Mato Grosso é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Centro-Oeste. Tem a porção norte de seu território ocupada pela Amazônia Legal, sendo o sul do estado pertencente ao Centro-Sul do Brasil.
Tem como limites: Amazonas, Pará (N); Tocantins, Goiás (L); Mato Grosso do Sul (S); Rondônia e Bolívia (O).
O estado ocupa uma área de 903366.192 km², equivalente à área da Venezuela e não muito menor do que a da vizinha Bolívia.
Mato Grosso está organizado em 22 microrregiões e 5 mesorregiões, dividindo-se em 141 municípios. Cuiabá é, além de capital, o município mais populoso do estado.
As cidades mais populosas e importantes de Mato Grosso são: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Sorriso, Primavera do Leste, Barra do Garças, Alta Floresta, Campo Novo do Parecis, Pontes e Lacerda, Juína, Primavera do Leste, Campo Verde, Lucas do Rio Verde e Barra do Bugres.
Extensas planícies e amplos planaltos dominam a área, a maioria (74%) se encontra abaixo dos seiscentos metros de altitude. Juruena, Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai, Rio Guaporé, Piqueri, São Lourenço, das Mortes e Cuiabá são os rios principais.
Mato Grosso é um estado brasileiro rico em belezas naturais e culturais. Aqui estão algumas das principais atrações turísticas que você pode encontrar lá:
- Cuiabá é a capital do estado, repleta de museus, igrejas centenárias e construções do período colonial que formam um centro histórico belíssimo.
- A Chapada dos Guimarães é uma região impressionante, que guarda cenários incríveis em meio a uma natureza exuberante.
- O Pantanal é uma das atrações mais emblemáticas do Mato Grosso. O bioma é uma das maiores áreas úmidas do mundo e lar de uma incrível variedade de vida selvagem.
- Nobres é conhecida pela flutuação em águas cristalinas.