Tá pensando em viajar para a Chapada dos Veadeiros, no centro-oeste do estado de Goiás? Esse guia prático é para você! Aqui você vai encontrar as melhores dicas do que fazer na Chapada dos Veadeiros, quando ir, como chegar, onde ficar e muitas outras informações sobre um dos lugares mais lindos e especiais desse nosso Brasil.
A Chapada dos Veadeiros
Em 1999 meu pai organizou uma viagem familiar de final de ano pra Chapada dos Veadeiros e foi exatamente ali que a minha vida começou a mudar. Essa viagem foi uma das portas do mundo que se abriram para mim e independente do seu estilo de viagem, pode ter certeza que a Chapada vai dar um jeito de te encantar também.
A região é uma ‘bomba de energia’, capaz de atingir qualquer um, logo no primeiro contato. Sabe por que?
» Os mistérios da Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros está localizada sobre uma imensa pedra única de cristal quartzo e fica exatamente no Paralelo 14, o mesmo que passa Machu Pichu.
É muito comum encontrar por aqui pequenos cristais brotando do solo, em meio a rochas milenares e cachoeiras com águas cristalinas, que alguns dizem ser curativas, devido à vibração especial de suas moléculas.
O lugar todo impressiona. Olha só as boas vindas que você recebe.
Como chegar na Chapada dos Veadeiros
A microrregião da Chapada dos Veadeiros estende-se por mais de 21.000 quilômetros quadrados e 8 municípios: Campos Belos, São João D’Aliança, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Nova Roma e Teresina de Goiás.
Os mais famosos deles são: Alto Paraíso de Goiás, a vila de São Jorge e Cavalcante.
Alto Paraíso fica a 230 km ao norte de Brasília e é a cidade mais perto da capital do Brasil. Você pode chegar até lá de carro, de ônibus, ou até mesmo de táxi (juro, já fiz isso!).
» Chapada dos Veadeiros de carro
Pra mim, o melhor jeito de explorar a Chapada é alugando um carro.
Para chegar até a Chapada dos veadeiros a partir de Brasília, você deve seguir pela BR-020 até Planaltina e depois pela GO-118 até Alto Paraíso de Goiás, uma das 3 principais cidades base para uma visita à essa região.
De lá, são mais 36km até a vila de São Jorge, a 36km oeste de Alto Paraíso, que pode ser alcançada pela GO-239 (sentido Colinas do Sul) e a 3a cidade é Cavalcante, 90km norte de Alto Paraíso.
Você pode escolher uma delas pra montar uma base para sua viagem, ou fazer visitas diárias às outras duas. Outra opção é dividir seu roteiro entre as 3. Tudo depende de quantos dias você tem.
Vai alugar um carro?
Uma super dica para economizar é usar um comparador online do site da Rentcars que garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem iof.
Leia também: O site da Rentcars é confiável? Vale a pena usar?
» Chapada dos Veadeiros de ônibus
Brasília – Alto Paraíso – Brasília
Se você não quer alugar um carro e ir dirigindo, você pode pegar um ônibus para Alto Paraíso de Goiás a partir da rodoviária de Brasília.
A Real Expresso é a empresa que opera esse trecho e oferece 2 opções de horário para a viagem, tanto de ida, até Alto Paraíso (10h e 21h), quanto de volta para Brasília ( 13h55 e 00h20). Cada trecho da viagem custa R$46,95 (* preço de julho de 2017) e dura cerca de 3 horas e você pode comprar sua passagem online, pelo site da Real Expresso.
Alto Paraíso – São Jorge
Para ir de Alto Paraíso para São Jorge, você tem a opção de caronar – coisa bem comum na Chapada – ou pegar o ‘inconstante’ ônibus das 15h30 da viação Santo Antônio.
Se você escolher fazer essa viagem com transporte público, vá sem pressa.
» Agências de turismo
Se você preferir, pode ainda combinar o transfer com uma das agências de turismo locais, que oferecem diversos pacotes turísticos pra conhecer a região.
Onde ficar na Chapada dos Veadeiros
Assim como você pode escolher uma cidade base para conhecer a Chapada dos Veadeiros, você também pode escolher se quer se hospedar em um hotel, numa pousada, em um camping.
Você vai encontrar opções de hospedagem para todos os estilos de viajantes. Temos um post especal com as melhores dicas de onde ficar na Chapada dos Veadeiros, mas vou listar aqui algumas opções nos 3 principais destinos.
» Hospedagem em Alto Paraíso
Alto Paraíso é a maior cidade da região e lá você vai encontrar uma grande variedade de opções de hospedagem e melhores preços. A cidade é uma boa base para conhecer boa parte das atrações da Chapada graças a sua localização estratégica, perto de São Jorge (36km) e Cavalvante (90km).
Boas opções de pousada em Alto Paraíso, são: Pousada Maya (★ 9), Casa da Lua Pousada (★ 8.9) e Tapindaré Hotel (★ 9).
Se quiser economizar uma graninha, as indicações, são: Pousada Beija-Flor (★ 8.5), perto da rua principal, Pousada dos Guias (★ 8.2), uma verdadeira instituição na cidade, Pousada Casa Rosa (★ 9) e Pousada do Sol (★ 7.8).
Encontre outras ofertas de hospedagem em Alto Paraíso de Goiás
» Hospedagem em São Jorge
A charmosa vila de São Jorge fica a 36km de Alto Paraíso e é a alternativa perfeita para quem quer fugir das luzes das cidades e curtir um contato mais intenso com a natureza.
Boas opções de hospedagem em São Jorge, são: Pousada Alecrim do Campo (★ 8.2), Pousada Trilha Violeta(★ 8.3) e Pousada Mundo Dha Lua (★ 8.3) e Pousada Luz do Sol (★ 9.3).
A Gabi e o Emiliano escolheram ficar acampados em um camping super legal entre Alto Paraíso e São Jorge, chamado Pachamama. Ela conta a experiência dela no post Carnaval na Chapada dos Veadeiros.
Encontre ofertas de hospedagem em São Jorge
» Hospedagem em Cavalcante
As opções de hospedagem em Cavalcante são mais restritas e se você quiser se hospedar por aqui deve reservar com antecedência, viu? Boas opções de hospedagem na cidade são: Pousada Vale das Araras (★ 8.9), Pousada Manacá (★ 9.3) e Pousada Morro Encantado (★ 8.6) | Essa pousada oferece piscina ao ar livre a ótima localização.
Encontre ofertas de hospedagem em Cavalcante
O que fazer na Chapada dos Veadeiros
1. O que fazer em São Jorge: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros | Vale da Lua | Mirante da Estrela | Jardim de Maytreia | Morro da Baleia | Cachoeira de São Bento | Morro Vermelho
2. O que fazer em Alto Paraíso: Aeroporto | Loquinhas | Cachoeiras dos Cristais | Anjos e Arcanjos | Gota
3. O que fazer em Cavalcante: Cachoeira Santa Bárbara
» O que fazer em São Jorge
São Jorge é uma pequena vila, de chão de terra, com pousadas charmosas, alguns bares e restaurantes, e apesar da recente estrada asfaltada, o vilarejo ainda preserva suas características e seu charme.
É a porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma das principais atrações da Chapada.
Confira a seguir, as melhores dicas do que fazer em São Jorge, na Chapada dos Veadeiros.
Visite o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
O parque nacional conta com uma boa estrutura, e 2 opções de trilha. Cada uma com cerca de 12 km de extensão (6 ida, e 6 volta). O recomendado é começar a trilha cedo, e na volta comer um almoço goiano caseiro caprichado!
As trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros são muito bem marcadas e de fácil acesso.
O ideal é sempre levar pelo menos 2 litros de água por pessoa, mais algum lanchinho, para se ‘sustentar’. Se for época das águas, também recomendo levar uma capa de chuva, que pode acabar te salvando. Acredite em mim, você vai me agradecer!
» Trilha dos Canyons e Carioquinha
É a trilha mais plana, com 12 km de extensão (ida e volta), e sinalização vermelha. Geralmente a visita leva de 4 a 6 horas, e os destaques dessa trilha são: A Cachoeira da Carioca, deliciosa pra banho, e o Cânion II, no Rio Preto, com seus imensos paredões rochosos que margeiam o rio, até chegar a um poço escuro e profundo, com águas deliciosas!
» Trilha dos Saltos do Rio Preto
Os Saltos do Rio Preto são o grande cartão postal da chapada. A queda maior com 120 metros e a menor com 80 são super fotogênicas, especialmente na época das chuvas, quando tem muita água correndo. São 9 km de caminhada, por uma trilha bem sinalizada (amarela), em terreno pedregoso. O ponto alto é o Mirante do Salto, com uma vista impressionante.
A trilha segue até as Corredeiras do Rio Preto.
Mirante da Estrela
A Estrela é uma das atrações clássicas pra assistir ao pôr do Sol em São Jorge.
O mirante fica no alto do morro do Areião, há 3 km do centro de São Jorge, e a paisagem é de tirar o fôlego!!
Vale da Lua
Este é um dos cartões postais mais importantes da Chapada dos Veadeiros.
É outro planeta. Aqui, o rio corre entre as rochas, esculpindo-as em um ambiente lunar, num trabalho de formiguinha sobre uma praia de pedrinhas.
O acesso ao Vale da Lua é muito fácil: É só seguir a sinalização na estrada que liga Alto Paraíso a São Jorge. A entrada custa R$5,00, e um mergulho lunar te espera há apenas alguns minutinhos de caminhada do estacionamento.
Trilha do Abismo e da Janela
Pra mim é a vista mais bonita da chapada. Se você não tiver muito tempo, e o clima ajudar, recomendo fazer essa trilha ao invés da trilha dos Saltos do Rio Preto, no Parque Nacional. Vale muito mais!
Lá de cima da janela, a gente consegue sentir a verdadeira dimensão da Chapada, um lugar com muita muita energia.
Para chegar até a janela – que ‘abre’ para esta vista, você tem que percorrer uma trilha complicada e íngreme, mas nada impossível.
Você passa primeiro pela Cachoeira do Abismo, que tem esse nome graças à sua localização, à beira de um abismo. Olha só que incrível!
A cachoeira em si é pequena, e essa trilha não é tão indicada pra quem está atrás de cachoeira, já que as vistas são os grandes destaques.
Como já dissemos antes, na chapada é sempre bom tomar cuidado com a tromba d’água. Olha só a cachoeira do abismo antes e depois da chuva.
Depois, quando a gente chega na janela, é isso…
Pra fazer essa trilha recomendo contratar um guia. É mais seguro, e o caminho é meio complicado, e deserto!
Jardim de Maytreia
Seguindo em direção à Alto Paraíso, chegamos ao Jardim de Maytreia, um mirante lindo, com uma super vista para o Morro da Baleia. Dizem que a energia que paira sobre este lugar é tão forte, que sobre ele existe um portal ultradimensional.
Não se preocupe, você vai saber onde é!
Morro da Baleia
O Morro da Baleia oferece vistas panorâmicas incríveis da chapada há 1.500 metros de altitude! Você pode chegar até o topo por uma trilha, que geralmente deve ser feita com guia.
Cachoeira de São Bento
Mais perto de alto Paraíso, ainda na GO-239, a cachoeira de São Bento é uma das minhas preferidas, com uma imensa piscina natural. Pra chegar até ela, você pode escolher entre descer por uma pequena trilha de 100 metros ou percorrer a trilha suspensa de 3km dentro de uma mata.
Dá pra ficar o dia todo por ali tomando um sol, e aproveitando a cachoeira!!
Essa foto foi feita durante o período de seca:
Olha a diferença em um dia de chuva:
* IMPORTANTE: É preciso tomar muito cuidado durante a época das chuvas. As trombas d´água são muito comuns na região, e matam muita gente! Se estiver chovendo ou ameaçando chover, principalmente na cabeceira dos rios, nada de ficar dando sopa na água!
Raizama e Morada do Sol
Se você tiver tempo sobrando (uma tarde é suficiente), pode conhecer as cachoeiras da Raizama e Morada do Sol.
Seguindo a GO-239 no sentido Colinas do Sul, você chega primeiro no sítio Raizama, há 6 km de São Jorge. O ingresso custa R$10 por pessoa, e pra chegar até as cachoeiras – no rio São Miguel – você percorre uma trilha fácil de mais ou menos 2,5 km (ida e volta).
Um pouco mais à frente está a Morada do Sol, cujo ingresso também é R$10 por pessoa.
As cachoeiras são pequenas, mas você pode combinar o passeio com uma ida às piscinas de águas termais. Não precisa de guia.
» Morro Vermelho
As grandes atrações do Morro Vermelho são as águas termais. Você pode escolher entre a Morro Vermelho ou a Éden. São piscinas de águas termais, localizadas há 14 km de São Jorge. Muita gente gosta de ir à noite, pra aproveitar a água quentinha, é só não esquecer das lanternas e do vinho!! A entrada custa R$10, e não precisa de guia.
Você já pensou em fazer seguro viagem nacional?
Além de assistência médica e odontológica, o seguro viagem nacional oferece outras coberturas importantes, como: reembolso de despesas por atrasos ou cancelamentos de voo, dano ou extravio de bagagem e até mesmo cancelamento de viagem.
Tudo isso por um investimento de menos de R$5 por dia de viagem! Não perca tempo e faça já uma cotação no site da Seguros Promo com até até 10% de desconto!
Leia também: 5 razões para contratar seguro viagem no Brasil
» O que fazer em Alto Paraíso
Alto Paraíso é uma cidade muito, muito peculiar. É a capital goiana do esoterismo, e da Era de Aquário, e casa de muitos místicos, esotéricos, e apaixonados pela Chapada.
A cidade é maior que São Jorge, e como não podia deixar de ser, possui uma boa estrutura turística, com pousadas, agências de turismo, e bons restaurantes.
Meus lugares preferidos em Alto Paraíso, são:
Aeroporto
Imagine uma pista de aeroporto, construída no meio do nada na chapada dos veadeiros, e abandonada. Imagine esta mesma pista cercada por montanhas incríveis, com um pôr do sol magnífico.
O aeroporto é um dos lugares mais surreais que já conheci. Olha só que incrível!
Ahhh, outra coisa que esqueci de contar pra vocês, é que em Alto Paraíso, principalmente no aeroporto, a probabilidade de você avistar um objeto voador não identificado é altíssima! Não vou te falar, nem te mostrar mais nada sobre o aeroporto, é ver pra crer!
E você também vai ter que achar as coordenadas sozinho! Tá achando que é mole?! Um lugar desses não é pra qualquer um.
Cachoeira dos Cristais
Trilha fácil, com algumas cachoeiras pequenas e médias, e algumas opções pra banho. Nada espetacular, a não ser a vista. se tiver tempo, visite!
Loquinhas
Trilha um pouco mais complicada, mas mesmo assim, muito tranquila. Cachoeira incrível!
Cachoeira dos Anjos e Arcanjos
Uma ótima opção para quem quer fugir das multidões. Essas cachoeiras ficam no Povoado do Moinho, a 12 km de Alto Paraíso. O acesso a elas é feito por uma trilha de cerca de 2 km.
» O que fazer em Cavalcante
Cerca de 90 km ao norte de Alto Paraíso, é a cidade usada como base para as atrações mais ao norte da Chapada. A Gabi visitou a Cachoeira de Santa Bárbara, e conta um pouco mais sobre ela.
Bem, essa cachoeira dispensa palavras… é realmente sensacional! É considerada por muitos a mais bela cachoeira da Chapada! A cor turquesa da água, a queda perfeita, o poço delicioso para tomar banho, as águas cristalinas…
Para acessá-la, é preciso ir a Cavalcante, 90 km a norte de Alto Paraíso, em estrada asfaltada e depois mais 30 km de estrada de terra até chegar ao quilombo dos Kalungas. O quilombo recebe os visitantes e lá você paga uma taxa de R$10,00 por pessoa, mais a contratação do guia (R$50,00 para o grupo), que é obrigatória e fundamental.
De lá, são mais 6 km de estrada de chão, que podem ser percorridas com o transporte de moradores do quilombo.
Antes de partir para a cachoeira não deixe de reservar o almoço no quilombo para a volta. É fantástico! Comidinha caseira, no fogão a lenha…. huuum, não preciso dizer que me acabei! Pertinho do quilombo tem uma cachoeira que foi uma descoberta para nós.
Não tínhamos visto nenhuma referência nos blogs que pesquisamos antes de ir…. foi uma sugestão do guia do quilombo, e na volta da Santa Bárbara passamos na cachoeira da Capivara. É lindíssima, formada pela queda de dois rios diferentes em um mesmo poço, e com a vista do vale todo entalhado. Sim, de tirar o fôlego, não deixem de ir!
Quer mais dicas do que fazer na Chapada dos Veadeiros?
Além de todas essas atrações maravilhosas da Chapada dos Veadeiros, você ainda pode conhecer:
-
- Cataratas dos Couros
- Fazenda Lua
- Poção Almécegas
- Jardim Zen
- Mirante do Pouso Alto
- Cachoeiras do Macacão
- Mirante do Areião
- Encontro das Águas
- Pedra Escrita
- Cachoeiras da Fazenda Veredas
Onde comer na Chapada dos Veadeiros
A Gabi recomenda um jantar na Risoteria Santo Cerrado, em São Jorge. Ela experimentou o risoto de pequi e gengibre, e adorou!
Eles também comeram açaí na tigela e pamonha em uma pequena lanchonete na praça central, e o “O melhor hambúrguer da Chapada”.
‘Pra noite’, a Gabi indica o Camping Taiuá (um camping grande e badalado que fica na estrada de São Jorge) e a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge ter shows de música ao vivo.
E, claro como não podia faltar, o Matula, do Seu Valdomiro, de frente para o Morro da Baleia. O carro chefe da casa é uma feijoada com feijão branco e carne seca. Para acompanhar, a pinga com arnica do Seu Valdomiro é famosa. A pinga com arnica é considerada a bebida típica da região, o whisky da Chapada, não dá pra não experimentar!
Um clássico de Alto Paraíso é a Pizzaria 2000, que hoje se chama Atelier da Pizza, na rua principal. Para jantar, a Oca Lila, é uma ótima opção – também funciona no almoço -. Se você se hospedou em uma pousada tipicamente goiana, seu café da manhã está garantido!
A Chapada dos Veadeiros no mapa
Leia também: Aprenda a usar um mapa personalizado do Google My Maps para organizar a sua viagem
Encontro de Culturas Tradicionais
Outro evento imperdível é o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que acontece na segunda quinzena do mês de julho. Acompanhe o site do encontro para maiores detalhes.
Fato é que não tem como não se apaixonar pela Chapada dos Veadeiros. Às vezes me pego sonhando com as montanhas que cerca Alto Paraíso. É um lugar como nenhum outro, vai por mim!
Leia mais dicas de viagem para a Chapada dos Veadeiros e arredores
- As melhores dicas de onde ficar na Chapada dos Veadeiros
- Carnaval na Chapada dos Veadeiros
- Experimentando Brasília
- Um passeio fotográfico pela Catedral de Brasília
- O que fazer em Goiânia: +15 dicas e roteiros
- Hotel em Goiânia: as melhores dicas e regiões
- Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis
- Divina Pousada: hospedagem romântica em Pirenópolis
Parabéns pelo trabalho muito boa às informações.
Oi ale!! Qto tempo! Tô indo pra chapada mês q vem, vim salvar suas dicas!
Cacei no Google a pista lá de pouso e não achei, quero mto ir! Me conta!!
Bjao!
oi Thaisa, tá boa?! Que bom você por aqui. É o aeroporto de Alto Paraíso. Acabei de checar no Google Maps e aparece lá. Pertinho da entrada da cidade.
Alessandra nas cidades existem agencias de turismo que levam para os passeios.
Existem sim. A Travessia é uma opção ótima. Obrigada pela visita!
Oi Alessandra, estou indo de moto agora em junho. Foi ficar 1 dia e meio em São Jorge. Como o tempo é muito curto quero conhecer os pontos principais. O que você acha que é imperdível em 1 dia e meio próximo à São Jorge? Pensei no Vale da Lua, Mirante da Janela é uma boa Cachoeira da região, da tempo? Que Cachoeira boa tem próximo? Obrigado
oi Celton, tudo bem?! Acho que o Vale de Lua e talvez uma trilha no parque ou a Janela. Obrigada pela visita e comentário.
Alessandra bom dia! Gostaria de saber quantos dias é o suficiente para ficar em Cavalcanti, aliás gostaria de saber quantos dias fico em cada lugar, Cavalcanti e São Jorge? Obrigada
Acho que no mínimo 2 dias em cada uma, Joice, mas depende do que você quer ver. Recomendo fazer uma lista dos lugares que você quer visitar em cada um desses locais. Obrigada pela visita e comentário!
Olá! Tudo bem?
Estou vendo de viajar para Chapada agora em Agosto. A contratação de guias é necessária? Consigo viajar com um orçamento tranquilo?
Não é necessária, mas é recomendada para algumas trilhas. Você consegue viajar com orçamento tranquilo sim, mas lembre-se que a maioria das cachoeiras e atrações cobram taxa de visitação.
Amei esse guia Alessandra! Demais!!!
Vc poderia me dar um dica se em agosto os dias lá são de sol e se ainda é período de seca?
Sim! Dias de sol, delícia! Você vai amar! :)
Olá irei para a Chapada dos veadeiros no carnaval, somos 2 casais. Você tem algum guia que possa indicar? Obrigada
Olá, Mônica. Infelizmente não. Mas se você procurar a informação ao turista em Alto Paraíso, com certeza vão saber te indicar alguém! :)
POderia ter informações de como chegar sem alugar carro.
Você tem toda razão, Rildson. Já adicionei as informações pra quem quer chegar lá sem carro no post. Obrigada pela visita e feedback.
Oi, Alessandra. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oba! :)!
Demais, adorei o post. Tô pensando em viajar pra lá no carnaval de 2017! ;)
Você não vai se arrepender! É um lugar MUITO especial!
Otimo guia! Super completo! Amei … As fotos tambem!
Obrigada pela visita, Angela!! Beijão.
Nossa… guia completíssimo! Adorei tudo! Fotos lindas !
Que bom que você gostou, Gisele! Obrigada pela visita!
Nossa, favoritando esse guia em 3, 2, 1…
Que sonho de viagem!
Beijos