Minas Gerais é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada na Região Sudeste do país, sendo o quarto estado com a maior área territorial e o segundo em quantidade de habitantes.
Limita-se ao sul e sudoeste com São Paulo, a oeste com o Mato Grosso do Sul, a noroeste com Goiás e Distrito Federal, a norte e nordeste com a Bahia, a leste com o Espírito Santo e a sudeste com o Rio de Janeiro.
Seu território é subdividido em 853 municípios, a maior quantidade dentre os estados brasileiros. A topografia mineira é bastante acidentada, sendo que alguns dos picos mais altos do país encontram-se em seu território.
O estado também abriga a nascente de alguns dos principais rios do Brasil, o que o coloca em posição estratégica no que se refere aos recursos hídricos nacionais. Possui clima tropical, que varia de mais frio e úmido no sul até semiárido em sua porção setentrional.
Todos esses fatores aliados propiciam a existência de uma rica fauna e flora distribuídas nos biomas que cobrem o estado, especialmente o cerrado e a ameaçada Mata Atlântica. O território de Minas Gerais era habitado por indígenas quando os portugueses chegaram ao Brasil.
Contudo, ocorreu uma grande migração para o estado a partir do momento em que foi anunciada a existência de ouro. A extração do metal trouxe riqueza e desenvolvimento para a então província, proporcionando seu desenvolvimento econômico e cultural. Mas o ouro logo se tornou escasso, provocando a emigração de grande parte da população, até que um novo ciclo (o do café) traria novamente a Minas projeção nacional e cujo fim levou ao processo de industrialização relativamente tardio.
Minas Gerais atualmente possui o terceiro maior produto interno bruto do Brasil, sendo que grande parte do total produzido no estado ainda se deve a atividades mineradoras. Tal desenvolvimento também advém de sua notável infraestrutura, como muitas usinas hidroelétricas e a maior malha rodoviária do país. Em virtude de suas belezas naturais e de seu patrimônio histórico, Minas Gerais é um importante destino turístico brasileiro.
O povo mineiro possui uma cultura peculiar, marcada por manifestações religiosas tradicionais e gastronomia típica do interior, além de importância nacional nas produções artísticas contemporâneas e também no cenário esportivo.
O turismo no estado de Minas Gerais oferece diversas atrações históricas, naturais e culturais.
Um dos mais importantes circuitos turísticos de Minas Gerais é a Estrada Real, que passa pelos antigos caminhos utilizados para transportar o ouro das minas, que liga a região central do estado às cidades do Rio de Janeiro e Paraty.
As maiores e mais visitadas cidades históricas são Ouro Preto, antiga capital do estado, Diamantina, importante cidade da mineração de diamante e Tiradentes, esta última famosa por seu romantismo, festivais de culinária e cinema.
Monte Verde também se destaca como um destino de inverno e romantismo, com suas pousadas de clima europeu entranhadas na Serra.
O relevo do estado, com abundância de picos e serras (especialmente os grandes picos), além da abundância de grutas e cavernas, rios e lagos naturais e artificiais e a riqueza da fauna e flora estadual atraem praticantes do ecoturismo e também do turismo de aventura.
Outro segmento relevante é o turismo rural, já que Minas é um dos estados que mais possuem empreendimentos voltados para esta finalidade.
A principal cidade do Circuito das Águas, no sul do estado, é São Lourenço (Minas Gerais), se destaca pelas fontes hidrominerais. Poços de Caldas é outra cidade que se destaca pelas fontes hidrominerais recebendo muitos turistas pelas proximidades com São Paulo.
Capitólio (Minas Gerais) pelo Cânion de Furnas, rios e cachoeiras. Parque Estadual do Ibitipoca pelo ecoturismo e turismo de aventura. Araxá pelo famoso Hotel de mesmo nome, que historicamente já hospedou diversos presidentes.
Em Belo Horizonte e nas suas proximidades, têm o Circuito Cultural Praça da Liberdade, Parque da Serra do Curral, Parque das Mangabeiras, Praça do Papa, Pampulha, estádio do Mineirão, centro histórico de Sabará, Gruta Rei do Mato e Gruta de Maquiné (parte da Rota Peter Lund) e o Museu do Instituto Inhotim.
Destaca-se ainda o turismo de negócios em franca expansão, uma vez que nos últimos anos grandes eventos de projeção internacional foram realizados no estado. Em especial, destaca-se nesse segmento a cidade de Belo Horizonte, que atrai cada vez mais feiras, congressos e reuniões, o que pode ser atribuído à infraestrutura e à importante rede hoteleira da cidade.
Outras cidades do interior (como Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia) também oferecem opções para a realização de eventos de negócios de grande porte.