália é obrigatório, mas qual é o melhor?
Leia mais dicas de viagem para Itália
- Roteiro de viagem: 10 Dias na Itália
- Regras e requisitos para entrar na Itália: nova atualização
- 3 roteiros de 1 dia no Lago di Garda
- 2 a 5 Dias no Lago di Garda
- Onde ficar em Florença: tudo o que você precisa saber
- Onde Se Hospedar em Sirmione, no Lago di Garda
- Onde Se Hospedar no Lago di Garda
- Dicas de Cinque Terre
- Osteria Francescana | Uma Experiência Onírica
- Vinícola Antinori: o ‘templo do vinho’ na Toscana
- Seguro viagem para Itália é obrigatório, mas qual é o melhor?
Salve esse artigo no Pinterest