Um dos meus temas de viagem preferidos tem a ver com lúpulo. Adoro cerveja e adoro conhecer a cultura cervejeira dos destinos que visito. Viajou comigo, já sabe: tem que beber cerveja local!
E nessa minha vida de viajante e cervejeira, confesso que muitas vezes a presença de boas cervejarias locais é fator determinante para escolha daquele destino específico. Tanto que no dia da cerveja, resolvi fazer uma lista com as minhas 13 experiências cervejeiras mais legais. Vamos ver?
13 experiências cervejeiras pelo mundo!
1. Lhasa Beer, a cerveja do topo do mundo!
A minha experiência cervejeira número 1 é, sem dúvidas, ter tomado a Lhasa Beer, a cerveja do topo do mundo.
E não esqueço: tomei a primeira Lhasa Beer ao chegar em Lhasa, coração do Tibet, no terraço do meu hotel, no centro antigo da cidade. O super simpático Prhem garantiu umas das melhores tampinhas da minha coleção.
A cerveja geladíssima combinou bem com a vista. Quase chorei!
Quer saber mais sobre a viagem ao Tibet?
2. Sabadão na Brooklyn Brewery em Nova York
Eu simplesmente adoro Nova York e gosto mais ainda do Brooklyn. De Williamsburg então, a gente nem precisa comentar. Por isso, a 2ª experiência cervejeira da lista é visitar e aproveitar a Brooklyn Brewery, no bairro de Williamsburg, em Nova York.
A cervejaria abre nos finais de semana e também oferece tours guiados. O clima do lugar é delicioso, a cerveja deliciosa. Não tem erro! Chegue cedo, pois costuma lotar. Ah, e quer outra dica? Você nem precisa fazer a visita guiada, hein?!
Leia mais sobre a Brooklyn Brewery, em Nova York
3. Visitar a SAB World of Beer, o ‘Museu da Cerveja’ em Joanesburgo, na África do Sul
A visita guiada a SAB World of Beer foi uma das coisas mais legais que fizemos em Joanesburgo, na África do Sul.
Já estive em muitos tours guiados em cervejarias pelo mundo, mas esse foi especial. A atração nesse verdadeiro museu da cerveja é a experiência imersiva. A gente passa por diversos cenários que vão contando sobre a história da cerveja através dos tempos, desde o Egito até hoje, mostrando as peculiaridades da bebida na África do Sul. Muito legal!
Vou escrever mais sobre o tour na SAB World of Beer em breve! Aguarde e confira! Ahhh, e tem degustação, hein?!
Leia mais sobre a Viagem de 10 dias pela África do Sul.
4. Brouwerij ‘t IJ: Cerveja e moinho de vento em Amsterdam, na Holanda
Quer conhecer um dos moinhos de vento mais fotogênicos e pertinho pertinho de Amsterdam, na Holanda e de quebra experimentar uma(s) cerveja super gostosa e especial?! Vá conhecer a Brouwerij ‘t IJ, uma cervejaria coladinha no Gooyer Mill, o moinho de madeira mais alto da Holanda.
Fomos no verão e recomendo fortemente a visita! Mas vá com tempo pra aproveitar, hein?!
5. Tomar uma Amazon Beer na beira do Rio Paracauary, na Ilha do Marajó, no Pará
Felicidade é poder tomar uma cerveja boa, gelada e na beira do rio. Se for na Ilha do Marajó, no Pará tomando uma IPA com Cumaru da Amazon Beer então, melhor ainda!
Aí já pode escrever F-E-L-I-C-I-D-A-D-E, tudo com letra maiúscula assim!
Essa cerveja é deliciosa, feita com sementes de cumaru, conhecida também como baunilha da Amazônia. Dizem até que ela tem propriedades medicinais. Acho que banho de rio também, né?
Leia mais sobre a viagem de 7 dias pelo Pará: Belém e Ilha do Marajó
6. Beertrip na Flórida
Outra super experiências cervejeira foi a viagem em busca das melhores cervejarias da região centro sul da Flórida, nos Estados Unidos, principalmente na costa oeste do estado e na região de Tampa Bay.
Nossa Beertrip, como foi carinhosamente apelidada passou pelas ótimas:
- Point Ybel, em Fort Myers
- Sarasota Brewing Co., em Sarasota
- Darwin, em Bradenton
- Tampa Bay Brewing Co., em Tampa, FL 33605
- Cigar City Brewing, em Tampa, FL 33607
- Funky Buddha, em Fort Lauderdale
- Wynwood Brewing Company, em Miami
E as minhas preferidas foram a Cigar City Brewing em Tampa e a Funky Buddha, em Fort Lauderdale!
Quer saber mais sobre o nosso Roteiro cervejeiro pela Flórida?
7. Visita à única plantação de lúpulo do Brasil na Frutopia, em São Bento do Sapucaí
Que tal conhecer a única plantação do único lúpulo brasileiro no Frutopia, em São Bento do Sapucaí, uma cidade charmosíssima na Serra da Mantiqueira?
Adorei essa experiência. É tão diferente ver o lúpulo assim, in natura…
Apesar de termos chegado um pouco atrasada, já que a colheita tinha sido realizada alguns dias antes, para fazer a cerveja Märzen, da Baden Baden adorei saber mais sobre os projetos desse pessoal, que tá com ‘fome’ de lúpulo, viu?!
8. Cervejaria nacional e as lendas brasileiras
E já que estamos falando de produto nacional, vamos direto para uma das minhas cervejarias preferidas em São Paulo: a Cervejaria Nacional!
A cervejaria oferece 5 tipos de cervejas artesanais batizadas com nomes de lendas do folclore brasileiro. A minha preferida é a Mula, uma IPA super saborosa com 60 de IBU e 7,5% Alc!
Quem quiser ainda pode fazer um tour na fábrica!! Que tal?!
Quer mais dicas de Sampa?
9. Roteiro cervejeiro em BH
Não é à toa que dizem que o estado de Minas Gerais é chamado de Bélgica brasileira. Várias cervejarias locais têm chamado atenção no cenário nacional e até internacional.
Para comemorar – e aproveitar – isso, preparei um roteiro cervejeiro em BH para cervejeiro nenhum botar defeito, incluindo a fábrica da Wäls, o templo cervejeiro da Backer, o biergarten da KRUG Bier e a fábrica da KÜD, cujos rótulos de suas cervejas são batizados em homenagem a clássicos do rock, como: Tangerine, God Save the Queen, Smoke on The Water e Blackbird.
Leia mais sobre o roteiro cervejeiro em BH.
10. Sam Adams, for the love of beer
Se você tem pouco tempo em Boston, o que você não pode deixar de fazer? Uma visita na fábrica da Samuel Adams, claro!
Essa é uma das cervejarias mais tradicionais dos Estados Unidos e a visita guiada e degustação são imperdíveis!
Leia também: 7 experiências cervejeiras nos EUA
11. Santa Dica, a cerveja com nome de ‘santa’ revolucionária!
A Santa Dica é a cerveja artesanal de Pirenópolis, a cidade mais charmosa de Goiás.
A cerveja foi batizada em homenagem à Benedita Cipriano Gomes, também conhecida como Santa Dica, uma curandeira e profetiza muito famosa nessa região do estado de Goiás.
Dizem que ela ‘ressurgiu da morte’ aos 7 anos e depois do milagre começou a receber romarias de fiéis ansiosos por bênçãos e graças da ‘Santa Dica’.
A cervejaria Santa Dica produz 3 rótulos, uma Weiss, uma Kölsch e uma IPA e se eu fosse você não perdia essa Kölsch por nada!
Leia mais sobre a Santa Dica, a cerveja artesanal de Pirenópolis.
12. Sabie Brewing Co., na Rota Panorâmica, em Mpumalanga, na África do Sul
Uma das mais recentes cervejarias que visitamos foi a Sabie Brewing Co., em Sabie, Mpumalanga, na África do Sul.
A cervejaria fica na cidade de Sabie, uma região linda, cheia de cachoeiras, onde começa a Rota Panorâmica do Canyon do Rio Blyde.
Nem preciso dizer que as vistas são quase ou mais inspiradoras que a própria cerveja, né?
13. A cerveja artesanal de Floripa
Para fechar a nossa lista, uma lista de peso sobre os melhores lugares para tomar cerveja artesanal em Floripa, a Ilha da Magia. Não é demais?
E você?! Gosta de viajar e experimentar as cervejas locais? Deixa um comentário contando mais sobre as suas experiências cervejeiras!
Salve esse artigo no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas por lá!
Oii Alessandra estou começando a ler esse post das suas experiências cerejeiras, adorando … eu estive no Museu de Joanesburgo foi super híper bacana . Vou ler degustando cada gole das delícias aqui rsrsss
beijos
Oba! Obrigada pela visita e comentário, Odete. Beijão.
Post muito interessante, mas, falar de cervejas artesanais e não comentar (e principalmente ir!) em Blumenau que é eleita a capital nacional da cerveja e que abriga a principal Oktoberfest brasileira, não foi muito legal.
Espero que possas ir em breve!
Certíssima, Anna Luiza. Ta na lista. Valeu pela bronca e obrigada pela visita.
Super legal! Fiquei esperando alguma de Londres… Eu não curto cerveja, mas adoro provar e fazer tours diferentes e interessantes como esse do museu da cerveja, na África do Sul.
Infelizmente ainda não conheço Londres! Preciso ir logo pra aumentar a minha lista! ;)
Que bacana, sempre que podemos provamos as cervejas dos lugares e aqui na Ásia tem sido uma experiência interessante! :)
Que legal, Bruno! Obrigada pela visita.
Ale do céu! Você é muito chic! Nao basta tomar cerveja boa, precisa tomar com vistas espetaculares.
Olha…. vc vai ter um treco circulando pela Alemanha e pela Rep. Tcheca! Em Berlim, a mais cara nos supermercados custava 1€. Na época nem quis pensar em vinho (no nosso pensamento: 1 garrafa de vinho italiano meia boca = 4 garrafas de cerveja alemã top).
Em Praga tomei apenas em restaurantes. Sao deliciosas!
Pois é… ficou faltando uma experiência nessa parte do mundo na minha lista, né, Juliana?! Hehehehe.
Não bebo, mas achei os lugares legais né? Só cidades tops também. E o que é aquela vista em Lhasa? Achei muito legal. Abraços!
Hehehe! Que bom que gostou, Michela! Obrigada pela visita.
Gente, quanta experiência existe de cerveja pelo mundo!! Não tinha ideia que tinha tudo isso, não… Parabéns pelo post!!!
Obrigada pela visita, Eliana!
Que publicação útil e muito do meu agrado. Também gosto muito de visitar cervejeiras.. mesmo quando estive no Japão, visitei a fábrica da cerveja Sapporo, também é incrível. Falta uma aí que adorei: a experiência GUINNESS em Dublin. Muito bom, mesmo!
Opa!! Preciso conhecer pra acrescentar aqui na lista, Diana! ;)
Hummmm que post delicioso….eu acabei de voltar de Amsterdam e fiz o tour da Heineken Experience….Gostei demais do passeio e, lógico, do momento degustação, que dispensa comentários.
Hmmm, delícia! Ainda não fiz o tour da Heineken, escolhi essa outra porque queria ver um moinho também! Preciso voltar pra Amsterdam!
Socorrooo que post deliciosoooo! Alessandra, quero fazer exatamente todas essas experiências nessa vida!!! Sou muito fã de cerveja, e fiquei muito louca com cada tópico novo, porque foi mais um lugar que acrescentei na lista. E minha favorita será sempre a visita a Brooklyn Brewery, a cervejaria que faz a cervejinha que mais amo no universo (sabe confort beer? A IPA deles é a minha!) Beijos e ótimo, incrível, maravilhoso post!
Ahahaha! Amei seu comentário, Klecia! Tamo junto! Vamos marcar uma Brooklyn IPA qualquer dia desses. Também é a minha favorita da Brooklyn!! ;). Beijão e obrigada pela visita.
Apesar de não beber cerveja achei demais esse post, quantas variedades! Mostrei para o marido e ele curtiu, disse que ia adorar provar cada uma delas. Dicas anotadas!
Opa, que bom! Obrigada pela visita.