Salvaterra é um município brasileiro, localizado na Ilha do Marajó, no estado do Pará, região norte do Brasil. É considerado o principal ponto de entrada para a Ilha do Marajó, através do porto de Camará, localizado no extremo sul do município, na foz do rio Camará.
Localiza-se a uma latitude 00º45’12” sul e a uma longitude 48º31’00” oeste, estando a uma altitude de 5 metros. Sua população estimada em 2010 era de 20 183 habitantes. Possui uma área de 1.039 km².
Salvaterra era, desde 1901, distrito de Soure. Foi apenas em 1961 que foi elevada à categoria de município, conhecida desde então como a Princesa do Marajó, apresentando hoje 20.183 habitantes.
Situada a oeste do estado do Pará, esse belo recanto amazônico proporciona aos moradores e visitantes da região um espetáculo natural de suas praias de água doce, dos seus igarapés e de suas fazendas.
Pelos campos encharcados durante as pesadas águas do inverno, passeiam búfalos mansos e seus vaqueiros morenos. Água Boa é uma praia escondida dentro de Salvaterra e Joanes fica a 17 km do município.
A Reserva Ecológica da Mata do Bacurizal e do Lago Caraparú é uma Unidade de Conservação administrada pela Prefeitura Municipal de Salvaterra, com objetivo de proteger os recursos naturais e desenvolver o ecoturismo.
O abacaxi cultivado na região é um dos mais doces do Brasil, tirando daí o sustento dos moradores e a economia da região, fazendo com que o município seja um dos grandes produtores da fruta. A produção de abacaxi de Salvaterra já está ganhando o mundo.