Se você está em dúvida sobre qual é a melhor câmera para fotos de viagem, você veio ao lugar certo. Fotografia e viagem são duas paixões que me acompanham diariamente, tanto na minha vida pessoal quanto na profissional. Assim como a pergunta: qual câmera eu compro para viajar?
Frequentemente me pego dando uma de conselheira fotográfica para amigos, conhecidos, familiares e desconhecidos que querem comprar uma câmera para viajar. Trabalho com fotografia há mais de 10 anos e sou fissurada por novidades de equipamentos e acessórios. Faço muitas pesquisas, leio bastante, e finalmente preparei um guia especial, com todas as dicas para você encontrar sua ‘câmera gêmea‘. A câmera perfeita para tirar fotos nas suas viagens.
Tô pensando em fotografar e você?!
Qual a melhor câmera para fotos de viagens?
Antes de responder à pergunta ‘qual é a melhor câmera para viagens’, a gente tem que levar algumas coisas em consideração. A primeira delas, e talvez a mais importante, é definir o seu perfil de fotógrafo viajante. Ou seja, a sua necessidade.
» Defina seu perfil de fotógrafo viajante
Hoje em dia, com a evolução dos smartphones, cada vez mais tecnológicos, muita gente abandonou as câmeras tradicionais.
Em muitos casos, um bom celular é o suficiente para fazer bons registros em viagens, mas sei que existem aquelas pessoas, que como eu, estão sempre pensando em comprar uma câmera nova para viajar. O importante é saber quem é você na fila da fotografia de viagem.
Com qual desses perfis você mais se identifica?
- Colecionador de memórias de viagem: Você se interessa por fotografia e quer ir além nos seus registros e lembranças de viagem?!
- Blogueiro ou criativo: É blogueiro ou criativo e vai desenvolver projetos fotográficos ou de vídeo para internet?!
- Fotógrafo profissional: É fotógrafo e vai produzir fotos de alta qualidade para impressão?!
Como escolher o melhor tipo de câmera para viagem?
Depois de encontrar o seu estilo de fotógrafo viajante, vamos analisar os tipos de câmeras, marcas e modelos existentes no mercado. Tarefa difícil com tanta opção boa por aí.
Siga o fluxograma para ver qual o melhor tipo de câmera para as suas viagens.
É bom lembrar que este fluxograma não é ciência. Antes de seguir seus conselhos, analise todos os prós e contras do tipo de câmera que você escolher.
Se precisar de ajuda, deixe um comentário!
Tipos de câmera para viagem
Veremos em mais detalhes cada um dos tipos de câmera para viajar apresentados no fluxograma.
Ao final de cada tópico você vai ler uma lista com os prós e contras de cada um dos tipos de câmera (na minha opinião) e vai poder entender um pouco mais sobre cada um deles. Considere a sua necessidade, orçamento e perfil antes de decidir qual câmera comprar. Vamos lá?!
1. Câmeras ‘point and shoot’ ou câmeras compactas
As câmeras compactas são chamadas também de point and shoot. São aquelas câmeras com modo automático mais completo e basta ligar, apontar e capturar!
O mercado dessas câmeras mudou muito com os anos e com a própria evolução dos smartphones. É difícil encontrar modelos mais básicos – e mais baratos – hoje em dia que valham a pena, já que os fabricantes de câmeras preferem investir em modelos um pouco mais avançados.
Apesar desse tipo de câmera ser perfeito para viagens, graças à sua portabilidade e facilidade de uso, as câmeras compactas têm limitações técnicas consideráveis, que refletem diretamente na qualidade da imagem.
Se qualidade de imagem é sua prioridade, escolha um modelo mais avançado.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
|
|
Qual é a melhor câmera compacta para viajar?!
- Canon SX620: 20.2 MP de resolução, com 18x de zoom óptico e wi-fi!
- Sony Rx100: 20.2 MP com 3,6x de zoom
Mas e meu smartphone?
E por falar em smartphone, você provavelmente deve estar aí se perguntando: mas meu celular não faz isso? Tenho que comprar uma câmera nova?
Provavelmente sim. A principal diferença técnica entre a câmera do seu smartphone e sua câmera digital é que as câmeras dos celulares usam lentes e sensores menores. Porém, possuem poderosos processadores de imagem que fazem o ‘trabalho sujo’ e tentam compensar as limitações físicas.
Porém, apesar dos smartphones conseguirem captar imagens incríveis, essas imagens ainda são de qualidade inferior às das câmeras digitais. Principalmente em ambientes com pouca luminosidade.
Ótimos exemplos de Smartphones capazes de produzir imagens impressionantes, são:
- Iphone XS (U$ 846)
- Samsung S10 (U$ 799)
- Google Pixel 3 (U$ 429)
- Huawei P30 (U$560)
Por que coloquei os links da Amazon?! Porque geralmente gosto de saber quanto esses equipamentos eletrônicos realmente custam e acho os preços da Amazon ótimos. Sempre aproveito uma viagem aos Estados Unidos para atualizar meus equipamentos.
2. Câmeras compactas avançadas
São câmeras com corpo/lente compactos, mas que oferecem, além de todos os controles automáticos da irmã mais nova ‘point and shoot‘, controles manuais, dando maior flexibilidade ao usuário.
Além disso, produzem imagens melhores, graças a sistemas ópticos e sensores superiores.
Costumam ser mais caras e são uma ótima opção para profissionais ou usuários avançados que estejam procurando uma alternativa menor sem perder muito na qualidade de imagem.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
|
|
Qual é a melhor câmera compacta avançada para viagem?
- Sony RX100V (U$848)
- PowerShot G7 X Mark II (U$549)
- Lumix DMC-LX10 (U$514)
3. Câmeras Ultrazoom
As câmeras Ultrazoom ou Superzoom existem há muito tempo e seu principal atrativo é o zoom óptico de suas lentes, que não são intercambiáveis.
Apesar de ser muito prático você ter em um único conjunto câmera/lente mais de 50x de zoom, a qualidade da imagem não é lá essas coisas, já que muitas delas têm sensores similares ao que você encontra em câmeras compactas ou mesmo celulares mais poderosos.
Portanto, se a sua prioridade é qualidade de imagens é melhor pesquisar outro tipo de câmera.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
|
|
Qual é a melhor câmera ultrazoom para viajar?
- Canon SX60 HS: com 65x de zoom (21-1.365mm) e a vantagem de capturar raw.
- Nikon P900, com seus impressionantes 83x de zoom (24-2.000mm).
- Panasonic FZ300, com lente 24x (25-600mm). Pode parecer pouco comparado às outras, mas ela mantém a abertura f/2.8 por todo o range, além de ser selada e gravar vídeos em 4k.
4. Action Cams
É na categoria das compactas que se encaixam também as Action cams, ou as câmeras de ação.
Se você quer uma câmera portátil e que fique presa a capacete, bicicleta ou para-brisa do carro, para capturar ação, essa é a câmera para você. A mais famosa das action cams, a GoPro, é um best seller mundial e é presença certa na mala da maioria dos viajantes, profissionais ou não.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
|
|
Qual é a melhor action cam para viagem?
Sem dúvida nenhuma, a melhor action cam para viajar em 2023 é a nova GoPro 11, com novos recursos e uma estabilização de imagem excelente para uma câmera do tipo.
A versão Black (a mais completa) custa cerca de U$350, a Silver U$ 215 e a White, U$190. Se tiver dentro do seu orçamento, recomendo comprar a versão Black.
5. DSLR
As famosas reflexas, ou ‘Digital Single Lens Reflex‘ (DSLR) são câmeras mais parrudas, com pegada maior e mais pesadas, e esse é, provavelmente seu maior defeito. Além do tamanho do corpo da câmera, você quase sempre tem que andar com um kit de lentes e acessórios extras. E isso pode ser um desgaste para os viajantes, né?
Por outro lado, essas câmeras produzem imagens impecáveis e você tem controle total das configurações da câmera, como foco, abertura, velocidade, ISO. Isso permite que você configure a câmera manualmente, conforme a situação, criando imagens lindas e de qualidade.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
|
|
Qual é a melhor DSLR para viajar?
- DSLR de entrada: Canon T6i (U$594) | Nikon D5500 (U$599)
- DSLR profissionais: Canon 80D (U$899) | Canon 7D Mark II (U$1.098)
- DSLR Full Frame: Canon 6D (U$899)| Huawei P20 (U$2.439)| Nikon D810 (U$2.796)
Conselho: Pode me chamar de careta, mas na hora de escolher qual câmera DSLR comprar, eu ficaria entre Nikon e Canon.
6. Câmeras Mirrorless
Essas são as queridinhas do momento. São câmeras híbridas, ou seja, tem tamanho de compactas mas apresentam lentes intercambiáveis e produzem imagens com qualidade semelhante às das DSLR.
Com elas você pode atingir as mesmas qualidades técnicas de imagem com uma câmera 1/3 menor que uma DSLR e sem o barulho do ‘movimento’ do espelho. Nas câmeras sem espelho, a luz entra pela lente e a imagem será capturada diretamente pelo sensor. Não existe visor óptico, você observa a imagem capturada pelo sensor através do visor eletrônico.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
|
|
Qual é a melhor câmera mirrorless para viagem?
Em relação às mirroless, existem trocentos e cinquenta e oito modelos diferentes. Separei alguns para facilitar a sua vida:
- SONY A6500 (ou os modelos A6400 e A6000)
- Olympus OM-D M10
- Canon M50
Se você tiver uma graninha extra disponível e gostar muito de fotografia, recomendo dar uma olhadinha nas câmeras mirrorless full frame da Sony: Sony A7II ou A7III.
Qual é a diferença entre câmera DSLR e mirrorless
Olha só a diferença entre uma câmera DSLR e uma câmera mirrorless.
Considerações finais sobre a melhor câmera para viajar
Pesquise com calma e anote quais são as características que você procura em uma câmera para viajar. Invista em modelos mais novos.
Quais são os melhores acessórios para fotografia de viagem?
Se você tá pensando em investir em uma câmera para viajar, não dá para esquecer os acessórios. Listei abaixo os que considero mais importantes:
- Mochila ou bolsa adequada para transporte da câmera e lentes.
- Uma ou mais baterias extras.
- Cartões de memória de qualidade.
- Porta cartão de memória.
- Kit de limpeza de lentes ou Lenspen, um acessório super prático, que eu adoro!
Conselho: Gosto de trabalhar com mais de um cartão. Por exemplo: ao invés de comprar um cartão de memória de 64gb, eu prefiro comprar 2 de 32gb. Dessa maneira, a chance de perder o material inteiro é muito baixa.
Você curte fotografia?
Já conhece a nossa série Fora de Foco? O nome dessa série é uma referência ao livro ‘Ligeiramente Fora de Foco‘, autobiografia do fotógrafo Robert Capa.
Capa é muito famoso por seu trabalho como fotógrafo de guerra e por ter sido o fundador da Agência Magnum ao lado de Cartier-Bresson e David Seymour. Ele é o autor da célebre frase ‘Se sua foto não está boa, é porque você não está perto o suficiente‘, uma grande influência no modo como vejo a fotografia, e como fotografo.
Ele descrevia suas imagens de guerra como “ligeiramente fora de foco, e um pouco sub-expostas”, e assim como a própria guerra, as imagens de um bom fotógrafo têm que conseguir transmitir sensações. Medo, angústia, tensão.
É isso! A fotografia tem essa incrível capacidade de transmitir sensações e sentimentos por meio de uma única imagem, é o que faz da fotografia uma das mais fantásticas formas de expressão artística.
Essa série fala de fotografia de uma maneira diferente, cheia de poesia, inspiração e por que não: tecnicalidades. Afinal de contas, tô sempre pensando em fotografar!
Leia mais dicas de fotografia e viagem
- Time Lapse: tudo o que você precisa saber
- 9 dicas fotográficas em Nova York
- 3 lugares pra fotografar Ouro Preto do alto
- Jornada Fotográfica pelo Antelope Canyon, no Arizona
- Padrões paraenses, uma busca fotográfica
- Descobrindo Inhotim: um relato fotográfico
- Catedral de Brasília, um clássico de Niemeyer
- Expedição fotográfica em Florianópolis
- Yangon Circle Line, nos trilhos em Myanmar
- A arte, as ruas, e as cidades
- As curvas do Theatro da Paz, em Belém do Pará
*Foto de capa e ilustrações: Freepik.com
Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Caramba! Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre. Grata!!!
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Manuela Silva
Valeu, Manuela! Bem-vinda! Abraços.
Oi Alê, tudo bem?
Adorei as indicações, gostei muito das câmeras Compactas Avançadas, quando você diz que um dos contra é a qualidade de imagem surgiu uma dúvida, a qualidade de imagem dela é melhor que as point and shot?
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
Bjo.
Alessandra.
oi Alessandra, tudo bem?! Como essas câmeras compactas avançadas são mais modernas, a qualidade é melhor sim, e elas possuem mais recursos também. O ideal é procurar uma com os recursos que você precisa e que fotografe em raw, pra garantir melhor imagem. A desvantagem é que você vai ter que editar as fotos antes. ;)! Obrigada pela visita. Beijos.
Excelente seu post! Tenho uma DSLR profissional que eu amo e já usei em muitas viagens mas estou pensando em viajar mais leve! Vou começar a pesquisar as muitas mirrorless para decidir o que fazer ;)
Ale que post incrível, super completo e uma ajuda enorme pra quem está em dúvida em qual câmera comprar, de acordo com o fluxograma eu fiz minha escolha certa a optar pela DSLR e estou bem feliz com ela, amo suas fotos e a forma tão linda que você compartilha seu conhecimento aqui no blog.
ahhh, que fofura! Obrigada pelo carinho. Beijos.
Menina que post bacana…Adorei de verdade e calhou muito bem com o meu momento de aquisição de nova máquina. Já favoritei. Gostei mesmo…super explicado e de uma forma gostosa! Parabéns.
Excelente post Ale! Além de ser uma fotógrafa excepcional, você consegue dividir seu conhecimento com as pessoas de uma forma muito bacana!
Parabéns e obrigado pelas dicas!
Beijos,
Luciano
Muito obrigada, Lu! Fico muito feliz ao ler comentários como o seu. É um prazer compartilhar conhecimento! Ainda mais com gente legal assim como vocês! Um beijão.
Eita que aqui tá bem mastigadinho pra que não entende dessa parte técnica, rs.
Obrigada pelas informações.
Adorei seu post! Um guia mastigado para sanar as dúvidas de quem esteja procurando uma câmera para começar a registrar os momentos por aí!
Parabéns
Que bacana! Post super útil e completo!
Eu faço todas as minhas fotos com o Iphone, mas agora já estou considerando uma mirrorless!
Um verdadeiro guia de fotografia para viajante. Adorei! Eu estou com uma DSLR com duas lente, uma GoPro e o celular. Mas estou na vibe de viajar com menos compromisso e na minha última viagem só carreguei a DSLR, acabei fazendo todas as fotos com o celular. Estou de olho em uma Mirrorless. Beijos!
Super completo esse post! E realmente difícil escolher. Eu amo as imagens da minha DSRL, mas o peso dela é um super contra. Tinha uma compacta com controles manuais que eu adorava. Levava para todo canto e ela fazia imagens muito bonitas. Go Pro só uso em baixo da água. E ultimamente curtindo muito a camera do Iphone6S
Excelentes dicas para ajudar os viajantes que gostam muito de tirar fotos, e estão na dúvida da escolha da próxima maquina.
Ale, que post perfeito!
Já guardei o post pra consulta futura. Amei
Que prazer ler esse texto! Certeza que vai ajudar muita gente a se decidir! Parabéns, meninas!
Uau, que post hein? Um prato cheio para os amantes de fotografia. Eu confesso que não entendo muita coisa, mas amo ver fotos bonitas. Bem, meu esposo gosta muito de fotografar, tem uma profissional e vou passar o post para ele, eeheheh. Sei que ele vai adorar!
Amei esse guia! Mesmo que é mais leigo (como eu!), vai conseguir fazer boas escolhas na hora da compra :)
Nós usamos uma Sony Rx100, e só posso dizer que é excelente! Faz fotos incríveis até da Via Lactia, muitos recursos em uma camera super compacta, mas falta a inteligencia para um time lapse.
Ótimo post para abrir a mente da galera, parabéns!
Uma verdadeira aula, Alê!
Arrasou!
Obrigada por compartilhar de maneira tão didática!
Que bom que você curtiu, Gê! Obrigada você pela visita e comentário! Beijão.