Seríamos nós as últimas paulistanas apaixonadas por fotografia a conhecer o IMS Paulista, a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP?!
Para garantir que não, separamos uma tarde para conhecer do começo ao fim, o novo centro cultural dedicado à fotografia, um dos meus assuntos favoritos, que chegou para abrilhantar a já brilhante Avenida mais bonita do Brasil Paulista.
IMS Paulista: a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP
Como eu já te falava, o prédio do Instituto Moreira Salles em SP fica na Avenida Paulista, número 2424, pertinho da Rua da Consolação e foi inaugurado recentemente, no dia 20 de setembro de 2017.
Com arquitetura moderna e espaços abertos para a cidade, o prédio do novo IMS em SP é deslumbrante. É impossível não se impressionar com sua estrutura translúcida e suas vistas!
A recepção e a Praça IMS
Ao lado da recepção do IMS, ficam: a Praça IMS, um espaço aberto e de convivência para os visitantes, o café Balaio, que oferece lanchinhos rápidos e uma loja da Livraria da Travessa.
Devagarzinho, depois do assombro de modernidade arquitetônica, fomos desvendando o que realmente importa aqui: a fotografia. E não tem pra ninguém! Tem?!
A programação do IMS Paulista
Você pode conferir a programação completa do IMS SP no site oficial.
Confira também a nossa Agenda SP, com a melhor programação da cidade!
O que ver no IMS Paulista
Os Americanos, de Robert Frank
Pra começar, a exposição inaugural do IMS em SP, “Os Americanos”, do fotógrafo Robert Frank é tiro certeiro direto e reto no rumo do coração.
Robert Frank é um dos maiores fotógrafos do século XX e ‘Os Americanos’ é um clássico. Ver essas fotos e histórias tomarem conta do espaço dessa maneira é inebriante.
A última vez que senti essa euforia foi quando visitei a galeria de Claudia Andujar no Inhotim. É um sentimento de estar imersa no resultado da inspiração desses grandes fotógrafos. É a materialização dessa inspiração. Arrepiei.
Só pra te dar um panorama geral, sem muito spoiler, a exposição é um conjunto de imagens produzidas em uma viagem de 9 meses pelos Estados Unidos entre 1955 e 1956 sem rumo e sem direção.
Frank fez mais de 27.000 fotografias da ‘vida como ela é’ e inaugurou a street photography, fotografia de rua, rompendo com padrões e ‘regras fotográficas’ e colocando a sua assinatura nas fotografias.
As fotos são espetaculares e o vídeo sobre a exposição é IMPERDÍVEL! Escutar um fotógrafo como Robert Frank falar de sua obra é uma verdadeira aula, não desperdice, hein?!
E por falar em fotografia, você já conhece nossa série Fora de Foco?
Corpo a Corpo
A exposição apresenta um recorte da nova produção brasileira em fotografia, cinema e vídeo.
Os trabalhos de Bárbara Wagner, Garapa, Jonathas de Andrade, Letícia Ramos, Mídia Ninja e Sofia Borges nos conduzem a uma viagem pelos tempos atuais utilizando diferentes suportes para fotografia e vídeo.
Acredito que você já esteja morrendo de vontade de conhecer o IMS em SP, né?! Mas se ainda não se convenceu, calma, tem mais!
The Clock
‘The Clock’ é uma videoinstalação do artista Christian Marclay, que tem 24 horas de duração e usa cenas de programas de televisão e filmes para ilustrar cada minuto do dia, em tempo real. Surreal!
Outras atividades no IMS Paulista
O IMS Paulista também vai promover cursos, workshops e palestras e oferece aos apaixonados por fotografia, uma biblioteca totalmente dedicada a publicações fotográficas. É muito amor, né?!
Restaurante e Café Balaio
Pra fechar com chave de ouro, o premiado chef Rodrigo Oliveira comanda o restaurante e o café Balaio, no térreo do IMS Paulista.
Quanto custa?
Ufa!! Quanta coisa legal! E sabe o que é melhor?! As exposições e a visita ao IMS Paulista têm entrada gratuita!
Em shows, cursos e determinados eventos, ingressos podem ser vendidos online ou senhas são distribuídas gratuitamente meia hora antes do início da atividade.
Horário de funcionamento do IMS Paulista
O IMS Paulista funciona de terça a domingo, das 10h às 20h; quinta, das 10 às 22h; e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h.
Como chegar ao IMS Paulista?
O melhor jeito pra chegar até o IMS, na Avenida Paulista é de metrô. A estaçõe Consolação (Linha 2 – Verde) e Paulista (Linha 4 – Amarela), ficam a menos de 5 minutos a pé do IMS Paulista.
Se você preferir chegar até aqui de ônibus, pode usar o
Ponto da Praça do Ciclista: 669A-10 Terminal Princesa Isabel | 917H-10 Terminal Pirituba | 875A-10 Perdizes | N506-11 Metrô Vila Madalena | 175P-10 Metrô Santana | 874T-10 Lapa | 805L-10 Aclimação | 874C-10 Metrô – Trianon – Masp | 917M-10 Morro Grande | 975A-10 Vila Brasilândia | 875H-10 Term. Lapa | 875P-10 Metrô Barra Funda | 877T-10 Vila Anastácio
Ponto Paulista Bairro/Centro: 178L-10 Lauzane Paulista | N801-11 Terminal Parque Dom Pedro II | 7545-10 Praça Ramos de Azevedo | 702C-10 Metrô Belém | 778R-10 Terminal Princesa Isabel | 7272-10 Praça Ramos de Azevedo | 8700-10 Praça Ramos de Azevedo | 702U-10 Terminal Parque Dom Pedro II | 7458-10 Estação da Luz | 8705-10 Anhangabaú | 7903-10 Praça Ramos de Azevedo | 701A-10 Parque Edu Chaves | 909T-10 Terminal Parque Dom Pedro II | 7267-10 Praça Ramos de Azevedo | 7282-10 Praça Ramos de Azevedo | 7411-10 Praça da Sé | 8700-21 Praça Ramos de Azevedo | 7281-10 Praça Ramos de Azevedo
O IMS Paulista também oferece um bicicletário, aberto das 10h às 20h.*
*Informações do site oficial do IMS Paulista
Onde se hospedar na Avenida Paulista
A região da Avenida Paulista é uma das melhores regiões pra se hospedar em São Paulo. Você pode encontrar ótimos preços no Ibis São Paulo Paulista e no Ibis Budget SP Paulista, na Consolação, ou no Ibis Budget SP Paraíso, lá na outra ponta da avenida.
Meliá Paulista, Mercure Sao Paulo Paulista e Golden Tulip São Paulo Jardins também são ótimas opções na região da Bela Vista. Se tiver em busca de uma opção mais requintada, pode se hospedar no clássico Maksoud Plaza ou o super charmoso L’Hotel PortoBay São Paulo.
Leia também: Guia completo de onde ficar em SP por regiões
Leia mais dicas do que fazer em SP
- Confira a nossa agenda cultural mensal de São Paulo
- Conheça o charmoso Mercado de Pinheiros
- O incrível Beco do Batman, na Vila Madalena em SP
- Os melhores museus em São Paulo para conhecer
- Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo
- Arte de Rua: 7 artistas pra (re)conhecer em São Paulo
- Visita monitorada a Sala São Paulo
- Domingo em SP: Museu da Casa Brasileira
- Museu Lasar Segall em São Paulo
- Passeio diferente em SP: Navegando pela Guarapiranga
Leia também: Onde ficar em São Paulo: guia completo por regiões
Estou louca pra ir ao IMS e seu post piorou meu estado! E está super completinho, parabéns!
Você viu o trabalho do artista alemão Micahel Wesely que instalou câmeras para registrar a construção do prédio desde 2014? O projeto se chama Câmera Aberta.
essa video instalação me chamou bastante a atenção, mas ai eles desligam durante a noite e continuam de onde parou ou volta pro zero (ja q cada minuto eh um filme diferente)?
Boa pergunta, Angela. Podia ficar rodando, né?! O cara tem que ser muito louco pra produzir um vídeo assim! Hehehehe.
Muito interessante este espaço. Gostei muito das salas de exposição e das fotografias. É muito bom que seja de entrada gratuita, muito democrático!
Muito bom! Achei bem interessante essa do Corpo a Corpo. Queria muito estar em SP agora, mas vou demorar um pouquinho pra voltar… :) Belo post.
Adoraria ver essa série de fotos dos americanos, já que a sociedade dos anos 50 seria diametralmente oposto à nossa. Para além disso, acho as fotografias a preto e branco um charme.
E que maravilha não ter que pagar para desfrutar destas maravilhas.
Abraço
Puxa, muito bacana. Fiquei louca de vontade de ir conhecer. Adoro fotografias e achei o prédio super bacana!
Que interessante! Estava justamente planejando o que fazer em Sampa na minha próxima viagem. Já vou colocar essa dica! Amei a exposição!
Muito interessante a exposição e o espaço, confesso que não tinha ouvido falar. Vou colocar aqui na agenda pra visitar na próxima ida a Sampa. O melhor de tudo é ser grátis, abs
Que fantástico!!!! Pra quem gosta de fotografia, é sopa no mel. Coloquei no must do!
Que exposição interessante. E do que amei? Ser gratuita, heheheh. Estou adorando estas dicas de São Paulo, porque vamos agora em novembro. Beijos.