Conta Global para viajar: vale a pena usar em 2024?

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Será que ainda vale a pena usar conta global para viajar em 2024? Vou te responder essa dúvida com esse post repleto de informações sobre o assunto.

Já adianto que sim, vale a pena usar uma conta global para fazer uma viagem para o exterior. Ao abrir uma conta global você tem acesso a um cartão de débito internacional, esse é o melhor meio de pagamento para usar em uma viagem.

Vou te contar quais são as contas globais disponíveis. E também falar das vantagens de usar o cartão de débito internacional para fazer suas compras e pagar despesas enquanto estiver viajando. Além de outras dicas. Vem comigo!

Conta Global: dinheiro para viagem



O que é e como funciona a conta global?

A conta global é uma conta que permite que os usuários realizem transações em diversas moedas. Uma conta única que pode ser usada em diversos países.

As contas globais são digitais e costumam ter o processo de abertura simplificado. Você pode ter a sua conta internacional no seu celular e assim administrá-la de qualquer lugar. São ótimas opções para quem vai viajar.

Funciona basicamente assim, você manda reais para essa conta global e converte para dólar, euro ou outra moeda, dependendo da conta que usar. Daí é só usar o cartão virtual ou físico para pagar despesas e fazer compras no exterior.

Mesmo que você esteja em um país que não aceite dólar ou euro, você pode usá-la, pois a conversão de moedas é feita automaticamente e por um valor justo.


Quais as vantagens de usar cartão global em uma viagem internacional?

cartão de débito internacional

Os cartões de débito das contas globais são a forma mais prática e barata de levar dinheiro para o exterior.

Conheça as vantagens da conta global:

  • Utiliza a cotação comercial do dólar, enquanto em casas de câmbio é utilizado o dólar turismo, mais caro;
  • O IOF cobrado é o mesmo que o do dinheiro vivo (1,1%). Já o IOF do cartão de crédito é de 4,38%;
  • As contas globais trabalham com spread menor (2% normalmente) que os cartões de crédito (4 a 6%) em moedas fortes como dólar e euro;
  • Já para moedas fracas, em casas de câmbio o spread pode ser de até 10%. Ou seja, muito mais vantajoso usar o cartão global;
  • Com o cartão global você não precisa levar aquele volume grande de notas para a sua viagem;
  • Se você precisar abastecer seu cartão com mais dinheiro, é só fazer um PIX da sua conta-corrente para a sua conta global. O processo é todo digital, no seu próprio celular;
  • Com o cartão global, você consegue sacar dinheiro em caixas eletrônicos durante sua viagem;
  • Os cartões de débito das contas globais são das bandeiras Visa ou Mastercard. Eles são aceitos em diversos estabelecimentos: hotéis, restaurantes, lojas;
  • Você pode usar seu cartão global para fazer compras em sites internacionais;
  • É possível cadastrar seu cartão global em aplicativos de serviços, como os de transporte, por exemplo;
  • Ao levar seu cartão global para uma viagem, você economizará até 10% do que se levar cartão de crédito;
  • Por fim, tem países e lugares que não aceitam mais dinheiro em espécie, apenas cartões.

Quais são as contas globais disponíveis no Brasil?

Existem as contas globais de fintechs, que são empresas que oferecem serviços digitais e atuam por meio de plataformas online.

Atualmente existem 3 contas globais de fintechs: Nomad, Wise e Revolut. Essas são gratuitas e menos burocráticas.

E tem as contas globais vinculadas a bancos, sejam digitais ou físicos. Os bancos digitais C6, Inter, BS2 e Nubank possuem contas globais. É preciso ter uma conta nacional desses bancos para então solicitar uma conta internacional.

Os bancos tradicionais que possuem conta global são: Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil. No caso das contas globais de bancos, algumas têm taxas ou critérios para serem abertas. É preciso ser correntista do banco para pedir uma conta internacional.


Qual a conta global mais vantajosa?

Nomad e Wise são ótimas opções. As duas são gratuitas e super descomplicadas. Tudo é feito através de seus aplicativos no celular. Desde a abertura até as transações.

Vou falar um pouco sobre cada uma delas:

Nomad

A Conta Nomad, é uma das melhores do mercado. O seu processo de abertura é 100% digital, sem burocracias. E o melhor, não tem taxas de abertura ou manutenção!

Uma vez aprovada a sua conta Nomad, você tem acesso ao cartão virtual Visa gratuito que pode ser usado com segurança.

Esse cartão de débito pode ser usado para compras em sites internacionais. E claro, para compras e saques durante a sua viagem ao redor do mundo. Ele pode ser adicionado à sua carteira virtual.

É possível ter o cartão de débito físico pagando US$ 20. Ou atingindo o nível 2 do Nomad Pass, o programa de fidelidade da Nomad, ele é enviado gratuitamente. O Nomad Pass garante outros benefícios para os clientes.

Além disso, a conta Nomad oferece a opção de investir no mercado americano. E ela também possui uma sala VIP no aeroporto de Guarulhos, o Nomad Lounge, que pode ser usada por seus clientes. Ótimo para quem viaja.

A Nomad oferece cashback de até 20 dólares para você abrir a sua conta global agora. Para abrir a sua conta na Nomad é só baixar o app. Use o código de convidado TPEV20 no momento de preencher seus dados.

Depois que sua conta estiver aprovada, faça a sua primeira remessa de dinheiro em até 15 dias e receba um cashback de 2% desse valor. Saiba mais como ganhar esse presente de boas-vindas exclusivo.

Wise

A Wise é uma conta multimoedas. Você adiciona reais nela e pode carregar mais de 40 moedas estrangeiras ao mesmo tempo. Ou seja, num mesmo cartão você pode ter dólar, euro e libra, por exemplo.

A conta Wise disponibiliza cartão físico gratuito para todos os clientes. A bandeira do cartão é Visa. Com esse cartão você consegue fazer compras no exterior, em lojas físicas, e em sites internacionais. E ainda, fazer saques em caixas eletrônicos no país onde você estiver.

Uma das vantagens da Wise é que não tem mínimo de dinheiro para carregar o seu cartão.


Quanto é o IOF da conta global?

O IOF, Imposto sobre Operações Financeiras, da conta global é de 1,1%. É o mesmo que o IOF praticado em casas de câmbio para aquisição de dinheiro vivo.

Muito menor que o IOF cobrado pelos cartões de crédito, que atualmente é de 4,38%.


Qual o câmbio usado em uma conta global?

As contas globais utilizam as cotações comerciais das moedas estrangeiras. As mais usadas são dólar e euro.

A cotação comercial é mais barata que a cotação turismo, utilizada em casas de câmbio. Essa taxa de câmbio representa uma boa economia na hora de converter seu dinheiro.


Dinheiro x cartão de crédito x cartão global: qual usar em sua viagem?

Cartão Global

O cartão global é, sem dúvidas, a melhor opção para levar dinheiro em uma viagem para fora do Brasil.

Mas para evitar qualquer tipo de imprevisto, recomendo levar um pouco de dinheiro e cartão de crédito internacional.

Dinheiro

Leve um pouco de dinheiro, dólar ou euro, ou até mesmo real, dependendo do lugar para onde você for viajar. É importante ter um pouco de dinheiro vivo com você. Normalmente utiliza-se dinheiro para gorjetas ou pagar ônibus, metrô.

Se você for para um país que não aceite dólar ou euro, troque seu dinheiro no país visitado, em alguma casa de câmbio, para você ter cédulas da moeda local.

Cartão de crédito internacional

Evite usar cartões de crédito, pois as tarifas cobradas são muito altas. Mas é bom ter um para alguma emergência. Ou se o estabelecimento não aceitar seu cartão global, o que é difícil de acontecer.


Melhores descontos e outras dicas de viagem

Sofia Conchester
Sofia Conchester
Publicitária e produtora cultural. Escreve, pesquisa e produz. É ela que comanda as redes sociais do Tô Pensando em Viajar e se tem foto de comida, pode apostar que a fome é dela!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome