A cidade de Saint Augustine, na Costa Histórica da Flórida, é considerada a cidade mais antiga dos Estados Unidos. Durante 235 anos foi sede política, religiosa e militar da província da Flórida, sob comando espanhol.
Nada mais natural que fosse construído ali um importante forte, o Castillo de San Marcos, o forte de alvenaria mais antigo dos Estados Unidos e importante marco da colonização espanhola no país.
Além disso, o Castillo de San Marcos é uma das atrações imperdíveis de St. Augustine, uma das cidades mais encantadoras e surpreendentes de toda a Flórida.
Abra uma conta gratuita em dólar e economize muito na viagem para os EUA
Passei a economizar MUITO nas minhas viagens para o exterior desde que comecei a usar os cartões de débito vinculados a contas internacionais como a conta Nomad digital e conta multimoedas da Wise. As melhores opções do mercado.
Essas contas não cobram mensalidade e usam o câmbio do dólar comercial. Bem mais vantajoso do que o dólar turismo, usado pelas casas de câmbio e bancos. Além disso, cobram apenas 1,1% de IOF. Menos que os cartões de crédito brasileiros.
Breve história da Flórida
A Flórida tem uma história colonial bem diferente das outras partes dos Estados Unidos. O primeiro ‘conquistador’ europeu a chegar até lá foi Ponce de León, em 1513, em busca da ‘fonte da juventude’.
Foi Ponce de León, que após reivindicar as terras em nome da Espanha, nomeou o lugar de La Florida (“A Florida”). Porém, ele não ficou. O primeiro assentamento espanhol na Flórida foi fundado só em 1560, por Pedro Hernández de Avilés, coincidentemente, aqui em Saint Augustine. No lugar onde hoje fica o Fountain of Youth Archeological Park, outra atração imperdível na cidade.
Esse também foi o primeiro assentamento europeu permanente no atual território dos Estados Unidos. Os ingleses só ‘assumiram o comando’ em 1763, com a assinatura do Tratado de Paris.
O Castillo de San Marcos
O Castillo de San Marcos começou a ser construído pelos espanhóis em 1672 e só ficou pronto em 1695, vinte e três anos depois. Ele resistiu bravamente ao tempo, furacões, bombardeios e guerras, e hoje em dia é considerado um Monumento Nacional. São mais de 330 anos de ‘atividade’ constante, imagine só!
O forte é formado por um quadrado interno e cercado por 4 pontas triangulares (Bastions), que o transformam em um losango. Esses ‘cantos’ têm paredes reforçadas para suportar o peso dos canhões que protegiam a cidade.
» A Coquina
Um fato muito interessante sobre o Castillo de San Marcos é que suas paredes, com 4 metros de espessura, são feitas de um tipo de rocha calcária chamada coquina, encontrada na Ilha Anastasia, perto da costa da Flórida, formada por corais, conchas e areia compactadas.
Foram usados mais de 400.000 blocos de coquina para construir o Castillo de San Marcos, todos cortados e colocados à mão. Esse material é tão incrível e resistente, que durante as batalhas, as balas dos inimigos ricocheteavam nas paredes da fortaleza, e não eram capazes de causar danos à estrutura.
» A História do Castillo de San Marcos
O Castillo de San Marcos ajudou a proteger a St. Augustine dos piratas e dos principais inimigos dos espanhóis, os ingleses, que também usufruíaram das instalações da fortaleza durante 20 anos, após a assinatura do Tratado de Paris, em 1763.
O forte também foi usado como uma prisão militar durante a Guerra Revolucionária, e manteve como prisioneiros 3 signatários da Declaração de Independência dos EUA.
Após a independência, o governo dos Estados Unidos usou o forte como prisão para os nativos americanos no final do século XIX e só em 1924 ele foi reconhecido como Monumento Nacional, e passou a ser mantido pelo National Park Service (NPS).
Como é a visita ao Castillo de San Marcos?
Fazer a visita ao interior do forte é uma aventura. Você pode visitar todas as áreas e ver a história com seus próprios olhos. A fortaleza abriga uma espécie de museu com informações sobre sua história.
Caminhe pelo convés dos canhões e imagine as batalhas da época. Veja como dormiam e como viviam os soldados espanhóis e ingleses, desvende os mistérios das incrições dos prisioneiros nas paredes das celas da solitária e viva a história no Castillo de San Marcos!
Os destaques da visita ao Castillo de San Marcos
» A Plaza de Armas
A Plaza de Armas ocupa o centro do forte. Ao redor dela ficam as salas internas da fortaleza, chamadas de casamatas, que serviam para armazenar suprimentos militares como pólvora, armas, ferragens, materiais para conserto de navios e podiam armazenar até vinte mil balas de canhão.
» O alojamento dos soldados
As casamatas tabém eram usadas como alojamento para os soldados, que não moravam no forte durante a ocupação espanhola. Eles apenas usavam esses quartos durante o turno de vigília.
Durante sua visita pelo Castillo de San Marcos você entrará em salas totalmente ambientadas, com representações de objetos cotidianos e até personagens em trajes de época contando histórias e fazendo demonstrações com armas históricas.
Uma coisa muito interessante é perceber a diferença entre o alojamento dos soldados durante a ocupação espanhola e como eles viviam durante a ocupação inglesa. Achei super interessante!
» As paredes lembram
Quando entrei na cela da solitária, fiquei fascinada pelas inscrições nas paredes. Fiquei logo imaginando a história dos prisioneiros que passaram por aqui e deixaram suas marcas.
As inscrições nas paredes estão por todos os lados, e são todas interessantíssimas. A Park Ranger que nos acompanhou durante a visita, me contou que eles recentemente usaram laser para mapear todas essas inscrições e que logo elas estarão disponíveis online. Achei isso demais. O Castillo de San Marcos é um tesouro histórico e as paredes são testemunhas dessa história.
Outra inscrição que me chamou atenção foi essa, de um ‘espírito de fogo Apache’, feita, muito provavelmente, por um nativo americano que deve ter ficado preso aqui.
*Essa marcação vermelho é para você conseguir ver melhor, ok?
» O convés dos canhões
Termine a sua visita na parte superior do Castillo de San Marcos, o convés dos canhões. A vista do alto do forte para a baía de Matanzas é incrível!
Outra coisa super legal que me chamou a atenção foi ver um forno para balas de canhão. Eu nunca tinha pensando nisso. Acho que não entendo muito de canhões.
Horário de visitação e ingressos
O Castillo de San Marcos fica aberto para visitação diariamente, das 8h45 às 17h, exceto no Thanksgiving Day e no dia 25 de dezembro.
A visita ao interior do forte é auto explicativa e custa 15 dólares por pessoa (a partir de 16 anos). O ingresso é grátis para crianças de até 15 anos. A entrada é válida por 7 dias consecutivos, e é grátis se você apresentar o America The Beautiful, o passe anual dos Parques Nacionais Americanos.
Saiba mais informações sobre o Castillo de San Marcos no site oficial do NPS.
Não se esqueça do seguro viagem!
Se você está planejando uma viagem para St. Augustine, é essencial contratar um seguro viagem. Essencial! Só para você saber, um dia de internação nos Estados Unidos pode chegar a 5.220 dólares. Não é brincadeira, né?
Uma boa dica para economizar é usar um comparador online para pesquisar o melhor preço e plano de seguro viagem para você. Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo. Pague menos pelo seu seguro de viagem, com uma cobertura mais abrangente para o seu dinheiro.
Aproveite a oportunidade e ganhe até 20% de desconto usando o código TOPENSANDO05 e pagando via boleto bancário.
Faça uma cotação grátis já e viaje com tranquilidade e segurança!
Leia também: Como escolher o melhor seguro viagem internacional
Leia mais dicas de viagem para Flórida
- Guia prático para conhecer St Augustine, na Flórida
- Onde comer em St. Augustine
- O que fazer na Flórida: 21 experiências além do óbvio
- 3 roteiros temáticos em cidades perto de Orlando
- Cidades na Flórida para ir além de Orlando e Miami
- 11 cervejarias em Miami que você tem que conhecer
- Passeio de airboat na Flórida: 4 dicas sensacionais
- ‘Florida beertrip’: roteiro cervejeiro na Flórida
- O que fazer em Key West na Flórida
Alessandra viajou a convite do Visit Florida. Porém, todas as opiniões contidas aqui são independentes e frutos de experiências pessoais. A gente viaja e conta tudo para você. Leia mais sobre as políticas do blog.
Salve este post no Pinterest