A Oficina Brennand em Recife é um daqueles lugares que você tem que ir. Mesmo se só tiver 24 horas na cidade. Quer saber por quê?
A fantástica Oficina Brennand
Chegar na Oficina Brennand, dentro das terras do Engenho Santos Cosme e Damião, no bairro histórico da Várzea, na capital de Pernambuco, é se deparar com um cenário de sonho.
O trabalho do artista plástico Francisco Brennand é uma das coisas mais incríveis que já vi. A energia da Oficina Brennand, seu ateliê e um fantástico museu a céu aberto é algo inacreditável.
História da Oficina Brennand
A Oficina Brennand foi criada em 1971 a partir das ruínas da antiga fábrica de Cerâmica São João, do pai de Francisco Brennand e acabou se tornando seu ateliê e museu.
“Recordo-me de ter encontrado a velha cerâmica São João em ruínas. Inclusive, cabe salientar que não havia necessidade de um anteprojeto, pois as antigas paredes já indicavam aquilo que devia ser refeito: as ruínas balizavam tudo. Portanto, toda e qualquer ideia chegava à medida do trabalho em progressão. Talvez, por isso, eu providenciei chamar o lugar de “oficina”, baseado na origem da palavra “ofício” (officium, em latim) que quer dizer “trabalho”; local de trabalho, evitando o francesismo ateliê. Ao mesmo tempo, há a ideia de uma comunidade, à maneira das coletividades de ofício medievais e renascentistas, onde o mestre e os discípulos trabalhavam em conjunto, a serviço de um só desígnio.”
– O Oráculo Contrariado de Francisco Brennand
O Mundo de Francisco Brennand
Estar ali, em meio às centenas de esculturas é estar noutro mundo, no mundo do Brennand, construído bem ali, nas ruínas do passado desse artista, que cresceu brincando à solta pelo terreno imaginando aquele mundo que nos é apresentado.
Como se não bastasse a beleza e intensidade das obras de Brennand, em sua maioria com uma grande conotação sexual, os jardins foram projetados por Burle Marx, são sensacionais e complementam a grandiosidade desse lugar surreal!
Visitar a Oficina Brennand é se perder nesse Universo do artista, em meio a esculturas, templos, painéis de azulejos, pinturas. Muito mais que um simples museu.
E se você estiver em Recife, não perca a chance, vá ver de perto esse acervo que conta com mais 2.000 peças espalhadas pelas 15 mil m² de área construída, e é um passeio super interessante.
Como chegar na Oficina Brennand
A Oficina Brennand fica na Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n, Várzea e o acesso é feito por Camarabibe, Dois Irmão ou Avenida Caxangá.
Pedi um táxi no Hotel Aconchego, uma ótima opção de hospedagem em Pernambuco pertinho da orla de Boa Viagem e fui até a Oficina. Os taxistas geralmente cobram um preço fechado até a Oficina Brennand, mas se você preferir pode também alugar um carro e ir até lá dirigindo.
É uma boa forma de conhecer a Oficina Brennand, a cidade de Recife e arredores. Recomendo!
Geralmente fazemos uma cotação através do site da Rentcars.com. Além de garantir o melhor preço no aluguel de carro, ainda dá para parcelar em até 12 vezes sem juros.
Encontre ofertas de hospedagem em Recife
Quanto custa o ingresso da Oficina Brennand
Os ingressos custam R$ 15 a inteira e R$ 8 a meia para estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos. A visita vale cada centavo, viu?
Horário de funcionamento da Oficina Brennand
A Oficina Brennand funciona de segunda a quinta das 8h às 17h e sexta das 8h às 16h.
Leia também: Conheça mais do Brasil com quem entende do assunto
Salve essa dica no Pinterest
Esse lugar é absolutamente fantástico. Quero muito conhecer o museu do Ricardo Brennand também.
Também morro de vontade de conhecer. Passei em Recife tão rapidinho. Tenho que voltar! ;)!