Visitar o Lago Hoan Kiem em Hanói, no Vietnã, é deparar-se com um oásis em meio ao caos do centro dessa cidade frenética e tão peculiar.
Onde o novo, o moderno, o veloz, convive em plena harmonia com o calmo passado, carregado de história, lendas e símbolos.
É essa combinação entre o novo e a tradição o que torna Hanói uma cidade tão interessante e tão original.
Atravessar a ponte Huc e entrar no Templo Ngoc Son, construído em uma ilhota no meio do lago, é embarcar em uma viagem pela história e cultura vietnamita. Pronto para começar?
O Lago Hoan Kiem e a lenda da tartaruga gigante do Vietnã
Este lago natural de água doce no coração de Hanói é muito mais do que uma simples atração para turistas e moradores da cidade.
Seu nome significa ‘lago do retorno da espada’. E segundo a lenda, o lago é a casa de uma tartaruga gigante com o casco dourado.
Kim Qui, a tartaruga sagrada do Vietnã, é a guardiã da espada mágica, usada pelo guerreiro Le Loi na batalha contra os chineses no início do século XV.
A espada mágica, presente ‘dos deuses’ tornaria seu dono invencível. Com ela, Le Loi ganhou a força de mil homens e expulsou o exército da dinastia Ming do Vietnã, tornando-se imperador.
Depois da vitória, Le Loi visitou o lago e foi subitamente recebido por Kim Qui. A tartaruga dourada surgiu e levou a espada para as profundezas, onde ficará até que seja necessária novamente para defender a independência e soberania do Vietnã.
A Torre da Tartaruga (Thap Rùa) foi construída no centro do lago Hoan Kiem como um símbolo de força e coragem para os vietnamitas.
Acho importante unir espaço, história e cultura durante uma viagens. Principalmente em destinos tão interessantes e culturalmente complexos como o Vietnã.
Apenas passear pelo lago e fazer fotos no templo não é suficiente. É preciso conhecer, ouvir, entender. E as lendas e mitos são o caminho mais rápido para desenvolver essa compreensão, já que mesmo sendo únicos, de certa forma nos aproximam.
Leia também: Os murais da rua Phung Hung – arte urbana em Hanói
O Templo Ngoc Son
Outro destaque do Lago Hoan Kiem é o Templo Ngoc Son, o Templo da Montanha de Jade), construído em uma ilhota no meio do lago.
O Templo Ngoc Son foi construído no século XVIII e foi totalmente reformado e ampliado em 1865. Nessa época também foram construídos a ponte Huc (Ponte do Sol Nascente) e a But Thap (Torre da Pena).
O templo é pequeno, mas muito interessante e apesar de sua vocação como uma das principais atrações turística de Hanói, ainda continua sendo usado como local de adoração.
O Ngoc Son é dedicado aos filósofos confucionistas e taoístas Van Xuong e Nguyen Van Sieu e ao herói nacional, Tran Hung Dao, que derrotou 300.000 soldados mongóis no século XIII durante uma tentativa de invasão do Vietnã.
Visitar o Templo Ngoc Son em Hanói é se deparar com uma mistura entre budismo, taoísmo e confucionismo. Esse é o jeito que os vietnamitas lidam com a religião.
Ao contrário de outros países no sudeste asiático como Tailândia e Myanmar, que tem o budismo como religião majoritária, o Vietnã tem essa mistura, esse jeito próprio de conciliar diferentes crenças e religiões. Muito interessante!
Destaques do Ngoc Son
» A Ponte Huc
Para chegar ao templo, os visitantes precisam atravessar uma ponte de mandeira vermelha chamada Huc (Ponte do Sol Nascente) e caminhar por Tam Quan (Três Portões) até chegar no pavilhão de dois andares, Dac Nguyet Lau (Moon Gazing Pavilion).
» Os portões
Uma das coisas que mais me chamou a atenção no templo Ngoc Son foram as figuras de animais pintadas em alto relevo nas laterais dos portões de acesso ao templo.
O dragão e o tigre são símbolos de estabilidade, força e prosperidade e o dragão e a tartaruga, que nos recebem no templo logo que atravessamos a ponte Huc, são símbolos da Filosofia Oriental e do Taoísmo. Belíssimos!
» Tran Ba Pavilion
O Pavilhão Tran Ba é um símbolo de firmeza estabilidade diante das ondas.
» A tartaruga gigante
Um destaque no Ngoc Son é a tartaruga gigante preservada, que foi encontrada no lago. Seria ela uma prima ou parente distante da Kim Qui, a tartaruga sagrada do Vietnã?
Ingresso e horário
O templo Ngoc Son abre diariamente, das 8h às 17h e o ingresso custa DNG 30.000 (menos de 2 dólares) por pessoa.
Leia também: Como usar um mapa Google My Maps para planejar sua viagem
Leia mais dicas de viagem para o Vietnã
- Encontre ofertas de hospedagem em Hanói
- Dicas infalíveis para contratar seguro viagem mais barato
- Como usar o aplicativo Grab, o Uber do Sudeste Asiático
- Os murais da rua Phung Hung – arte urbana em Hanói
- A surreal Train Street em Hanói, Vietnã
- Ano novo lunar no Vietnã: 5 tradições do Tét
Salve essa dica no Pinterest