A chuva fina não deu trégua. Teimou em me acompanhar durante os quarenta minutos, desde o meu hotel em Daytona Beach, casa da NASCAR, até o Blue Spring State Park, em Orange City, no condado de West Volusia.
A todo minuto eu checava a previsão do tempo. Vai passar! Afinal de contas, um lugar tão incrível como esse, conhecido por suas águas cristalinas e morninhas, merece qualquer raio de sol para ser bem aproveitado.
Pois bem, a chuva não parou. Mas também não foi capaz de me desanimar. Tratei logo de aproveitar o Blue Spring Park da maneira que deu. Afinal de contas, quem tá na chuva é para se molhar!
Leia também: O que fazer em West Volusia, charme e autenticidade na Flórida
Blue Spring State Park
O Blue Spring Park abriga a maior fonte cristalina (spring) do St. Johns River, um dos rios mais importantes da Flórida.
Pra quem não sabe, a água das springs da Flórida vem de um aquífero subterrâneo que abrange uma área de cerca de 160.000 quilômetros e é responsável por 90% do abastecimento de água do nordeste e leste do estado.
Essas fontes cristalinas despejam litros e litros de água em grandes rios e são muito importantes para a conservação de muitas espécies de insetos, peixes, aves e peixes-boi, que se refugiam no Blue Spring Run durante o inverno.
» Blue Spring Run
O Blue Spring Run, córrego que liga a nascente ao rio, também é usado, durante o verão, para várias atividades de lazer, como bóia-cross, mergulho, skorkel, canoagem, e muito mais.
Onde fica o Blue Spring State Park
O Blue Spring State Park fica em Orange City, em West Volusia, a 50km de Daytona Beach e menos de 70km de Orlando (uma hora de viagem).
Leia também: Saiba como usar um mapa do Google My Maps para organizar a sua viagem
» Como chegar
A maneira mais prática para chegar ao Blue Spring State Park é alugando um carro e dirigindo até lá por conta própria. Alugar um carro nos EUA é super simples e barato e te dará uma liberdade grande de ir e vir.
Uma super dica para economizar é usar um comparador online para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.
Nós sempre usamos o site da Rentcars, empresa brasileira que garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem iof.
Leia também: O site da Rentcars é confiável? Vale a pena usar?
Quando ir
A melhor época do ano para visitar o Blue Spring Park depende do seu interesse. Vou explicar melhor a seguir.
» Primavera/Verão
Durante a primavera e o verão, o parque oferece aluguel de canoa, caiaque e equipamento para snorkel e também bóia-cross.
Além disso, você pode fazer um piquenique, caminhar pela trilha suspensa ou até fazer um churrasco ao ar livre nas áreas determinadas para isso.
» Inverno: temporada de peixes-boi
Durante o inverno, todas as atividades aquáticas são suspensas e ninguém pode entrar na água. Quer dizer, quase ninguém. De março a novembro, o Blue Spring Run fica lotado de peixes-boi, que vem para esse pedacinho do paraíso para fugir das temperaturas baixas dos rios durante essa estação.
Para visitar outras fontes cristalinas nessa região de West Volusia durante o inverno, vá até os Parques Estaduais Wekiwa Springs ou De Leon Springs.
Leia também: Nadando com peixes-boi em Crystal River
Não se esqueça do seguro viagem, hein?
Contratar um bom seguro viagem para os Estados Unidos é a sua garantia de assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas durante a viagem, além de imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.
Uma visita ao pronto-socorro nos EUA pode facilmente ultrapassar os 5.000 dólares. Já pensou pagar isso do próprio bolso?
Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar. A gente sempre usa o site da Seguros Promo. Aproveite a oportunidade e ganhe até 10% de desconto.
Leia também: Dicas infalíveis para comprar seguro viagem mais barato
O que fazer no Blue Spring State Park
» Bóia-cross
Escolhi alugar uma bóia para lentamente percorrer o Blue Spring Run. Confesso que queria relaxar e me divertir com meus amigos. O percurso do bóia-cross é bem curtinho e durante o tempo que eu estive lá deu pra repetir umas 2 vezes.
A chuva só atrapalhou um pouco as fotos, mas a diversão foi garantida!
» Caiaque
Pra quem quer fazer uma atividade mais ativa, também dá para alugar caiaques, só que em uma área reservada especialmente para eles, separada das bóias e dos banhistas.
» Snorkel e mergulho com tanque de oxigênio
Você também pode se aventurar em um mergulho com snorkel (e pés de pato) ou tanque de oxigênio (em caverna).
Para mergulho com tanque de oxigênio, você deve ser certificado e também deve mergulhar por sua conta e risco. Nenhum mergulho solo é permitido e você só pode mergulhar até às 17h. Não tem conversa.
Ahh, nadar ou mergulhar com os peixes-boi também não é permitido. Caso você veja algum, tente ficar longe e não obstruir seu caminho. Voluntários estão sempre apostos para orientar os banhistas e também ficar de olho nos jacarés, afinal de contas, estamos na Flórida, né?!
Leia também: Mergulho em The Palm Beaches, a minha primeira vez
» Trilha pela plataforma de madeira que segue o Blue Spring Run
Saindo da água, e em qualquer época do ano, dá para percorrer a trilha sobre uma passarela de madeira de quase 1km de extensão que segue o Blue Spring Run.
Aproveite para repirar o ar fresco da floresta e observar a vida selvagem ao seu redor. Escute o cantos dos pássaros que moram ali e aproveite os mirantes, se for a época certa, para observar os peixes-boi.
Ver esses bichos nadando livres na natureza é uma das coisas mais lindas do mundo!
» Firefly Season
Outro destaque do Blue Spring Park é a ‘Temporada de Vagalumes’. O evento parece algo surreal e acontece apenas durante um curto período do ano, geralmente no mês de março.
O parque permite que os visitantes fiquem até mais tarde, depois de seu fechamento, para experimentar noites iluminadas pelo brilho dos milhares de vagalumes que se aglomeram pela floresta.
Todos os relatos que li sobre o evento falam em algo surpreendente, que superou todas as expectativas. Já quero!
» Piquenique ou churrasco ao ar livre
O Blue Spring State Park oferece duas áreas de piquenique e locais cobertos com churrasqueiras. Junte a família ou o grupo de amigos e aproveite a ótima estrutura do parque. Fique atento aos esquilos comilões!
Horário de funcionamento do Blue Spring State Park
O parque fica aberto das 8h ao pôr do sol, todos os dias do ano.
❗Chegue cedo!
A dica é chegar cedo, principalmente nos fins de semana e nas altas temporadas de inverno e verão. A capacidade do parque é limitada e você não vai querer chegar lá e bater com a cara na porta, né?!
Dá pra ir com chuva?
Como eu te falei lá no começo, eu visitei o Blue Spring Park em um dia chuvoso de outubro. Me diverti, entrei na água mesmo assim e achei o lugar lindo.
A Mari Vidigal, do Ideias na Mala, visitou o parque em um dia de sol e céu azul e mandou uma foto pra gente comparar. Olha que beleza!
Curiosidades sobre o Blue Spring State Park
Achei bem interessante saber que o episódio ‘The Forgotten Mermaids’, do mundo subaquático de Jacques Cousteau, foi filmado aqui no parque em 1971.
O documentário apresentou o Blue Spring State Park ao mundo e chamou a atenção para sua importância como refúgio de inverno para os peixes-boi. Além disso, ele influenciou muito na decisão de transformar a terra em parque.
Quanto custa
O ingresso para o Blue Spring State Park custa US $ 6 por veículo (2 a 8 pessoas por veículo). Se você estiver sozinho, paga só US $ 4.
Onde ficar perto do Blue Spring State Park
As melhores opções de hospedagem perto do Blue Spring State Park estão em DeLand. Confira ofertas nos ótimos Courtyard by Marriott DeLand Historic Downtown (★ 9.1) e Hampton Inn & Suites – DeLand.
Outras opções mais perto do parque, são: Days Inn by Wyndham Orange City/Deland (★ 7.7) e Quality Inn Orange City (★ 7.4).
Abra uma conta gratuita em dólar e economize muito!
Passei a economizar MUITO nas minhas viagens para o exterior desde que comecei a usar os novos cartões de débito vinculados a contas internacionais como Nomad e Wise.
Essas contas são gratuitas e além de oferecerem um cartão de débito Mastercard sem taxas ou anuidade, usam o câmbio do dólar comercial (bem mais vantajoso do que o dólar turismo, usado pelas casas de câmbio e bancos) e cobra apenas 1,1% de IOF (menos que os 5,38% do cartão de crédito brasileiro).
Abra já uma conta Nomad gratuita e ganhe até US$ 20 (R$ 100) de presente.
Dicas de viagem para a Flórida
- Novas regras e requisitos para uma viagem para os EUA
- Qual é o melhor seguro viagem para os Estados Unidos?
- Vale a pena alugar carro nos EUA?
- Precisa de PID para dirigir nos EUA? Tire todas as suas dúvidas
- O que fazer na Flórida – 21 experiências além do óbvio
- Onde ficar em Miami: tudo o que você precisa saber
- 3 cidades na Flórida para ir além de Miami e Orlando
- 9 motivos para conhecer The Palm Beaches
- O que fazer em St. Augustine, a cidade mais antiga da Flórida
- New Smyrna Beach: charme e autenticidade na Flórida
- O que fazer em Cocoa Beach: 6 dicas imperdíveis
- 4 dicas sensacionais de passeios de airboat na Flórida
- Kennedy Space Center: o ‘parque da NASA’ perto de Orlando
- Saiba tudo sobre Wynwood em Miami
- 11 cervejarias em Miami que você tem que conhecer
Alessandra viajou a convite do Visit Florida e West Volusia Tourism Board.