Visitar o Museu Pelé, localizado no centro histórico de Santos, é mergulhar na vida e carreira do Rei do Futebol. O museu tem mais de 4.000 m² e abriga itens do acervo pessoal do atleta, como camisas, chuteiras, bolas, troféus, entre outros.
Além disso, o visitante tem acesso a áudios, filmes, fotos e textos que contam a trajetória de Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé.
Há ainda uma belíssima exposição temporária, instalada nos mezaninos do museu, que mostra a participação do jogador nas 4 copas do mundo que disputou defendendo a camisa do Brasil. O museu também conta com uma lojinha e uma cafeteria.
Leia também:Onde ficar em Santos: melhores praias, hotéis e outras dicas
Museu Pelé: vida e carreira do Rei do Futebol
Neste post você vai saber como é a visita ao museu que homenageia Pelé, além das informações de preço, horário de funcionamento e como chegar.
Museu Pelé História
O museu dedicado ao Rei Pelé foi inaugurado em 2014 e está instalado nos antigos casarões do Valongo, que abrigaram a Prefeitura e a Câmara. O espaço foi reconstruído e preserva não só a memória do atleta mas também a de Santos, já que essa região é muito importante na história da cidade e atualmente passa por um processo de revitalização.
Além do mais, apesar de ter nascido na cidade mineira de Três Corações foi em Santos que Pelé iniciou sua carreira profissional no futebol, em 1956.
Pelé conquistou 2 títulos mundiais pelo Santos Futebol Clube e 3 Copas do Mundo pela seleção brasileira.
Leia também: Conheça o Museu Seleção Brasileira no Rio de Janeiro
Visita ao Museu Pelé
Logo na entrada da sala expositiva nos deparamos com uma estátua-boneco gigante do Rei. Para começar a visita, a recomendação é subir de elevador até o último andar e descer pelas rampas para poder ver cada etapa da exposição temporária até chegar à “linha do tempo”, no térreo.
» Exposição Temporária: “4 Copas e 1 Rei”
Pelé jogou 4 copas do mundo, ganhou 3: em 1958, 1962 e em 1970. Ele é o único jogador tricampeão do mundo na história do futebol.
Nesta exposição temporária o visitante tem acesso a um vasto material áudio-visual da participação de Pelé nas quatro copas do mundo em que participou pela seleção brasileira.
Na primeira, em 1958 na Suécia, com apenas 17 anos, Pelé usando a camisa 10 marcou 6 gols. A seleção brasileira, que tinha craques como Garrincha, Didi, Nílton Santos, Bellini, Zagallo e Gilmar, conquistou seu primeiro título mundial.
Em 1962, no Chile, a participação de Pelé foi curta devido a um estiramento muscular logo no segundo jogo. Mesmo com esse desfalque, o Brasil foi bicampeão.
Em 1966 não deu para o Brasil. Na Copa disputada na Inglaterra Pelé foi muito marcado e sofreu uma lesão no joelho direito. A seleção brasileira foi eliminada ainda na fase de grupos.
Aí veio a Copa do México, em 1970, e tínhamos um timaço com nomes como Jairzinho, Rivelino, Tostão, Gérson, entre outros. Pelé teve uma brilhante atuação e fez gols lindíssimos. O Brasil foi tricampeão do mundo, Pelé participou de sua última Copa consagrou-se como Rei do Futebol.
» Linha do Tempo
No térreo, fica a sala Linha do Tempo que conta a história de Pelé desde a sua infância até se tornar o Atleta do Século XX.
No museu estão expostas mais de 2.300 peças relacionadas a história de Edson Arantes do Nascimento.
São medalhas, troféus, camisas, documentos, bolas, chuteiras e muito mais. Dentre as peças mais importantes está a Bola de Ouro, que o atleta recebeu da FIFA em 2014.
Leia também: Museu do Futebol em SP – paixão e interatividade
Loja do Museu Pelé e Cafeteria
Localizada no lobby a lojinha vende camisas oficiais do Santos Futebol Clube, do Brasil e ainda outros diversos itens como bolas, chinelos e souvenirs do Museu do Futebol.
Logo em frente há uma cafeteria com opções de doces, salgados e bebidas, além de ótimos cafés para levar para casa. Nessa área também encontram-se os sanitários e bebedouros.
Ingressos para o Museu Pelé
Até o dia 31/12/2021 a visitação ao Museu Pelé é gratuita.
Normalmente o preço do ingresso é de R$ 10 (inteira). Estudantes da rede particular, pessoas com deficiência (+ 1 acompanhante), professores da rede pública de ensino e pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada.
Já crianças de até 10 anos e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da rede pública (municipal, estadual e federal) têm gratuidade no ingresso.
Você pode adquirir o ingresso diretamente na bilheteria do museu com pagamento apenas em dinheiro.
Tour privado do Pelé em Santos
Se você preferir, pode contratar um tour privado e guiado de 4 horas ou 6 horas para conhecer o Museu Pelé, Vila Belmiro, o salão do cabelereiro Didi e a Padoca Santista.
Horário de Funcionamento do Museu Pelé
O Museu Pelé funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30. Nas segundas-feiras de navio o museu abre, consultar o site.
Onde fica o Museu Pelé
O Museu Pelé fica no Centro Histórico de Santos, no Largo Marquês de Monte Alegre nº 1 – Valongo. O museu fica bem próximo da Rodoviária de Santos e é possível fazer o trajeto a pé.
Além disso, há outras inúmeras boas atrações próximas como, por exemplo, o Museu do Café.
Outras dicas de passeios em Santos
Museu Pelé | No Mapa
Veja no mapa interativo a seguir, a localização exata de onde fica o Museu Pelé em Santos.
Leia também: Como usar o Google My Maps no seu roteiro de viagem
Leia mais dicas de viagem para o litoral paulista
- Onde ficar em Santos: melhores praias, hotéis e outras dicas
- Dicas infalíveis para alugar um carro em SP mais barato
- Hotéis pé na areia SP: 9 ótimas opções
- As melhores casas e apartamentos para alugar no Guarujá
- Conheça a APA Baleia-Sahy, no litoral norte de São Paulo
- +29 opções de hotéis fazenda em SP para famílias
Salve essas dicas no Pinterest