Eduardo Kobra, ou simplesmente, Kobra, é um dos grandes nomes do grafitti brasileiro. Neste post, você vai encontrar um roteiro incrível com os principais murais do Kobra em SP.
Aproveite para ver de perto o trabalho de um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com trabalhos espalhados por mais de 35 países e várias cidades e estados brasileiros.
Quem é Eduardo Kobra
Nascido em 1975, no Jardim Martinica, periferia da zona sul de São Paulo, Kobra começou a sua história na arte urbana, na pixação, como tantos outros meninos paulistanos.
Nos anos 90, fez seus primeiros trabalhos comissionados, pintando cartazes e brinquedos em um parque de diversões.
Autodidata, aprendeu e desenvolveu seu estilo estudando a obra de artistas como Banksy, Eric Grohe, Keith Haring, e o mestre dos murais, o mexicano Diego Rivera.
Hoje em dia, é um dos artistas urbanos mais famosos do mundo, com trabalhos espalhados por todo o globo. É preciso ser de Marte, ou Júpiter, para não reconhecer um mural pintado por ele.
Leia também: 7 artistas urbanos para (re)conhecer nas ruas de SP
Os murais do Kobra pelo mundo
Do Jardim Martinica para o mundo, Kobra já pintou murais nos 5 continentes e desenvolveu um estilo próprio e inconfundível: imagens hiper-realistas, frequentemente baseadas em fotografias, com cores fortes e contrastantes.
É dele também, o recorde de maior mural grafitado do mundo, o ‘Etnias’, com 2.500 m2, pintado em 2016 para celebrar os Jogos Olímpicos do Rio.
Como se não bastasse, em 2017, Kobra bateu seu próprio recorde, pintando um paredão de 5.742 m2, às margens da Rodovia Castello Branco, na Região Metropolitana de São Paulo.
13 murais do Kobra em SP: um roteiro
Atualmente, Kobra mora em São Paulo, sua cidade natal, onde tem dezenas de trabalhos espalhados de norte a sul, leste a oeste.
A seguir, você encontra um roteiro com 13 murais do Kobra em SP para você ver ao vivo e em cores, os principais trabalhos paulistanos deste artista incrível. Com direito a bônus no final do post!
Navegue pelos murais do Kobra em SP
Confira no final do post um mapa interativo com todas as localizações dos murais do Kobra em SP.
1. ‘Seja Luz’
O mural ‘Seja Luz’, de 30 metros de altura por sete metros de largura, é o novo trabalho do Kobra em SP.
O artista pintou, dentro de uma lâmpada, a famosa obra ‘O Pensador’, de Auguste Rodin. Uma reflexão sobre como cada um de nós deve repensar seus valores para ser a ‘luz na escuridão’, a ‘luz na vida de alguém’. Principalmente nestes tempos de pandemia e escuridão que vivemos.
A obra, que é o 5º mural de Kobra no Brasil, com reflexões sobre a pandemia do Covid-19, fica na rua Oscar Freire, nos Jardins, zona oeste de São Paulo.
📍 Seja Luz | R. Oscar Freire, 329 – Jardins
No final do post você encontra um mapa virtual com todas as localizações dos murais do Kobra contidos nesse roteiro!
2. As carpas no Beco do Batman
Outro trabalho super recente do Kobra em SP é um mural no tradicional Beco do Batman, um dos endereços mais interessantes na cidade para quem gosta de arte urbana.
O trabalho, que fica na rua Medeiros de Albuquerque, Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, faz referências à Imigração Japonesa para o Brasil, através do uso das carpas, que por sua longevidade, são um símbolo da resistência dos japoneses e dos imigrantes.
Kobra, nesse novo mural no Beco do Batman, pintou três carpas: uma Koi ou Nishigoi (a carpa mais cara já vendida no mundo, por cerca de U$ 2 milhões), uma em formato de origami e a terceira de um tipo que nasce branca, com uma mancha vermelha na cabeça, referência à bandeira japonesa.
Ao fundo, o artista ainda traz a reprodução de uma obra da série Ninfeias, de Claude Monet.
Simplesmente imperdível visitar essa novidade no Beco do Batman, hein?!
📍 As Carpas | Rua Medeiros de Albuquerque – Vila Madalena
Leia mais sobre o Beco do Batman
3. Coexistência
Outro trabalho bem recente do Kobra em SP é mural ‘Coexistência’, na rua Henrique Schaumann, em frente à Igreja do Calvário (esquina com a rua Cardeal Arcoverde), zona oeste de São Paulo.
O mural é um memorial por todas as vítimas do Covid-19 e retrata crianças de cinco religiões: Islamismo, Budismo, Cristianismo, Judaísmo e Hinduísmo.
É uma mensagem de fé e de esperança, que lembra as vítimas do Covid-19 e destaca a importância da Ciência e uso de máscaras durante esse período de pandemia que estamos vivendo.
📍 Coexistência | Rua Henrique Schaumann esquina com a Rua Cardeal Arcoverde
4. Escadaria das Bailarinas
Outro trabalho incrível do Kobra em SP é a Escadaria da Rua Alves Guimarães, em Pinheiros. As bailarinas coloridas do artista revitalizaram a praça e parecem flutuar pela escadaria que liga a R. Alves Guimarães à Cardeal Arcoverde.
📍 Escadarias das Bailarinas | Escadão da Rua Alves Guimarães – Pinheiros
O projeto de revitalização da praça foi uma iniciativa da Bonafont e incluiu reforma dos bancos e mesas, e cuidados com o jardim.
5. A Mão de Deus
O mural do Kobra em SP intitulado ‘A Mão de Deus’ tem 33 metros de altura e 7 de largura, e fica no Minhocão, na empena (parede lateral) de um prédio no número 50 da rua Traipu.
Kobra diz que este é um de seus murais mais autobiográficos, que foi inspirado em um momento muito difícil para ele.
Emocionante ver esse mural do Kobra em SP com as cores do pôr do Sol, né?!
📍 A Mão de Deus | Rua Traipu, 50
Leia também: Onde ficar em SP – Guia completo bairro-a-bairro
6. Oscar Niemeyer
Esse é um dos murais mais famosos do Kobra em SP. A homenagem ao arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer fica nas proximidades da avenida Paulista, um dos mais importantes entedeços da cidade.
Apesar de não ser paulistano, Niemeyer criou obras-primas na cidade, como o complexo arquitetônico do Parque do Ibirapuera, o edifício Copan e o Memorial da América Latina.
Esse belo mural do Kobra em SP foi finalizado no mesmo ano da morte de Niemeyer e tem em sua composição detalhes de algumas de duas de suas principais obras: o Palácio do Planalto em Brasília e a Pampulha, em Belo Horizonte.
📍 Oscar Niemeyer | Avenida Paulista, perto do Shopping Pátio Paulista
7. A Lenda do Brasil
Continuando nossa lista de murais do Kobra em SP, vamos falar de mais uma homenagem a outro grande brasileiro: Ayrton Senna.
O mural ‘A lenda do Brasil’ foi pintado em 2015 e restaurado recentemente, na lateral de um prédio na rua da Consolação, esquina com a Av. Paulista.
Será que você já passou por ele?
📍 A Lenda do Brasil | Rua da Consolação, 2608
8. Clube 27
Esse mural do Kobra em SP é bem antigo e já foi atropelado algumas vezes. Ele fica no Largo da Batata, em Pinheiros, e retrata alguns integrantes do famoso Clube dos 27, formado por grandes artistas como Janis Joplin, Jimi Hendrix, Basquiat, Amy Winehouse e Kurt Cobain.
Todos viveram intensamente e morreram cedo demais (aos 27 anos), por conta dos excessos e abusos.
📍 Clube 27 | Rua Fernão Dias, 476 – Pinheiros
Uma curiosidade interessante é que Kobra pintou uma releitura desse mural no Lower East Side, uma região boêmia de Nova York.
9. Casal de Bicicleta
O Casal de Bicicleta é um belo mural do Kobra em SP. A obra, que fica na empena do Ibis Styles São Paulo Faria Lima (rua Tavares Cabral, 61, em Pinheiros), fala sobre a importância da inclusão da bicicleta na rede de mobilidade urbana.
Quem passa pela movimentada Avenida Faria Lima pode observar um dos mais bonitos e imponentes murais do Kobra em SP.
📍 Casal de Bicicleta | Rua Taváres Cabral, 61 – Pinheiros
10. Olhares da Paz
Este mural de 850 metros assinado pelo Kobra em SP, no Boulevard a céu aberto do D&D Shopping é uma celebração aos vencedores do Prêmio Nobel da Paz: Dalai Lama, Albert Einstein, Madre Teresa de Calcutá, Malala Yousafzai, Nelson Mandela, Gandhi e Martin Luther King.
📍 Olhares da Paz | Av. das Nações Unidas, 12.555
11. Monalisa
Kobra pintou esse mural interessantíssimo no MIS Experience, em São Paulo, inspirado em duas grandes obras de Leonardo da Vinci: ‘Monalisa’ e ‘Autorretrato’.
A sacada é tem gente que acredita que a Monalisa seja, na verdade, um autorretrato do mestre italiano. E aqui, ela estaria pintando a si mesma. Muito legal!
Em seu site oficial, Kobra ainda aponta outras três curiosidades sobre esse mural em SP: a primeira é que o braço e a roupa da Monalisa são da esposa dele. A segunda é que a latinha de spray usada pela musa é uma das 5 mil latinhas de sua coleção pessoal. E a terceira é que ele assinou o mural de forma invertida, como Leonardo fazia em suas anotações.
📍 Monalisa | R. Vladimir Herzog, 75 – Água Branca
12. O Pensador
O mural ‘O Pensador’ foi pintado por Kobra na fachada do SENAC Tatuapé, na Zona Leste da capital, em frente à Radial Leste.
A obra foi inspirada na escultura de Auguste Rodin e retrata um homem – o escritor italiano Dante Alighieri – pensando. Penso, logo existo?
📍 O Pensador | Rua Cel. Luís Americano, 130 – Tatuapé
13. Ayrton Senna – Superação
Para completar essa lista com os principais murais do Kobra em SP, vamos até o Autódromo de Interlagos para ver outra homenagem a Ayrton Senna.
O mural foi criado em homenagem aos 80 anos do Autódromo de Interlagos e 60 anos do piloto.
A cena eternizada por Kobra nesse muralfoi inspirada na vitória do GP Brasil em 1991, quando ele venceu a prova tendo apenas a sexta marcha no carro. Superação!
📍Ayrton Senna – Superação | Autódromo de Interlagos
Leia também: O incrível Beco do Batman em SP
Bônus: Projeto Greenpincel
Como prometido, separei ainda 2 murais do Kobra em SP que fogem ao estilo pelo qual o artista é reconhecido atualmente.
Ambos os murais fazem parte do projeto ‘Greenpincel’, que tem como objetivo usar a arte como forma de denúncia.
Os assuntos tratados nessa série de murais, são: a destruição da natureza, a matança de animais e as terríveis consequências das intervenções egoístas do ser humano no planeta.
📍 AltaMira | Rua Maria Antônia
📍 ‘Não é arte, não é cultura, é tortura‘ | R. Belmiro Braga, 216 – Pinheiros
Murais do Kobra em SP | No Mapa
Veja no mapa interativo a seguir, a localização de todos os murais do Kobra em São Paulo listados neste post.
Leia também: Saiba como criar um mapa personalizado do Google Maps
Instituto Kobra: a arte como instrumento de transformação social
Em fevereiro de 2021 nasceu o Instituto Kobra, entidade fundada e presidida por Eduardo Kobra, que acredita na arte como instrumento de transformação social de adolescentes e jovens em estado de vulnerabilidade no Brasil.
O Instituto promoverá ações, prioritariamente em comunidades periféricas, apostando no papel da cultura como agente transformador de vidas e realidades.
Outras causas que serão promovidas pelo instituto, são: defesa do meio ambiente, o discurso pacifista, a pauta antirracista, o respeito entre os povos e a luta pela liberdade.
A primeira ação concreta do Instituto, neste contexto de pandemia de Covid-19, foi um leilão de um cilindro de oxigênio inutilizado transformado em arte. O valor arrecadado foi convertido em oxigênio para hospitais de Manaus.
Leia mais dicas de viagem para São Paulo
- Como é a visita ao ateliê do Kobra em Itu (SP)
- Onde ficar em SP: melhores regiões e hoteis
- O incrível Beco do Batman na Vila Madalena em SP
- Parques em SP: +19 dicas para aproveitar ao ar livre
- A reabertura do Museu da Língua Portuguesa em SP
- Hotel na Paulista: +15 dicas incríveis
- Museus em SP: um para cada dia da semana
- 19 restaurantes vegetarianos em SP
- Conheça o charmoso Mercado de Pinheiros
- Sampa Sky: o novo mirante de vidro de SP
- Visita monitorada a Sala São Paulo
- IMS Paulista: fotografia e cinema em São Paulo
- Bullguer, hambúrguer bom e barato em SP
Amei ! Obrigada pelas dicas . Eu realmente não conheço a terra onde nasci . Bora turistar nessa cidade linda 👏👏❤️❤️
Oba!! Obrigada você pela visita e comentário.