A China é um país incrível, gigante e plural e conhecer Pequim, ou Beijing, como é atualmente chamada, é como ir direto ao coração de um dos países mais interessantes do mundo. Tivemos 3 dias para conhecer um pouquinho da cidade e dicas valiosas sobre o que fazer em Pequim em uma viagem pelo outro lado do mundo!
Pequim, a capital da China
Pequim, ou Beijing, novo nome da cidade adotado desde as Olimpíadas de 2008, é a capital da República Popular da China e é uma das cidades mais populosas e antigas do mundo.
A primeira impressão que tive ao sair do mega aeroporto internacional de Beijing, foi: Vai ser difícil entender e se fazer entender aqui. E vai ser difícil respirar com tanta poluição. Mas vamos lá, tem muita coisa pra fazer em Pequim!
Qual é a melhor época para visitar Pequim
A melhor época para visitar Pequim é de abril a maio (primavera) e setembro a novembro (outono), quando chove menos e as temperaturas estão mais amenas.
No verão faz muito calor e chove bastante e no inverno pode até nevar. Os dias são bem mais curtos nessa época do ano.
Leia também: Como tirar o visto da China fácil fácil
Turistando em Pequim
Minha experiência em Pequim foi um pouco conturbada, já que contratei um pacote turístico que incluía city tour e uma ida à Muralha da China. Erro que paguei com uma viagem muito corrida, quase sem tempo de respirar. Se eu fizesse de novo, com certeza faria tudo por conta própria.
Outra opção é contratar um guia para um passeio particular. Vou deixar o contato da Linda, a nossa guia, que faz tours particulares. Bem mais interessante. O e.mail dela é [email protected].
O que fazer em Pequim
O nosso City Tour Roubada Saia Fora incluiu visitas à Cidade Proibida, ao Templo do Céu e ao Palácio de Verão, além do famoso Ninho de Pássaro, o Estádio Nacional de Pequim e da ‘apetitosa’ Wangfujing Street. Ainda conseguimos encaixar nesses 3 dias uma ida até a Grande Muralha da China. Experiência que ficou marcada na minha memória!
Tá pensando em viajar para a China e quer saber o que fazer em Pequim? Dá uma olhada nessa lista para se inspirar!
✓ Conhecer a Cidade Proibida
A Cidade Proibida é considerada uma das atrações mais importantes do centro antigo de Pequim. E é prioridade na sua lista do que fazer em Pequim.
Esse imenso palácio imperial foi construído no começo do século XV (meados da Dinastia Ming) e durante quase 5 séculos serviu como a residência do Imperador. Daí o nome ‘Cidade Proibida’: ninguém podia sair ou entrar nesse imenso palácio sem a permissão do Imperador.
É um lugar muito interessante para aprender mais sobre a história de uma das civilizações mais antigas do mundo!
✓ Ver a vista do Parque Jingshan
Aproveite a visita a Cidade Proibida para subir até o alto do Parque Jingshan, para apreciar a vista.
✓ Visitar o Templo do Céu
O Templo do Céu, ou Temple of Heaven, é um complexo de templos da religião taoísta localizado no sul de Pequim. Ele foi construído em 1420 e era usado para pedir bençãos para as plantações na primavera e agradecer a colheita no outono. Lindo, né?!
Desde 1998 é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
✓ Conhecer o Ninho de Pássaro
Conheça também o Birds Nest, ou em bom português, Ninho de Pássaro, o estádio nacional de Pequim.
✓ Visitar o Yiheyuan, Palácio de Verão
O Yiheyuan é também conhecido como Palácio de Verão, e a palavra significa “Jardim da Harmonia Cultivada”. Ele é formado principalmente pela pela Colina da Longevidade e pelo Lago Kunming, um lago totalmente artificial.
Aproveitamos o dia para passear e fotografar! Como é incrível conhecer lugares tão diferentes de casa, né?!
Até passeio de barco pelo Lago Kunming fizemos. Bem turistão, né?
✓ Comer na Wangfujing Street
Uma das regiões mais incríveis de Pequim é a Wangfujing. É uma área comercial bem turística onde você pode ‘tomar um suco concentrado da China atual’.
É aqui que fica a Wangfujing Snack Street, a rua das comidinhas estranhas e maravilhosas. Como não experimentar o espetinho de escorpião?
Fiquei totalmente absorvida por aquelas cores e cheiros. Acho que como eu não compreendia os signos linguísticos, a minha compreensão daquela realidade, 11 horas no futuro, como eu gosto de falar tomou uma outra proporção.
Era como um mundo paralelo. Eu via aqueles homens, mulheres, velhos, crianças, centenas de pessoas andando pelas ruas e mesmo em meio a elas, eu não era parte.
Meus sentidos explodiram, as cores eram fortes, o amarelo muito intenso dos postes de luz, os pequenos escorpiões se debatendo nos espetinhos nas lojinhas de comida. A gritaria dos vendedores, as risadas dos turistas. Não foi à toa que a rua Wangfuginj foi meu endereço preferido em Beijing.
Leia também: Onde ficar em Pequim, dicas de hospedagem na capital da China
✓ Acompanhar uma cerimônia do chá
Outra experiência que você não pode deixar de fazer em Pequim é participar de uma cerimônia do chá.
✓ Mais comida no Donghuamen Night Market
Pertinho do nosso hotel em Pequim, o Kapok Hotel, encontramos o Donghuamen Night Market, um mercado noturno muito fofo e super fotogênico.
É claro que fomos direto experimentar os famosos espetinhos de escorpião. Aliás, fomos não, meu pai experimentou.
Preferi ‘jogar seguro‘ e garantir um jantar gostoso!
✓ Fazer compras em Pequim
Em nosso único dia de compras fomos até o Silk Market e nos divertimos bastante! O negócio na China é não ter medo de pechinchar, MESMO! E particularmente no Silk market, o melhor é ir cedo!
✓ Conheça os tradicionais hutongs chineses
Visite os tradicionais hutongs chineses e viaje no tempo até os tempos antigos da cidade. Observe a vida acontecer em frente aos seus olhos!
✓ Visite a Muralha da China
Não perca a chance de se aventurar por uma das grandes obras do homem. Quer saber mais sobre como é visitar a Muralha da China?
Onde ficar em Pequim
Na minha opinião, as melhores regiões para ficar em Pequim são:
✓ Wangfujing: É uma das melhores áreas para ficar em Pequim, principalmente se é a sua primeira vez na cidade. É uma região central e bem movimentada da cidade
✓ Qianmen: Outra ótima região para ficar em Pequim, principalmente para os foodies. Localizada ao sul da Praça da Tiananmen e é uma área super conveniente para se hospedar na cidade, pertinho da Cidade Proibida.
✓ Sanlitun: Se você quer se hospedar em uma região moderna, ‘fashion’ e internacional, com uma agitada vida noturna, esse é o lugar certo para ficar em Pequim.
✓ Gulou e Nanluguoxiang: Quer se hospedar em uma região menos turística na cidade? Então as regiões de Gulou e Nanluguoxiang são os lugares perfeitos para você ficar em Pequim. Sinta o clima ‘antigo’ da cidade. Experimente a vida em um tradicional hutong e viva o cotidiano dos locais.
Nos hospedamos no hotel Hotel Kapok e adoramos! O hotel é super bem localizado, moderno e dava pra ir à pé até a Cidade Proibida e Wangfujing Street.
Leia todas as dicas de onde ficar em Pequim.
Encontre ofertas de hospedagem em Pequim
Como se locomover em Pequim
Beijing é incrível, e super fácil para andar sozinho. O grande problema é o trânsito, demora-se muito tempo para andar de um lado para o outro. Por isso o metrô é uma ótima solução, é só comprar o ticket em umas das máquinas nas estações, dizendo até qual estação você vai (sempre bom andar com um mapinha, geralmente distribuído no hotel).
Aproveite para andar bastante, principalmente pelas ruas exclusivas de pedestres espalhadas pela cidade. Você não vai se arrepender!
E não se esqueça do seguro viagem, hein?
Se você tá pensando em viajar para China e aproveitar essas dicas do que fazer em Pequim, a contratação de um seguro viagem é essencial! Ele é a sua garantia de assistência médica em caso de acidente ou emergência.
Faça uma cotação grátis e ganhe até 25% de desconto. Pague menos por uma cobertura mais abrangente para seu investimento!
Leia mais sobre a China e o Tibet
- Visto da China fácil fácil em São Paulo
- Onde ficar em Pequim: dicas de hospedagem na capital da China
- A Grande Muralha da China
- Tibet, o topo do mundo!
- Lhasa, a cidade dos deuses
- Mt Everest, a mãe do mundo
- Lhamo | A tradicional ópera tibetana
Salve essas dicas no Pinterest
Oi Ale
Esqueci de perguntar se tem alguma dica de restaurante em Pequim?
Adorei o post, principalmente as fotos!! Parabéns!
Que animal Alê.
AMEI seu post e como sempre as fotos!
Beijos
Oi, Alessandra. Tudo bem?
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia