O Passaporte da Vacina passa a valer a partir desta quarta-feira (1º de setembro de 2021) em São Paulo e sua apresentação será obrigatória para a entrada em eventos realizados na capital do estado.
A exigência para a entrada nos locais dos eventos será que as pessoas estejam com o esquema vacinal em dia. Ou seja, tenham tomado as duas doses da vacina, dose única ou apenas uma dose dentro do prazo para tomar a segunda.
Neste post você encontrará todas as informações sobre o Passaporte da Vacina em SP. Saiba como emitir o passaporte vacinal, como usá-lo e mais!
Leia também: Os melhores resorts em SP para descansar
O que é Passaporte da Vacina SP
O Passaporte da Vacina é um comprovante digital de vacinação contra a Covid-19 que será obrigatório para a participação em eventos na capital do estado de São Paulo.
A carteira de vacinação digital ficará disponível no aplicativo e-saúdeSP, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que também gera uma versão em QR Code do comprovante de imunização contra a Covid-19.
Para que serve o Passaporte da Vacina em SP?
Além de incentivar a vacinação na capital paulista, a criação e obrigatoriedade de apresentação do Passaporte da Vacina para a entrada em eventos é uma garantia a mais de segurança às pessoas contra a disseminação da Covid-19.
De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do Município em (27/8/2021), eventos, como shows, feiras, congressos, jogos, e serviços ou estabelecimentos similares, com público superior a 500 pessoas, deverão solicitar o Passaporte da Vacina.
Só poderão ter acesso a esses eventos pessoas que tenham tomado as duas doses, vacina de dose única ou apenas uma dose mas estejam dentro do prazo para tomar a segunda.
Para os estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes, a solicitação de comprovante de vacinação para acesso de pessoas é apenas uma recomendação, não obrigatória.
Como emitir o Passaporte da Vacina SP
Para emitir o seu passaporte de vacinação em SP você pode:
- Baixar o aplicativo do e-saúdeSP (Android | iPhone) no seu celular de forma gratuita;
- Acessá-lo através deste link, que te permite fazer o login pelo computador.
Antes de começar o seu cadastro, você deverá aceitar os termos de uso do sistema e preencher os respectivos espaços com os seus dados: CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail e telefone.
Se você já for cadastrade no sistema, basta usar seu cpf e senha.
Dentro do aplicativo, selecione a opção ‘Vacina Sampa’ e depois clique em ‘Passaporte da Vacina’ para ter acesso às informações da sua vacinação contra a Covid-19.
Recomendo salvar tanto o comprovante digital quanto o QR Code. Ambos são válidos por 7 dias. Ou seja, você deverá constantemente salvar novas versões do seu Passaporte da Vacina.
Passaporte da vacina para quem não mora em SP
Pessoas que foram imunizadas fora da cidade de São Paulo poderão apresentar o comprovante físico da vacinação ou sua forma digital disponível nas plataformas VaciVida e ConectSUS.
A Prefeitura de SP informou que está trabalhando na integração nacional do banco de dados.
Plano de Flexibilização em SP
Como a vacinação avançando e conforme o plano de flexibilização do governo de São Paulo, a quarentena foi encerrada no estado. Não há mais limites de horário nem ocupação para estabelecimentos comerciais.
Porém, grandes eventos, como shows e jogos de futebol só estarão liberados a partir de 1º de novembro de 2021, caso não haja nenhuma outra mudança nesse planejamento.
Leia mais dicas de SP
- Onde ficar em SP: guia completo por região
- Sampa Sky: o novo mirante de vidro de SP
- O incrível Beco do Batman em SP
- Roteiro pelos murais do Kobra em SP
- Conheça o charmoso Mercado de Pinheiros
- Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo
- Arte de Rua: 7 artistas pra (re)conhecer em São Paulo
- Visita monitorada a Sala São Paulo
- Passeio diferente em SP: Navegando pela Guarapiranga