Fora de Foco | Foto 31

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Salvador, Bahia, Brasil, janeiro de 2011

Salvador é uma das minhas cidades preferidas no mundo. Tudo ali é mágico, basta saber olhar. O Sol caía de mansinho sobre a cidade quando avistei essa cena. Não tive dúvidas, corri para o morro onde esses meninos empinavam suas pipas emoldurados pelo dourado da hora mágica e logo nasceu essa imagem.

Eu que não sou boba nem nada, não dispenso um bom lugar para ver o Sol, para celebrar o Sol. Quando ele vai e volta então, melhor ainda!

Fotografar o pôr do sol

Fotografar o pôr do sol

Para se preparar fotograficamente para fazer uma boa foto do pôr do sol, ou nascer do sol é preciso disposição para esperar pela hora mágica. Usar outros elementos na foto, procurar um bom ângulo e contar uma história é um ótimo jeito de pensar além do pôr do sol.

Nessa foto, usei a silhueta dos meninos para criar uma oposição ao degradê claro do céu. As nuvens escuras na parte superior ajudaram a balançear a questão do claro/escuro. Ao mesmo tempo, as silhuetas dão um tom misterioso à imagem, e para mim, as pipas voando dão a unidade do que fala essa foto aqui. Vida simples. Comunhão.

Além disso, outro fiel companheiro para esses momentos é um aplicativo chamado Magic Hour. Com ele você tem todas as informações necessárias para não perder as ‘horas mágicas’. É bom para se programa, chegar na hora certa e deixar as sensações tomarem conta.

Vamos fotografar?


Vamos celebrar o Sol: uma galeria fotográfica para celebrar o Sol pelo mundo.


Continue Acompanhando a Série Fora de Foco!

Fora de Foco | Foto 31


Por que Fora de Foco?

Fora de Foco é uma referência a autobiografia do fotógrafo Robert Capa,Ligeiramente Fora de Foco‘, muito conhecido por seu trabalho como fotógrafo de guerra e autor da frase ‘Se sua foto não está boa, é porque você não está perto o suficiente‘, uma grande influência no modo como fotografo.

Capa descrevia suas imagens de guerra como “ligeiramente fora de foco, e um pouco sub-expostas” e assim como a própria guerra, as imagens de um bom fotógrafo têm que ser capazes de transmitir sensações. Medo, angústia, tensão. É isso!

A fotografia tem essa incrível capacidade de transmitir sensações e sentimentos por meio de uma única imagem.

É o que faz da fotografia uma das mais fantásticas formas de expressão artística. Você não acha?


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratus
É fotógrafa, videomaker e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação.
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome