Viajar de carro é uma das coisas que a gente mais gosta e quando o destino ajuda, tudo fica melhor ainda. Passamos 10 dias no Marrocos, percorrendo quase 1.500 km entre Tânger, no norte do Marrocos, e Marrakech, no sul do país.
Foram 10 dias de descobertas e encantamento, cruzando montanhas e desertos em um dos países mais incríveis do mundo. E o melhor de tudo: de maneira independente, dirigindo um carro alugado.
10 dias no Marrocos: uma viagem de carro inesquecível
Viajamos pelo Marrocos em março/abril de 2013 e resolvemos organizar um roteiro por conta própria, alugar um carro e explorar o Marrocos de maneira independente!
Sei que uma viagem assim não é pra qualquer um, mas é uma chance de conhecer, de maneira independente e íntima, o interior do país, rico em belezas naturais e humanas. Teve perrengue?! Claro que teve, mas o que seria de um bom viajante sem uma boa história pra contar, não é mesmo?
Para tratar de assuntos mais práticos, escrevi quase um post que é quase um manual sobre como é Viajar por conta própria no Marrocos.
Se você tiver alguma outra dúvida, pode deixar um comentário no fim do post tá?
Roteiro Resumido: 10 dias no Marrocos
DIA 1 – Tânger – Chefchaouen
DIA 2 – Chefchaouen – Fès
DIA 3 – Medina de Fès
DIA 4 – Fès – Azrou – Midelt – Merzouga
DIA 5 – Merzouga
DIA 6 – Merzouga – Gargantas de Todra e Dades
DIA 7 – Dadès Gorges – Marrakech
DIA 8 – Marrakech
DIA 9 – Marrakech
DIA 10 – Marrakech
Mapa com a rota da viagem de 10 dias no Marrocos
Como organizar uma viagem independente no Marrocos
Para facilitar a sua vida, vou tentar explorar em detalhes cada um dos destinos que percorremos nessa incrível jornada de 10 dias no Marrocos.
Olha quanta coisa legal que já foi publicada:
- Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos
- Marrocos – Fès, a cidade imperial
- De Carro Pelo Marrocos: De Fès a Merzouga, no Saara
- O grande deserto do Saara
- O incrível Mercado de Rissani, no Marrocos
- As gargantas de Todra e Dades
- Uma viagem para Marrakech
É perigoso dirigir no Marrocos?
Aposto que você vai me perguntar: Mas não é perigoso dirigir no Marrocos?!
Eu, sinceramente acho que não. Aliás, não mais do que é perigoso dirigir em qualquer lugar do mundo. Se for possível, alugue um carro resistente, de preferência um 4×4. POde fazer diferença na hora do pneu furado. Além disso, não esqueça de conferir todos os pneus antes de aceitar o carro, inclusive o estepe. Isso é essencial pra garantir a sua segurança pelas estradas marroquinas.
De resto, não há o que se temer, as estradas principais (N) são boas, principalmente nos trechos mais frequentados por turistas.
Outra boa recomendação é planejar bem sua viagem, evitando percorrer mais de 300 km por dia. Desse jeito você tem mais tempo para poder curtir a estrada.
Aluguel de carro no Marrocos
Minha dica é: Alugue seu carro com a Rentcars.com e garanta o melhor preço, pesquisando de uma vez só, em uma única plataforma várias locadoras diferentes. Para melhorar, você não paga IOF e ainda pode dividir o valor em até 12 vezes sem juros.
Viaje com tranquilidade
Outra coisa importante no planejamento da sua viagem para o Marrocos é o seguro viagem. Em uma viagem desse tipo, é essencial que você contrate um seguro viagem. Essencial! Ele é a garantia de assistência em caso de algum acidente ou emergência.
Aproveite a oportunidade: Ganhe 5% de desconto na contratação de qualquer seguro viagem usando o código TOPENSANDO05.
Roteiro Detalhado: 10 dias no Marrocos
DIA 1. De Tânger a Chefchaouen
Voamos cedo de Barcelona para Tânger, no norte do Marrocos, com a Vueling, uma companhia aérea low cost espanhola, pegamos o carro alugado e fomos direto para Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos, em meio às montanhas Rif.
A cidade é linda, principalmente a medina azul e na minha opinião é uma ótima introdução ao Marrocos.
Leia mais dicas do que ver e o que fazer em: Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos.
Onde Se Hospedar em Chefchaouen
Nos hospedamos no Dar Zambra, um riad super charmoso, fica no alto da medina, com terraço com uma vista privilegiada. Recomendo! O café da manhã no terraço é outro ponto alto do Dar Zambra. Um dos melhores que comemos no Marrocos.
Encontre opções de hospedagem com até 50% de desconto em Chefchaouen, no Marrocos
DIA 2. Chefchaouen – Fès
Depois de aproveitar Chefchaouen, partimos para Fès, a cidade imperial do Marrocos, cruzando as montanhas Rif.
Resolvi seguir um caminho alternativo, dica de um fórum da Lonely Planet e acabei nos metendo em uma roubada. As estradas estavam péssimas e demoramos mais que o triplo do tempo que levaríamos pela estrada tradicional.
Depois de 2 pneus furados, percebi que o crime não compensa, e dessa vez o caminho mais cênico acabou se mostrando também o mais traiçoeiro.
Uma experiência que vai ficar na memória, mas que poderia ser evitada. Permaneça nas rodovias principais e você provavelmente não terá problemas!
Leia mais dicas do que ver e o que fazer em Fès, a Cidade Imperial do Marrocos
DIA 3. Fès
Em Fès passamos o dia conhecendo uma das maiores medinas do mundo árabe, com ajuda de Said, que nos guiou por esse labirinto imenso, repleto de cores e cenas maravilhosas.
Onde Se Hospedar em Fès
Nos hospedamos no Ibis Fès. Escolha de gringo, confesso, mas escolhemos o hotel devido a sua localização fora de medina e também ao fato de que ele oferece estacionamento grátis aos hóspedes. Outra vantagem foi que conseguimos comer um bom spaghetti a bolonhesa e tomar uma cervejinha, já que no interior do Marrocos é praticamente impossível encontrar uma cerveja gelada.
Encontre opções de hospedagem com até 50% de desconto em Fès, no Marrocos
DIA 4. De Fès a Merzouga pelo Médio Atlas
Ainda era cedo quando começamos a percorrer os 450 km que separam Fès e Merzouga, no deserto do Saara. O caminho é longo, mas as paisagens são incríveis!!
As florestas de cedro da suíça marroquina, as montanhas do médio Atlas, e os oasis do Vale do Ziz encheram os olhos com paisagens saídas de filme, que nos preparavam para o fim de tarde nas areias do deserto.
Leia mais sobre a nossa jornada no post De carro pelo Marrocos | De Fès a Merzouga, no Saara
Onde Se Hospedar em Merzouga
Nos hospedamos no Kanz Erremal. Um sonho de hotel. café da manhã então, nem se fala!
DIA 5. Merzouga e o Deserto do Saara
Merzouga foi a etapa mais marcante da viagem pra mim. Acordar e ver o nascer do sol nas dunas do Saara não tem preço. Escolhemos um hotel super bacanudo ‘pénareiadodeserto‘ e acertamos! Os 40 minutos a mais de viagem no dia anterior valeram a pena.
Passamos o dia passeando com o 4×4 do hotel nas dunas, conversando com os nômades, e almoçamos pizza bérbere no famoso mercado de Rissani, com nosso guia Ahmed.
No fim da tarde fomos de dromedários até um acampamento no meio do deserto, onde passamos a noite em uma tenda nômade, uma das experiências mais marcantes da minha vida.
Leia mais sobre nossa experiência de dormir no deserto do Saara marroquino em: Uma Noite no Deserto do Saara
DIA 6. De Merzouga aos desfiladeiros de Tondra e Dades
No dia seguinte, pé na estrada novamente, desta vez até o desfiladeiro de Tondra, passando pelos incríveis palmeirais de Tinghir.
Quando cheguei nesse mirante e olhei pra essa cena, fiquei totalmente hipnotizada. Acho que esta foi uma das imagens que me marcaram.
Leia mais sobre os incríveis desfiladeiros de Todra e Dades no Marrocos
Onde se hospedar em Boumalne Dades
Passamos a noite no aconchego do ‘quarto caverna’ no hotel em Boulmalne Dades, a 1500 metros de altitude, no Kasbah Tizzarouine.
Encontre opções de hospedagem com 50% de desconto em Boulemane, no Marrocos
DIA 7. Do desfiladeiro de Dades a Marrakech, atravessando o Alto Atlas
De manhã cedo visitamos a Garganta de Dades e depois partimos rumo à Marrakech atravessando o Alto Atlas.
Tive o prazer de percorrer a famosa Tizi-N-Tchika, em sua plenitude nevada!!
Esta estrada incrível corta os picos gelados do Alto Atlas, a 2.300 metros de altitude, nos presenteando com vistas maravilhosas, de tirar o fôlego.
Chegamos a Marrakech depois de um dia cansativo de direção, e nos instalamos no nosso belíssimo riad, bem no centro da medina.
Onde Se Hospedar em Marrakech
Nos hospedamos no Palais de Princesses, um riad dentro da medina de Marrakech. O serviço é cinco estrelas e você ainda curte o clima de mistério. Demais!
Encontre ofertas de hospedagem com 50% de desconto em Marrakech, no Marrocos
Passamos 3 dias explorando a cidade, e aproveitamos para ver a Bienal de Marrakech, conhecer os Jardins de Majorelle, e explorar um pouco mais da arte urbana desta cidade louca!
O carro ficou guardadinho no estacionamento, porque, de verdade, não compensa dirigir em Marrakech…
Leia Mais Sobre a Viagem de Carro pelo Marrocos:
- Viagem para o Marrocos: tudo o que você precisa saber
- Vale a pena alugar carro no Marrocos?
- 10 experiências inesquecíveis no Marrocos
- Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos
- Marrocos – Fès, a cidade imperial
- De Carro Pelo Marrocos: De Fès a Merzouga, no Saara
- O grande deserto do Saara
- O Mercado de Rissani, no Marrocos
- Os incríveis defiladeiros de Todra e Dades
- Uma viagem para Marrakech
- Os jardins de Majorelle, em Marrakech, Marrocos
Salve esse artigo no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas por lá!
Muito interessante !! Acho encantador tudo o que aqui esta escrito pela forma e simplicidade . Obrigado
Olá! Boa noite! Passando para agradecer esse incrível roteiro que você postou. Seguimos suas dicas e tudo ocorreu muito bem. Talvez, a única coisa que faria diferente seria o inverso, começando por Marrakesh e terminando em Tanger, pois já estava cansado ao final da viagem e Marrakesh é muito batidão. Foi uma viagem incrível, as paisagens são surreais. Merzouga então…sem palavras. A única coisa desgastante nessa viagem foram as paradas policiais, muitos deles são corruptos, então é bom separar uma graninha extra. Achei estressante essa parte, já não aguentava mais ser parado. Talvez por esse único motivo não voltaria ao Marrocos. Fora isso, tudo ótimo. Quanto aos aproveitadores em Marrakesh e Fes achei que seria pior, não enxeram tanto o saco.
oi Leonardo, que bom que você voltou por aqui para dar as suas impressões sobre a viagem. Gostei das suas sugestões. Acho que vale. Obrigada novamente por ter voltado aqui para deixar esse comentário. Qual é a próxima aventura? ;)
Boa noite! Adorei as dicas e estou me baseando no seu roteiro! Obrigado por compartilhar! Em Merzouga voce reservou as duas diárias no Kanz Erremal? Lá eles fornceram uma noite nas tendas no valor incluso ou você reservou separadamente em outro local a noite na tenda? Obrigado
oi Leonardo, tudo bem? Reservei pelo Booking.com mesmo, onde eu sempre faço as minhas reservas de hospedagem. O passeio não está incluso não. Você contrata na chegada e paga lá.
Que bom que curtiu o roteiro! Fico feliz em inspirar e ajudar! ;)
Obrigado pela resposta! Só fiquei sem entender uma coisa: foram duas noites em Merzouga? Uma no Kanz Erremal e uma na tenda no deserto?
Oi Leonardo, tudo bem? Isso. Foram duas noites. Uma no hotel e uma na tenda.
Blog muito bom muitas informações imagens lindas parabéns.
Obrigada!
Blog muito bom muitas informações imagens lindas parabéns.
Abraços
Obrigada, Isabel. Abraços.
Olá!
Estamos em 4 pessoas e querendo fazer esse trajeto bem no Ano Novo… qual foi o valor do pacote para o deserto em média ? E a média do aluguel de carro ? O outro local onde dormiram entre Merzouga e Marrakech também foi reservado pela internet ?
Sobre a comunicação, na maioria das cidades dá pra se comunicar em inglês e espanhol ?
oi Juliana, tudo bem?! Você pode ter uma noção do preço dos pacotes para as suas datas no site da Civitatis e do aluguel de carro no site da Rentcars. Reservamos tudo pela internet. Eles falam inglês, espanhol e francês por conta da colonização e muitos ainda falam italiano.
Ola alessandra. Parabéns pelo Blog. Muito completo e explicativo.
Estarei indo pra Marrocos com meu namorado dia 28/12 para passar por volta de 10 dias no país, em um roteiro parecido com o seu. Andei fazendo alguns orçamentos de tour privado com motoristas (sem hotéis), mas os valores são EXORBITANTES, por volta de 950 euros por pessoa. Achei um verdadeiro absurdo.
Sendo assim, resolvi pesquisar sobre alugar carro no Marrocos e viajar por conta própria. Foi aí que cheguei no seu blog.
Minha dúvida é a seguinte:
Nas grandes cidades como Marrakech e Fez onde o trânsito é um caos, é difícil de entrar e sair delas??? Os hotéis que vc ficou possuem estacionamento ou vc deixou em um estacionamento particular em outro lugar?? Tenho medo só dessa parte. Nas estradas fico tranquilo.
Com relação ao combustível. Tem bastante postos no caminho? É caro?
Aguardo retorno!
Obrigado
O hotel em Fez tinha estacionamento sim. Foi por isso que escolhi o Ibis. O de Marrakech não tinha, pois era dentro da medina. Deixei em um estacionamento particular do lado de fora dos muros da medina. Tinha bastante posti de combustível sim. Tranquilo. Bem parecido com o Brasil e não era caro. Ótima viagem pra vocês!
Olá Alessandra!
Gosta de ir um dia com a mi há mulher e duas filhas de carro até Marrocos, uma viagem como esta.
Podes me dizer se é aconselhável (visto q ter 12 anos e a outra 4 anos) e quanto tenho de por de parte para toda a viagem?
Obrigado e boas
Viagens.
Oi. Parabéns pelo blog, dicas e esclarecimentos.
Vou p/ o marrocos essa semana. Gostaria que me ajudasse. Vamos alugar carro. Como funcionam os estacionamentos? Dá p/ parar na rua? Se sim, existem “flanelinhas”? Quanto mais ou menos devo dar/pagar? Onde não devo ir de carro p/ evitar problemas?
Oi Leiri, tudo bem?! Obrigada pela visita e comentário. A maioria dos hotéis que nos hospedamos tinha estacionamento. Por isso escolhi me hospedar no Ibis em Fès. Em Marrakech deixei o carro parado 2 dias e preferi ficar a pé. O preço era fixo por dia. Nas cidades menores eu nem me lembro de ter visto flanelinha nem nada. Pra conhecer as medinas, esqueça o carro. Você não pode entrar motorizada. Mas vai encontrar estacionamentos nas portas de entrada. Boa viagem!
Oi Alessandra, tudo bem? Adorei suas dicas. To querendo fugir do Carnaval aqui no RJ e cogitando ir ao Marrocos. Estou em dúvida do que fazer, porque somente terei 5 dias inteiros. Seria uma introdução, com retorno certo depois :-)
O que vc sugere? Marrakech ou Fez ?
Obrigada
Oi Marianna, tudo bem?! Eu iria para Marrakech. Apesar de Fez ser mais ‘tradicional’, Marrakech é muito interessante e gosto muito do clima cosmopolita da cidade. Acredito que para uma viagem de 5 dias tem mais a oferecer. Estou à disposição para qualquer dúvida. Obrigada pela visita.
Olá Alessandra parabéns pela viagem e ótimo relato. Estou indo agora em janeiro e tb vou alugar um carro. O estacionamento em Marrakech é tranquilo de encontrar? Qual utilizou ?
Grato
É tranquilo sim, Jefferson. Nos hospedamos dentro da medina e perguntei ao riad onde nos hospedamos qual era a melhor opção. Sempre bom contar com dicas de quem sabe, né?! Boa viagem e aproveite o Marrocos! Passe aqui depois pra contar como foi a viagem e se usou alguma dica! ;)! Abraços e ótimo ano novo.
Hola Alessandra! Estarei em Lisboa em dezembro e gostaria de ir para Marrocos teria disponibilidade do dia 18 até maximo 29 de dezembro , que vc nos recomenda?
Oi Karina, tudo bem?! Esse roteiro é ótimo para 10 dias, mas acho que você deve se informar melhor sobre as condições do tempo nessa época, já que alguns lugares podem sofrer com o inverno! ;)
Obrigada Alessandra!
Parabéns pelo blog e pelos posts muito esclarecedores e detalhados! =)
Muito obrigada pela visita, Rebeca! Que bom que pudemos ajudar! :)!
Olá adorei o seu relato. Estou indo para o Marrocos em setembro e vou alugar um carro por lá. Vc aconselharia alugar o carro aqui no Brasil pelo site de empresas ou deixar para alugar quando chegar lá? Os preços do aluguel de carro lá são mais em conta que nos sites internacionais? Como vc fez? Agradeço a sua atenção. E parabéns pelo site. Esta sendo muito útil para o planejamento da minha viajem ao Marrocos.
Oi Nanci, tudo bem?! Que bom que pudemos ajudar no planejamento da sua viagem. Eu com certeza alugaria aqui do Brasil já. Tivemos problema com o estado do carro de uma das companhias locais e realmente acho que vale investir no aluguel de um carro bom, de uma empresa confiável. Temos parceria com a Rentcars.com, uma ótima plataforma pra pesquisar preços de várias locadoras diferentes. A gente sempre usa o serviço deles e adora. Se precisar de mais alguma informação é só falar! Abraços.
Olá! Só para dizer que o post de vocês convenceu a mim e a meu noivo a viajar para o Marrocos! Vamos em novembro. :)
Lindas as fotos! Parabéns!
Ôi, Alessandra!
Somos um casal português que viajará para Marrocos a partir de Lisboa, no próximo dia 13 de Junho e regressaremos a 27 de Junho ou 1 de Julho.
Adorei o seu roteiro e penso segui-lo com pequeníssimas alterações, nomeadamente introduzir Meknes e Essauira e seguir de Marrakech, para Agadir, Mogador, Casablanca, Rabat e Alcácer-Quibir, por esta ordem! Qual a sua opinião?
– Poderemos fazer a nossa viagem num Audi a gasóleo?
– Há algum cuidado a ter com a roupa? Mulher é normalmente vista de calção, t-shirt, vestido decotado ou não se deverá expôr?
– Poderemos frequentar a praia sem constrangimentos? Usar bikini?
Agradecia se não considerar abusivo este meu pedido, que me esclarecesse sobre estas questões, por favor.
Abraço de Portugal e um enorme bem-haja!
oi Laura, tudo bem?! Achei o roteiro de vocês ÓTIMO. Em Essaouira não esqueça de fazer uma foto das cabras em cima das árvores pra mim, por favor. :)!
– Poderemos fazer a nossa viagem num Audi a gasóleo?
Sim, perfeitamente tranquilo. Recomendo que vocês permaneçam nas vias principais.
– Há algum cuidado a ter com a roupa? Mulher é normalmente vista de calção, t-shirt, vestido decotado ou não se deverá expôr?
O cuidado é mais cultural mesmo. É sempre bom a gente se adaptar um pouco aos costumes de cada destino que visitamos pra não ‘ferir’ ninguém, não é mesmo?! Principalmente nas pequenas cidades e vila nos caminhos.
– Poderemos frequentar a praia sem constrangimentos? Usar bikini?
Em relação ao bikini, não sei te dizer, não fui à praia na Marrocos. Mas acho que tudo bem sim. É um país que recebe estrangeiros há muitos e muitos anos e acredito que estejam acostumados com o jeito de vestir e costumes ocidentais.
Espero que vocês façam ótima viagem e estou à disposição. Se gostaram das dicas e forem reservar hotéis pelo Booking.com deixo nosso link aqui, ok?!
Muito e muito Obrigada!
Agradeço de coração a resposta e nos estamos preparando, embora ainda não tenhamos feito nenhuma reserva de hotel e não saibamos se compensará muito levar o nosso carro, ou alugar um através do rentcars.com, uma vez que levam quase €200, para atravessar o carro de Tarifa para Tânger.
Nós sairemos de Lisboa, dia 13, após os nossos santos populares, porque ambos somos marchantes…Lisboa merece muito, uma visita nesta época do ano, já para não dizer…sempre! :) :) :)
De Portugal, um abraço de coração,
Obrigada você pela visita, Laura! Portugal está nos nossos planos. Quem sabe não conseguimos ir nessa época! Estou à disposição pro que você precisar. Abração!
Oi Alessandra. Quero passar um mês no Marrocos. Vou alugar um carro. Vou me hospedar em campings onde for possível e Riad ou hotel em grandes cidades. Quanto você acha que se gasta, mais ou menos, por dia com as despesas, incluindo combustível, hospedagem , alimentação e passeios? Adorei suas dicas. Vou usar seus links de afiliados para contratar serviços. Isso me deixou super segura e tranquila para uma Boa aventura. Obrigada.
Oi Eliane, tudo bem?! Que delícia! Um mês inteiro no Marrocos?! Me leva também! Hehehe! ;)! Olha, o Marrocos é um país barato pra quem quer economizar. Me lembro que comer era bem mais barato que no Brasil, a gasolina não era nada de fora do comum e os hotéis também têm preços ótimos. Quando você voltar vem aqui contar pra gente como foi, tá?! :)! Beijão.
Alessandra, eu e meu esposo estamos pilhados e muitos agradecidos pelo seu retorno….Ja utilizando os links divulgados aqui. Novamente obrigada, sucesso a vcs e muitas viagens mundo a fora!! ;)
Fabi, estou aqui torcendo pra sua viagem ser tão linda quanto foi a minha! Abra seu coração e curta bastante o Marrocos, viu?! Quando voltar, passa aqui pra contar pra gente como foi, tá?! Vou ficar curiosa! Se você precisar de alguma coisa, é só falar, vou adorar ajudar! Beijão.
Oi, Alessandra.
Que viagem! Inspiradora…
Tenho pouquíssimo tempo em Marrakech e gostaria de pegar um carro alugado e ir, ao menos, até as encostas das Montanhas Atlas e conhecer povoados berberes. Como lidou com as placas de trânsito? Se o GPS não funcionar direito, dá pra se virar? Basta a habilitação brasileira?
Obrigado, desde já….
Fabian, o Marrocos é apaixonante!! Dirigir lá foi moleza, e o gps não funciona todas as horas. Por isso ter um mapa impresso é de extrema importância. Usamos demais. Você precisa emitir sua PID, carteira de habilitação internacional pra dirigir lá. Se precisar de mais informação é só chamar! ;)
É bom lembrar que se você curtiu as dicas, pode usar nossos links de afiliado pra alugar o carro, reservar hotel e comprar seguro viagem sem pagar nada mais por isso! Abração. ;)
Olá Alessandra…vc não tem ideia como estou feliz de encontrar seu roteiro: é exatamente o que estávamos procurando! Eu e meu marido temos 7 dias no Marrocos agora em Março/17, e queremos fazê-lo de carro. Bem, imaginamos alugar um carro em Tanger e ir descendo, fazendo em sua maioria, as mesmas cidades que vcs fizeram. Nossa dúvida era se precisávamos contratar um tour a partir de Marrakech para ir ate o Saara, pois meu sonho é passar uma noite lá. Pelo seu relato, posso ir de carro até a cidade de Merzouga e no hotel já conseguir um tour para o deserto, certo. E em que mês vcs fizeram esta viagem? E quanto ao carro, vcs devolveram em Marrakech mesmo? e vc lembra se a taxa de devolução vou muito alta? Bem, ainda vou ler todos os outros posts e comentários, mas realmente preciso agradecer por compartilhar sua viagem!…Abraços!
oi Fabi, tudo bem?! Obrigada pela visita e que bom que vou poder te ajudar! Fomos em março tb., uma ótima época porque não está tão calor. Devolvemos o carro em Marrakech. Recomendo já entregar o carro assim que você chegar na cidade, porque dirigir lá é insuportável. Não me lembro quanto foi a taxa de devolução na época (2014), mas mesmo assim valeu muito a pena. Não teríamos visto 1/3 do que vimos se tivéssemos ido de excursão. Recomendo alugar o carro com a Rentcars pra evitar dores de cabeça. Estou à disposição pro quê você precisar! Você vai amar o Marrocos, certeza! ;). Abração.
Olá Alessandra,.
Estou a preparar uma viagem a Marrocos entre 8 de Abril a 17 de Abril. Seremos dois casais e um deles têm um filho de 10 anos. Vocês acha seguro para uma criança? Estamos a pensar em fazer- Fez – Meknes – Rabat – Casablanca – Marraquexe – Merzouga. Estamos indecisos se : alugamos um carro para os 5 e vamos independentes ou contratamos uma guia privado com jipe,…. O que vocês acha? Se optarmos por alugar um carro que empresa recomenda? é necessário algum tipo de documento ?
Muito obrigado!
Oi Ricardo, tudo bem?! É seguro pra criança sim. Fique de olho nele e tudo bem. Ele vai amar o passeio de dromedário. Eu alugaria um carro se vocês gostam de dirigir, senão recomendo fechar o pacote com alguma agência. Provavelmente vocês terão que alugar 2 jipes, né?! Se te interessar, veja o tour com o pessoal do Marrocos.com! Eles são ótimos. Abraços e obrigada pela visita.
Ola Alessandra! Que delicia de viagem! Vou pra Marrocos no fim deste ano, super animada!
Eu queria saber se foi fácil achar um guia em Merzouga e se voce ainda tem o contato do guia de voces, me ajudaria muito! E ah, queria saber se lá tem a opçao de escolher diferentes tipos de passeio no deserto e, se sim, qual foi a que voces fizeram! muito obrigada!!
Oi Isabella, tudo bem?! O Marrocos é apaixonante, você vai ver. O nosso guia trabalha no hotel que nos hospedamos. O tour que escolhemos foi o tour 4×4 no deserto durante o dia, e o passeio pra dormir nas dunas. Como falei que queria muito conhecer o mercado, o Mohammed incluiu isso também, e foi super super legal! O hotel que você se hospedar, com certeza vai ter algumas opções pra vocês escolherem! ;).
Ola,
Sobre aluguel de carro, ha a necessidade de se alugar um 4×4 ou um basico esta de bom custo?
Tenho a intenção de fazer o mesmo roteiro que o seu. Mas é claro que nao queremos nos aventurar sozinhos no deserto com o carro, iremos contratar um guia e tal.
Oi Alice, obrigada pela visita. O 4×4 não é totalmente necessário não. Principalmente se você ficar nas estradas principais. O que recomendo é alugar o carro com uma empresa confiável. O Marrocos é apaixonante! Boa viagem!
Olá, bem legal o texto. Como vocês fizeram com o carro em Fez? Para estacionar?
Nosso hotel tinha estacionamento grátis, e você também pode parar do lado de fora da medina, em estacionamentos ‘públicos’. Obrigada pela visita!
Oi Alessandra, irei com meu marido e meu filho de 8 anos para o Marrocos em janeiro. Voce acha que dá pra fazer o passeio de dromedario de Merzouga ate o deserto com criança, dormindo uma noite nas tendas? Alguem sabe se faz muito frio em janeiro? Abraços
Oi Claudia. Obrigada pela visita! Acho que faz um friozinho sim, mas acho que é possível! :)!
Oi Alessandra!
Amei suas dicas e seu roteiro no Marrocos. Eu e meu namorado vamos em Novembro e estamos pensando em fazer o mesmo roteiro de vocês, ele me encantou demais. Como vamos só nós dois, pesquisamos os valores dos carros para aluguel… e preço de uma 4×4 está praticamento o dobro de um carro normal. Na sua opinião, existe alguma estrada nesse trajeto que seria complicado fazer de carro normal e não em uma 4×4?
Parabéns pelo blog e que faças ainda muitas viagens para nos inspirar!
Oi Ingrid, obrigada pela visita. Fico feliz em te ajudar. Dá pra alugar um carro sem tração sem o menor problema. Mantenha-se nas estradas principais sempre, e procure alugar o carro com uma locadora grande. Tivemos péssima experiência com uma locadora local, que nos entregou o carro em péssimas condições. Boa viagem!
Olá Alessandra. Irei com minha mulher em outubro/novembro e estamos planejando um roteiro de 15 dias. Como também não gostamos deste esquema de pacote turístico com as agências, estamos pesquisando para alugar um veículo. Ao ler o seu relato, surgiram algumas dúvidas, que ficaria imensamente grato se pudesse nos ajudar:
1 – Como foi a relação coma a polícia nas estradas? Existe corrupção?
2 – Como foi a tua experiência no abastecimento em postos de combustíveis? São fáceis de encontrar? Existem frentistas ou o sistema é “self-service”? Aceitam pagamento em dinheiro ou cartão?
3 – Como você encontrou os guias que você identifica no post? Através do hotel ou procurou pela cidade mesmo?
4 – De modo geral, você considera o Marrocos um país seguro para viajar de carro?
Parabéns pelo blog e obrigado!
Oi Rafael, obrigada pela sua visita. Vou tentar te ajudar com suas dúvidas:
1. A ‘Gendarmie Royale’, ou a famosa polícia marroquina é famosa pela sua má postura, fato. Fomos parados 2 vezes. Nesse post eu conto um pouco como foi minha experiência e dou algumas dicas de como lidar com eles, caso você seja parado.
2. Fáceis de encontrar, sempre com frentista. Demos preferência ao dinheiro nessa viagem. A não ser nos hoteis.
3. Nossos guias foram indicados pelo hotel.
4. Achei um país seguro pra viajar de carro sim. Como eu falei: Mantenha-se nas estradas principais, e sempre ande dentro do limite de velocidade. Alugar um bom carro também ajuda muito.
abraços e boa viagem!
Olá Alessandra. Irei com minha mulher e sogros para o Marrocos em dezembro/janeiro (natal/ano novo aqui – temos 12 dias inteiros e um do retorno) . Inicialmente faria um roteiro Marrakesh- Quarzazate- Merzouga- Fes – Rabat e Casablanca (último dia – apenas a grande mesquita e aeroporto). Aí vi o seu roteiro e tudo mudou kkkkk!
Tenho alguma dúvidas iniciais, agradeço a tua ajuda.
1- Quando foi a tua viagem? Dezembro e janeiro: provavelmente terei que pesquisar sobre fechamento de rodovias (gelo/neve?).
2- Como são os postos de serviços nas rodovias? Mulheres no carro, sabe como é.
3- Podemos optar por um carro normal (4 x 2) ou você acha imprescindível um 4 x 4?
4 – Dois dias adicionais no roteiro: o que você faria?
5-Você acha que é possível/seguro reservar os hotéis lá mesmo, digo , ao longo do trajeto? Para eventualmente flexibilizar o roteiro?
Parabéns pelo Blog e muto obrigado!
Oi Rodrigo, tudo bem?! Obrigada pela visita. Vamos ver se consigo te ajudar:
1. Minha viagem foi em abril de 2014. Talvez, em lugares mais altos, principalmente nas montanhas você tenha problemas com neve sim. Vale a pena se informar.
2. Ahahahaha. Não usamos nenhum posto de serviço não. Sempre parávamos em um restaurante, ou café pra ir ao banheiro. Por isso vale a pena pesquisar direitinho os pontos de parada nos seus trajetos.
3. Acho possível fazer a viagem com um carro normal, certifique-se que ele está em boas condições. Confira todos os pneus e estepe também. Não deixe de perguntar sobre assistência em caso de problema, e se fosse eu, daria preferência a uma empresa maior.
4. Eu passaria um dia extra na região de Tondra, e Dades, e iria a Essaouira, a partir de Marrakech, pra ver as ‘árvores de cabras’. Fiquei frustrada por não ter visto, nem fotografado uma.
5. Olha, pergunta difícil essa hein?! Acho possível sim. Fizemos isso do deserto para Dades. Mas, como seguro morreu de velho, é sempre bom garantir uma cama e banho quentinhos, né?! ;)!
Abração e aproveite o Marrocos!
Ale, quero agradecer todas as dicas do seu blog. Acabei de chegar de Marrocos e foi incrível. Fiz um roteiro muito parecido com o que você fez, e de quebra ainda conheci Essaouria, conforme sua sugestão. Foi ótimo!!! Parabéns pelo blog e pelas dicas!
Beijo grande
Ai, Tati! Fiquei tão feliz com sua mensagem!! O Marrocos é apaixonante e dividir isso é incrível! Que bom que você gostou e usou as dicas! Agora pode escrever um relato pra nós aqui, hein?! ;)! Beijos.
Boa noite,
Pretendemos ir à Marrocos em julho, entrando por Tânger, gostaria de saber o que podemos conhecer em quatro dias.
Obrigada
Olá Angela, obrigada pela visita. Vocês podem conhecer Tânger, Chefchaouen, e Fès. Acho que vocês irão gostar bastante! Abraços.
Boa noite meu nome e creuza estou querendo ir a marroco em junho agora, e aconselhavel alugar um carro ou andar de train ou onibus para os Pontos turistico o que Vc me indicaria ?
Oi Creuza, obrigada pela visita. Se você for sozinha, recomendo procurar por um tour. O carro te dá mais independência, né?! Boa viagem!
Oi Alessandra, estou planejando uma passagem de uma semana pelo Marrocos (chegando e saindo por Casablanca) e, pelo tempo limitado, acho que vou ter que escolher se vou a Fes (e Chef) ou Marrakesh, além do deserto. Qual escolha você faria?
Carlos, eu amei Chefchaouen, e Fès. Mas Marrakech tb. é incrível! Dê uma lida nos posts e veja se você consegue escolher! hehehehe. Abração e obrigada pela visita.
Olá Alessandra, tudo bem?!?!
Parabéns pelas postagens!!! Estamos (eu e minha mulher) programando a minha viagem para o Marrocos em março/16. Vamos chegar pela Espanha, rodar alguns dias por lá até cruzar para o Marrocos no mesmo carro alugado (retornamos ao Brasil por Málaga). A princípio visitaremos Fes, Meknes, Marrakesh, Ouarzazate e Essaouira, tudo por conta própria. Você acha razoável e seguro?!?! Esses deslocamentos são em estradas boas?!?! Você tem alguma sugestão de guia (acha importante?!?!) para as cidades?!?!
Por enquanto é isso!!! Obrigado!!!
Oi Paulo César, obrigada pela visita! Acho que é seguro sim, pelo menos em 2013 quando eu fui correu tudo tranquilamente. Fique atento aos limites de velocidade, alugue um carro bom e ‘parrudo’, confira as condições do estepe e se mantenha nas rodovias principais. De resto, aproveite o interior do Marrocos, que acho que é o mais bonito e ‘real’ desse país incrível! Eu incluiria Merzouga no seu itinerário, e trocaria Ouarzazate pelas gargantas de Todra e Dades. Nos arredores de Essaouira não deixe de procurar pelas ‘árvores de cabras’, e tire uma foto pra mim, por favor! Acho legal um guia para a medina em Fes, mas saiba que você vai ter que fazer o famoso tour loja, loja, loja, que eu acho um saco! Se precisar de alguma coisa é só falar! Boa biagem!
Alessandra, desde já, muito obrigado pelas ricas informações do seu blog: reconsiderei fazer a viagem por Marrocos de forma independente.
Uma dúvida em relação a estadia em Merzouga: onde vocês deixaram o carro durante a noite no acampamento no deserto? No estacionamento do hotel em Merzouga? Se sim, vocês pagaram pelo estacionamento somente ou tiveram que reservar outra diária, mesmo dormindo no deserto?
Olá, Jardel, tudo bem?! Muito obrigada pela visita. Fico feliz em saber que você reconsiderou fazer esta viagem independente. O Marrocos é um país encantador, e fazer isso no seu próprio tempo não tem preço. Foi uma das experiências mais maravilhosas da minha vida! Em Merzouga ficamos no hotel Kanz Erremal, e o carro ficou estacionado na frente do hotel mesmo, sem problemas. Eles não cobraram estacionamento não, e a tarifa é ótima! Pagamos a diária e mais 30 euros por pessoa para o passeio no deserto. De manhã, quando voltamos, foi ótimo! Tomamos café da manhã – delicioso! -, um banho delicioso e pegamos a estrada. Não deixe de visitar a feira em Rissani, é IMPERDÍVEL!
Bom Dia Alessandra.
SObre os guias ( pessoas ), voce contratou la ou saiu do brasil com eles contratados ? O que voce me aconselha sobre guia, devo pegar algum especifico ou chegando la tem aos montes ?
Muito obrigado
Bruno, seu hotel pode te dar a indicação. Não se preocupe!
Oi Alessandra,
primeiramente parabéns pelos relatos e informações.
Quero ir ao Marrocos, mas em agosto, e ouvi dizer que é muito calor. Em que época você foi? Esta informação confere? Você acha que pode atrapalhar a viagem?
obrigada.
Oi Laura, obrigada pela visita. Acho que pode atrapalhar sim, principalmente a ida até o deserto. Fui em março, uma época ótima, mais fria, e seca. Boa viagem!
Uauu que adorável!
Vou lá em Agosto mas acho que já me arrependi… preferia fazer algo como você fez. Queira ir visitar o deserto… mas a minha amiga não quer… Ainda se lembra do nome do hotel em que ficou em Merzouga? Adorei a vista!!
Oi Juliana, tudo bem?! Muito obrigada pela visita! O nome do hotel que ficamos em Merzouga é Kanz Erremal. SUPER recomendo! É BEM tranquilo. Não perca!! Estou escrevendo neste exato momento os próximos posts, mas como são 5.000 fotos, preciso de tempo prá conseguir colocar tudo em ordem! ;)!
Opa!
Tive dificuldade pra digitar meu comentário anterior.
A primeira frase era: “Menina, que viagem!”
Esperando ninaiagem!
E que fotos!
Esperando os próximos capítulos…
Oi Alessandra! Parabéns outro post super bacana. Fotos maravilhosas !
Boa dica é realmente verificar a parceria que a rentalcars indica na hora do aluguel de carros. Ano passado tive um problema com um carro alugado atraves deles, com uma destas empresas bem menores, meio desconhecidas … Conheço um casal que acabou de ter o mesmo problema viajando pela Australia e Nova Zelandia. Parabéns pelo blog…