Resolvi escrever sobre minha nova onda: Como viajar com uma mala, sem que ela atrapalhe você, ou melhor: Como viajar com mala de mão?
Viajar com mala de mão
A história toda começou desde que decidimos fazer o Roteiro: 23 dias pelo Sudeste Asiático e viajar com mala de mão. Inspiradas pelo artigo ‘Sudeste Asiático sem despachar’, da Camila Navarro, do blog Viaggiando.
A Camila fez uma viagem de 1 mês só com uma mochila Curtlo de 30 litros, e dá dicas preciosas de como fazer isso.
Ler esse artigo da Camila, foi um empurrãozinho para me fazer arriscar. Estou farta de viajar com malas grandes e pesadas. Já deu! Tenho que assumir que é um problema mais meu do que da coitada da mala e desapegar.
Quanto a mim, quero uma solução inteligente, moderna, e acima de tudo light, para o corpo e para alma!
O Velho Dilema MALA x MOCHILA
No tempo de faculdade eu era do tipo mochilão clássico. Mas hoje em dia simplesmente não consigo mais. Acho muito trambolho.
Além disso, o sistema de top loading é muito desconfortável pra mim. Você vai empilhando suas roupas, deixando o que está por baixo totalmente ‘fora de mão’, fora a falta de segurança. Não dá.
Quero evolução, solução!
O mesmo problema acontece com as malas com rodinhas, que me irritam. A maioria não é prática para carregar em situações complicadas, são pesadas, e você acaba perdendo alguns quilos, que podem ser preciosos, só na estrutura da mala.
A partir da Lista do Snarky Nomad fui me aprofundando sobre as melhores opções existentes, e descobri muita coisa legal!
Depois da de analisar os pontos positivos e negativos de cada uma, cheguei a conclusão de que eu precisava de uma mochila com as seguintes características:
- Tamanho carry on (55cm x 40cm x 20cm), que não me faça passar perrengue no checkin de companhias low cost, como a Air Asia.
- Abertura lateral, tipo suitcase, facilitando o acesso ao interior da mochila.
- Bolso externo para laptop de
- 13 polegadas.
- Alças Guardáveis, ou seja, a mochila pode ser levada nas costas ou como uma malinha (é só guardar as alças).
- Preço não muito assustador.
As Opções
-
Minaal
Comecei a minha pesquisa pela mochila super moderna e funcional da Minaal, um projeto do kickstarter super bem-sucedido, que acabou arrecadando $ 340.000 – o objetivo era $ 30.000 -.
O vídeo deles fala por si:
Mas, como nem tudo são flores, desisti por conta do preço. Achei 299 dólares meio salgadinho, e passei para próxima opção.
-
Osprey Farpoint 40
Mais baratinha que a Minaal, mas ainda assim na casa das centenas. Você vê muita gente viajando com ela, deve ser uma mochila que aguenta trabalho pesado.
-
EBAGS Mother Lode TLS Weekender Convertible
Me encantei pela empresa, pela apresentação da mochila, e por todos os seus detalhes super bem pensados, e pelo precinho ótimo, considerando a qualidade e funcionalidade dessa mochila.
O modelo novo tem até uma versão JUNIOR, um pouco menos pra quem é um pouco mais baixo, e você ainda vai ouvir falar muito sobre ela!
Mas e aí? Dá para viajar só com mala de mão?!
A inspiração bateu mesmo quando assisti à palestra da Joan Robinson, uma guia de viagens que passa até 3 meses viajando com uma única malinha de mão.
No vídeo abaixo ela abre sua mala e dá dicas super legais e práticas, como os packing cubes, aparentemente a solução para os meus, os seus, e os nossos problemas!
Outros Acessórios Interessantes
Outros itens essenciais, que sempre levo comigo durante minhas viagens, são:
-
Packing Cubes
São cubos organizadores, feitos de um tecido bem levinho, que parecem fazer milagres se tratando de organização e otimização de espaço na mala.
Se você preferir uma outra solução, a Camila Navarro usou os nossos velhos conhecidos sacos organizadores a vácuo. Quem nunca usou esses saquinhos pra fazer a mala fechar, que atire a primeira pedra!
-
Cadeado TSA
TSA é a sigla para Transportation Securiy Administration, órgão do governo americano responsável pela segurança nos aviões e aeroportos. Se você não quer perder um cadeado pra segurança do aerporto, sugiro comprar e usar um desses em suas viagens.
-
Tag de Bagagem
-
Cinto para Mala
Comprei os meus na China, e é uma coisa muito comum por lá, e uma segurança a mais pra saber se alguém mexeu na sua mala. Quase ninguém usa aquele filme plástico para embalar a mala. Além disso é uma ótima maneira de identificar rapidamente a mala na esteira.
-
Lacres Sealbag
Outra ótima novidade! Estes lacres evitam que as malas sofram o famoso ‘Golpe da Cegonha‘.
**DICA: Sempre escreva seus DADOS – nome, endereço e email – em um papel e coloque na mala. É uma proteção a mais para você, passageiro.
Olá! Eu estou muito interessada nesta mala da e-bag, mas não consigo encontrar jeito de trazer barato, você sabe algum lugar que vende ou alguma dica de site?
Grata.
Marina
Você já tentou olhar no Mercado Livre, Marina?!
Eu gostaria de saber, onde comprar essas malas e mochilas em São Paulo – SP
Obrigada
olá, Irene, tudo bem?! Você pode procurar no Mercado Livre, ou então comprar diretamente pelo site dos fabricantes. Muitos deles entregam no Brasil, como a Ebags, por exemplo. Obrigada pela visita.