A cidade de Saint Augustine, no nordeste da Flórida é um destino incrível para quem gosta de história, boa gastronomia, arte, cultura e lindas praias. Neste post você vai encontrar todas as dicas do que fazer em St. Augustine, a cidade mais antiga dos EUA!
Com mais de 60 atrações para toda a família, 67km de lindas praias e 450 anos de história, você vai se surpreender com esta senhorinha com fôlego e inspiração de criança, que fica a apenas 2 horinhas de Orlando.
Leia também: 3 roteiros temáticos em cidades perto de Orlando
O que fazer em Saint Augustine
Escolhi 13 experiências imperdíveis para colocar na sua lista de ‘tem que fazer em St. Augustine’. Navegue por tópicos para ler mais detalhes sobre cada uma delas.
- Conheça o Castillo de San Marcos, o forte de St Augustine
- Passeie pelo centro histórico de St. Augustine (Old Town)
- Faça o tour guiado na Flagler College
- Conheça o excêntrico Lightner Museum
- Pegue carona no Old Town Trolley
- Beba água da Fonte da Juventude, no Fountain of Youth Archeomlogical Park
- Surpreenda-se com a beleza da Magnolia Avenue
- Visite o St. Augustine Light House & Maritme Museum
- Visite a St. Augustine Alligator Farm
- Embarque em um passeio de barco
- Conheça os fantasmas de Saint Augustine
- Curta uma praia!
- Faça compras no Outlet Premium
» Conheça o Castillo de San Marcos
O Castillo de San Marco é uma das principais atrações de Saint Augustine. A fortaleza, construída pelos espanhóis, é o forte de alvenaria mais antigo dos Estados Unidos, e é praticamente invencível!
Você pode visitar a área externa do forte e/ou fazer a visita auto-guiada ao interior da fortaleza. É uma viagem no tempo garantida. Recomendo!
O Castillo de San Marco é um Monumento Nacional, e a visita custa 15 dólares por pessoa (o ingresso é válido por 7 dias consecutivos). A entrada é grátis para quem tem o America The Beautiful, o passe anual dos Parques Nacionais Americanos.
Leia mais sobre o Castillo de San Marcos
» Viva a história de St. Augustine passeando pela Old Town
Uma das coisas mais legais para fazer em Saint Augustine é caminhar pela cidade antiga, ou melhor, pelo centro histórico da cidade, que é um charme. Você vai fazer uma viagem no tempo e descobrir muitas histórias por aqui!
Comece sua aventura pelos antigos portões da cidade, inaugurados em 1739 para proteger a cidade dos inimigos.
A Saint George Street é a principal rua de pedestres da cidade, e reserva mais de 25 atrações para quem estiver disposto a percorrê-la. Recomendo reservar pelo menos um período do dia para percorrê-la com calma. É o coração da cidade.
Alguns dos destaques na região do centro histórico de St. Augustine, são:
Authentic Old Drugstore, uma farmácia de 1887, o Potter’s Wax Museum, o primeiro Museu de Cera dos Estados Unidos, a Oldest Wooden School House, a escola de madeira mais antiga dos Estados Unidos, presa no chão com essas correntes para proteger a escola de madeira dos furacões, e o St. Augustine Pirate & Treasure Museum.
Ainda na Saint George Street, visite o Colonial Quarter, uma espécie de museu interativo, com reproduções e caracterizações da época da colonização.
Ao chegar perto da Plaza de la Constituición você verá outros pontos turísticos importantes, como:
- A Catedral Basílica de Saint Augustine, uma das catedrais mais antigas dos Estados Unidos
- A Ponte dos Leões (Bridge of Lions), principal ponte de Saint Augustine, construída em 1926
- E a Avilès Street, a rua planejada mais antiga dos Estados Unidos.
Depois de percorrer a Aviles Street e tomar um café no La Herencia ou experimentar o sanduíche de sorvete do Peace Pie, caminhe até a Flagler College.
» Tour guiado na Flagler College
A Flagler College é o antigo Hotel Ponce de Leon, um luxuoso hotel construído por Henry Flagler, o magnata das ferrovias americanas, para receber outros magnatas do norte do país durante o inverno. Essa construção impressionante foi finalizada em apenas 18 meses. Isso porque era 1888!
O hotel também teve acesso a eletricidade 3 anos antes da Casa Branca. Imagine a influência e a fortuna do Flagler.
Hoje em dia o local abriga uma universidade, que oferece tour pelo prédio (Legacy Tours of Flagler College). Durante o passeio, os visitantes são guiados por um aluno ou aluna da Universidade e pode conhecer as histórias de um lugar super importante para a história de St. Augustine.
As visitas guiadas à Flagler College acontecem diariamente e de hora em hora, das 10h às 15h entre maio a agosto, e duas vezes ao dia, 10h e 14h até o fim do ano. O tour custa U$12 para adultos e U$10 para idosos. Crianças até 10 anos não pagam.
Você pode comprar seu ingresso na loja da presentes do lobby, dentro da Flagler College, 20 minutos antes do início do tour. Aproveite para babar com o interior do prédio. Incrível!
» Conheça o excêntrico Lightner Museum
Do outro lado da rua fica o também imperdível, Lightner Museum, antigo Alcazar Hotel, contruído em 1888 por Henry Flagler como uma alternativa ao mega luxuoso Hotel Ponce de León.
O hotel fechou suas portas durante a crise de 1929 e foi transformado em museu em 1948.
Para mim, os destaques da visita são os jardins e as antigas salas do hotel, e o acervo ‘peculiar’ do museu, pertencente a Otto Lightner. A coleção vai de leão empalhado, a cabeças encolhidas, passando por múmia egípcia verdadeira. Bizarro é pouco.
Fizemos o tour guiado completão, que também incluiu a visita até uma área especial do museu: o andar que servia como alojamento para os trabalhadores do Alcazar Hotel durante seus anos de funcionamento.
O mais interessante e talvez creepy, confesso, é que quase nada aqui foi mexido ou modificado. Dá pra acreditar?! Uma das coisas que mais me impressionou foram as paredes de um dos quartos femininos, lotadas de recortes colados pelas meninas que trabalhavam para agradar os magnatas americanos.
Essas paredes lotadas de sonhos me fizeram viajar no tempo e encontrar essas meninas. Fiquei extremamente emocionada. Para mim isso é viver na pele a História, e essa é a beleza de visitar St. Augustine.
Almoço no Cafe Alcazar
Já andamos tanto no Lightner Museum que merecemos uma pausa não é?! Para deixar toda a experiência ainda mais autêntica, almoce no delicioso Cafe Alcazar, lugar que abrigava a maior piscina coberta do mundo.
Já pensou como é almoçar dentro de uma piscina?! ‘Tem que fazer em St. Augustine’!
Leia também: O que fazer na Flórida – 21 experiências além do óbvio
» Pegue carona com o trolley em Saint Augustine
Se essa caminhada pelo centro histórico de Saint Augustine estiver parecendo muito cansativa pra você, não se preocupe. Você pode pegar carona com o Old Town Trolley, um bondinho turístico que percorre um circuito de 23 pontos e funciona no esquema hop on hop off. O ingresso dura uma ou duas diárias e pode pegar o bondinho quantas vezes quiser durante aquele período.
O ingresso para um dia custa U$25.26, e é uma boa pedida para se ter uma visão geral do que ver e fazer em St. Augustine. Se você quiser usar o trenzinho por 2 dias, o valor do bilhete é de U$35. Ótimo desconto!
Usei o Old Town Trolley por um dia, e achei razoável e bem prático para quem não quer ou não pode caminhar muito. Saint Augustine não é muito grande, mas a caminhada é boa, viu?!
Outra vantagem é que o ingresso ainda dá direito a um shuttle até a praia, Alligator Farm e ao Farol, atrações um pouco mais distantes do centro da cidade, mas igualmente interessantes. Vou falar mais delas e de outras atrações e dicas do que fazer em St. Augustine.
Passeios temáticos
O Old Town Trolley também oferece passeios temáticos, como o “Ghost Tour”, que passa pelos cemitérios e lugares mau assombrados mais famosos da cidade, e o passeio para ver as luzes, durante o festival Nights of Lights, que acontece a partir de novembro e vai até o dia 31 de janeiro.
» Beba água da Fonte da Juventude, no Fountain of Youth Archeological Park
Uma das paradas Old Town Trolley é o Fountain of Youth Archeological Park, outro item imperdível da nossa lista ‘o que fazer em St. Augustine’! É aqui onde ‘a história encontra a lenda’.
Esse parque arqueológico oferece atrações interessantíssimas para os amantes de história. Você vai poder experimentar a água da fonte da juventude e saber mais sobre a saga de Ponce de León, conquistador espanhol e primeiro europeu a visitar a Flórida em busca dessa tal fonte mágica.
O parque é imenso, e oferece muitas atrações para seus visitantes. Além de tomar um banho na fonte da juventude – brincadeirinha -, você poderá visitar a aldeia da tribo Timucuan, que vivia aqui antes da chegada dos europeus, e vai poder conferir o local exato onde começou o primeiro assentamento europeu dos Estados Unidos, em 1565. Emocionante, não é?
O lugar é interessantíssimo e cheio de atividades para toda a família. Os ingressos custam 15 dólares (adultos) e crianças até 5 anos não pagam.
» Magnolia Avenue
Aproveite a visita ao Fountain of Youth Archeological Park para passear pela Magnolia Avenue, eleita uma das 10 avenidas mais lindas dos Estados Unidos pela National Geographic.
Além de ser super fotogênica, a Magnolia Ave. oferece uma sombra gostosa para um passeio de bicicleta.
» St. Augustine Lighthouse & Maritme Museum
Saindo do centro histórico de Saint Augustine vamos até o St. Augustine Lighthouse & Maritme Museum. A visita ao Farol e ao Maritme Museum é muito interessante e a vista lá do alto é impressionante! Vale a subida!
O farol tem 43 metros de altura e para subir até o topo você deve vencer 219 degraus. Em espiral! Imagine o zelador do farol que toda noite tinha que subir com uma lata imensa, cheia de óleo.
Lá do alto você pode ver, de um lado, o centro histórico da cidade e do outro o oceano. Ô vista linda!
Eles também oferecem um tour Dark of the Moon, que vai te apresentar aos fantasmas do farol. Deve ser bem divertido, já que você tem a chance de subir até o alto do farol de noite!
» Visite a St. Augustine Alligator Farm Zoological Park
Se você estiver procurando um programa mais familiar em St. Augustine, especialmente pensado para os baixinhos, a visita à St. Augustine Alligator Farm Zoological Park é ideal.
Não costumo visitar zoológicos e atrações com animais em minhas viagens, mas este lugar é diferente. Ele existe há 125 anos e o que começou como uma ‘fazenda de jacarés’, e nos últimos anos se transformou em um parque zoológico, com um trabalho incrível de preservação e educação.
Aqui você tem a oportunidade de ver, ao vivo, todas as 24 espécies atualmente conhecidas de crocodilianos. Já pensou?
Você ainda terá a chance de ver de pertinho milhares de aves costeiras, que migram até aqui de março a junho. Os pássaros voam livremente e graças aos esforços para manutenção e conservação dessa imensa área, escolheram este lugar como santuário.
Eu AMO fotografar animais e para mim foi emocionante ver e fotografar cenas como essas de tão perto.
Anualmente, sempre no mês de abril, centenas de ornitólogos e fotógrafos participam do Florida’s Birding & Photo Fest , um festival fotográfico com workshops e oficinas.
» Passeio de barco por St. Augustine
Outro item essencial para marcar na sua lista ‘tem que fazer em St. Augustine’ é um passeio de barco. É uma excelente oportunidade para ver a cidade de outro ângulo. Eu, particularmente, amo passeios de barco e procuro fazer sempre que tem algum disponível no destino que estou visitando.
Ver a Bridge of Lions e o Castillo de San Marcos da água foi demais!
O Red Boat Tour tem ótimas opções de passeio. Escolha o seu preferido! Terminamos o passeio no pier a tempo de curtir um delicioso fim de tarde no Aunt Kate’s, um dos melhores restaurantes de St. Augustine. Olha só que delícia!
Leia também: Onde comer em St. Augustine, destino gastronômico na Flórida
» Conheça os fantasmas de Saint Augustine
A noite cai, e os fantasmas saem. Nenhuma lista do que fazer em St. Augustine estaria completa sem um ‘Ghost Tour’.
A cidade mais antiga dos EUA é lar de muitas histórias de fantasmas e nada mais apavorante do que caminhar pelas ruas estreitas e antigas de St. Augustine de noite, ouvindo essas histórias.
Um dos destaques do tour foi visitar o Castillo de San Marcos de noite. Assustador!
Deu medo? Deu, confesso! Mas o passeio com a Ghostly Encounter foi tão legal, que eu relaxei, viajei nas histórias e lendas. Ainda tirei onda de corajosa. Tem que fazer um tour assim. Não tem jeito!
Fiquei curiosa para fazer o Haunted Pub Tour. O plus desse tour é que inclui uma cervejinha!
» Curta uma praia!
Tem tanta coisa para fazer em St. Augustine, que você já deve estar cansado, né? Que tal pegar uma praia para descansar?
Aqui em Saint Augustine você pode! Aproveite para conhecer e curtir a vista do Pier, e também visitar o Seaside Market, um mercado de produtos locais.
» Compras no Outlet Premium
Viajar para a Flórida e não visitar um outlet é como ir a Roma e não ver o papa. Não é? Mesmo em época de dólar alto, a gente sempre dá um jeito de comprar pelo menos uma blusinha. Confira as lojas do St Augustine Premium Outlet.
Leia também: Guia prático para conhecer St Augustine, na Flórida
O que fazer em St. Augustine | No Mapa
Localize todas as atrações da lista do que fazer em St. Augustine no mapa abaixo.
Não se esqueça do seguro viagem!
Se você está planejando uma viagem para St. Augustine, é essencial contratar um seguro viagem. Só pra você saber, um dia de internação nos Estados Unidos pode custar U$5.220. Não é brincadeira.
Uma boa dica para economizar é usar um comparador online para pesquisar o melhor preço e plano de seguro viagem para você. Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo.
Aproveite a oportunidade e ganhe 5% de desconto usando o código TOPENSANDO05 e mais 5% pagando via boleto bancário.
Faça uma cotação grátis já e viaje com tranquilidade e segurança!
Leia também: Como escolher o melhor seguro viagem internacional
Leia mais dicas de viagem para Flórida
- Guia prático para conhecer St Augustine, na Flórida
- Onde comer em St. Augustine, na Flórida
- Castillo de San Marcos, forte invencível em St. Augustine
- Cidades na Flórida para ir além de Orlando e Miami
- 3 roteiros temáticos em cidades perto de Orlando
- Passeio de airboat na Flórida: 4 dicas sensacionais
- 9 motivos para conhecer e amar The Palm Beaches
- 11 cervejarias em Miami que você tem que conhecer
- ‘Florida beertrip’: roteiro cervejeiro na Flórida
- O que fazer em Key West na Flórida
Salve essas dicas de o que fazer em Saint Augustine no Pinterest
Alessandra viajou a convite do Visit Florida. Porém, todas as opiniões contidas aqui são independentes e frutos de experiências pessoais. A gente viaja e conta tudo para você. Leia mais sobre as políticas do blog.
Qual a sua dica para hospedagem em St Augustine, por favor? Onde seria a melhor região para ficar ou até mesmo indicação de algum hotel que você já tenha se hospedado.
Eu fiquei no TRYP by Wyndhan Sebastian St Augustine. Se você quiser ficar no distrito histórico da cidade, vale investir num B&B, como: Carriage Way Bed & Breakfast e 44 Spanish Street Inn.
Saint Agustine é maravilhosa.
Me arrependi de não ficarmos mais.
Obrigado pelas dicas.
Eu também adorei, Jose Henrique. Eu que agradeço a visita e a mensagem. Grande abraço.
Parabéns
Obrigada pela visita e comentário, Neide!
Essa cidade é mencionada na Autobiografia de Martin Luther King (organizada por Clayborne Carson pela Zahar). Lugar que deixou marcas na história da segregação racial no Sul dos Estados Unidos. Não há nada no texto sobre isso, alguma referência a museu, ponto histórico dessa marca existente na cidade.
Obrigada pela dica, José Carlos. Já vou fazer essa pesquisa para completar o post. Abraços.
Que saudade desse lugar! Posts sobre a Flórida sempre me trazem doces memórias de quando morei lá.
Uau… nunca tinha lido, nem ouvido falar desta cidade. E o que mais impressiona é ter uma história toda para conhecer e estar fora do radar dos viajantes.
Que cidade charmosa! Nunca tinha ouvido falar e agora já quero conhecer! Todas essas construções, os detalhes! E parece que foge do caos das grandes cidades por perto.
Obrigado por compartilhar.
St. Augustine é uma graça de cidade mesmo.. Além de sua rica história e arquitetura tem um paisagem exuberante. Ela até entrou no meu post sobre 20 cidades has americanas que você deveria conhecer.
Que interessante, eu não sabia que essa era a primeira cidade dos EUA! Fiquei impressionada tanto pela parte histórica quanto pela natureza abundante. Eu quero tomar água na fonte da juventude já! hehehe :D
Oi, Alessandra. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Valeu, Bóia! :)!