eSIM

Um eSIM (embedded-SIM) ou eUICC (embedded universal integrated circuit card) é um formato de cartão SIM programável que é fabricado diretamente em um dispositivo.

Em aplicações máquina a máquina (M2M) em que não há necessidade de alterar o cartão SIM, isso evita a necessidade de um conector, melhorando a confiabilidade e a segurança. Um eSIM pode ser provisionado remotamente; os usuários finais podem adicionar ou remover operadores sem a necessidade de trocar fisicamente um SIM do dispositivo.

Um eSIM é um perfil de cartão SIM virtualizado instalado em um chip eUICC permanentemente montado na superfície de um dispositivo móvel na fábrica.

O chip eUICC usado para hospedar o eSIM utiliza a mesma interface elétrica que um SIM físico, conforme definido em ISO/IEC 7816. Uma vez que um perfil de operadora eSIM é instalado em um eUICC, ele funciona da mesma forma que um SIM físico, completo com um único ICCID e chave de autenticação de rede gerada pela operadora.

A eSIM é geralmente provisionada remotamente; os usuários finais podem adicionar ou remover operadoras sem a necessidade de trocar fisicamente um cartão SIM no dispositivo.

Todas as eSIMs são programadas com um ID de eSIM (EID) permanente na fábrica. O serviço de provisionamento utiliza esse número para associar o dispositivo a uma assinatura de operadora existente, bem como para negociar um canal seguro para a programação.

Como resposta para evitar cobranças de roaming durante viagens internacionais, a eSIM surge como a solução lógica para um mundo hiperconectado. Desde o seu lançamento, diversas grandes empresas de tecnologia e startups, como Airalo, Holafly, GigSky, eSimSupply, holidayeSim, Truphone e outras, passaram a oferecer seus serviços de eSIM para diferentes destinos de viagem.