Visitar a Ban Silapin, ou em bom e velho inglês Artist’s House, é um programa diferente em Bangkok, capital da Tailândia.
Passeio perfeito para quem quer experimentar uma cidade de uma maneira autêntica, tradicional e sem pressa.
Os klongs de Thonburi
Durante os séculos 18 e 19, Bangkok se desenvolveu ao redor de uma extensa rede de canais fluviais conhecidos como klongs. A maioria deles foi substituída por estradas de asfalto com o crescimento vertiginoso da cidade, mas se você é como eu e tem fixação por lugares que preservam um quê de original e verdadeiro, vai dar um jeito de conhecer Thonburi, a antiga Bangkok e a Artist’s House!
Artist’s House: um programa diferente em Bangkok
Depois de passar o dia flutuando pelos Canais de Thonburi, lugar onde tudo começou, finalmente chegamos à Artist’s House, uma típica casa de madeira tailandesa construída há mais de 200 anos às margens do Klong Bang Luang, um dos muitos klongs de Thonburi.
A primeira coisa que chama a atenção de quem passa por ali são as estátuas humanas coloridas em tamanho real sentadas à beira d’água vendo a vida passar. É como se eles, como o tempo, tivessem parado ali e por ali ficado, por anos e anos e anos…
A casa de madeira bicentenária fica no coração de uma pequena comunidade de casas tradicionais tailandesas que são conectadas por uma passarela de madeira que segue o canal.
Ali você encontra de tudo e é muito comum ver jovens sentados à beira do canal alimentando os peixes.
Ficou curios@ pra saber por que?!
Leia também: 5 Coisas que Aprendi em Bangkok
Mas afinal de contas, o que é a Artist’s House?!
A Artist´s House é um lugar inspirador! Além de ser um pequeno café, que também serve pratos tailandeses aos finais de semana, o espaço se dedica a promover artistas locais e preservar a cultura tailandesa. Na loja você pode ler e comprar pinturas e desenhos de artistas locais e também visitar exposições de arte e fotografia.
É um espaço de convivência para estrangeiros e artistas locais, que pintam máscaras, telas, desenham e veem a vida passar na companhia das esculturas que esperam, esperam, esperam… É um refúgio maravilhoso para o caos de concreto e luzes que é Bangkok.
Além disso, eles oferecem também oficinas de bonecos e atividades de arte para as crianças da comunidade. O que deixa o clima ainda mais agradável!
O tradicional teatro de marionetes tailandês
Outra importante atração da Artist’s House é a apresentação da trupe do Tradicional Teatro de Marionetes Tailandês. Eles se apresentam de terça a domingo (exceto na quarta-feira), às 14 horas em um pequeno palco de madeira na frente de uma linda estupa branca de 600 anos de idade, no jardim da Artist’s House. Olha só que visual!
Infelizmente no dia que visitamos a Artist’s House a trupe estava se apresentando fora de Bangkok e não conseguimos assistir ao espetáculo, que dizem ser emocionante!
Os artistas se vestem de preto e manipulam com maestria os belíssimos marionetes, trazendo vida ao folclore tailandês.
Cada dia eles contam uma história diferente, envolvendo criaturas mitológicas, danças típicas e o famoso humor tailandês. É uma oportunidade única de mergulhar em um tempo, uma tradição que já não existe mais.
Se você quiser assistir ao show, é melhor você ligar antes (+66 83 034 9858) e confirmar a apresentação naquele dia, só pra não perder a viagem. De qualquer maneira, recomendo uma visita a essa parte encantadora da cidade pra conhecer mais sobre as raízes e cultura tailandesa!
A Casa do Artista está aberta todos os dias, das 9h às 18h.
Como Chegar a Artist’s House
Para chegar até a Artist’s House você pode pegar um táxi até a Charoen Sanitwong Soi 3, uma pequena rua sem saída que termina em um 7-Eleven – é sério! -. Continue caminhando e em logo você vai chegar ao canal. Atravessa a ponte e vire a esquerda. Siga andando pela plataforma de madeira e logo você estará na Artist’s House.
Pra voltar usamos um táxi-caminhão comunitário (Rot songthaew) até a principal Charoen Santiwong – mas você pode voltar caminhando – e de lá pegamos um táxi até o nosso hotel Ibis Bangkok Riverside, que oferece um ótimo custo-benefício e uma piscina deliciosa na beira do rio.
Artist’s House (Baan Silapin)
Soi Wat Thong Sala Ngarm, Phasi Charoen
+66 83 034 9858
Encontre ofertas de hospedagem em Bangkok
Não esqueça o seguro viagem
Para viajar tranquilo para o Sudeste Asiático é essencial contratar um seguro viagem. Essencial.
Faça uma cotação grátis e compare planos diferentes de seguradoras diferentes em uma só plataforma, simples e fácil de usar, com garantia do melhor preço, atendimento em português e com pagamento em até 6 vezes sem juros.
Leia mais sobre Bangkok e o Sudeste Asiático
- 23 Dias pelo Sudeste Asiático: Tailândia, Myanmar e Camboja
- 5 Coisas Que Aprendi em Bangkok
- Os Canais de Thonburi, a antiga Bangkok
- Cooking with Poo – Aprendendo sobre culinária tailandesa
- Nahm Bangkok
Salve essa dica no Pinterest
Gostou da dica?
Não esquece de usar nossos links pra encontrar ofertas de hospedagem, comprar seguro viagem.
Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais
FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER
Estive em Bangkok alguns dias e não sabia que podia fazer essa actividade! estamos sempre a aprender e ver que é uma cidade que tem muito onde nos entretermos. Obrigado
É mesmo, Pedro Henrique! Bom que sempre dá pra voltar, né?! ;)
Para uma cidade diferente, um passeio diferente né não?! Gostei mas não sei se iria visitar um lugar como esse, próximo ao tanto de coisa maluca que dá pra fazer nessa cidade. Eu trocaria por mais tempo na Pantip Plaza por exemplo heheheh Abraços!
É por isso que Bangkok é legal, né, Luiz?! Tem programa pra todos os gostos! ;)
Da primeira vez que estive em Bangkok passei por esta casa a meio de uma volta de barco e achei muita piada às estátuas sentadas cá fora. Até tirei fotos na altura. Agora finalmente consegui ver por dentro! :) Boa dica!
É muito legal pra quem quer curtir um programa diferente! ;)
Adorei este local! Acho que ia perder horas a visitar. E as estátuas no alpendre são incríveis. Que pena não ter conseguido apanhar o show de marionetas, mas é sempre uma boa desculpa para voltar, não é? ;)
Sempre, Marlene!!! :)!
Eexperiências autênticas, isso que buscamos e esta dica é preciosa.
Parabéns!
Obrigada, Vaneza! Já vi que compartilhamos os mesmos gostos! ;)
Gostei muitooo do conteúdo! Não conhecia Bangkok muito a fundo, nem sabia ao menos que era uma ”Veneza da vida”. Sobre a Artist House me impressionou muito, é o tipo de lugar que adoramos visitar em nossas viagens. Valei pela dicas Alessandra!! :)
Opa! Que bom que você gostou, Lucas! Fico muito feliz em compartilhar experiências assim! Ainda mais com quem curte! Beijão. ;)
Que demais! Já fui para Bangkok 4 vezes e nunca fiz nenhum mercado flutuante. Adorei a dica. Anotadissima.
Quem sabe na próxima, né, Giulia?!
Uma dica muito boa! Quando estive em Bangkok acabei por não conseguir descobrir este tipo de lugares e acabei por não gostar muito da cidade… numa próxima visita vou visitar de certeza!
Eu tb. me senti um pouco assim! Ainda bem que fiz esse tour!! ;)
Muito legal! Já fui a Bangkok algumas vezes e não conhecia esse lugar. Ótima dica!
Obrigada, A Culpa é do Fuso! ;)
Que dica muito interessante ! Adoramos também visitar lugares que preservem o seu legado, e parece ser aqui o caso, muiyo bom mesmo, obrigado !
Obrigada você pela visita, Francisco. Que bom que gostou!