Outubro é mês de fé no Pará. É o mês do Círio de Nazaré em Belém, a maior manifestação religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo. A procissão, que acontece no segundo domingo do mês de outubro, é celebrada desde 1793 e reúne mais de 2 milhões de pessoas nas ruas de Belém.
Viver o Círio em Belém ao vivo, ali agora, é uma oportunidade para conhecer mais sobre esse Brasil que pouco se ouve falar. Você vai aprender e se surpreender com a força e fé dos paraenses.
Leia também: 11 dicas testadas e aprovadas do que fazer em Belém
O Círio de Nazaré em Belém do Pará
O Círio de Nazaré é considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo IPHAN desde 2004 e é uma experiência de arrepiar a alma.
Nazinha, Nazica, Rainha, como é comumente chamada, está presente no dia a dia dos paraenses, mas é durante o final de semana do Círio que Belém se transforma.
Os hotéis em Belém ficam lotados, as avenidas da cidade são decoradas em homenagem a Nossa Senhora, e tudo parece fazer menção à ela!
O ‘Natal do paraense’
O Círio de Nazaré é conhecido como o ‘natal do paraense‘. As pessoas se desejam ‘Feliz Círio’ umas às outras e as famílias se reúnem para uma grande confraternização no domingo do Círio.
O almoço é farto e os pratos típicos do Pará são os reis, principalmente o pato no tucupi e a maniçoba, uma ‘feijoada’ feita com a folha da maniva.
Leia também: 13 dicas de lugares para comer bem em Belém
Círio de Nazaré ao vivo
No domingo do Círio, mesmo quem não acompanha a multidão na rua, sob o sol, acompanha tudo pelas tvs locais, que transmitem a passagem da Imagem Peregrina pelas ruas de Belém em meio a um mar de gente.
Tem até aplicativo para saber ‘Kd a Berlinda‘.
A História do Círio de Nazaré em Belém do Pará
A tradição conta que em 1700, Plácido José de Souza, um caboclo descendente de portugueses e de índios, encontrou uma pequena imagem da Senhora de Nazaré às margens do igarapé Murutucu.
Plácido levou a imagem para casa e no dia seguinte se deu conta de que ela tinha ‘voltado’ ao local onde havia sido encontrada. Durante várias noites esse fenômeno se repetiu, até que Plácido resolveu construir ali, no lugar onde hoje fica a Basílica de nossa Senhora de Nazaré, uma pequena capela. A notícia se espalhou e o local virou de peregrinação.
O governador da Capitania na época, que não era bobo nem nada, se deu conta do ‘poder do milagre‘ e ordenou que a imagem fosse levada para a capela do Palácio do Governo e que ficasse sob a guarda de seus soldados. Não deu outra: no dia seguinte lá estava a imagem de volta à capela de Plácido.
Desde então, os fiéis refazem o trajeto feito pela santa durante as procissões que acontecem no sábado (Trasladação) e no domingo (Círio).
Círio de Nazaré dia a dia
Como você já deve ter percebido, o Círio de Nazaré é, na verdade, um complexo ritual, formado por várias romarias e manifestações culturais que acontecem durante quinze dias, a chamada Quadra Nazarena.
Os principais eventos acontecem durante a segunda semana de outubro e podem ser resumidos assim:
DIA 1 – Apresentação do Manto
DIA 2 – Traslado até Ananindeua | Auto do Círio
DIA 3 – Romaria Rodoviária | Romaria Fluvial | Descida do Glória | Trasladação
DIA 4 – Círio
As Romarias do Círio de Nazaré
Os pontos altos dessa imensa manifestação são as 12 romarias, que percorrem mais de 140km. As principais romarias do Círio de Nazaré, são:
» Traslado e Romaria Rodoviária
Na sexta que antecede o domingo do Círio, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré sai da Basílica e vai até Ananindeua, município vizinho a Belém, em um carro aberto. Ela passa a noite na Igreja Matriz sob vigília do povo e na madrugada do dia seguinte, depois de uma missa, segue para Icoaraci acompanhada por carros carros oficiais e civis.
» Romaria Fluvial
A imagem da Santa é levada de barco, de Icoaraci até Belém em uma emocionante romaria fluvial.
Centenas de barcos imensos e pequenas canoas acompanham a Imagem Peregrina pelas águas peroladas da Baia do Guajará. É uma coisa linda de se ver.
O mais emocionante é ver esses brasileiros que vivem na Amazônia e são guiados pelas águas prestarem homenagens a Nossa Senhora de Nazaré, que tanto os apoia.
A romaria fluvial pode levar até 5 horas e a Imagem Peregrina é recebida no porto de Belém por uma multidão.
» Moto Romaria
A partir do cais de Belém a imagem segue até o Colégio Gentil Bittencourt em um carro aberto, escoltada por centenas de motoqueiros.
É uma dessas cenas que ficam marcadas na memória, sabe?!
» Trasladação
Na noite do sábado antes do Círio acontece a Trasladação, uma procissão à luz de velas que percorre o trajeto inverso ao trajeto ao do Círio.
A trasladação nos leva de volta ao descobrimento da imagem e sua volta ao lugar do achado. É uma experiência única.
Essa foi a minha primeira experiência com a magnitude do Círio e já fiquei logo impressionada. Ver tanta gente reunida, na rua, muitos descalços, mas unidos. Foi emocionante.
» A procissão do Círio
Após uma missa às 6 da manhã, a imagem de Nossa Senhora é colocada em sua Berlinda e a procissão do Círio de Nazaré começa em Belém. O percurso de 3,6km, da Igreja da Sé até a Praça Santuário é acompanhado por milhões de pessoas de todos os gêneros, números e graus, que durante horas e horas percorrem juntas o mesmo caminho, em uma mesma sintonia e astral.
Os símbolos do Círio de Nazaré
» A corda
Há quem prefira ficar na corda, um símbolo que passou a fazer parte Círio de Nazaré em 1885, quando a berlinda ainda era puxada por cavalos e ficou atolada no Ver-o-peso durante uma enchente que alagou a orla de Belém.
Desde então a corda é puxada com fé e suor por garotos, garotas, senhores, senhoras.
A corda é tão importante, que muitas vezes acaba servindo como amuleto e por isso é quase sempre cortada pelos fiéis.
Essa prática que não é muito estimulada pela organização do Círio, pois muitas pessoas acabam levando facas e tesouras, que podem acabar machucando alguém na confusão. Mesmo assim, muitos acabam levando um pedaço da corda pra casa.
» Ex-votos
Outros fiéis preferem carregar os ex-votos, objetos que simbolizam a graça alcançada. É comum ver partes do corpo, casas, ou até mesmo um cachorro em cera.
Vi e fotografei um senhor carregando tijolos, imagens de Nossa Senhora de Nazaré e até livros.
» Promesseiros
Há também os promesseiros que percorrem o trajeto de joelhos. E é emocionante ver como são amparados durante todo o tempo por voluntários que estão ali por eles, e por sua promessa, sua fé.
Outras romarias
Além dessas romarias e procissões, acontecem também a ciclo romaria, a romaria das crianças, e o Recírio, duas semanas após o Círio.
Auto do Círio
O Auto do Círio não é bem uma romaria. É um evento realizado pela Escola de Teatro e Dança da UFPA que reúne centenas de artistas nas ruas do bairro mais antigo de Belém, a cidade velha. Sempre na sexta-feira antes do Círio.
Minha experiência no Círio de Nazaré em Belém
Conheci o Pará em 2015, nas vésperas do Círio e desde então sempre tive muita vontade de voltar. Quem me conhece sabe que minha maior motivação de viagem é a fotografia. Portanto, a possibilidade de passar o Círio em companhia da minha câmera foi o céu!
Já fotografei outras manifestações de fé pelo Brasil, como a celebração do Dia de Iemanjá em Salvador, por exemplo, mas nada nem ninguém podia me preparar pra força do Círio de Nazaré.
Primeiro porque é muita, muita gente, depois porque a massa se move de uma maneira desgovernada. Na mesma direção, claro, mas com uma força que se materializa ali, diante dos nossos próprios olhos. Incrível!
Veja também: Uma jornada fotográfica pelo Círio de Nazaré
Tá pensando em fotografar o Círio de Nazaré em Belém?
Fotografar o Círio de Nazaré foi uma experiência intensa. É muito gratificante poder viver essa catarse e conhecer um Brasil diferente.
Se você tá pensando em fotografar o Círio de Nazaré em Belém, vá!! Deixo aqui algumas dicas que só aprendi na prática:
- Proteja a sua câmera da água e use a própria alça da câmera pra prendê-la em você. Muita gente passa papel filme na câmera.
- Evite levar celular ou qualquer objeto solto no bolso. Afinal de contas, estamos falando de 2.5 milhões de pessoas.
- Tenha certeza de que a bateria está carregada 100% e use um cartão com boa capacidade de armazenamento e velocidade.
- Pra completar: segura firme e vai!
Gosta de fotografia? Confira outras dicas e experiências fotográficas.
Onde se hospedar em Belém para ver o Círio de Nazaré
Uma ótima opção de hospedagem em Belém pra ver o Círio de Nazaré é o Grand Mercure Belém, literalmente na cara do gol, com direito a banda tocando ao vivo e camarote com vista.
Encontre outras dicas de hospedagem em Belém: Onde ficar em Belém – tudo que você precisa saber.
Confira todas as ofertas de hospedagem em Belém e encontre a ideal pra você!
O que fazer em Belém
Outra dica é chegar um pouco antes da data do Círio de Nazaré, ou ficar mais um pouco depois. Use o nosso guia completo com dicas do que fazer em Belém em 3 dias como inspiração para a sua viagem. E conheça lugares incríveis e experimente Belém e o Pará!
Assim você poderá aproveitar as maravilhas que Belém e o Pará tem para te oferecer. Duvida?
Leia mais dicas de viagem para o Pará
- O que fazer em Belém: roteiro de 3 dias de viagem
- 10 dicas de onde comer bem em Belém do Pará
- As curvas do Theatro da Paz, em Belém
- Passeio Orla ao entardecer em Belém do Pará
- Mangal das Garças: passeio imperdível em Belém
- Chocolate do Combu: a incrível história de dona Nena
- Ôôôô Lá em Casa: dica de restaurante em Belém
- Roteiro de 7 dias no Pará: Belém + Ilha do Marajó
- Guia Completo da Ilha de Marajó: tudo o que você precisa saber
- Onde ficar na Ilha do Marajó: Soure ou Salvaterra?
- Padrões paraenses, uma busca fotográfica
Alessandra viajou para Belém a convite da SETUR-PA. Leia mais sobre as políticas do blog.
É incrível como é uma festa religiosa que movimenta toda a cidade e atrai tantos turistas. Deve ser uma experiencia única acompanhar essa manifestação tão forte de fé.
Seus registros mostraram muito a fé dessas pessoas. Realmente é uma época que marca esse povo brasileiro. Parabéns pelas fotos e pelo texto.
Puxa, que experiência hein? Eu imaginava que o Cirio era grande, mas seu post me deu uma dimensão muito maior dessa enorme festa. As fotos estão lindas, imagino como deve ser intensa a experiência de fotografar por lá! Obrigado por compartilhar… abs
Estou em falha com o Brasil. Cada vez que vejo um artigo destes penso “Carla, você não pode adiar mais essa viagem”. Quem sabe não vou em breve! :D
Deve ser uma experiência e tanto… Adoraria presenciar e fotografar. Bonito ver a devoção das pessoas. Nós visitamos Belém e a Basílica, mas no mês de março. Um dia voltaremos para o círio.