O que fazer em Belém: confira 23 atrações imperdíveis na capital do Pará

Em Belém, não deixe de visitar o Mercado Ver-o-Peso, a Basílica de Nazaré e o Mangal das Garças. Explore o Complexo Feliz Lusitânia, o Museu Emílio Goeldi e a Estação das Docas. Aproveite a culinária local e faça um passeio de barco pela Baía do Guajará. Confira mais atrações a seguir!

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Moldada pela mistura das culturas dos negros escravizados, indígenas e europeus, Belém é uma das capitais mais interessantes da Amazônia. Mais brasileira impossível!

O que fazer em Belém: 11 dicas imperdíveis na capital do Pará

Conhecida por abrigar a festa do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do mundo, Belém também oferece sabores únicos, belezas amazônicas e muita história, dentro e fora de museus.

Tudo isso e mais um pouco com vista para as águas peroladas da baía do Guajará. E ai de quem diga que essas águas são barrentas, hein?

As águas peroladas da baía do Guajará

A seguir, preparei uma super lista com 23 dicas do que fazer em Belém e arredores vai te apresentar as melhores atrações da capital do Pará.

Saiba quais são os melhores pontos turísticos e atrações da cidade, a melhor época para visitar e descubra 4 destinos fantásticos para fazer um passeio bate-e-volta.

Quer saber o que fazer em Belém? Vem comigo!


O que fazer em Belém: 23 dicas imperdíveis para conhecer o melhor da cidade e arredores

Essas 23 dicas imperdíveis do que fazer em Belém vão te deixar com água na boca e morrendo de vontade de conhecer a cidade.

No final do post, um bônus: 3 roteiros de viagem redondinhos com dicas do que fazer em Belém em 2, 3 e 4 dias de viagem. Prepare o seu coração e vamos tremer em Belém do Pará!




1. Visite o Mercado Ver-o-Peso

A primeira e talvez mais importante dica do que fazer em Belém que é: visite o Mercado Ver-o-Peso. O Veropa – para os íntimos – é o coração pulsante de Belém desde 1626.

Dica do que fazer em Belém: Mercado Ver-o-peso

Localizado no Boulevard Castilhos França, na Campina, às margens do rio Guamá, na baía de Guajará, era ali que funcionava a Casa do Haver-o-Peso, um importante entreposto fiscal onde se media o peso das mercadorias e os impostos devidos à Coroa Portuguesa. Tanto de produtos amazônicos, quanto de produtos que chegavam da Europa.

Com o passar do tempo o Ver-o-Peso, transformou-se em um dos maiores mercados a céu aberto da América Latina e importante ponto turístico, cultural e econômico de Belém.

Aventurar-se pelo Ver-o-Peso é se lançar em uma experiência antropológica pelas cores e os sabores do Pará.

Dica do que fazer em Belém: quebrador de castanha do Brasil

A feira ao ar livre é dividida em 16 setores e é um excelente lugar para comprar produtos que você só encontra nessa região, como a castanha do Brasil (quebrada ali na hora), o tucupi, a maniva, as farinhas e muito mais!

E ‘cuidado’ com os perfumes e garrafinhas de Beth Cheirosinha e da Tia Coló, hein? São verdadeiras poções mágicas!

Dicas do que fazer em Belém: perfumes e garrafinhas


MERCADO VER-O-PESO

  • Horário de funcionamento: das 5h às 18h30;
  • Endereço:  Blvd. Castilhos França – Campina, Belém;
  • Ingresso: Atração gratuita (feira livre).

Em 1977, o Ver-o-Peso foi tombado pelo IPHAN. Além da feira livre, outras construções históricas importantes fazem parte do complexo: Mercado de Carne, Mercado de Peixe, o Solar da Beira, Praça do Relógio, Praça Dom Pedro II, Doca de Embarcações, a Feira do Açaí e a Ladeira do Castelo.


2. Conheça o Mercado de Carnes Francisco Bolonha, Mercado do Peixe e Solar da Beira

Depois de passear pelo mercado ao ar livre, não deixe de visitar e fotografar outros 3 edifícios históricos importantes do complexo Ver-o-Peso.

  • Mercado do Peixe
  • Solar da Beira
  • Mercado Francisco Bolonha

O Mercado do Peixe, também chamado de Mercado de Ferro, foi construído em 1897 e também teve toda sua estrutura trazida da Europa. O Mercado é abastecido pelos peixes trazidos por balanceiros e peixeiros que fazem o comércio na Pedra do Ver-o-Peso há gerações.

Dica do que fazer em Belém: Complexo Ver-o-Peso

A Pedra é a calçada que margeia essa parte da baía do Guajará, bem perto do Mercado de Peixe. Aproveite para aprender mais sobre as espécies de peixe únicas desta região.

Dica do que fazer em Belém: Pedra do Peixe

O Solar da Beira é outro edifício histórico importante nessa região de Belém. O prédio está fechado, mas você pode admirar e fotografar a sua fachada.

Dica do que fazer em Belém: Solar de Beira

Já o Mercado Francisco Bolonha ou Mercado de Carne é um dos cartões postais de Belém, famoso por sua arquitetura.

O edifício foi construído em 1867 e remodelado em 1908, com projeto do engenheiro Francisco Bolonha, que trocou a estrutura de madeira por uma estrutura de ferro fundido importada da Europa.


Tem pouco tempo em Belém?

Invista em um city tour de 1 dia (com almoço incluso) ou um passeio de meio dia. Ambos incluem a visita ao complexo Ver-o-Peso.


Leia também: Padrões paraenses, uma busca fotográfica pelo Pará


3. Madrugue na Feira do Açaí

Continuando nossa lista de coisas imperdíveis para fazer em Belém, temos a Feira do Açaí, que acontece todas as madrugadas ao lado do Ver-o-Peso.

O que fazer em Belém: Feira do Açaí

Todos os dias, antes do Sol nascer, dezenas de embarcações ancoram às margens do rio Guamá para abastecer a cidade com toneladas e toneladas de açaí proveniente das ilhas de Belém e de outras localidades ao longo dos rios amazônicos.

O que fazer em Belém: Feira do Açaí

Visitar a Feira do Açaí é uma daquelas experiências únicas que você só vai conseguir fazer em Belém, e para mim esse é o jeito certo de entender a cidade. Saber como ela funciona, quem são as pessoas que a habitam, quais são seus hábitos.

O Pará é responsável por 85% da produção nacional de açaí, cerca de 820 mil toneladas ao ano. Não é à toa que o fruto é o símbolo do estado.

Dica do que fazer em Belém: Feira do Açaí

Por outro lado, para conhecer a Feira do Açaí tem que acordar cedo e enfrentar o escuro da madrugada. Sei que não é para todo mundo.

Se não é para você, não desista! Ainda tem muita coisa legal para fazer em Belém!

FEIRA DO AÇAÍ

  • Horário de funcionamento: Madrugadas;
  • Endereço: Tv. Marquês de Pombal, 44 – Campina, Belém;
  • Ingresso: Gratuito.

Leia também: A lenda do açaí, o rei da região Norte do Brasil


4. Passeie pelo Forte do Presépio e Complexo Turístico Feliz Lusitânia

Outra excelente atração em Belém, na Cidade Velha, é o Forte do Presépio, também chamado de Forte do Castelo de Belém, construído em 1616.

Dicas do que fazer em Belém: Forte do Presépio

O Forte do Presépio faz parte do Complexo Feliz Lusitânia – era assim que os colonizadores portugueses costumavam chamar Belém -, que rodeia a Praça Dom Frei Caetano Brandão, no centro histórico de Belém (a 350 metros do Ver-o-Peso) e inclui outras atrações. São elas:

  • Casa das Onze Janelas
  • Museu de Arte Sacra (Igreja de Santo Alexandre)
  • Museu do Encontro
  • Catedral Metropolitana de Belém (Igreja da Sé e Palácio Episcopal)
  • Ladeira do Castelo (Rua Siqueira Mendes)

A fortaleza foi a primeira construção da cidade e local de sua fundação. Ela tinha o intuito de proteger a cidade e a região amazônica de invasores holandeses e franceses.

Hoje em dia funciona como museu, guardando relíquias de guerra, como canhões originais intactos e vista privilegiada da baía do Guajará.

Canhão no Forte do Presépio em Belém do Pará


5. Visite o Museu do Encontro

O pequeno Museu do Encontro, dentro do Forte do Presépio, é uma das joias raras dessa lista de o que fazer em Belém. Não perca!

Lá você encontrará um acervo belíssimo de cerâmicas tapajônicas e marajoaras raríssimas, anteriores a chegada dos portugueses. Além de outros vestígios arquitetônicos de vários períodos da fortaleza.

Ver esse conjunto de cerâmicas ao vivo já vale a visita!

O que fazer em Belém: Museu do Encontro

E que tal viajar até Icoaraci para conhecer o maior centro de produção artesanal de cerâmica do Pará?

MUSEU DO ENCONTRO


6. Passeie pela Casa das Onze Janelas

Outro destaque do complexo turístico Feliz Lusitânia é o prédio que abriga a Casa das Onze Janelas, um dos mais importantes centros culturais do Pará e da região Norte do Brasil.

Originalmente projetado pelo arquiteto italiano Antonio Landi, no século XVIII, o prédio em estilo colonial abriga um belo acervo de arte contemporânea, um café e um bom lugar para ler um livro às margens da baía do Guajará.

Dicas do que fazer em Belém: Casa das 11 Janelas


CASA DAS ONZE JANELAS


7. Visite o Museu de Arte Sacra (Igreja de Santo Alexandre)

O Museu de Arte Sacra é composto pela Igreja de Santo Alexandre e pelo Palácio Episcopal (antigo Colégio de Santo Alexandre).

A igreja, inaugurada em 1719, é um belo exemplo da arquitetura jesuítica no Brasil (barroco Amazônico). O espaço foi restaurado recentemente e além de abrigar um acervo de arte sacra incrível, também funciona como ‘palco’ para espetáculos teatrais e recitais.

Dica do que fazer em Belem: Museu de Arte Sacra


MUSEU DE ARTE SACRA


8. Passe um fim de tarde na Estação das Docas

A Estação das Docas é uma das atrações imperdíveis em Belém. O complexo turístico e gastronômico ocupa 500 metros de orla fluvial do antigo porto de Belém, construído no século XIX.

O que fazer em Belém: Estação das Docas

Dentro dos três galpões de ferro inglês restaurados, você encontrará restaurantes, bares, espaço para eventos e até um terminal de passageiros.

Dica do que fazer em Belém: restaurantes na Estação das Docas

Na Estação das Docas você poderá matar 3 coelhos como uma cajadada só:

  • Experimente a gastronomia paraense no tradicional restaurante Lá em Casa.
  • Tome um sorvete na famosa Sorveteria Cairu, um clássico paraense.
  • Termine – ou comece – a noite degustando as cervejas da Amazon Beer, a cervejaria da Amazônia. A IPA com cumaru da Amazon Beer não tem erro. Pode pedir!

Dicas do que fazer em Belém: tomar um chopp na Amazon Beer

Do lado de fora, na orla do complexo, você pode aproveitar uma belíssima vista para a Baía do Guajará e garantir uma foto com os famosos cartões postais da Estação: os guindastes fabricados nos Estados Unidos, no começo do século XX.

Nem guindaste vai te tirar da Estação das Docas. Pode apostar!

Dica do que fazer em Belém: visitar a Estação das Docas


ESTAÇÃO DAS DOCAS

  • Horário de funcionamento: domingo a quinta-feira, das 10h às 00h. Sextas e sábados, das 10h à 1h;
  • Endereço: Av. Boulevard Castilhos França, Belém;
  • Telefone: 91 33440100;
  • Ingresso: Gratuito.
  • Acesse o site oficial da Estação das Docas.

9. Faça o melhor passeio de barco em Belém

É também da Estação das Docas que sai, de terça a domingo, às 17h30, o passeio fluvial Orla ao Entardecer, da Valeverde Turismo, o melhor passeio de barco em Belém.

O passeio é BEM turistão, já aviso logo de cara, mas, ao mesmo tempo, é muito interessante fazer uma viagem pelos ritmos do Pará e do norte do Brasil.

Com música – e animação – ao vivo, aproveite o fim de tarde para tomar uma deliciosa caipirinha, dançar carimbó e assistir ao pôr do sol na baía do Guajará com uma vista privilegiada.

Pode anotar, esse é um dos passeios que você tem que fazer em Belém!

Dica do que fazer em Belém: o melhor passeio de barco da cidade


PASSEIO ‘ORLA AO ENTARDECER’

  • Horário de saída: 17h30
  • Local de saída: Estação das Docas (Av. Boulevard Castilhos França, Belém)
  • Duração: 1h30
  • Telefone: (91) 3116-7669 / 98417-3212
  • Ingresso: R$ 70
  • Acesse o site oficial da Vale Verde Turismo

10. Visite o Mangal das Garças

Eu costumo dizer que se você só tiver um dia em Belém, vá ao Mangal das Garças. Pode anotar, este é um passeio que não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Belém!

Este belo parque zoobotânico é parte da revitalização de uma área alagada de 40.000 metros às margens do Rio Guamá, onde você pode ver, ao vivo e em cores, representantes da fauna e flora locais.

Dica do que fazer em Belém: visitar Mangal das Garças

Você já esteve em um borboletário? Já viu pessoalmente um açaizeiro carregado? E que tal presenciar a alimentação das garças, os bichos que dão nome ao parque? Te garanto que esse é um momento glorioso!

Dica do que fazer em Belém: Mangal das Garças

Aproveite a visita para ver a cidade do alto do Farol de Belém, uma imensa torre de observação (Farol de Belém).

Saber mais sobre a história da navegação no Museu Amazônico da Navegação e comer muito bem no delicioso restaurante Manjar das Garças, um dos melhores restaurantes de Belém.

Dica do que fazer em Belém: ver a cidade do alto da torre no Mangal das Garças

MANGAL DAS GARÇAS

  • Horário de funcionamento: terça a Domingo, de 8h as 18h;
  • Endereço: R. Carneiro da Rocha, s/n – Cidade Velha, Belém;
  • Ingresso: R$ 20 (passaporte único para visitar os 4 espaços monitorados, ou R$ 7 por espaço individual). Menores de 7 anos e maiores de 60 anos tem entrada gratuita;
  • Acesse o site oficial do Mangal das Garças.

11. Conheça a história do Espaço São José Liberto

O Espaço São José Liberto é um local em Belém cheio de história. O espaço já foi um convento, quartel militar, hospital e abrigou, por longos anos, um presídio de segurança máxima.

Atualmente funciona como polo joalheiro e centro comercial e cultural, com espaço para eventos, lojas de artesanato, ateliês de diversos artistas e um pequeno museu que conta um pouco da história do próprio lugar.

Dica do que fazer em Belém: Espaço São José Liberto

ESPAÇO SÃO JOSÉ LIBERTO


12. Faça o tour guiado ao Theatro da Paz

Visitar o Theatro da Paz é outra experiência que você só vai ter em Belém.

O Teatro, em estilo neoclássico, com 900 lugares, é um dos pontos turísticos imperdíveis em Belém. Foi fundado em 1878, no auge do Ciclo da Borracha, e é uma réplica do Scalla de Milano.

Dicas do que fazer em Belém: Theatro da Paz

Recomendo fazer a visita guiada. Ela acontece de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. E aos sábados e domingos, às 9h, 10h, 11h e 12h. A visita é gratuita às quartas-feiras.

THEATRO DA PAZ


13. Aproveite os parques e praças de Belém

Para quem é adepto do slow travel ou curte fazer exercícios ao ar livre, uma boa dica do que fazer em Belém é conhecer as praças e parques mais famosos da cidade.

Confesso que não é muito meu tipo de programa, ainda mais em uma cidade com tantas outras coisas interessantes para fazer. Mas se é o seu, vai fundo e descubra já foi chamada de Paris das Américas e também é conhecida como ‘a cidade das mangueiras.

Os parques e praças mais famosos de Belém para um dia de passeio ao ar livre, são:

» Praça da República

Essa bela praça é a casa do Theatro da Paz e um dos palcos do Círio de Nazaré. Aproveite a visita para passear pelos seus jardins e surpreenda-se!

Dicas do que fazer em Belém: Visitar Praça da República
Foto: Bruna Brandão – MTUR
  • Horário de funcionamento: Aberto 24 horas
  • Endereço: Av. Pres. Vargas, 814 – Campina, Belém
  • Ingresso: Gratuito

» Praça Batista Campos

Construída no século XIX, inspirada na belle époque parisiense. Sente-se à sombra das mangueiras e samaumeiras e veja o tempo passar.

Dicas do que fazer em Belém: Bosque Rodrigues Alves
Foto: Bruna Brandão – MTUR

» Bosque Rodrigues Alves

Abriga o Jardim Zoobotânico da Amazônia e foi inaugurado em 1883. O lugar é o refúgio perfeito para o calor da cidade e guarda mistérios de figuras do imaginário amazônico como a Curupira, o Mapinguari e a Iara.

É possível também vez diversas espécies de animais andando por ali.

  • Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, de 8h às 17h;
  • Endereço: Av. Alm. Barroso, 2305;
  • Telefone: 91 3277-1112;
  • Ingresso: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia). Crianças até seis anos e idosos acima de 60 anos tem direito à gratuidade;
  • Acesse o site oficial do Bosque Rodrigues Alves.

» Parque da Residência

É uma deliciosa área verde no meio de Belém, repleta de atrações e um restaurante, o Restô do Parque, que serve café ou almoço em meio ao verde.


» Parque Estadual do Utinga

Espaço ao ar livre na cidade de Belém perfeito para os amantes da natureza.

Atualmente, é um dos principais pontos turísticos de Belém. Possui espaços para caminhadas e passeios de bicicleta. Observação de fauna e flora. E até lagos para atividades aquáticas, como canoagem e stand up paddle.

  • Horário de funcionamento: segunda, quarta, quinta, sexta, sabádo, domingo e feriados, das 6h às 17h;
  • Endereço: Av. João Paulo II, S/N;
  • Telefone:  91 3344-0153;
  • Ingresso: Gratuito;
  • Acesse o site oficial do Parque do Utinga Belém;
  • Estacionamento: R$ 8,00 até 2 horas (R$ 6 as horas extras).

14. Visite as igrejas mais famosas de Belém

É impossível fazer uma lista do que fazer em Belém e não falar da vocação de fé de cidade.

Recomendo uma visita às 2 igrejas mais famosas da cidade: a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, uma das únicas basílicas da Amazônia Brasileira.

Dica do que fazer em Belém: Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

E a Catedral Metropolitana de Belém, projeto do arquiteto italiano Antônio Landi, construída em 1782.

Durante o Círio de Nazaré a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, uma réplica da imagem encontrada pelo caboclo Plácido e que deu início à tradição do Círio, sai da Catedral Metropolitana de Belém e segue em procissão até a Basílica.

Dicas do que fazer em Belém: visitar a Catedral da Sé


15. Viva o Círio de Nazaré em Belém

E por falar nele, quer conhecer Belém de verdade? Visite a cidade durante o Círio de Nazaré, a maior manifestação religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo.

Círio de Nazaré: época linda para visitar Belém do Pará

Durante os dias das procissões, sempre no segundo final de semana de outubro, fiéis e curiosos lotam as ruas de Belém em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, cuja imagem vai às ruas em 12 romarias, percorrendo cerca de 140km.

Viver o Círio é uma experiência de arrepiar a alma.

O que fazer em Belém: Círio de Nazaré

A cidade é inundada por turistas brasileiros, estrangeiros, paraenses, as ruas ficam lotadas, os hotéis cobram pequenas fortunas nos pacotes turísticos, mas o esforço compensa. Foi uma das experiências mais fortes que já vivi.

Se você puder, pelo menos uma vez na vida, vá à Belém durante o Círio de Nazaré. Você não vai se arrepender.


CÍRIO DE NAZARÉ


Leia mais sobre o Círio de Nazaré: Jornada fotográfica no Círio de Nazaré


16. Visite o Museu do Círio

Uma ‘solução’ para quem não teve a chance de viver o Círio de Nazaré é visitar o Museu do Círio, perto da Basílica.

No espaço a gente consegue entender em detalhes o amor e devoção a Nazinha (apelido carinhoso de Nossa Senhora de Nazaré).

Tem exposição de fotos dos Círios anteriores, uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, peças de agradecimento de promesseiros, pedaços da corda e muito mais.

A visita é rápida, mas emocionante. Vale a pena conhecer!

Dicas do que fazer em Belém: Museu do Círio de Nazaré

MUSEU DO CÍRIO

  • Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h;
  • Endereço: R. Padre Champagnat, s/n – Cidade Velha, Belém;
  • Telefone: 91 33440100;
  • Ingresso: Gratuito;
  • Acesse o site oficial do Museu do Círio.

17. Passeie pelo Parque Zoobotânico e Museu Paraense Emílio Goeldi

O Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, fundado em 1895 fica praticamente no centro de Belém.

A imensa área verde, com cerca de 5.4 hectares é a oportunidade perfeita para conhecer ao vivo e em cores espécies da fauna e flora amazônicas, como essa belíssima samaúma.

O Parque Zoobotânico e Museu Paraense Emílio Goeldi encontra-se temporariamente fechado por conta da pandemia.

Dicas do que fazer em Belém: Parque Zoobotânico Emilio Goeldi

PARQUE ZOOBOTÂNICO E MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI


18. Experimente a gastronomia paraense

A gastronomia paraense é um dos grandes motivos para conhecer Belém. Ingredientes únicos, sabores inusitados e muita personalidade fazem da culinária paraense uma verdadeira aventura.

A capital paraense recebeu recentemente o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia concedido pela Unesco e tornou-se uma referência mundial em gastronomia.

Os 5 melhores restaurantes para conhecer em Belém, são:

Não deixe de experimentar os pratos típicos da região, como tacacá, maniçoba, caruru, e os peixes frescos deliciosos, sempre acompanhados de arroz, farinha e açaí. Quero!

Dica do que fazer em Belém: experimentar a gastronomia paraense

Confira essa seleção completa com mais de 13 dicas de lugares para comer em Belém e conheça os melhores restaurantes da cidade.


19. Aproveite a noite de Belém

Depois de um dia todo turistando, é claro que você deve estar se perguntando: o que tem para fazer em Belém à noite? Pois bem, eu tenho 3 super dicas para você!

A primeira, minha preferida da vida, é o boteco Meu Garoto, famoso pela cachaça com jambu, um dos ingredientes mais famosos da culinária paraense, conhecido por suas propriedades ‘amortecedoras’.

O que fazer em Belém: provar a cachaça com jambu

Os paraenses dizem que, com jambu, a língua treeeme, mas ela fica é meio amortecida mesmo.

A próxima dica da lista de bares em Belém é o Palafita Bar, na Cidade Velha, pertinho da Igreja da Sé, onde estão os bares alternativos da cidade.

O bar é o lugar perfeito para tomar uma cervejinha com vista, sentindo a brisa da baía do Guajará.

Outra opção para se divertir na noite de Belém é o Studio Pub, no bairro de Batista Campos.


21 a 23. 4 dicas de passeios bate-e-volta a partir de Belém (para dias de descanso)

Após conhecer as principais atrações turísticas de Belém, você pode se aventurar em 4 passeios rápidos bate-e-volta nos arredores da cidade.

» Visite a Ilha do Combu

A visita à Ilha do Combu é um programa típico do belenense, quase obrigatório nessa lista do que fazer em Belém. Se for sábado, então, melhor ainda!

Dicas do que fazer em Belém: Ilha do Combu

A Ilha do Combu fica a apenas 15 minutinhos de barco da praça Princesa Izabel, no bairro Condor e as melhores dicas ao chegar lá, são:

Provar o chocolate Filha do Combu, feito por dona Nena, com cacau 100% plantado na própria ilha.

O passeio inclui degustação do chocolate do Combu e uma trilha para conhecer as plantações de cacau e a imensa samaúma que as ‘protegem’.

O que fazer em Belém: experimentar o chocolate do Combu

Pirar com os grafitis do projeto Street River, um festival de arte urbana em plena Ilha do Combu, idealizado pelo artista paraense Sebá Tapajós.

Comer no Saldosa Maloca, um restaurante na beira do rio que vai muita além de uma simples refeição. Dá para aproveitar e passar o dia tomando banho de rio e umas várias cervejinhas geladas.

O que fazer em Belém: Saldosa Maloca

Para fazer a travessia, é preciso entrar em contato com um barqueiro. Aos finais de semana eles ficam à disposição na praça Princesa Izabel.

Para facilitar a sua vida, recomendo contratar um passeio com traslados para o hotel inclusos, já que é preciso do contato de um barqueiro para fazer a travessia.


» Bate-e-volta de Belém: Ilha do Mosqueiro

Quer curtir uma praia em Belém? Vá até a Ilha do Mosqueiro com almoço, a 80km de Belém. Lá você poderá curtir as águas calminhas da costa leste do rio Pará (um dos braços do rio Amazonas).

Recomendo contratar um passeio com traslados para o hotel e almoço incluídos.


» Bate-e-volta de Belém: igarapés

Aventure-se pelas ‘estradas amazônicas’ em um passeio de barco pelos canais naturais que se formam entre os rios Guamá e Acará, os furos e igarapés.

Encha os pulmões com o ar da floresta amazônica e almoce em uma comunidade ribeirinha local para aprender mais sobre como é a vida ditada pelo curso dos rios.


» Que tal dar um pulinho na Ilha de Marajó?

Sobrou um tempinho nessa sua viagem para Belém? Que tal dar uma esticadinha até a Ilha de Marajó?

Desde 2016 existe um barco rápido que faz a travessia Belém – Ilha de Marajó em menos de 2 horas.

Recomendo fazer o bate-e-volta? Não sei. Dá para contratar um tour de 1 dia na Ilha do Marajó, com direito a visita à Fazenda Araruna para aprender mais sobre os búfalos do Marajó.

Se você tiver mais tempo, com certeza vale a pena passar 2, 3 ou 4 dias explorando as duas principais bases turísticas do Marajó: Soure e Salvaterra.

Dica do que fazer em Belém: bate-e-volta até a Ilha do Marajó

Quer mais dicas? Temos um guia de viagem para a Ilha do Marajó com tudo o que você precisa saber e mais!


Onde se hospedar em Belém: TOP 10 dicas de hospedagem na cidade

Hotel em Belém Nota no Booking.com Links para reservar
1. Atrium Hotel Quinta De Pedras 8.4
2. Hotel Grão Para 8.4
3. Hotel Sagres 8.3
4. Rede Andrade Docas 8.1
5. Hotel Princesa Louçã 8.0
6. Belém Soft Hotel 8.0
7. ibis Styles Belém do Pará 7.7
8. Rede Andrade Hangar 7.5
9. ibis budget Belem 7.1
10. ibis Belem Aeroporto 7.0

Leia também: Onde ficar em Belém com segurança e conforto


Onde fica e como ir à Belém?

» De Avião

O Aeroporto Internacional de Belém Val-De-Cans (BEL) é a principal porta de entrada para quem visita Belém por via aérea.

O aeroporto recebe voos diários a partir das principais capitais brasileiras, como São Paulo (3 horas), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, entre outras.

Companhias aéreas como LATAM, Gol e Azul operam voos regulares para a cidade.

Eu uso geralmente o Google Flights para buscar passagens aéreas com bom preço. Também uso sites confiáveis como Skyscanner e o Vai de Promo para aproveitar promoções.

» De Ônibus

O Terminal Rodoviário de Belém é o principal ponto de chegada e partida desses ônibus, sendo um terminal bem localizado na cidade. Não se esqueça de levar lanches, água e itens para tornar sua viagem mais confortável.

Diversas empresas de ônibus operam rotas que ligam Belém a outras cidades brasileiras e, com a BlaBlaCar, fica ainda mais fácil de encontrar passagens de ônibus mais baratas.

» De Carro

Para aqueles que preferem a liberdade de explorar no próprio ritmo, viajar de carro pode ser uma experiência incrível.

As estradas que ligam outras partes do Brasil a Belém estão em boas condições, mas é essencial planejar sua rota com antecedência e estar preparado para longas jornadas.

Uma dica para quem quer alugar carro barato em Belém, é usar site da Rentcars para comparar preços de diferentes locadoras.

A empresa garante o melhor preço e condições, com parcelamento no cartão de crédito.


Qual é a melhor época para visitar a capital do Pará

A época de chuvas vai de dezembro a abril, e a seca de maio a outubro.

Se você tiver a chance, passe alguns dias do mês de outubro em Belém. O Círio de Nazaré, maior evento da cidade, acontece no segundo domingo de outubro. E foi uma das experiências mais incríveis que já vivi.

Veja no gráfico abaixo, as temperaturas em Belém e precipitação média em cada mês do ano.

Gráfico com a precipitação média e temperaturas em Belém em cada mês do ano
Fonte dos dados: INMET

Roteiros de viagem para conhecer os melhores pontos turísticos de Belém do Pará

Ufa! Aposto que você não imaginava que tinha tanta coisa para fazer em Belém do Pará, né?

Para te ajudar a organizar a sua viagem, preparei 3 roteiros de viagem resumidos com as melhores dicas do que fazer em Belém em 2, 3 ou 4 dias. Aproveite!

» O que fazer em Belém em 2 dias

DIA 1: Madrugue na Feira do Açaí | Tome um café da manhã e dê um passeio pelo Ver-o-Peso | Conheça o Complexo Feliz Lusitânia | Visite o Mangal das Garças | Embarque no passeio fluvial Orla ao Entardecer | Tome uma cerveja na Amazon Beer.

DIA 2: Faça a visita guiada ao Theatro da Paz | Visite a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e Museu do Círio | Passeie pelo Parque Zoobotânico e Museu Emílio Goeldi | Experimente a cachaça com jambu no Bar Meu Garoto.


» Roteiro para 3 dias em Belém

DIA 1: Madrugue na Feira do Açaí | Tome um café da manhã e dê um passeio pelo Ver-o-Peso | Conheça o Complexo Feliz Lusitânia | Visite o Mangal das Garças | Embarque no passeio fluvial Orla ao Entardecer | Tome uma cerveja na Amazon Beer.

DIA 2: Faça a visita guiada ao Theatro da Paz | Visite a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e Museu do Círio | Passeie pelo Parque Zoobotânico e Museu Emílio Goeldi | Experimente a cachaça com jambu no Bar Meu Garoto.

DIA 3: Aproveite o dia extra para ir até a Ilha do Combu.


» O que fazer em Belém do Pará em 4 dias

DIA 1: Madrugue na Feira do Açaí | Tome um café da manhã e dê um passeio pelo Ver-o-Peso | Conheça o Complexo Feliz Lusitânia | Visite o Mangal das Garças | Embarque no passeio fluvial Orla ao Entardecer | Tome uma cerveja na Amazon Beer.

DIA 2: Faça a visita guiada ao Theatro da Paz | Visite a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e Museu do Círio | Passeie pelo Parque Zoobotânico e Museu Emílio Goeldi | Experimente a cachaça com jambu no Bar Meu Garoto.

DIA 3: Aproveite o dia extra para ir até a Ilha do Combu

DIA 4: Visite a Ilha do Mosqueiro ou faça um bate-e-volta até a Ilha de Marajó


Vai ficar mais tempo em Belém? Leia também nosso roteiro de viagem de 7 dias no Pará


Perguntas frequentes

Belém do Pará é um destino imperdível. Para uma viagem completa, respondi às dúvidas comuns dos leitores. Caso ainda precise de ajuda, mande sua pergunta para gente!


O que não deixar de fazer em Belém?

O Mercado Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Mangal das Garças e a Estação das Docas são algumas das atrações imperdíveis em Belém. Se tiver mais tempo, faça o passeio.


Qual é o principal ponto turístico de Belém?

O Mercado Ver-o-Peso, no centro histórico da cidade e a Estação das Docas, são dois dos principais pontos turísticos de Belém.


Quantos dias são necessários para conhecer Belém do Pará?

Minha recomendação é passar, no mínimo, 3 dias em Belém.


Qual o melhor hotel para se hospedar em Belém?

O Atrium Hotel Quinta De Pedras é um dos melhores hotéis de Belém


Quais pratos típicos preciso experimentar?

A gastronomia paraense é riquíssima. Experimente o pato no tucupi (e o arroz de pato), a maniçoba, o tacacá. E os peixes locais, como filhote, pirarucu e o piracuí.

Também vale experimentar o açaí paraense, a pupunha, o cupuaçu e a castanha do Pará (ou do Brasil).


Quais os melhores lugares para passear em Belém a noite?

A Estação das Docas e o complexo Ver-o-Rio são excelentes lugares para passear em Belém a noite com a família. Para quem curte um barzinho, ótimas opções são: Bar Meu Garoto


Conhecer e explorar Belém é se permitir ser surpreendido pela beleza das paisagens, a simpatia do povo e a diversidade da gastronomia local. Seja passeando pelas ruas históricas, navegando pelos rios ou deliciando-se com pratos típicos, Belém oferece uma aventura inesquecível.

Por isso, prepare-se para se encantar com esta joia da Amazônia e viver momentos que ficarão para sempre na memória.

Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratus
É fotógrafa, videomaker e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação.
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Vida longa aos viajantes dedicados em compartilhar informações com tantos detalhes incríveis. Muito obrigada, Alessandra!

  2. Alessandra que artigo mais incrível! Eu nasci e moro Belém, e ultimamente decidi fazer um tour pela minha própria cidade, pra curtir a minha companhia e desfrutar dessa beleza Paraense! O seu post foi ESSENCIAL, até mesmo para uma nativa que está querendo conhecer mais cada detalhe dessa cidade tão rica. Apenas obrigada obrigada e obrigada

    • oi Maria Clara! Fiquei muito feliz com seu comentário! Muito obrigada mesmo! Sou uma forasteira que gosta demais da sua cidade e ter esse retorno é incrível! Eu que te agradeço pelo carinho. Abração.

  3. Excelente guia.
    Irei fazer meu casamento em Belém, e gostaria de passar esse roteiro de dicas aos meus convidados de outro Estado, você teria e o disponibilizaria em outro formato?

  4. Aqui é a Paulo Miranda, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  5. Adorei o post. Já estive em Belém e agora estou pesquisando para voltar com mais informações e aproveitar muito mais. PARABÉNS.
    Você poderia nos falar um pouco sobre a arquitetura e os azulejos portugueses???

  6. Olá tudo bem? Precisei deixar esse comentário pra dizer que amei seu site.

    Muito conteudo de qualidade mesmo. Continue assim!

  7. Oi Alessandra. Que post completo e delicioso de ler. Nem dá para escolher qual atração que iria, quero todas…Eu não sei quando vou poder conhecer Belém, embora tenha muita vontade. Mas vou mostrar este post pra umas amigas de lá que vivem aqui em Paris, para que elas matem a saudade.

  8. Faz tempo que estou “devorando” todas as dicas de vocês sobre Belém, e quase fomos esse ano… espero que ano que vem role, porque eu sei que vou AMAR esse lugar! ;-)

  9. Ale, concordo com as 11 dicas, também fiz tudo e aprovei. Belém é demais, uma das minhas cidades favoritas no Brasil! Em poucos lugares se comem tão bem como em Belém, e eu amo o ver o peso! :D que delícia voltar pra lá com seu post…

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome