Festa de Iemanjá em Salvador

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Um ar de mistério pairava sobre as ruas quase desertas do Rio Vermelho, na madrugada do dia 2 de fevereiro. Festa de Iemanjá em Salvador, dia de festa para a rainha do mar.

Às 4 da manhã, eu caminhava o mais depressa que podia em direção à praia. Para viver pela primeira vez, a experiência de participar de uma das festas populares mais intensas e tradicionais da Bahia.

Uma festa tradicional cheia de misturas e tradições que nos aproximam desse nosso Brasil profundo.

Iemanjá em Salvador

Ver o Sol nascer da praia do Rio Vermelho, com os pés na areia, ao som dos tambores e pontos da Umbanda e do Candomblé foi uma das experiências mais incríveis que já vivi nesses meus ‘nem tantos anos’ de vida. Tanto que sempre que posso, eu volto.

Para além do arrepio na pele, a Festa de Iemanjá em Salvador, é também uma ótima oportunidade para apaixonados por fotografia, como eu.

Fotografar o invisível é mais fácil na Bahia.


Leia também: As melhores dicas de o que fazer em Salvador


A Festa de Iemanjá no Rio Vermelho

A Festa do Dia de Iemanjá em Salvador começa na noite do dia 1, na Casa de Iemanjá no Rio Vermelho.

Os fiéis passam a noite cantando e celebrando Iemanjá ao som dos tambores e fazem fila para deixar seu presente junto ao presente principal a Iemanjá, levado para alto mar pelos pescadores às 16 horas do dia 2 de fevereiro.

É algo que recomendo a todos nós brasileiros, pelo menos uma vez na vida!

Neste meio tempo, quase tudo acontece nas areias da Praia do Rio Vermelho. Em uma mistura de celebração santa e profana, o 2 de fevereiro em Salvador é considerado o ‘ano novo baiano’.


Leia também: Círio de Nazaré em Belém do Pará, a maior manifestação religiosa do Brasil


Iemanjá

Iemanjá é a rainha das águas e mares. Seu nome vem de uma expressão Iorubá que significa ‘Mãe cujos filhos são peixes‘. É um orixá muito respeitado e cultuado, e por isso a festa em sua homenagem é tão importante.

Ela é descrita como uma bela sereia de cabelos longos e vestido azul. Também chamada de Janaína, é considerada a protetora dos pescadores, jangadeiros e homens que ganham sustento no mar.

Iemanjá em Salvador


A história da Festa de Iemanjá em Salvador, no dia 2 de fevereiro

A história conta que a tradição do Cortejo de Iemanjá no Rio Vermelho começou em 1923. Depois de um período de escassez de peixes, os pescadores do Rio Vermelho começaram a fazer oferendas para Iemanjá pedindo mar tranquilo e abundância de peixes.

Desde então, a rainha do mar é celebrada em 2 de fevereiro no Rio Vermelho, em uma festa linda, cheia de cores, sons e fé, muita fé!

Iemanjá em Salvador


Dia de Iemanjá é feriado em Salvador?

O dia 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá não é um feriado oficial em Salvador, mas é uma data muito importante na cidade.


Leia também: Calendário de feriados 2024 no Brasil


Minha experiência na Festa de Iemanjá em Salvador

Iemanjá em Salvador

2011 foi o primeiro ano que vivi a Festa de Iemanjá na Bahia.

Com um misto de ansiedade e sem saber muito bem o que me esperava, decidi ir até a Praia do Rio Vermelho antes mesmo do nascer do Sol.

Assim que cheguei à praia, tirei meus sapatos e comecei a fotografar os grupos de Terreiros de Umbanda e Candomblé, que, em rodas, dançavam, cantavam e tocavam tambores em homenagem à Iemanjá.

Me deixei levar por aquele mundo quase encantado e o resultado foram imagens que dificilmente sairão das retinas e durarão para sempre através das fotografias que fiz.

Aliás, como você logo vai perceber, quanto mais a hora passa no 2 de fevereiro em Salvador, mais a enseada lota e mais você começa a lutar para conseguir enquadrar sem os 368 milhões de fotógrafos espalhados pela areia.


Dicas práticas para fotografar a Festa de Iemanjá Salvador

É por essas e outras, que depois de 3 experiências nas areias do Rio Vermelho no dia 2 de fevereiro, fiz uma lista com dicas práticas para que você possa aproveitar ao máximo a Festa de Iemanjá em Salvador, na Bahia.

1. Chegue em Salvador na véspera do Dia de Iemanjá (ou antes)

Além de ser mais prático para chegar do aeroporto até o seu hotel, as homenagens à rainha do mar já começam na noite de 1 de fevereiro. Gosto de dar um pulinho lá no final do dia para fazer umas fotos e sentir o clima da ‘preparação’.

Além disso, o pôr do Sol do Rio Vermelho é de babar. Fica a dica!

Iemanjá em Salvador


2. Hospede-se no Rio Vermelho

No dia 2 de fevereiro, toda a região do Rio Vermelho fica interditada. Por isso, recomendo reservar um hotel no Rio Vermelho.

O Ibis Rio Vermelho (★ 8.0) e o Mar Hotel (★ 7.2) são opções com ótimo custo-benefício. Já me hospedei nos dois e recomendo.


Confira outras opções de hospedagem no Rio Vermelho


3. Chegue cedo na Festa

No dia 2 de fevereiro, recomendo chegar cedo na praia do Rio Vermelho. Bem cedo. 5 da manhã no máximo. É quando a celebração da Festa de Iemanjá começa oficialmente, com uma alvorada de fogos que sempre conta com a presença de Carlinhos Brown.

Iemanjá em Salvador


4. Chegue cedo mesmo!

Vou repetir: chegue cedo!

Você não vai se arrepender de ver o sol nascer ao som dos tambores. É algo mágico. Se você gosta de fotografar então, prepare-se!


Se você resolver encarar a multidão que vai até o Rio Vermelho, principalmente durante a tarde, fique atento com seus pertences! Recomendo levar só o que você consegue carregar. Cuidado com os bolsos, hein?


5. Esqueça o carro

Evite se locomover de carro pelo Rio Vermelho no dia da Festa de Iemanjá. O esquema de trânsito muda completamente e a região fica meio isolada. Por isso é muito prático hospedar-se no Rio Vermelho e ir andando até a praia.


Leia também: As melhores dicas de onde se hospedar em Salvador


6. Caminhe pela Orla do Rio Vermelho

Você também pode acompanhar vários grupos de samba, percussão e capoeira durante todo o dia na orla do Rio Vermelho. Aproveite!

Iemanjá em Salvador


7. Aproveite para renovar as energias

A Festa de Iemanjá é um ótimo momento para concentrar e renovar as energias e pedir muito axé para o ano que começa.

Afinal de contas, banho de pipoca não faz mal a ninguém, né?

Iemanjá em Salvador


Leia também: 13 dicas imperdíveis de onde comer em Salvador


Você já pensou em fazer seguro viagem nacional?

Além de assistência médica e odontológica, o seguro viagem nacional oferece outras coberturas importantes para qualquer viagem, como: reembolso de despesas por atrasos ou cancelamentos de voo, dano ou extravio de bagagem e até mesmo cancelamento de viagem.

Tudo isso por um investimento de menos de R$ 5 por dia de viagem!

Não perca tempo e faça já uma cotação no site da Seguros Promo.


Onde se hospedar para a Festa de Iemanjá em Salvador

Como já falei nas dicas, se você tiver pensando em ir para Salvador especialmente para a Festa de Iemanjá no dia 2 de fevereiro, recomendo reservar um hotel no Rio Vermelho, perto da praia.

Por conta da interdição de toda essa região, os deslocamentos ali ficam bem complicados.

Testamos e aprovamos 2 opções: O Ibis Rio Vermelho (★ 8.0) e o Mar Hotel (★ 7.2), um pouco mais simples, mas literalmente do outro lado da rua da praia do Rio Vermelho.

Para quem estiver buscando uma opção mais confortável, o Zank by Toque Hotel (★ 8.4), Hotel Catharina Paraguaçu (★ 8.8) e Mercure Salvador Rio Vermelho (★ 8.4) são ótima opções.


Leia também: Os melhores bairros e hotéis para se hospedar em Salvador


Como se locomover em Salvador

Eu acho que Salvador é uma dessas cidades onde alugar um carro é a melhor opção para se locomover.

Sei que questões como trânsito e estacionamento podem desanimar quem não curte muito dirigir seu próprio carro, mas esse não é o meu caso. Já fui 4 vezes a Salvador, todas dirigindo e sempre fui onde queria, quando queria.

Claro que no 2 de fevereiro o carro ficou guardado, mas como sempre emendamos mais uns dias na cidade, acho que vale a pena.


Uma super dica para economizar em aluguel de carro é usar um comparador online para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.

Nós sempre usamos o site da Rentcars, empresa brasileira que garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito.


Leia também: O site da Rentcars é confiável? Vale a pena usar?


Outras dicas de festa de candomblé em Salvador

Salvador é uma das cidades mais incríveis do Brasil. O sincretismo da cultura afro-baiana é interessantíssimo e produz festas populares maravilhosas.

Veja a seguir, outras festas de Candomblé em Salvador além da Festa de Yemanjá.

Festa em Salvador Data
  • Lavagem do Bonfim em homenagem a Oxalá
Segunda quinta-feira de janeiro (11/01/2024)
  • Festa para São Lázaro
Último domingo de janeiro
  • Festa para São Roque (Omolu)
16/08/2024
  • Festa de Santa Bárbara (Iansã)
4/12/2024
  • Nossa Senhora da Conceição (Oxum)
8/12/2024

Leia mais dicas de Salvador


Salve essas dicas no Pinterest

Dia de Iemanjá em Salvador


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratus
É fotógrafa, videomaker e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação.
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Oi !!! Como será 2021 para a festa de iemanjá? O que recomenda chegarei em Salvador dia 30.
    Será que vai ter? Estou ciente de aglomeração e covid mas talvez haja um esquema…

  2. AI QUE FESTA LINDA, EU VOU EM 2021, CHEGO DIA 31/01 E, VOU COMEMORAR MEU 25 ANOS DE CASADA , CM A BENÇÃO DE iEMANJA, NÃO VEJO A HORA

  3. Uau! que trabalho lindo, menina! Deu pra sentir daqui todo o Axé dessa Terra e desse culto! Odoyá.
    Amei s2 Gratidão por isso!!!

  4. Olá, qual o restaurante q vc sugere na orla?? Irei me hospedar em outro bairro😞, q horas devo chegar, tem acesso p taxis/ uber? 🤔

    • oi Lela, a feijoada de Iemanjá é tradicional no dia 2 de fevereiro. Os hotéis na Orla têm boas opções. No Rio Vermelho também fica a Casa de Tereza, da chef Tereza Paim, mas não é na Orla. Outro restaurante IMPERDÍVEL em Salvador é o Amado. Vamos publicar um review essa semana ainda sobre ele. Eu acho que as ruas ficam fechadas para trânsito de carro, não importa de taxi ou Uber. O ideal é checar o horário que começa a valer o bloqueio e chegar antes. Eu recomendo que você chegue na madrugada, porque depois vai perdendo o encanto, na minha opinião. Obrigada pela visita e comentário! Odoyá!

  5. Oi Alessandra, estou pesquisando sobre a festa, pra ir assistir em 2019. Tenho uma dúvida, se puder me esclarecer….durante a celebração, ali na areia, existem rodas de orixás incorporados? ou é difícil encontrá-las? Obrigada, Thais

  6. Olá Alessandra!

    Belo artigo e fotos lindas!
    Sou fotógrafa também e gostaria saber em relação a levar câmera fotográfica para um evento com tantas pessoas. Qual sua dica?
    Obrigada!

    • oi Amanda, tudo bem? Se você for bem cedinho não vai ter tanta gente assim. Se quiser fotografar a multidão mais pro meio do dia, recomendo levar SÓ a câmera e uma lente. Mais nada. Você vai ver como tem muitos fotógrafos lá. Muitos mesmo. Obrigada pela visita.

  7. Que festa linda! Quero também um dia poder presenciar essa manifestação de fé e devoção!
    Amei o post e as fotos.

  8. Uau! Deve ter sido uma experiência e tanto mesmo! Quero muito conhecer a Bahia e se for em uma época festiva então… Deve ser demais mesmo! Adorei o post e tenho que parabenizar vocês pelas fotos, que como sempre estão sensacionais!!!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome