Após atingir a marca de quatro milhões de visitantes desde a sua inauguração, o Inhotim anunciou as novidades para 2024 e sua programação de mostras temporárias.
Grada Kilomba, Paulo Nazareth e Rivane Neuenschwander integram as exposições do maior museu a céu aberto da América Latina neste ano, que também promete um calendário diverso na área de Educação, Música e Programas Públicos.
RESUMO DO POST
- Inhotim apresenta duas datas para a renovação de suas mostras temporárias em 2024;
- No dia 13 de abril, Grada Kilomba e Paulo Nazareth ganharão mostras individuais em importantes espaços expositivos;
- Em 19 de outubro, Rivane Neuenschwander apresenta uma mostra solo na Galeria Mata;
- A obra Homo sapiens sapiens, de Pipilotti Rist, será instalada na Galeria Fonte;
- Rebeca Carapiá desenvolverá um projeto para uma área de jardim.
- Para junho está previsto o Transmutar: Seminário Internacional;
- Em julho, o Inhotim apresenta seu primeiro Festival Internacional de Música;
Programação Inhotim 2024
O ano de 2024 traz um novo programa artístico no Inhotim. A instituição reformula suas exposições de arte e projetos culturais ao reelaborar a relação entre arte e natureza, a partir do território de Brumadinho, depois de um 2023 de números importantes.
Além de ter batido a marca de quatro milhões de visitantes, também registrou um aumento de 512% de visitantes com entrada gratuita, representando 49% do público geral.
Resultado das medidas visando a democratização do acesso ao museu, da criação de uma nova programação de exposições e obras comissionada e de novos projetos educativos e um programa cultural que integra as áreas de arte, botânica, música e educação.
Júlia Rebouças retornou ao Instituto Inhotim em 2023, à frente da Diretoria Artística.
Seus primeiros meses de trabalho foram dedicados à formulação de políticas de acervo e programação e à consolidação de uma equipe curatorial.
O time conta com Beatriz Lemos, Marilia Loureiro, Douglas de Freitas e com os curadores assistentes Deri Andrade e Lucas Menezes.
Programação artística 2024
A partir de 2024, Inhotim apresenta duas datas para a renovação de suas mostras temporárias. A primeira em abril e a segunda em outubro.
Na primeira abertura, dia 13 de abril, Grada Kilomba e Paulo Nazareth ganharão mostras individuais em importantes espaços expositivos.
Grada Kilomba, O Barco – The Boat
Após integrar a equipe de curadoria da 35ª Bienal de São Paulo, em 2023, Grada Kilomba (Lisboa, Portugal, 1968), artista interdisciplinar, traz para a Galeria Galpão a peça O Barco/The Boat (2021), inédita no Brasil.
A obra é constituída por uma instalação escultórica ativada por performance dirigida por Grada e conduzida por cantores, bailarinos e musicistas.
A partir de centenas de blocos de madeira carbonizada que remontam à silhueta de uma grande embarcação. Em alguns desses blocos estão gravados, em matéria dourada, versos de um poema escrito pela artista e traduzido para seis idiomas: iorubá, kimbundu, crioulo, português, inglês e árabe.
A performance será realizada em sessões que compõem um primeiro ato, na inauguração da obra. Após a realização desse primeiro momento, a artista retorna a Brumadinho com sua equipe e colaboradores para desenvolver os atos subsequentes com artistas locais.
O programa de ativações deve se estender enquanto a obra estiver em exibição, por pelo menos dois anos.
Paulo Nazareth na Galeria Praça
Paulo Nazareth (Vive e trabalha pelo mundo. Homem velho, Borun Nak [Vale do Rio Doce]/ Pindorama [BR]) ocupa a Galeria Praça.
A mostra parte das relações entre história, território e deslocamentos, conceitos presentes na obra do artista mineiro, baseado no Conjunto Palmital, no município de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte.
A proposta de Paulo é que as obras acontecem também fora da galeria, como um bananal plantado na área de Inhotim. Ou trabalhos que se dão no caminho até o Inhotim, e que se expandem por outros locais.
A exposição será composta por obras comissionadas para o Inhotim, trabalhos da coleção e empréstimos.
Acompanho e gosto muito da produção do Paulo Nazareth, marcada por experiências do deslocamento. Em seus percursos, ele revela e transpõe fronteiras geográficas, sociais e culturais, sobretudo na América Latina, coleta e coleciona objetos e imagens, registros materiais da experiência vivida e, sobretudo, compartilhada.
Rivane Neuenschwander na Galeria Mata
Em 19 de outubro, Rivane Neuenschwander (Belo Horizonte, MG, 1967) apresenta uma mostra solo na Galeria Mata.
A exposição contará com trabalhos de variadas épocas, em torno de assuntos como memória e infância, natureza e ecologia, história e ditadura.
Outras novidades no Inhotim em 2024
Homo sapiens sapiens, de Pipilotti Rist, na Galeria Fonte
A obra Homo sapiens sapiens, de Pipilotti Rist (Grabs, Suíça, 1962) será instalada no espaço da Galeria Fonte, de forma imersiva.
A obra foi filmada nos jardins do Inhotim em 2004 e exibida na Bienal de Veneza de 2005.
Nesta obra, a artista, expoente da videoarte internacional, apresenta corpos femininos que se fundem à natureza, a partir de visadas que se aproximam em grandes zooms e se desdobram em imagens caleidoscópicas.
Suas referências vão do Jardim do Éden à iconografia barroca.
Obra comissionada de Rebeca Carapiá para uma área de jardim
Rebeca Carapiá (Salvador – BA, 1988) desenvolverá um projeto comissionado para uma área de jardim.
Ao trabalhar com linguagem e corpo, a artista cria um conjunto de esculturas e instalações que, como linhas de desenho, avançam pela tridimensionalidade para inventar novos modos de se inscrever em seu tempo.
Educação, Música, Botânica e Programas Públicos
Também está prevista para este ano, uma extensa programação das áreas de Educação, Música, Botânica e Programas Públicos.
Com performances, oficinas, festivais, peças de teatro, seminários e outras atividades.
“O que é…?”
“O que é…?”, consiste em seis encontros em torno de perguntas e provocações inspiradas pelos acervos botânico e artístico do Inhotim, tendo como mote urgências contemporâneas, como: O que é uma planta? O que é um rio? O que é um sonho? O que é transmutar?, etc.
O programa tem início em março com a pergunta O que é uma pedra?
Transmutar: Seminário Internacional
O Transmutar: Seminário Internacional está previsto para acontecer em junho, na Semana do Meio Ambiente.
Serão cinco dias de debates, situações artísticas e momentos de trocas de experiências em torno de temas como biodiversidade, clima, território e cultura, nas intersecções entre ciências, artes e educação.
A bióloga Brigitte Baptiste (Bogotá, Colômbia, 1963) está entre os nomes confirmados.
Festival de Música no Inhotim
Em julho, o Inhotim apresenta seu primeiro Festival Internacional de Música, que vai trabalhar experiências musicais imersas nos ambientes do Inhotim.
Importantes nomes da cena musical nacional e internacional contemporânea se apresentarão ao longo de três dias, em uma programação gratuita para visitantes.
Nomes como Aguidavi do Jêje (Brasil), Ballaké Sissoko (Mali), Baloji (Congo), Joshua Abrams & Natural Information Society (EUA), Kham Meslien (França) e Zoh Amba (EUA) serão confirmados nos próximos meses.
Galeria Yayoi Kusama
Ano passado, o Instituto Inhotim também inaugurou a sua vigésima galeria permanente, dedicada a Yayoi Kusama (Matsumoto, Japão, 1929), uma das mais renomadas e emblemáticas artistas da atualidade.
A Galeria Yayoi Kusama abriga duas de suas obras: I’m Here, But Nothing (2000) e Aftermath of Obliteration of Eternity (2009), trabalhos pertencentes à Coleção do Instituto Inhotim, adquiridos em 2008 e 2009, respectivamente.
Dicas práticas para visitar o Inhotim
HORÁRIOS DE VISITAÇÃO |
|
INGRESSOS |
|
ENTRADA GRATUITA |
|
LOCALIZAÇÃO | O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem).
Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Ou pela BR-040 sentido BH/Rio, na entrada para o Retiro do Chalé (aproximadamente 1h30 de viagem). |
GASTRONOMIA (ONDE COMER NO INHOTIM) |
|