Foi dada a largada para a temporada de neve no Chile 2024! E se você está planejando viajar para o país para esquiar ou para se divertir na neve, este post irá te ajudar muito.
Selecionei 8 lugares espetaculares, do norte ao sul do país, onde é possível aproveitar e conhecer neve.
O Chile oferece estações de esqui com completa infraestrutura de lazer, hospedagem e gastronomia.
Como fica bem perto do Brasil, o Chile é um dos destinos queridinhos dos viajantes brasileiros. E não é para menos, o país é lindo e tem muitos atrativos turísticos.
Além da paisagem deslumbrante e diversificada, o inverno no Chile é uma época ideal para curtir a neve da região e também conhecer Santiago. A cidade é a capital do país, e porta de entrada para uma viagem inesquecível.
Quando neva no Chile?
Geralmente, as nevadas chilenas acontecem a partir de junho até a primeira quinzena de setembro. Oficialmente, o início da temporada é dia 21 de junho. E a previsão para esse ano de 2024 é de muita neve!
De julho e agosto o país enche devido à alta temporada. Por isso, os preços aumentam e a procura por acomodações e passeios é maior.
Onde neva no Chile
É possível ver neve bem perto de Santiago. Valle Nevado, Parque de Farellones, El Colorado e La Parva são alguns destinos que ficam a menos de 100km da capital do Chile, que oferecem diversas opções de passeios e atrações aos turistas.
A seguir, montamos uma lista com estações de ski que você precisa conhecer.
Mas, se você não está a fim de esquiar, também é possível ver neve em cidades, como Portillo, Chillán, Valle Corralco e muito mais.
Conheça as 8 melhores estações de ski chilenas
Quando se trata de destinos incríveis para esquiar, o Chile se destaca como um dos melhores lugares do mundo.
Se você está em busca de emoção nas encostas nevadas, prepare-se para se encantar com as opções incríveis que vamos te mostrar.
As melhores estações de ski no Chile | Distância do aeroporto de Santiago |
1. Valle Nevado | 79km |
2. Parque de Farellones | 84km |
3. El Colorado | 73km |
4. La Parva | 72km |
5. Ski Portillo | 153km |
6. Nevados de Chillán | 430km |
7. Valle Corralco | 722km |
8. Antillanca | 937km |
Dica: Vale saber que cada estação de esqui tem sua própria data de abertura da temporada. Então recomendo verificar essa informação antes de planejar a sua viagem para curtir a neve no Chile.
1. Valle Nevado: uma estações mais famosas do Chile, próxima a Santiago
O Valle Nevado é a maior estação de esqui da América do Sul. Está localizado a cerca de 79 km do aeroporto de Santiago. E é, sem dúvida, um dos lugares mais procurados por quem quer esquiar no Chile.
O complexo possui 40 pistas para esqui ou snowboard e 16 teleféricos. E ainda conta com 3 hotéis: Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado. Além de 6 restaurantes, 6 bares e pubs, lojas e apartamentos residenciais.
No site do Valle Nevado é possível adquirir ingressos e reservar os hotéis do complexo. E ainda, ter informações completas sobre a estação de esqui. Além disso, por lá dá para conferir diariamente as condições das montanhas.
Também é possível ver imagens ao vivo de diversas partes da estação de esqui. E assim saber qual a situação atualizada de neve.
Se você não quiser se hospedar em um dos hotéis do complexo, é possível reservar um apartamento bem próximo às pistas de esqui do Valle Nevado. Algumas boas opções são:
- Departamento Valle Nevado Ski Resort Chile Ski in – Ski out
- Valle Nevado VIP Apartment Ski Out-In
- Apartment Valle Nevado
- Endereço: Camino a – Cam. Valle Nevado 1333, 7690000 Lo Barnechea, Región Metropolitana;
- Acesse o site oficial do Valle Nevado;
- Avaliação ★: “O centro é muito bom, em dia de semana tem pouquíssima gente.“
Leia também: Quais documentos para entrar no Chile
2. Farellones: muitas atrações para brincar na neve no Chile perto da cidade de Santiago
Um verdadeiro parque de diversões na neve para quem deseja esquiar ou não. Além das pistas de esqui, ideais para principiantes, há muitas outras atividades em Farellones, como teleférico, tirolesas, trenós. Sem falar no tubing, uma boia gigante para descer na neve. E tem ainda um mini parque para as crianças, entre outros atrativos.
Se você quer aproveitar um dia divertido de neve no Chile, esse é um ótimo lugar! Farellones fica a aproximadamente 53 km de Santiago.
No site do Parque de Farellones é possível acessar a imagem da câmera ao vivo. E assim saber como está de neve por lá.
Está decidido a ir para Farellones? Veja aqui algumas boas opções de hospedagem em Farellones:
- Endereço: Lo Barnechea (uma das 32 comunas de Santiago);
- Acesse o site oficial de Farellones;
- Avaliação ★: “Farellones é uma ótima opção para famílias que nunca tiveram ou tiveram pouco contato com a neve. Nele encontramos diversas atividades com a neve, como descer um morro nevado com um trenozinho individual de plástico, ou uma boia.”
3. El Colorado
Mais uma estação de esqui próxima à Santiago. São cerca de 56 km de distância. Fica entre La Parva e Farellones.
El Colorado possui mais de 100 pistas distribuídas por 1300 hectares. Sendo a maioria delas para os níveis iniciante e intermediário de esquiadores.
A estação de esqui conta com restaurantes, café e aluguel de equipamento. Além de uma escola de esqui e snowboard.
Para aproveitar ao máximo o El Colorado, sugerimos que você se hospede próximo, nos seguintes hotéis:
- Endereço: El Colorado 503, Lo Barnechea, Región Metropolitana, Chile;
- Acesse o site oficial de El Colorado;
- Avaliação ★: “Visita obrigatória. El colorado é mais adaptado a quem está iniciando no ski. Com pistas fáceis, longas e divertidas, dá para passar o dia aproveitando muito. Chegue cedo e busque subir o máximo possível, pois as pistas não são muito difíceis e você foge da muvuca que fica lá em baixo. Os bares são gostosos, vale tomar uma cerveja. A estrutura é ótima e o dia muito bem aproveitado.“
Ter seguro viagem é essencial para quem quer praticar esportes na neve
O seguro viagem não é obrigatório para a entrada de estrangeiros no Chile. Apesar disso, eu super recomendo que você contrate um plano de seguro viagem. Ainda mais pensando em uma viagem para esquiar no Chile.
Meu amigo Rafa se acidentou na primeira tentativa de andar de snowboard no Valle Nevado e teve que ser transportado de helicóptero para Santiago.
Se ele não tivesse seguro, estaria sem assistência e teria que pagar essa conta do próprio bolso.
A melhor dica é usar um comparador onlinepelo menor preço. Eu uso e recomendo o site da Seguros Promo. Que tem o melhor preço e atendimento do mercado.
Leia também: Saiba qual é o melhor seguro viagem para o Chile em 2024
4. La Parva
Outro lugar para quem deseja esquiar no Chile, La Parva fica a 56 km de Santiago. Essa estação de esqui conta com 38 km de pistas. São 40 pistas próprias para o esqui. Divididas em 4 categorias: iniciantes, intermediário, avançado e expert.
Sua estrutura é ótima e conta com 6 restaurantes, sendo 3 localizados nas pistas e os outros 3 no nível da rua. Eles oferecem uma gastronomia típica da montanha, como fondues e empanadas.
E ainda tem lojas, aulas para pessoas a partir de 3 anos e aluguel de equipamento. Ótima opção para quem quer ver neve no Chile bem perto de Santiago.
No site da estação de esqui La Parva é possível ver em tempo real imagens de como está a situação da neve. Clique aqui para visualizar.
Gostou e quer conhecer? Hospede-se em:
- Endereço: Lo Barnechea, Santiago, Chile;
- Acesse o site oficial de La Parva;
- Avaliação ★: “Uma das melhores opções para esquiar, supera em número de pistas o Valle Nevado e Farellones.”
5. Portillo: uma das melhores estações de esqui no Chile
Ski Portillo é a primeira estação de esqui da América do Sul. Está a 164 km de Santiago do Chile. Cerca de 2 horas. Possui paisagem deslumbrante. Com vistas para a Laguna del Inca e as montanhas da Cordilheira dos Andes.
Portillo dispõe de 34 pistas e 14 meios de elevação. E uma ampla área fora de pista. O complexo inclui hotel, restaurante, chalés e lodges. Vale saber que o Ski Portillo só pode ser usufruído por hóspedes. O que garante pistas livres.
Além de esqui e snowboard é possível aproveitar das atividades e infraestrutura local. A estação conta com fitness center, quadra poliesportiva, cinema, salão de jogos, piscina e muito mais. Mais um belo lugar para ver neve no Chile.
Através do site do Ski Portillo é possível reservar uma acomodação e ter mais informações. O site é atualizado e com versão em português.
Também dá para ver através da câmera ao vivo da estação como está de neve e saber informações sobre o clima.
- Endereço: Ruta 60 420, Portillo, Los Andes, Valparaíso (3 km de distância da fronteira do Chile com a Argentina e a 2 horas de Santiago);
- Acesse o site oficial do Centro de Ski Portillo;
- Avaliação ★: “A visita ao Ski Portillo e aos hotéis Tierra Offices é simplesmente sensacional para quem é apaixonado por esqui e adora curtir o frio. A experiência de esquiar nas encostas de Portillo é inigualável, com pistas bem cuidadas que atendem tanto aos esquiadores novatos quanto aos mais experientes. A vista das montanhas é de tirar o fôlego, e a sensação de deslizar pela neve com tal paisagem ao fundo é algo que fica na memória para sempre.“
6. Nevados de Chillán
Nevados de Chillán possui a maior pista de esqui da América do Sul. Está localizado a 407 km ao sul de Santiago. A 194 km a leste da cidade de Concepción e 82 km da pequena Chillán.
Está instalado aos pés de 3 vulcões adormecidos — Viejo, Nuevo e Nevados e possui um lindo cenário de floresta nativa.
Esse centro de esqui possui mais de 20 pistas e 13 teleféricos. E ainda, conta com dois hotéis, apartamentos e piscinas de águas termais.
Sem dúvidas é um dos grandes destinos para quem quer curtir a neve no Chile. Seja para esquiar ou para quem quer aproveitar as águas termais, e a bela paisagem.
Através da página Infonieve é possível saber as condições da estrada. E o prognóstico de neve para os próximos dias em Nevados de Chillán.
Ficou a fim de conhecer? Eu recomendo as seguintes acomodações:
- Endereço: Km. 85 Camino a Nevados de Chillan, Chillan;
- Acesse o site oficial de Nevados de Chillán;
- Avaliação ★: “Excelente qualidade de neve e instalações de centro de esqui.”
7. Valle Corralco
Valle Corralco está localizado a 714 km de Santiago. Aos pés do vulcão Lonquimay. O centro de esqui tem 29 pistas de vários níveis. A neve seca, plana e sem rochas é ideal para crianças.
Valle Corralco conta com restaurantes e loja para aluguel de equipamentos. E ainda, escola de esqui e snowboard.
Quer saber onde ficar em Valle Corralco para curtir a neve no Chile? Minha sugestão é:
- Endereço: Ruta 181, 4700000 El Colorado, Curacautín, Araucanía;
- Acesse o site oficial de Valle Corralco;
- Avaliação ★: “Excelente espaço! Ambiente familiar e acolhedor. Equipe simpática e com trabalho organizado. Bons professores. A pista de iniciante é larga e tem 1.2km de extensão o q ajuda muito o aprendizado e reduz a necessidade de várias subidas no teleférico. Adoramos a experiência.“
8. Antillanca
Localizado na região dos Lagos Andinos. A cerca de 98 km de Osorno, Antillanca é um segredo guardado pelos amantes de neve no Chile. Santiago está a quase 1000 km de distância.
O centro de esqui possui 28 pistas de todos os graus de dificuldade. Mas há também outras atividades como parede de escalada, quadras e aulas de esqui.
Imerso no Parque Nacional Puyehue, Antillanca tem um cenário incrível. Com direito a lagos, vulcões e um lindo bosque nativo. O complexo conta com um resort.
Seguem algumas opções de hotéis nos arredores de Antillanca para você aproveitar, e muito, a neve no Chile.
- Endereço: Ruta U-485 | X Región;
- Acesse o site oficial de Antillanca;
- Avaliação ★: “Lugar muito bonito. Tem-se vista para 3 vulcões. Fizemos caminhadas e a criançada adorou. No período que fomos não havia muita neve, mas a paisagem é muito bonita. Valeu a pena a aventura.”
Outros passeios para aproveitar a neve no Chile
Passeio para curtir a neve no Chile é o que não falta. Olha só o que mais dá para fazer em solo chileno.
9. Excursão ao Parque de Farellones saindo de Santiago
Este passeio ao Parque de Farellones saindo de Santiago te levará ao único parque de neve da capital chilena. Um lugar único! Inclui translado de ônibus de ida e volta até seu hotel em Santiago.
- Avaliação ★: “A viagem é linda e emociona ver a neve pela primeira vez. Nos divertimos durante o dia e como chegamos cedo conseguimos aproveitar algumas atividades antes da neve ficar muito mexida. Recomendo levar lanche e água para evitar consumir la que é tudo bem mais caro.“
10. Excursão a Farellones, Colorado e La Parva saindo de Santiago
Conheça três dos lugares mais especiais para aproveitar a neve no Chile nesta excursão privada a Farellones, Colorado e La Parva saindo de Santiago.
Você visitará a estação de esqui de La Parva, conhecerá o povoado de Farellones e fará um tour panorâmico por Colorado.
Avaliação ★: “O passeio é ótimo! O guia busca na frente do hotel, nos leva pra alugar roupas de neve e nos deixou na porta em segurança durante a volta. Recomendo!”
11. Estação de esqui Portillo, Laguna del Inca e Viña de San Esteban
O passeio até a estação de esqui Portillo, Laguna del Inca e Viña de San Esteban dura o dia inteiro (das 8h às 18h) e passa pelo Parque Arqueológico Paidahuén, inclui degustação de vinhos na Viña de San Esteban, uma vinícola do vale do Aconcagua.
E vai até a Reserva Nacional Río Blanco, passando pela famosa estrada Los Caracoles até chegarmos à famosa Laguna del Inca, perto da fronteira com a Argentina.
A última parada da excursão é a estação de esqui Portillo, um dos melhores lugares para praticar esportes de neve.
- Avaliação ★: “Passeio perfeito, o guia Pablo e o motorista Chile foram tops, Pablo tirou fotos com câmera profissional sem custo algum e compartilhou conosco, contou sobre a história do Chile durante o caminho, além de ter sido extremamente pontual e atencioso.“
O que não pode faltar na mala para o Chile durante o inverno?
Para aproveitar a temporada de inverno no Chile com muita neve, é preciso se preparar e investir em roupas de neve.
Vista-se em camadas. Primeiro com uma segunda pele, depois com uma blusa de lã ou fleece e por último com uma jaqueta impermeável.
O Chile é um destino imperdível para quem quer ver neve, seja pela primeira vez ou não. No inverno, o país oferece aventuras emocionantes para toda a família. Então, não perca a oportunidade de desfrutar de uma cultura rica e hospitalidade calorosa.
Prepare suas malas e descubra o melhor do Chile!