Caraguatatuba

Caraguatatuba é um município brasileiro no litoral norte do estado de São Paulo. Pertence à Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e Microrregião de Caraguatatuba.

Localizando-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 178 km. A cidade ocupa uma área de 485,097 km².

Caraguatatuba é vocábulo tupi, que segundo Silveira Bueno significa “lugar de muitos caraguatás”, ou seja, “caraguatal”, “caraguatazal”. Do tupi karagûatá: designação comum dada a várias espécies de plantas epífitas e terrestres da família das bromeliáceas, também conhecidas como gravatá, e tyba: abundância, grande quantidade, ajuntamento, termos que juntos formam uma relação genitiva, dando significado ao nome no município.

Em 2014 sua estimativa populacional foi de 111 524 habitantes, resultando em uma densidade demográfica de 229,9 hab/Km². Em 2013 foi o 75º mais populoso de São Paulo e o 269º de todo o país. A cidade tem uma temperatura média anual de 25 °C e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,759, considerando-se assim como elevado em relação ao país, sendo o 169º maior do estado.

Caraguatatuba foi elevada à categoria de vila em 1770. O crescimento do povoado veio com a chegada de famílias de estrangeiros, que se instalaram na Fazenda dos Ingleses. A propriedade se estabeleceu em 1927 e trouxe benefícios como o aumento da população, a formação de trabalhadores agrícolas e artesãos, o surgimento do comércio e o crescimento substancial da arrecadação municipal.

É uma das quinze estâncias balneárias do estado de São Paulo.

As principais praias de Caraguatatuba, no litoral de SP, são: Praia do Porto Novo, Praia das Palmeiras, Praia Pan-Brasil, Praia de Indaiá, Praia Central, Praia Brava, Praia do Martim de Sá, Praia da Lagoa Azul, Praia do Capricórnio, Praia do Massaguaçu, Praia da Cocanha, Praia da Mococa, Praia da Tabatinga.