Santa Cecília é um distrito da região central da cidade de São Paulo. E também um grande centro comercial. Abrange os bairros de Campos Elísios, Santa Cecília, Várzea da Barra Funda (triângulo formado entre as vias férreas da CPTM e as avenidas Abraão Ribeiro e Rudge, e parte da Vila Buarque onde está localizado o Largo Santa Cecília e a estação do metrô Santa Cecília.
Em seus domínios encontra-se a maioria do Elevado Presidente Costa e Silva (vulgo Minhocão), a Praça Marechal Deodoro, a Praça Princesa Isabel, a Praça Júlio Prestes e o Largo Coração de Jesus.
Grande parte do distrito é composta por regiões decadentes da cidade, como o bairro de Campos Elísios e a região em torno do Elevado. Aquele, outrora imponente bairro nobre da Capital onde se localizavam, entre outras mansões, o Palácio dos Campos Elísios, a antiga residência da família de Elias Antônio Pacheco e Chaves, mais tarde sede do Governo do Estado de São Paulo e residência oficial do Governador do Estado de São Paulo, quando, após incêndio ocorreu a mudança para o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi.
Abriga hoje a região denominada como Cracolândia, além da Favela do Moinho, uma das poucas que ainda restam na Região Central, e que formou-se em uma construção abandonada incrustada entre os trilhos da Linha 7 e da Linha 8 da CPTM, sendo que os moradores têm obrigatoriamente de atravessar os trilhos para chegar em suas casas. No bairro se localiza o imponente Santuário do Sagrado Coração de Jesus. É atendido pela Linha 3 (Vermelha) do Metrô de São Paulo, nas estações Marechal Deodoro e Santa Cecília. Também é servido pela Linha 8 da CPTM, na Estação Júlio Prestes.