Confira as melhores dicas de o que fazer em Gonçalves, um pequeno município localizado no sul de Minas Gerais.
Apesar de mineiríssima, a cidade é muito frequentada pelos paulistas, já que está pertinho da fronteira com SP.
Essa charmosa cidade, com menos de 5.000 residentes, segundo o IBGE, é cercada por belezas naturais e tem uma energia deliciosa, que vai fazer você se apaixonar!
O frio delicioso da Serra da Mantiqueira, o clima pacato, belas cachoeiras e culinária de babar, transformam Gonçalves em um destino perfeito para férias, feriado ou mesmo um final de semana longe da rotina.
Neste post vou te contar mais sobre o que fazer em Gonçalves, como chegar e te dar dicas para aproveitar esse paraíso na Mantiqueira. Vamos começar?
O que fazer em Gonçalves
Gonçalves oferece opções para todos os gostos.
Confira a seguir, uma lista com o melhor do que fazer em Gonçalves e comece já a planejar sua viagem para um dos destinos mais charmosos de Minas Gerais.
- Encante-se com as belezas da Mantiqueira
- Observe e fotografe o céu
- Curta as cachoeiras
- Aventure-se nas diversas atividades de ecoturismo
- As melhores trilhas em Gonçalves
- Explore o centro da cidade
- Arte na rua
- Visite as lojas e ateliês de arte
- Coma bem nos melhores restaurantes
- Tome um cafezinho
- Visite a cervejaria 3 orelhas
- Conheça um alambique
- Vá até a Feira de orgânicos
- Faça umas comprinhas na MantiqueirArte
- Hospede-se em uma pousada ou casa nas montanhas
- Birdwatching: observação de pássaros em Gonçalves
1. Encante-se com as belezas da Serra da Mantiqueira
Uma das muitas vantagens de visitar Gonçalves, é poder ver ao vivo e em cores, as belezas infinitas da Serra da Mantiqueira, essa belíssima cadeia de montanhas que cruza três estados brasileiros: SP, RJ e MG.
Gonçalves tem lugares incríveis para você parar por um momento e deixar seus olhos se perderem por entre as montanhas, até onde a vista alcança. Descanso para os olhos e para o coração. Recomendo!
2. Observe e fotografe o céu
E quando a noite cai sobre a Serra da Mantiqueira, aproveite para olhar e ver o céu. Uma coisa ‘tão simples’, mas tão difícil de fazer na correria e poluição da cidade.
O destino também é um prato cheio para quem gosta ou quer aprender mais sobre astrofotografia. Longe das luzes das grandes cidade, a gente enxerga além do quê os olhos veem.
3. Curta as cachoeiras de Gonçalves
Gonçalves é bastante conhecida por suas cachoeiras com água gelada. As principais cachoeiras de Gonçalves, são:
- Cachoeira das Andorinhas
- Cachoeira do Cruzeiro
- Cachoeira dos Henriques
- Cachoeira do Retiro
- Cachoeira Sete Quedas
- Cachoeira do Simão
- Cachoeira da Lua (dentro da Pousada Cabanas no Mundo)
O volume de água das cachoeiras varia conforme a época do ano na cidade. Veja no final do post, qual é a melhor época para visitar Gonçalves.
4. Aventure-se nas diversas atividades de ecoturismo em Gonçalves: os melhores passeios na região
Além das cachoeiras, também é possível visitar picos de até 2.100 metros de altitude, que podem ser explorados em trilhas a pé, a cavalo, de bicicleta ou em veículos 4 × 4.
Não deixe de conferir os passeios da Mantiqueira Ecoturismo. Eles oferecem vários passeios 4×4, além de opções de trilhas e caminhadas, rapel, canoagem e mountain bike.
Fizemos o Roteiro Alambique, que inclui uma visita ao Alambique Três Barras, fundado em 1952.
Leia mais sobre o Passeio de 4×4 com a Mantiqueira Ecoturismo.
Ecotopia
O Ecotopia é um parque ecológico com trilha que leva a sete cachoeiras. Em meio a remanescentes da mata Atlântica. E mirante 360° dentro da propriedade.
É uma boa opção para quem quer fazer uma trilha tranquila e com segurança. O local é organizado e tem sinalização.
Mas é melhor entrar em contato com eles antes de ir, para não perder a viagem.
5. Trilhas em Gonçalves
Para quem gosta de trilhas de caminhada, as melhores opções em Gonçalves, são:
Nome da Trilha | Tempo/Classificação | Destaque |
Pedra do Forno | 3 horas (ida e volta). Trilha íngreme de nível médio. | Vista de 360° com tempo limpo, em uma altitude de 1.970 metros. |
Pedra Chanfrada | 3 horas (ida e volta). Trilha íngreme de nível médio. | Vista de 180° em uma altitude de 1.770 metros. |
Pedra do Barnabé | 3 horas (ida e volta). Trilha íngreme de nível médio/difícil. | Trilha linda no meio da mata, com mirante da Serra da Mantiqueira. |
Pedra Bonita | 6 horas de caminhada. Trilha íngreme de nível difícil | Ponto mais alto da região, chegando, a 2.120 metros de altitude, com vista de 360° da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba. |
Pedra do Cruzeiro | Trilha íngreme de nível fácil/médio. | Vista de 360° da região mais baixa de Gonçalves, a 1.125 metros de altitude. |
6. Dê uma volta pelo centro de Gonçalves
Se você não estiver muito no pique para passeio de 4×4, pode também fazer trilhas a pé, pode explorar o centro da cidade e de quebra provar queijos, doces e muita comida mineira de dar água na boca!
Em Gonçalves, é impossível resistir às comprinhas. Dá uma olhadinha nessa lista com lugares imperdíveis no centro da cidade.
» Padaria São Francisco
A tradicional padaria de Gonçalves tem esta linda fachada, ótima para tirar aquela foto!
» Bar do Marcelo
Olha só a variedade de cachaças do Bar do Marcelo – que não é um bar -. Incrível, não? Quer produto mais mineiro que cachaça?
» A Pioneira
Essa loja fica bem perto da entrada da cidade e vende queijos, geleias, doces, vinhos, cafés. E até cervejas especiais. Tudo produzido localmente. E tudo delicioso, bem mineirinho. Uma perdição!
Outra dica de lugar onde comprar ótimos queijos em Gonçalves é na loja Pérola da Mantiqueira que fica no posto BR.
» A Senhora das Especiarias
A Senhora Das Especiarias é um dos lugares mais especiais em Gonçalves. Aqui você encontra geleias especiais, conservas, chutneys, azeites aromáticos, e outros temperos especialíssimos.
Quando você entra na loja, dá de cara com as prateleiras cheias, e uma mesa com todos os produtos da loja para degustação.
Você pode experimentar tudo antes de levar alguma coisa para casa, e uma coisa eu garanto: depois da degustação, escolher o que levar para casa vai ser super difícil, porque é tudo muito saboroso e especial.
Aliás, essa foi uma das coisas que mais me impressionou em Gonçalves. Não importa o lugar que você vá, tudo é sempre feito com carinho e cuidado, colocando toda atenção nos detalhes.
No final do post, você encontra um mapa interativo com todas as localizações dessas dicas de onde comer e o que fazer em Gonçalves!
7. Arte na rua em Gonçalves
Ainda no centro de Gonçalves, não deixe de conferir o Muro das Honrarias. O trabalho do artista Diego Mouro homenageia a Congada de São Benedito, patrimônio imaterial que tem mais de 125 anos de história.
Bem pertinho da praça onde fica o Muro das Honrarias, você também encontra a Rua das Funcionárias Públicas, com outros belíssimos exemplos de arte nos muros da cidade de Gonçalves.
8. Visite os ateliês, galerias de arte e lojas de decoração
Em Gonçalves, é impossível resistir às comprinhas. Existem muitos ateliês e galerias de arte. Além de lojas de decoração e todo tipo de empório.
- ARTE ZEN – Artesanato brasileiro e autoral
- Ateliê Valhalla
- Atelier Papegila
- Dona Terra
- Galeria Regina Rennó
- Armazém Marca Brasil
- Sabia Sabiá
- ZRGALERIA – Móveis autorais
- Ensaboa – Produtos naturais e artesanais
- Sous le Manteau Cerâmica
9. Onde comer em Gonçalves: dicas dos melhores restaurantes
Gonçalves também é um destino gastronômico. Por aqui, você encontra todo tipo de restaurante e refeições. Desde alta gastronomia, à comida caseira deliciosa, feita no fogão a lenha, com ingredientes locais. Tudo isso em ambientes super charmosos.
Reuni aqui as melhores opções para uma boa refeição.
O Restaurante Sauá, que fica na Pousada Bicho do Mato surpreendeu MUITO! Com um menu de primeiríssima, executado de maneira impecável pelo chef Vitor Pompeu, o restaurante é, sem sombra de dúvida, um lugar imperdível em Gonçalves.
Fico com fome só de pensar. Tudo isso cercado por uma vista panorâmica de tirar o fôlego. O Sauá fica a cerca de 7.5 km do centro de Gonçalves. Atendem apenas com reserva antecipada.
Outro restaurante em Gonçalves, mais afastado do centro da cidade, mas que vale muito a pena conhecer é o Sabores da Mantiqueira.
Um agradável bistrot, com ótimas opções gastronômicas. Eles seguem o conceito de comfort food, com cardápio enxuto e com parte dos ingredientes produzidos por eles. Fica no caminho para a Cervejaria 3 Orelhas.
Há ainda ótimas opções de restaurantes no centro de Gonçalves, como o Restaurante Flor de Cerejeira, que além dos ótimos pratos (muito bem servidos), tem uma varanda super agradável.
Provei e aprovei o filé à milanesa com risoto al limone e a truta com macadâmias, alcaparras e purê de banana-da-terra. O couvert com pãezinhos caseiros também é imperdível.
O Karu Restaurante é outra excelente pedida para um brunch ou almoço. Vale a pena conhecer.
Outras boas opções de restaurantes em Gonçalves, são:
- San Benedetto
- Janelas com Tramela
- Detrás da Matriz
- Restaurante da Vilma (com música ao vivo)
- Chalé Gastrobar
10. Aproveite para tomar bom um café em Gonçalves
Quem vai para Gonçalves não pode deixar de provar o melhor brigadeiro do mundo no Armazém São Bento. Esse mix de Café e loja de artesanato tem um delicioso quintal.
A pedida aqui foi o café e o brigadeiro. Bom demais!
Para completar essa lista de onde comer em Gonçalves, pode anotar mais duas dicas: o Flor de Cerejeira, um restaurante e café com ótimas opções de doces.
E o Árarosa, com lanches italianos, cervejas, doces e café.
11. Visite a Três Orelhas: a super cervejaria de Gonçalves
A cereja do bolo, principalmente para quem curte cerveja artesanal, é a Cervejaria 3 Orelhas. Mais uma super dica de coisas legais para fazer em Gonçalves.
A cervejaria fica a cerca de 10 minutos do centro da cidade e vale a visita tanto pelo lugar lindo quanto pelas ótimas cervejas. Disponíveis no bar da fábrica e também na lojinha.
Além das cervejas, há um ótimo cardápio com petiscos e lanches. Lugar ideal para passar boas horinhas.
Cervejaria Tereza: a simplicidade da roça
Para quem procura um lugar mais simples e aconchegante, recomendo conhecer a cervejaria Tereza, com cervejas boas, produzidas ali mesmo. E um cardápio de dar água na boca.
12. Conheça um alambique
Outra coisa legal para fazer em Gonçalves é conhecer um alambique e aprender e ver como a cachaça é produzida artesanalmente.
Eu visitei o Alambique Três Barras, como parte do roteiro com a Mantiqueira Turismo.
Mas você também pode visitar o Alambique Terra sem Mal, que fica na parte baixa, perto de São Bento do Sapucaí.
13. Visite a Feira de Orgânicos de Gonçalves
Não deixe de ‘dar uma banda’ pela Feira de Orgânicos da Mantiqueira.
Ela acontece aos sábados, e é um excelente oportunidade para comprar produtos orgânicos, como queijos (de búfala e de cabra), geleias, azeites. Além de verduras e legumes, pães mel e cogumelos.
Inverno Orgânico
O Inverno Orgânico é um evento que acontece em junho e julho, na Feira Orgânicos da Mantiqueira. As Pousadas e restaurantes de Gonçalves servem pratos com ingredientes orgânicos e oferecem uma programação com diversas atrações culturais.
14. Faça umas comprinhas na feira de artesanato MantiQueirArte
Aos finais de semana e feriados não deixe de conferir a MantiQueirArte, feira de artesanato local, que acontece no Clube Recreativo de Gonçalves (sábados, das 10h às 18h).
15. Hospede-se bem: dicas de onde ficar e das melhores pousadas em Gonçalves (MG)
A maioria das pousadas em Gonçalves fica longe do centro e por isso são perfeitas para quem quer se esconder entre as montanhas, respirar ar puro e curtir a natureza.
Algumas ainda oferecem mimos extras, como piscina, jacuzzi, lareira. Tem para todo gosto e orçamento.
Para te ajudar, fiz uma seleção de hotéis e pousadas em Gonçalves. Confira a lista a seguir:
TOP 10 melhores pousadas em Gonçalves | Destaques |
1. Chalés Boa Vista (★ 9.9) | Os chalés da pousada são confortáveis e muito bem equipados. |
2. Chalés Vale da Lua (★ 9.7) | Instalações novas, limpeza impecável e café da manhã delicioso. |
3. Pousada Colina das Andorinhas (★ 9.7) | Chalé muito limpo, café da manhã ótimo e equipe atenciosa. |
4. Vila Flor Pousada (★ 9.6) | O café da manhã é servido com vista para a mata. |
5. Pousada Toca da Onça (★ 9.5) | Está localizada na Estrada de São Sebastião. |
6. Pousada Solar d’Araucária (★ 9.3) | Pousada perfeita, com piscina deliciosa e restaurante muito bom. |
7. Pousada Serra Vista (★ 9.1) | Equipe muito atenciosa e paisagem incrível. |
8. Pousada Cabanas no Mundo (★ 9.0) | Café da manhã ótimo e funcionários muito atenciosos. |
9. Pousada Espelho d’Água (★ 9.0) |
Café da manhã impecável e vista é de tirar o fôlego. |
10. Pousada Villa Catarina (★ 8.8) | Pousada sensacional em uma região incrível em Gonçalves. |
Leia também: Guia completo com as melhores dicas de pousada em Gonçalves para a sua viagem
Airbnb em Gonçalves
Com os novos tempos, muita gente tem preferido alugar um espaço inteiro para si, sua família ou seu grupo de viagem.
Como me incluo nessa categoria, também preparei uma lista com 13 excelentes casas disponíveis para aluguel no Airbnb em Gonçalves. Não perca!
16. Birdwatching em Gonçalves
Além disso, Gonçalves é o lugar certo para os apaixonados por aves. A região possui uma incrível variedade de fauna e flora.
Gonçalves reúne mais de 270 espécies de aves já avistadas e catalogadas por aqui.
Leia também: São Bento do Sapucaí, paraíso na Mantiqueira paulista
Dicas de o que fazer em Gonçalves | No Mapa
Confira no mapa interativo a seguir, todas as localizações dessas dicas de o que fazer em Gonçalves.
Leia também: Tutorial completo para usar o Google Maps para organizar a sua viagem
Quando ir a Gonçalves?
Gonçalves é o destino que pode ser visitado durante todo o ano.
Porém, a época ideal para aproveitar o frio, e o clima de Gonçalves (com 1.250 metros de altitude) é de junho a agosto.
O clima mais seco dessa época também ajuda a percorrer as estradas de terra sem maiores problemas. Coisa que pode ser complicada durante o verão, o período das chuvas.
Carnaval, Semana Santa e Réveillon em Gonçalves são os períodos mais movimentados (e inflacionados) na cidade.
Fora de temporada, a grande maioria das pousadas oferece pacotes para feriados prolongados ou finais de semana (sexta a domingo). Fica a dica!
Quantos dias em Gonçalves MG?
Acho que uma visita a Gonçalves merece pelo menos duas noites. Se você quiser fazer trilha ou algum passeio de 4×4, recomendo passar pelo menos três noites. Vai da sua disponibilidade de tempo e recursos.
Como chegar em Gonçalves
Gonçalves fica a pouco mais de 200 km de São Paulo, 379km do Rio de Janeiro e 464 km de Belo Horizonte.
Os aeroportos mais próximos de Gonçalves são:
- Aeroporto de São José dos Campos (SJK) | 122 km
- Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos (GRU) | 207 km
- Aeroporto de Congonhas/São Paulo (CGH) | 231 km
Não há ônibus direto para Gonçalves. Nem a partir de São Paulo e nem do Rio de Janeiro. Para chegar até lá você deve pegar um ônibus até Paraisópolis (23km de Gonçalves) e depois pegar um ônibus até Gonçalves.
Por isso, o jeito mais prático para ir até Gonçalves é de carro. Dessa maneira você também fica livre para explorar a cidade no seu tempo, com independência.
» De São Paulo a Gonçalves de carro
Existem 2 caminhos para chegar em Gonçalves a partir de São Paulo. Você pode usar a rota toda asfaltada pela rodovia Ayrton Senna + Carvalho Pinto (210km).
Ou pode pegar o caminho ‘mais curto’ (187km), pela Rodovia Fernão Dias. O trajeto é mais curto em quilometragem, mas conta com cerca de 22 km de estrada de terra.
Em ambos os casos, a viagem dura 3h30.
Precisa alugar um carro?
Para alugar carro mais barato, eu sempre uso um comparador online para buscar valores de locadoras diferentes.
Recomendo a ferramenta do site da Rentcars. Que além do menor preço garantido, ainda oferece parcelamento no cartão de crédito e alterações/cancelamento grátis. Só vantagem!
Dá para fazer a cotação online grátis para a sua viagem rapidinho.
Leia também: O site da Rentcars é confiável? Vale a pena usar?
Circuito Serras Verdes: roteiro turístico no Sul de Minas Gerais
Gonçalves faz parte do Circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas Gerais, formado por Há 21 anos fomentando o turismo no sul de Minas Gerais, formado por 20 municípios: Bom Repouso, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Conceição dos Ouros, Congonhal, Consolação, Córrego do Bom Jesus, Estiva, Extrema, Gonçalves, Itapeva, Munhoz, Sapucaí-Mirim, Paraisópolis, Senador Amaral, Senador José Bento, Tocos do Moji e Toledo.
Leia mais dicas de viagem
- +11 dicas de onde ficar em Gonçalves (MG)
- Airbnb em Gonçalves: 13 casas e chalés incríveis
- Os melhores hotéis fazenda em Minas Gerais
- 15 hotéis fazenda perto de SP para aproveitar em família
- 9 hotéis e pousadas pet friendly em SP
- Onde ficar em Campos do Jordão
- 21 casas para alugar no Airbnb perto de SP
- São Bento do Sapucaí, paraíso na Mantiqueira paulista
- Visita à Vinícola Villa Santa Maria em São Bento do Sapucaí
- Os melhores hotéis e pousadas de Monte Verde
- 11 pousadas românticas perto de SP
Salve estas dicas de o que fazer em Gonçalves no Pinterest
Vou fazer reserva p julho. Amei saber mais sobre Gonçalves. Faremos 48 anos de casados. Vamos festejar por lá. Grata pelas dicas
Desejo conhecer esse lugar lindo!
Sou encantado pelo sul de Minas Gerais
Você vai amar, José Carlos. Vale a pena conhecer. Grande abraço e obrigada pela visita e comentário.
Tenho um alambique em Gonçalves. Chama-se Terra sem Mal. É na parte baixa, perto de São Bento. Como faço para inclui-lo em seu mapa e fazer um anuncio? Temos uma estrutura boa para receber turistas.
Que lugar mais lindo!!!
Tem a Cachoeira dos Costas, é sensacional e pouco visitada por ser um pouco mais “remota” rs.
Obrigada pela dica.
GOSTARIA DE SABER SE EM GONÇALVES TEM PENSÃO SEM SER POUSADA OU HOTEL BEM MAIS EM CONTA
oi Marcia, tem sim. Você pode procurar a melhor opção para seu orçamento no Booking.com. Obrigada pela visita!
Adorei suas dicas, vou fazer uma prova na cidade em janeiro, tem algum lugar com preço melhor para indicar-me?
Amei o artigo, muito obrigada pelas dicas.
Amei ler esse artigo, parabens pelo conteudo!!!
Obrigada, Francisca!
Alessandra, vou viajar com meu esposo em Outubro e não consigo me decidir entre Gonçalves ou São Bento do Sapucaí, você que já foi nos dois lugares, o que você indicaria?
Eike difícil, Roberta! Ahahahaha. Essa é uma daquelas perguntas difíceis de responder, porque ambas as cidades são muito gostosas. Eu me apaixonei pela pousada Refúgio Mantiqueira, em São Bento do Sapucaí. Fico sonhando com as cachoeiras na pousada. As trilhas pra ver a Pedra do Baú também são bem legais. Mas bem difícil essa decisão. Ahahahahaha.
Vimos teu post e já anotei as dicas. O tour pelas pingas e as comidas é a cereja do bolo rsrsrs.
Vamos na segunda semana de setembro para uma pousada que é considerada uma das melhores do mundo, e fica em Gonsalves. E com as dicas, vai ser top.
obrigado por enriquecer nossa viagem com suas sugestões.
Opa! Obrigada pela visita e comentário, Carlos. Boa viagem!
Estou em Gonçalves pela primeira vez e utilizando suas dicas. Gratidão!
Lugar maravilhoso para todos os perfis turísticos. Para quem quer ficar quieto/a e/ou para quem quer se aventurar nas belezas naturais.
Estamos hospedamos na pousada Espelho Dágua, cujo “quintal” é a cachoeira Sete Quedas. Lugar maravilhoso e perto do “centrinho” de Gonçalves.
Os atrativos naturais, restaurantes e lojinhas estão funcionando com restrições de horário e número de pessoas.
20 de janeiro de 2021
Obrigada pela visita e comentário, Gínia. Grande abraço.
Boa tarde.
Ecopia eh pouco conhecida ainda aqui em Goncalves.
Gostaria de convidar , para fazr uma trilha em nosso parque.
Aguardo sua visita.
Opa! Muito obrigada pelo convite, Akira! Grande abraço.
FUI VÁRIAS VEZES A GONÇALVES MG. APAIXONANTES SÃO AS MONTANHAS E AS CACHOEIRAS.
CURIOSO É QUE PARA CHEGAR À CACHOEIRA DO CRUZEIRO, TIVE QUE TOCAR AS VACAS PARA PODER PASSAR, POIS AS MESMAS ESTAVAM DEITADAS NO CAMINHO. ISSO, NÃO TEM DINHEIRO QUE PAGUE.
Hehehehe. Que bom, Luiz Carlos. Obrigada pela visita e comentário.
Eu estava um pouco na dúvida sobre ir lá, agora com essa matéria show, batemos o martelo já irei reservar a pousada.
Opa! Que bom, André! Obrigada pela visita e comentário!
Materia sensacional, com toda certeza vou conhecer a cidade de Gonçalves.
Fico feliz, Vanessa! Obrigada pela visita e comentário.
Olá Alessandra, pode me dizer se os atrativos naturais já estão abertos?
Acredito que ainda não, Rose. Obrigada pela visita.
Olá!! Adorei a matéria!!
Sei que o réveillon é na época de chuva…alguém já passou lá? Choveu mto?
Nunca passei, mas acho que geralmente chove sim.
Adorei!
Que bom, Mônica! Obrigada pela visita e comentário!
ola boa tarde
Gostaria de saber se a estrada de Gonçalves para Camburi se e boa se e pavimentada?
Eu vou star em Campos do Jordão e quero ir para Monte Verde passando por Gonçalves
Tenho muita vontade de conhecer Gonçalves! Porém me disseram que se eu for com meu carro de passeio não vou conseguir subir pois é muito íngreme e de terra. Procede isso?
Depende da época, Dulci. Parece que na época das chuvas o negócio fica meio complicado mesmo. Obrigada pela visita e comentário.
Dá gosto de ver essas fotos! Que lugar encantador!
E esses doces mineiros? Essas casas de doces são os melhores! <3
Parabéns pelas dicas! Adorei!
Que delícia de viagem! Nunca nem tinha ouvido falar na região, parece tudo gostoso e acolhedor!
Quantos lugares fofos e babei em muitas das fotos de comida! Deu muita vontade de conhecer. :-)
Passamos por Gonçalves de passagem, e fiquei muito tentada a voltar, agora já tenho mais motivo ainda. Esse roteiro é exatamente o tipo que eu adoro: com lugares ótimos pra comprar doces e outros itens de Minas e a casinha de Chá é um encanto! Além do que, Gonçalves é aqui perto!
Amei o seu post, muito completo!!
Beijos.
Já me apaixonei!!! E lá tem um Festival Gastronômico que preciso muito ir conhecer.
Se o intuito do post era para se apaixonar, acho que você conseguiu passar isso para mim, estou simplesmente encantada com o charme e graciosidade de detalhes em todos estes lugares de Goncalves. Sou mineira (mas moro em SP), e confesso que ainda não sabia que Minas tinha uma cidade tão fofa e ainda rodeada por verde. Achei uma graça o café e fachada da padaria todo colorido. Acho que ia neste café só por causa da sua decoração rs, mas claro, um cafezinho e um paozinho de queijo mineiro não passaria batido.
Abraços
Parabéns pelo artigo, nunca tinha ouvido falar deste cantinho tão belo e cheio de potencial turistico! Obrigado por partilhar.
Adorei o lugar! Amo essas cidadezinhas pequenas, coloridas, e com comidinhas deliciosas! Babei nos queijos!
Minha família mora do lado, na cidade de Paraisópolis -MG, mas fui apenas uma vez em Gonçalves no casamento de um amigo, em uma linda igrejinha que fica no alto do morro.
Pretendo visitar a cidade novamente no futuro e guardarei suas dicas para poder aproveitar ao máximo a cidade.
Abraço!
Que lugar mais lindo!!! Sou de Portugal e já fui várias vezes a MG, um estado que eu adoro, mas nunca tinha ouvido falar de Gonçalves. Obrigado por mostrar essa cidade. Abraço e boa sviagens.
Que legal, Filipe! Você vai adorar Gonçalves a próxima vez que vier visitar! ;)! Abraços.