Câmera fotográfica é um instrumento óptico para captação de imagens na forma de fotografias individuais, que são armazenadas localmente, transmitidas para outro local, ou ambos.
Como capta informações sobre elementos externos sem ter contato físico com eles, é tecnicamente classificada como um dispositivo de sensoriamento remoto.
A palavra câmera vem de camera obscura, latim para câmera escura, um dispositivo originalmente usado para projetar uma imagem sobre uma superfície plana.
Tendo evoluído desse aparato, mesmo os equipamentos modernos mais sofisticados guardam seu princípio fundamental: uma caixa à prova de luz com um orifício em um dos lados.
Semelhantemente ao funcionamento do olho humano, por esse orifício penetram raios de luz e outras porções de espectro eletromagnético, registrados em um filme fotográfico ou por um sensor de imagem.
Além disso, tipicamente câmeras contam com objetivas, obturadores e diafragmas, que controlam a quantidade de luz recebida; um sistema de foco, que permite ajustar a distância entre a objetiva e o filme ou sensor; e um visor, que auxilia na composição da cena que se quer fotografar.