O estado americano da Flórida é unanimidade entre viajantes brasileiros. Não tem alta do dólar que faça a gente ficar em casa! Mas não se engane, apesar de velha conhecida, a Flórida tem muito mais a oferecer!
Neste post vou te apresentar 3 cidades na Flórida para ir além de Orlando e Miami, e ‘dar um up’ no seu roteiro de viagem. Cocoa Beach, New Smyrna Beach e St Augustine ficam perto de Orlando, e são destinos perfeitos para um roteiro alternativo de road trip na Flórida.
Leia também: O que fazer na Flórida – 21 experiências além do óbvio
3 cidades na Flórida para ir além de Orlando e Miami
Confira um panorama geral das atrações de cada uma das cidades, e fique ligado nos guias individuais de cada uma delas, que serão publicados em breve aqui no Tô Pensando em Viajar.
1. New Smyrna Beach
A primeira parada dessa nossa road trip pela Flórida é New Smyrna Beach, também conhecida como NSB, uma das cidades mais charmosas do litoral leste da Flórida.
Localizada a apenas 1 hora do aeroporto em Orlando (115km), essa pequena cidade da Flórida tem raízes históricas profundas, clima praiano bem descontraído, perfeito para quem ama atividades ao ar livre.
» O que fazer em New Smyrna Beach
-
Aproveite a praia e a natureza
Meu conselho número um para quem vai visitar New Smyrna Beach é: não deixe de curtir a praia.
Uma particularidade de New Smyrna Beach é que você pode entrar na praia de carro. Algo muito diferente para nós, brasileiros, né?! Não gostou muito da ideia? Não tem problema! Recomendo acordar bem cedinho para assistir ao espetacular nascer do Sol na praia. Sem palavras.
Além das belíssimas praias de New Smyrna Beach, você ainda vai se surpreender com a riqueza da fauna e flora da incrível Indian River Lagoon, um sistema biológico imenso ligado ao mar, que ocupa parte da costa leste da Flórida.
Aproveite sua visita para conhecer o Marine Discovery Center e fazer um passeio de barco pela Indian River Lagoon. Se você der sorte, vai ver muitos golfinhos, peixes-boi e se encantar com as cores desse lugar tão especial. Se dominar o inglês ainda vai aproveitar uma super explicação sobre as espécies nativas e as particularidades desse incrível ecossistema.
É um daqueles programas imperdíveis, viu?!
Outro lugar perfeito para viver de perto esse contato com a natureza e ainda aproveitar uma prainha, é o Smyrna Dunes Park, um parque do condado de Volusia composto por cinco ecossistemas diferentes: oceano, rio, dunas, zona de matagal e pântano de água salgada. Cinco mil oportunidades diferentes para fotos.
-
Conheça mais sobre a história de New Smyrna Beach
Como eu já te adiantei, New Smyrna Beach é um cidade com muita história, e que se orgulha muito de sua história. Faça uma visita ao New Smyrna Museum of History e às ruínas do Forte para viajar no tempo. Imperdível!
Também não deixe de passear pela rua principal de um dos dois centros históricos de New Smyrna Beach, a Canal Street. Lá você vai encontrar muitas lojas, bares, restaurantes e até o taproom de uma cervejaria local, a New Smyrna Brewing Company. Não deixe de provar a verdadeira cerveja artesanal da Flórida. Um dos ‘patrimônios’ desse estado, hein?!
Se puder, planeje sua visita a NSB para o segundo sábado do mês, quando acontece o Canal Street Car Show, uma reunião de amantes de carros antigos em plena Canal Street. Muito legal!
Você pode conhecer outra parte da história de New Smyrna Beach visitando as Sugar Mills Ruins, ruínas de uma usina de açúcar construída no início do século XIX. Visite as ruínas, fotografe muito, e se animar, explore as trilhas das redondezas.
-
Aprecie a vocação artística de New Smyrna Beach
New Smyrna Beach é uma cidade com vocação artística. Lugares como The Hub on Canal, um centro de artes que abriga exposições, ateliês de artistas, workshops, aulas e serve até como cinema, atuam como canalizadores e estimuladores das artes nessa comunidade.
Lá você pode visitar exposições, comprar obras de arte e participar de eventos durante sua visita à cidade.
O Atlantic Center for the Arts fica um pouco mais distante da Canal Avenue e abriga um importante programa de residência anual para artistas.
A dica aqui é visitar a bela exposição de retratos feitos pelo fotógrafo Jack Mitchell, dos 180 ‘artistas mentores’ que passaram pelos programas de residência nesses 22 anos.
» Onde comer em New Smyrna Beach
Quer comer bem?! Não deixe de conhecer o charmoso restaurante Riverpark Terrace. Com ingredientes frescos e locais, os pratos aqui são leves e inesquecíveis.
Perto da praia, na Flagler Avenue, recomendo pedir um hambúrguer no The Breakers Restaurant, um bar de praia clássico ou tomar um suco no Go Juice NSB. Além dos sucos, eles servem smoothies, cafés gelados e açaí. Acredita?!
Já na Canal Street, as dicas são: Yellow Dog Eats para comer um sanduíche, ou aproveitar um almoço mais informal e o Corkscrew Bar and Grille no jantar. As porções lá são imensas!
Não deixe de conhecer o Norwood’s e sua casa na árvore. Recomendo!
» Onde ficar em New Smyrna Beach
New Smyrna Beach oferece a seus visitantes uma grande variedade de acomodações. Do resort ao B&B, você com certeza vai encontrar a opção de hospedagem perfeita para você.
Me hospedei no novíssimo SpringHill Suites by Marriott New Smyrna Beach (★ 8.9), na Flagler Avenue, um dos dois centros históricos de New Smyrna Beach e a experiência foi a melhor possível!
A começar pela localização pé na areia, literalmente na beira da praia, passando pelo conforto – e tamanho – da suíte, e finalmente pela qualidade e variedade de itens no café da manhã. Mais que recomendável!
Encontre todas as ofertas de hospedagem em New Smyrna Beach
2. Saint Augustine
Seguindo para o norte, chegamos em Saint Augustine, considerada a cidade mais antiga dos EUA (continuamente habitada). Foi em St. Augustine que se estabeleceu o primeiro assentamento espanhol dos Estados Unidos da América, e o que eu achei mais interessante na cidade é que toda essa história ainda está viva, não importa onde você vá.
» O que fazer em Saint Augustine
-
Viva a História de Saint Augustine
Comece explorando o Centro Histórico de Saint Augustine. Os antigos portões da cidade dão o tom para iniciar a sua aventura.
Caminhe pelas ruas de pedestres no coração da cidade e encante-se com o charme pitoresco dessa jóia da Flórida.
Não deixe de fazer a visita guiada à Flagler College, antigo Hotel Ponce de Leon. Essa construção impressionante foi finalizada em 1888, em apenas 18 meses, e teve acesso a eletricidade 3 anos antes da Casa Branca. É mole?
Hoje em dia o local abriga uma universidade, e os próprios alunos trabalham como guias nas visitas guiadas ao interior desse monumento.
Do outro lado da rua fica o também imperdível, Lightner Museum, antigo Alcazar Hotel, contruído em 1888 por Henry Flagler como uma alternativa ao mega luxuoso Hotel Ponce de León.
O hotel fechou suas portas durante a crise de 1929 e foi transformado em museu em 1948 por Otto Lightner. Você pode fazer uma visita guiada – ou não – ao museu, e mais incrível ainda, pode almoçar no delicioso Cafe Alcazar, na época, a maior piscina coberta do mundo. Demais!
Outra parada obrigatória para experimentar a história viva de Saint Augustine é o Castillo de San Marcos, um forte de 1672, construído pelos espanhóis, que levou 23 anos para ser concluído. Uma característica interessante é que as paredes do forte são feitas de coquina, um tipo de calcário composto por conchas e areia, típico dessa região.
O Castillo de San Marcos resistiu bravamente ao tempo e às guerras e hoje em dia é considerado um Monumento Nacional. Se você quiser visitar seu interior – recomendo muito – você deverá pagar uma taxa de visita de 15 dólares por pessoa (válida por 7 dias consecutivos), e o America The Beautiful, o passe anual dos Parques Nacionais Americanos vale aqui.
A visita é auto explicativa e lá você vai voltar no tempo até a época dos colonizadores. A boa notícia é que você vai encontrar mapas com informações em português.
Leia mais sobre o Castillo de San Marcos, o forte invencível de St. Augustine
Ainda falando sobre história, outro programa imperdível em Saint Augustine é a visita ao Fountain of Youth Archeological Park, como eles mesmo dizem: onde a história encontra a lenda.
Esse imenso parque arqueológico oferece atrações interessantíssimas para os amantes de história. Você vai experimentar a água da fonte da juventude e saber mais sobre a saga de Ponce de León, conquistador espanhol e primeiro europeu a visitar a Flórida em busca de uma fonte mágica da juventude.
Vai aprender mais sobre os métodos de navegação dos conquistadores espanhóis, ver como viviam os Timucuan, a tribo nativo-americana dona de tudo isso, e conferir in loco, com seus próprios olhos, a história fascinante do primeiro assentamento europeu nos Estados Unidos.
Este é o exato local onde começou a cidade mais antiga dos Estados Unidos, colonizada por Pedro Menéndez de Aviles, em 1565. Emocionante, não é?
É um lugar interessantíssimo e cheio de atividades para toda a família. O ingresso custa 15 dólares (adultos) e crianças até 5 anos não pagam. Saiba mais detalhes no site oficial.
Recomendo reservar pelo menos meio período do dia para curtir todas as atrações do local. Você nem precisa sair para almoçar: os sanduíches do Smoked Southern BBQ, o restaurante do complexo são memoráveis. Fica a dica, hein?!
Aproveite para dar um passeio pela Magnolia Avenue, eleita uma das 10 avenidas mais lindas dos Estados Unidos pela National Geographic.
Saint Augustine é uma cidade super tranquila. Perfeita para um passeio de bicicleta. Enjoy!
-
Pegue carona no Old Town Trolley
Uma outra dica para circular por Saint Augustine, principalmente pelo centro histórico da cidade, que tem circulação de carros limitada, é o Old Town Trolley, um trenzinho que funciona no esquema hop on hop off, ou seja, você paga uma diária e pode usar o transporte quantas vezes quiser e precisar.
O itinerário do trolley tem 23 paradas e com ele você vai conhecer praticamente todos os pontos turísticos da cidade. Vale a pena o investimento de U$25.26. Se você quiser usar o trenzinho por 2 dias, o valor do bilhete é de U$35. Achei razoável e bem prático para quem não quer ou não pode caminhar muito. A cidade não é muito grande, mas a caminhada é boa, viu?!
O ingresso ainda dá direito a um shuttle até a praia, Alligator Farm e ao Farol, atrações um pouco mais distantes do centro da cidade, mas igualmente interessantes.
-
Veja a cidade por outros ângulos
Para ver Saint Augustine um jeito diferente, suba até o alto do St. Augustine Lighthouse.
A visita ao Farol e ao Maritme Museum é muito interessante e a vista lá do alto é um presente para compensar a dura subida. Ficou curioso?! Vou mostrar tudo no Guia Saint Augustine, ainda inédito. Fique ligado!
Não deixe também de fazer um passeio de barco para conhecer as águas que banham Saint Augustine. O Red Boat Tour tem ótimas opções de passeio. Escolha o seu preferido!
-
Curta uma praia!
Saint Augustine é uma cidade tão completa, e com tanta coisa para fazer e conhecer, que até uma praia você vai poder curtir. É mole?!
Aproveite para curtir a vista do Pier, e visitar o Seaside Market, um mercado de produtos locais
-
‘É outlet que fala?’
Até os mais diferentões e as mais diferentonas vão ter que concordar comigo: é impossível ir para a Flórida e não visitar nenhum outlet, né?! Não dá e nem a gente quer!
A gente sempre tem uma blusinha ou outra para comprar. Melhor ainda se for em um outlet Premium. Confira as lojas do St Augustine Premium Outlet.
-
Visite a Alligator Farm
Não costumo visitar zoológicos e atrações com animais em minhas viagens, mas há exceções. A St Augustine Alligator Farm existe há 125 anos, com um trabalho incrível de preservação e educação.
Lá você vai poder ver ao vivo todas as 24 espécies atualmente conhecidas de crocodilianos. Afinal de contas, a Flórida é a terra dos jacarés, não é?!
O esforço para a manutenção e conservação dessa imensa área que abriga diversos animais, promoveu uma transformação na variedade de inquilinos, e o parque acabou se transformando em um santuário para pássaros locais, que voam livremente por toda a área. É impossível ver uma cena como essa tão pertinho e não se emocionar.
Os ingressos para adultos custam U$25.99. Crianças de 3 a 11 anos pagam U$14.99. Para informações atualizadas acesse o site.
-
Conheça os fantasmas de Saint Augustine
Nenhuma viagem a Saint Augustine está completa sem um Ghost Tour, um tour a pé pela cidade de noite. Deu medo? Deu. Um pouquinho, mas o passeio com a Ghostly Encounter foi tão legal, que eu relaxei e viajei nas histórias e lendas.
Uma cidade tão antiga quanto Saint Augustine guarda muitos mistérios e muita história.
» Onde comer em Saint Augustine
Come-se muito, muito bem em Saint Augustine. Muito mesmo. Você vai se surpreender. Além das dicas que já dei anteriormente no texto, não dá para conhecer Saint Augustine sem experimentar a comida dos deuses do Aunt Kate’s on the Water, um restaurante inesquecível, localizado em um bosque de carvalhos na margem do rio Tolomoto. Foi onde comi o melhor camarão da vida. Que banquete!
Os jantares no Michael’s Tasting Room e no Columbia Restaurant, no centro da cidade também impressionaram. Sem dúvida nenhuma, dois dos melhores restaurantes de Saint Augustine
Para o café da manhã, recomendo o La Herencia Café e o maravilhoso Dessert First Bistro.
» Onde ficar em Saint Augustine
Minha dica de hospedagem em Saint Augustine é o TRYP by Wyndhan Sebastian St Augustine (★ 9.2), um hotel localizado a 1.2km do centro histórico da cidade, menos de 20 minutos de caminhada, com quartos super confortáveis, cozinha equipada com geladeira, cafeteira e micro-ondas.
Se você preferir hospedar-se no distrito histórico da cidade, que tal experimentar um dos B&B’s locais?! O Carriage Way Bed & Breakfast (★ 9.3), 44 Spanish Street Inn (★ 9.6) e Centennial House (★ 8.9) são ótimas opções.
Encontre todas as ofertas de hospedagem em Saint Augustine
3. Cocoa Beach
Cocoa Beach é o destino perfeito para quem quer curtir uma praia ou tirar um dia de folga da correria dos parques de Orlando.
Além de ser a praia mais perto de Orlando – menos de uma hora do Aeroporto Internacional de Orlando -, Cocoa Beach também é um ótimo destino para quem pretende conhecer o Kennedy Space Center, o centro de visitantes da NASA, ou para quem está prestes a embarcar em um cruzeiro Disney, por exemplo.
É um destino perfeito para famílias, grupos de amigos ou casais.
» O que fazer em Cocoa Beach
-
Aproveitar a praia e conhecer o Cocoa Beach Pier
Cocoa Beach é considerada um dos melhores points de surf dos Estados Unidos e a atração principal aqui não podia ser outra, né?! Reserve um tempinho para curtir a ‘praia natal’ de Kelly Slater, 11 vezes campeão do ASP World Tour, um dos maiores surfistas do mundo, de todos os tempos.
-
Fazer umas comprinhas na Ron Jon Surf Shop
A Ron Jon Surf Shop é a maior loja de surf do mundo, aberta 24 horas, 365 dias no ano. Além de contar com peças e equipamentos de marcas famosas, oferecer aulas de surf, entre outras mil coisas, a loja ainda tem uma coleção de pranchas impressionante. Vale a pena conhecer!
-
Visitar o Kennedy Space Center
Não é a toa que essa região é chamada de Space Coast. O Kennedy Space Center, o centro de visitantes da NASA fica a menos de 30 minutos de Cocoa Beach, e é um passeio mais que incrível!
Visitei o KSC nos anos 90, quando eu era apenas uma criancinha, mas eu não tinha ideia do que me esperava. Passar o dia explorando as atrações alucinantes do Kennedy Space Center foi um dos pontos altos dessa viagem para a Flórida. Super recomendo!
Não quero dar muitos spoilers, porque logo deve sair um post sobre minha experiência, mas um dos destaques dessa visita foi conhecer um astronauta de verdade no ‘Almoço com Astronauta’. Se você tivesse a chance, o que perguntaria para um astronauta que já esteve três vezes no espaço?
O ingresso do Kennedy Space Center custa U$50 para adultos e U$40 para crianças de 3 a 11 anos. O almoço com astronauta é um evento extra e custa U$29.99 (adultos) e U$15.99 (crianças). Você pode comprar seu ingresso online.
Leia também: Kennedy Space Center – tudo o que você precisa saber
-
Passear pelo Brevard Zoo de caiaque
Depois de viajar pelo espaço sideral, que tal visitar os animais do Brevard Zoo de uma maneira diferente, a bordo de um caiaque?!
Faça um passeio guiado de caiaque pelo rio Nyami Nyami aprenda mais sobre a vida de girafas, rinocerontes e lêmures. Adorei! O ingresso para o Brevard Zoo custa U$19.95 para adultos e U$18.95 para crianças.
O passeio de caiaque é um extra e custa U$9.95. O zoológico também oferece outras atividades extras. Saiba mais no site oficial do Brevard Zoo.
-
Experimente a ‘bioluminescência’ na Flórida!
E por falar em caiaque, outra experiência inesquecível dessa viagem pela Flórida foi fazer um passeio de caiaque à noite, para observar organismos bioluminscentes na Indian River Lagoon, com a Adventure Kayak.
Este é um fenômeno muito raro, que acontece em poucos lugares do mundo. Um deles é Cocoa Beach. Gostei muito das experiências, apesar de ter apanhado muito para fotografar. Me disseram que seria um desafio, mas só acreditei vendo.
Dizem que a bioluminescência fica mais forte a partir de agosto. Fica a dica para incluir mais essa aventura no seu roteiro!
-
Embarque em um passeio de airboat
Para completar a lista de experiências incríveis, que tal embarcar em um airboat, barco típico da Flórida em busca das paisagens pantanosas e dos jacarés?! A Twister Airboat Rides, no Lone Cabbage Fish Camp oferece um passeio maravilhoso, com direito a paisagens impressionantes.
É uma daquelas experiências que você tem que ter na Flórida.
Leia também: Voando de airboat pelo Everglades
» O que comer em Cocoa Beach
Para comer bem em Cocoa Beach recomendo os restaurantes do Westgate Cocoa Beach Pier. O Pelican’s Bar & Grill tem uma vista de babar e uma comida deliciosa. Aproveite o final da tarde para tomar um drink ou uma cervejinha no Rikki Tiki Tavern.
Outras opções, são: Rising Tide e Long Doggers.
» Onde ficar em Cocoa Beach
Minha dica de hospedagem em Cocoa Beach é o Courtyard Cocoa Beach Cape Canaveral (★ 8.2), um hotel pertinho da praia, com quartos confortáveis, com uma vista maravilhosa e direito a varanda!
Se o hotel não faz muito seu estilo, você pode encontrar muitas outras opções de hospedagem em Cocoa Beach no Booking.com.
E aí, gostou das dicas nessas 3 cidades na Flórida?
Que tal incluir New Smyrna Beach, Cocoa Beach e St. Augustine no seu roteiro de viagem pela Flórida?! Tem alguma outra dica em alguma dessas cidades? Deixa um comentário. Quero te ouvir!
Não esqueça o seguro viagem, hein?
Se você está planejando uma viagem para a Florida, é essencial contratar um seguro viagem. Essencial! Só pra você saber, um dia de internação nos Estados Unidos pode chegar a $5.220 dólares. Não é brincadeira, né?!
Faça uma cotação grátis, ganhe 5% de desconto usando o código TOPENSANDO05 e pague menos pelo seu seguro de viagem, com uma cobertura mais abrangente para o seu dinheiro!
Leia também: Como escolher o melhor seguro viagem internacional
Leia mais dicas da Flórida
- 9 motivos para conhecer e amar The Palm Beaches
- Castillo de San Marcos, o forte invencível de St. Augustine
- Kennedy Space Center – tudo o que você precisa saber
- Saiba tudo sobre Wynwood em Miami
- 4 cervejarias em Miami que você tem que conhecer
- Downtown Miami com Metromover
- Dica de onde comer em Miami: o delicioso Garcia’s
- Onde se hospedar em Hallandale Beach, na Flórida
- 5 Artistas Brasileiros em Wynwood
- Einstein Bros Bagelicious!!
- Voando pelo Everglades em um airboat
- ‘Florida beertrip’, roteiro cervejeiro na Flórida
- O que fazer em Key West, Flórida: as melhores dicas
- Aniversário de 4 anos na Disney
- Orlando Labo B: vá além
Alessandra viajou a convite do Visit Florida. Porém, todas as opiniões contidas aqui são independentes e frutos de experiências pessoais. A gente viaja e conta tudo para você. Leia mais sobre as políticas do blog.
Salve essas dicas no Pinterest
maravilhosa viagem…e dicas muito interessantes, fiquei com vontade de ir…..
Excelente post! Adorei as dicas, dá pra montar um super roteiro por aqui!
Muito obrigada, Angela. Fico feliz que você gostou!